Legalização da Cannabis - Favor ou Contra?

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

byjustby

Member
Registrado
cannabis_2.jpg


Proibição

A comercialização da planta foi proibida nos Estados Unidos por volta de 1930; o país também efetuou uma forte propaganda em torno do assunto, o pivô do