O que está acontecendo com as ações e dólar

Mergulhão

know-it-all Member
Registrado
Fiz esse tópico para esclarecer algumas dúvidas de quem tiver interesse.

- Porque as ações estão caindo muito só por causa de um problema com imóveis nos EUA?
- Porque com as ações caindo, o dólar sobe?


Antes de começar, gostaria de observar que isso é apenas um resumo do assunto para que mais pessoas possam entender com mais facilidade.

-----------------------------------------------------------

Para entender o que está acontecendo, vamos começar pensando em uma teoria de oferta e demanda para que futuramente a explicação tenha mais sentido.

Vamos considerar que um novo condomínio abriu em um lugar muito bom vendendo imóveis a 100 mil reais, e o banco ainda vai financiar ele pra você em 20 anos. Mas eles tem apenas 20 casas, e devido a boa localização e segurança, apareceream 250 interessados. O que vai acontecer? O preço do imóvel vai subir para 200 mil.

O que isso tem a ver com a bolsa e o dólar?

Vamos lá, primeiro, o banco pega o dinheiro do investidor como eu ou vocês, que colocou nossa modesta grana na poupança por exemplo, e vai nos dar um rendimento de 6% ao ano. Aí o banco empresta esse dinheiro para quem está interessado em comprar a casa, e cobra 8% de juros ao ano. Com isso o banco paga os nossos 6% e ainda lucra 2% com essa transação.

Quem nunca viu algo do tipo "financiamos sem verificação de crédito" ou coisas parecidas? O banco empresta o dinheiro na ganancia, sem saber se o cliente tem realmente as condições de pagar, o que faz que muitas pessoas resolvam comprar um imóvel novo. Mas o banco não é bobo, e precisa de uma garantia, certo? Então ele pega o próprio imóvel como garantia. Se não pagar, o banco toma de volta e vende.

Depois de um tempo, o cliente não tem mais como pagar porque é um gasto que desde o princípio não cabia no orçamento, mas com a ganancia do banco, eles nem se importaram em checar isso e o banco é obrigado a tomar o imóvel desse povo todo. Com muitos imóveis sendo tomados, aquela casa que no começo eu mencionei que estava valendo 200 mil, passa a valer metade do valor original, pois começa a surgir muita oferta de casas pra pouca demanda.

Como o texto é longo, eu vou relembrar. Mas o que aconteceu com o nosso dinheiro investido? Eu emprestei pro banco, o banco emprestou pra outra pessoa e essa pessoa não pagou... Isso quer dizer que o banco não vai me pagar?

Não, o banco tem que manter sua reputação para que não perca futuros investidores. Então, depois de vender a casa por 50 mil para pegar o dinheiro de volta, o banco ainda nos deve 150 mil, mais os juros!

Aí começa a tragédia....

O banco pega suas ações da petrobrás por exemplo, e vende para conseguir os 150 mil restantes.

Se o banco começar a vender as ações, a oferta vai começar a ser maior que a demanda. Ou seja, uma ação que custa 100 dólares, passa a custar 95. E o investidor não quer de jeito nenhum ter um bem que pagou 100 dólares valendo 95... então, antes que comece a perder mais dinheiro, o investidor vende suas ações o mais rápido possivel. E de novo, uma ação que estava valendo 95, agora está valendo 80...

Isso explica o porque da queda das ações, mas e o dólar tem a ver com isso?

Tudo.

Com o problema nos bancos, ações em queda e tudo indo buraco abaixo, a melhor opção do investidor é pegar o dinheiro e guarda-lo embaixo do colchão.

Se o investidor começa guardar seu dinheiro, o dinheiro começa ficar mais escasso, e com a oferta em baixa e a demanda em alta, o dólar começa a subir.

"Resumidamente" é isso que está acontecendo. O motivo da queda da bolsa e do aumento do dólar.

Espero ter clareado um pouco a idéia de quem ainda tinha alguma dúvida, e se tiver alguma coisa que falei de errado, por favor, me corrijam.


:thumbs_up
 
bela explicação.ontem estava assistindo o Jornal da Globo e tinha uma interrogação na minha cara...vlws...
 
Já tinha lido diversas explicações, com palavras diferentes, sobre essa atual crise no mercado financeiro.

Pra quem, como eu, faz aplicações na bolsa, o sangue frio é o mais importante.

Se vc tem capacidade de acertar o "timing" das subidas e descidas vc é um gênio, porque eu até agora não tive sucesso..... deixo o dinheiro lá e rezo!

Minha carteira de ações ainda está no lucro esse ano (+23%). Mas nessa última semana perdi mais de 15% do capital. "Se" tivesse movido posições na quinta-feira passada, teria mantido o ganho pra mais de 38% em 2007, sendo que a poupança acumula ganho de 4,7% no mesmo período!

Se algum outro colega tb tiver esse tipo de investimento, poste suas estratégias!

Mesmo aqui sendo um fórum de informática, a popularização das aplicações em fundos de ações, tornou esse investimento possível a qualquer um que tenha conta em banco, com aplicações iniciais de R$500.
 
bela explicação.ontem estava assistindo o Jornal da Globo e tinha uma interrogação na minha cara...vlws...

:thumbs_up:D

Já tinha lido diversas explicações, com palavras diferentes, sobre essa atual crise no mercado financeiro.

Pra quem, como eu, faz aplicações na bolsa, o sangue frio é o mais importante.

Se vc tem capacidade de acertar o "timing" das subidas e descidas vc é um gênio, porque eu até agora não tive sucesso..... deixo o dinheiro lá e rezo!

Minha carteira de ações ainda está no lucro esse ano (+23%). Mas nessa última semana perdi mais de 15% do capital. "Se" tivesse movido posições na quinta-feira passada, teria mantido o ganho pra mais de 38% em 2007, sendo que a poupança acumula ganho de 4,7% no mesmo período!

Se algum outro colega tb tiver esse tipo de investimento, poste suas estratégias!

Mesmo aqui sendo um fórum de informática, a popularização das aplicações em fundos de ações, tornou esse investimento possível a qualquer um que tenha conta em banco, com aplicações iniciais de R$500.

Eu pesquisei sobre o assunto, porque quero começar investir nas ações, mas como só se ouve falar em queda da bolsa, eu resolvi descobrir o que está acontecendo. Conversei com amigos e fui atrás de noticias para ver sobre o assunto, e vi que agora é uma péssima hora pra começar investir nisso.

Eu pretendo investir no gerafuturo.com.br, que com 100 reais você consegue fazer um investimento inicial. Quero aprender mais sobre isso, mas não quero sair perdendo muito logo de cara :p
 
:thumbs_up:D



Eu pesquisei sobre o assunto, porque quero começar investir nas ações, mas como só se ouve falar em queda da bolsa, eu resolvi descobrir o que está acontecendo. Conversei com amigos e fui atrás de noticias para ver sobre o assunto, e vi que agora é uma péssima hora pra começar investir nisso.

Eu pretendo investir no gerafuturo.com.br, que com 100 reais você consegue fazer um investimento inicial. Quero aprender mais sobre isso, mas não quero sair perdendo muito logo de cara :p


Tb tenho um carteira lá na Geração Futuro, no FIA Programado. Muito bom o gerenciamento deles. E a carteira de ações só com empresas sólidas:

Petrobras
Usiminas
Gerdau
Guararapes
Forjas Taurus
Plascar
Randon
VCP (Votorantim)

Agora o seu pensamento de que é um péssimo momento para investir em ações, pode não ser verdade......

A lógica do rendimento é vc comprar na baixa!!!! E é exatamente o que está acontecendo agora.

A BOVESPA até 15 dias atras (antes dessa crise) estava na casa dos 56 mil pontos. Hoje está em 48 mil, e as "previsões" é pra retomar o crescimento e chagar em 62 mil pontos ao fim do ano. Será um ganho excepcional!
 
Tb tenho um carteira lá na Geração Futuro, no FIA Programado. Muito bom o gerenciamento deles. E a carteira de ações só com empresas sólidas:

Petrobras
Usiminas
Gerdau
Guararapes
Forjas Taurus
Plascar
Randon
VCP (Votorantim)

Agora o seu pensamento de que é um péssimo momento para investir em ações, pode não ser verdade......

A lógica do rendimento é vc comprar na baixa!!!! E é exatamente o que está acontecendo agora.

A BOVESPA até 15 dias atras (antes dessa crise) estava na casa dos 56 mil pontos. Hoje está em 48 mil, e as "previsões" é pra retomar o crescimento e chagar em 62 mil pontos ao fim do ano. Será um ganho excepcional!
mas o meu maior medo é colocar agora e cair por mais 1 semana inteira.... eu acho que vou esperar mais alguns dias pra colocar minha grana lá :D

Meus conhecimentos sobre o assunto são bem baixos... eu to tentando pesquisar pra saber sobre uma previsão de quando isso pode acabar ou estabilizar para aí sim poder começar a investir
 
mas o meu maior medo é colocar agora e cair por mais 1 semana inteira.... eu acho que vou esperar mais alguns dias pra colocar minha grana lá :D

Meus conhecimentos sobre o assunto são bem baixos... eu to tentando pesquisar pra saber sobre uma previsão de quando isso pode acabar ou estabilizar para aí sim poder começar a investir



Infelizmente caro colega, vc jamais terá certeza de nada!!!! Essa é graça do mercado..... vc tem que TENTAR enxergar a longo prazo. Veja abaixo os redimentos mensais lá da Geração Futuro:

set/06 1,93
out/06 9,02
nov/06 12,32
dez/06 7,42
jan/07 6,64
fev/07 3,63
mar/07 5,70
abr/07 3,65
mai/07 4,63
jun/07 5,51
jul/07 3,64

Isso dá em um ano aprox. 85% (juros sobre juros)!!! É MUITO!!!!!
Se vc aplicou em Setembro de 2006, R$1.000,00 hoje vc teria R$1850,00.

Se colocou R$10.000,00 vc teria lucrado R$8.500,00!!! Nenhuma outra aplicação atualmente rende isso!!! Mas nem de perto.....

Agora, tem que encarar o risco! Se vc não tem esse perfil, fica complicado.
 
Alguém pode explicar melhor como funciona esse geração futuro ?
 
Já tinha lido diversas explicações, com palavras diferentes, sobre essa atual crise no mercado financeiro.

Pra quem, como eu, faz aplicações na bolsa, o sangue frio é o mais importante.

Se vc tem capacidade de acertar o "timing" das subidas e descidas vc é um gênio, porque eu até agora não tive sucesso..... deixo o dinheiro lá e rezo!

Minha carteira de ações ainda está no lucro esse ano (+23%). Mas nessa última semana perdi mais de 15% do capital. "Se" tivesse movido posições na quinta-feira passada, teria mantido o ganho pra mais de 38% em 2007, sendo que a poupança acumula ganho de 4,7% no mesmo período!

Se algum outro colega tb tiver esse tipo de investimento, poste suas estratégias!

Mesmo aqui sendo um fórum de informática, a popularização das aplicações em fundos de ações, tornou esse investimento possível a qualquer um que tenha conta em banco, com aplicações iniciais de R$500.

Ai doctor, cria um tópico sobre Investimento em Ações, esse assunto me interessa muito, sempre tive curiosidade de saber como funciona e como faço pra começar a investir, porém não tenho tempo (nem saco) pra ir até o banco conversar com meu gerente.
Tenho uma boa grana parada e gostaria de investir em ações pois poupança não dá mais nada, porém não entendo nada disso, se pudesse fazer um "tutorial" explicando o funcionamento desse tipo de investimento acredito que ajudaria muitas pessoas, que como eu, querem investir mas não entendem como funciona.
 
Alguém pode explicar melhor como funciona esse geração futuro ?



Se trata de uma corretora de valores: http://www.gerafuturo.com.br/

Com ela vc pode fazer parte de um fundo de investimento que aplica em ações. No caso atual, o que está aberto para investimento é o FIA Programado com aplicação inicial de R$100.

Pra vc ter uma idéia do tamanho do fundo, ele conta com 16.627 sócios com um valor patrimonial de R$432 milhões de reais.

Existem esses mesmos fundos associados a quase todos os Bancos, como Itau, Bradesco, etc...... só que "normalmente" a gestão da carteira é menos interessante (leia-se: rende menos).

Vamos manter esse tópico aqui para maiores postagens sobre o assunto.....
 
Infelizmente caro colega, vc jamais terá certeza de nada!!!! Essa é graça do mercado..... vc tem que TENTAR enxergar a longo prazo. Veja abaixo os redimentos mensais lá da Geração Futuro:

set/06 1,93
out/06 9,02
nov/06 12,32
dez/06 7,42
jan/07 6,64
fev/07 3,63
mar/07 5,70
abr/07 3,65
mai/07 4,63
jun/07 5,51
jul/07 3,64

Isso dá em um ano aprox. 85% (juros sobre juros)!!! É MUITO!!!!!
Se vc aplicou em Setembro de 2006, R$1.000,00 hoje vc teria R$1850,00.

Se colocou R$10.000,00 vc teria lucrado R$8.500,00!!! Nenhuma outra aplicação atualmente rende isso!!! Mas nem de perto.....

Agora, tem que encarar o risco! Se vc não tem esse perfil, fica complicado.
opa, com certeza eu tenho o perfil. Mas o que eu quero dizer é, não me parece sábio começar com esse tipo de investimento no meio de uma crise.... :(
 
Se trata de uma corretora de valores: http://www.gerafuturo.com.br/

Com ela vc pode fazer parte de um fundo de investimento que aplica em ações. No caso atual, o que está aberto para investimento é o FIA Programado com aplicação inicial de R$100.

Pra vc ter uma idéia do tamanho do fundo, ele conta com 16.627 sócios com um valor patrimonial de R$432 milhões de reais.

Existem esses mesmos fundos associados a quase todos os Bancos, como Itau, Bradesco, etc...... só que "normalmente" a gestão da carteira é menos interessante (leia-se: rende menos).

Vamos manter esse tópico aqui para maiores postagens sobre o assunto.....

E como é que funciona esses "esquemas" de comprar e vender ações? Em que você me recomendaria investir agora (e como faço pra começar a investir)? No caso do Gera Futuro é necessário aplicar uma quantia todo mês ou você faz um investimento inicial e deixa o mesmo rendendo?
 
opa, com certeza eu tenho o perfil. Mas o que eu quero dizer é, não me parece sábio começar com esse tipo de investimento no meio de uma crise.... :(

Apesar de não entender nada sobre isso, acho que é exatamente o contrário, o melhora se fazer acho que é aproveitar a crise pra se comprar ações com um preço mais baixo e conseguir maior rendimento quando a situação voltar ao normal ;).
 
Apesar de não entender nada sobre isso, acho que é exatamente o contrário, o melhora se fazer acho que é aproveitar a crise pra se comprar ações com um preço mais baixo e conseguir maior rendimento quando a situação voltar ao normal ;).
sim sim, mas por enquanto só tá caindo.... :(, imagina eu coloco 100 reais e quando a bolsa voltar ao normal eu ter 70?
 
opa, com certeza eu tenho o perfil. Mas o que eu quero dizer é, não me parece sábio começar com esse tipo de investimento no meio de uma crise.... :(


Colega, logicamente NINGUÉM quer perder!
O difícil é vc saber até QUANDO vai essa crise......
Não vá atras de "gurus" que dizem que vai durar mais 1 semana, ou que vai durar mais 1 mês...... só o mercado decidirá!

Todas as previsões, conforme já postei acima, jogavam a BOVESPA em 62 mil pontos no fim do ano..... mas previsão é previsão! Ninguém tinha previsto essa encrenca no mercado imobiliário americano e muito menos ninguém previa que isso influenciasse de tal maneira o mercado financeiro.
 
E como é que funciona esses "esquemas" de comprar e vender ações? Em que você me recomendaria investir agora (e como faço pra começar a investir)? No caso do Gera Futuro é necessário aplicar uma quantia todo mês ou você faz um investimento inicial e deixa o mesmo rendendo?


Colega,

Deus que me livre indicar qualquer coisa pra vc!!!! Fuja desses pseudo-gurus que dizem: compra hoje da Petrobras que vai subir!!!! Ou vende logo a Vale do Rio Doce que vai cair......

Esses caras são meros chutadores, já que as ações ou sobem ou descem!!! Ele tem 50% de chance de acertar. Se realmente sobe ele fala: "eu disse que ia subir, não disse", se o papel cai, ele fala: "foi especulação do mercado" ou diz "foi influência externa......"

Agora algumas explicações:

Vc tem 2 maneira de entrar no mercado acionário:

1) vc mesmo gerenciar sua carteira de ações (método difícil)
2) contratar uma empresa para isso (método fácil)

Como já postei antes, existem diversos gestores de fundos acionários, como bancos e corretoras de valores. Eu particularmente, apostei na Geração Futuro pelo seu belo histórico de valorizações (+10 anos de mercado) e sua transparência na gestão e visualização da cartiera de ações. Tenho tb uma aplicação via Banco Itau.

Na GeraçãoFuturo, para iniciar, basta entrar em contato por fone/e-mail, eles te enviarão por correio um formulário de adesão ao fundo de ações. Vc deverá fazer um aporte inicial de no mínimo R$100. Não existe obrigatoriedade de depósitos, vc adiciona ou retira o quanto quiser e quando quiser, observando sempre que para depósitos o prazo é D+1 (dia mais um), para resgate é D+1 e o crédito final é D+4.
 
Legal doctor, fiquei interessado nessa Geração Futuro, não sabia como funcionava, mas me parece ser bem prático e lucrativo, afinal pelo que eu entendi são eles que administram as nossas ações, ou seja, eles fazem a análise do mercado e aplicam nosso dinheiro onde está rendendo mais no momento, correto?
 
Legal doctor, fiquei interessado nessa Geração Futuro, não sabia como funcionava, mas me parece ser bem prático e lucrativo, afinal pelo que eu entendi são eles que administram as nossas ações, ou seja, eles fazem a análise do mercado e aplicam nosso dinheiro onde está rendendo mais no momento, correto?

Opa!!!
Hoje em dia, o que a poupança rende é uma vergonha! A média está girando em torno de 0,6% ao mês!!!!
Prefiro arriscar na bolsa do que ficar esperando essa "mixaria"

Lá na Geração Futuro, para eles gerenciarem seu dinheiro, existe um taxa de 4% ano ano. Essa taxa já está descontada nos resultados mesais, como o que postei uns posts acima.

O que vc deve ter em mente que do lucro que vc realizar na bolsa, existe um parte para o nosso querido governo: 15% de imposto de renda sobre o que valorizar. Exemplo:

Vc investiu R$1000, e em 3 meses lucrou 30% (R$300). Se vc resolver liquidar a aplicação, desses R$300, vc deve 15% ao fisco (R$45). Resultado final: lucro de R$255.
 
E aí?!?!!? A galera ainda tá com medo?

Desde de sexta passada (18/08) a bolsa já subiu 5,20%!!! E isso foram 3 dias úteis de pregão...... Essa é a vantagem de comprar na baixa.

É o que a poupança leva 7 MESES para render.....

Quem aplicou R$2.000 na sexta hoje já lucrou R$100!!! (Dá pra comprar o Bioshock original.....)

E hoje o dia tá prometendo um grande lucro:
 

Attachments

  • novo-1.jpg
    novo-1.jpg
    17.1 KB · Visitas: 2,750
Ha! Apostar na bolsa é pra quem não tem medo de arriscar! hehe
Não dá pra ficar com o orifício na mão se for investir nessa área, tem de arcar com os riscos e são altos.

Quem for investir que invista sem culpa porque nem sempre se ganha. Investir sem culpa mas ciente das conseqüências!
Aquela velha história: um dia da caça outro do caçador!

Procurem se informar muito antes e acompanhem de perto e caso sintam má fé por parte do gerenciador da carteira acionem a CVM!
 
Ha! Apostar na bolsa é pra quem não tem medo de arriscar! hehe
Não dá pra ficar com o orifício na mão se for investir nessa área, tem de arcar com os riscos e são altos.

Quem for investir que invista sem culpa porque nem sempre se ganha. Investir sem culpa mas ciente das conseqüências!
Aquela velha história: um dia da caça outro do caçador!

Procurem se informar muito antes e acompanhem de perto e caso sintam má fé por parte do gerenciador da carteira acionem a CVM!

Realmente, tem que ter em mente que existe a chance de perder dinheiro, pricipalmente se for para aplicações em curto prazo....

Historicamente o ibovespa vem subindo de maneira constante desde 2004, isso pegando períodos semestrais, numa média de 40% por semestre.

Existem, como pudemos observar, fatos que acabam interferindo nesse ritmo, mas até agora, são fatos passageiros, e que a recuperação do crescimento é rápida.

Em relação ao gestor do fundo, vc teve algum tipo de problemas relacionado a isso?
 
Não mas é sempre bom lembrar que existe um órgão regulamentador que as pessoas físicas podem acionar caso tenham sido lesadas.

É que quase ninguém conhece a CVM mas ela está lá para proteger a quem investe.
 
Não mas é sempre bom lembrar que existe um órgão regulamentador que as pessoas físicas podem acionar caso tenham sido lesadas.

É que quase ninguém conhece a CVM mas ela está lá para proteger a quem investe.


Creio que só vc colocar seu suado dinheirinho nas mãos de empresas conceituadas, fugindo daquelas mais recentes no mercado ou de origem duvidosa.

Muitos colegas meus, preferem utilizar como gestor do fundo de investimento em ações, o próprio banco onde ele tem conta. Tb faço isso no caso do Itau, mas a rentabilidade é muito inferior à alcançada por corretoras especializadas no mercado acionário, no meu caso a GeraçãoFuturo Corretora.

Com relação àquela reta de subida do ibovespa desde 2004, vejam o gráfico abaixo. Ele revela que apesar de ocilações pra cima e pra baixo, na média final, existe a tendência forte de subida ao longo dos meses.
 

Attachments

  • novo-1.jpg
    novo-1.jpg
    85 KB · Visitas: 2,680

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo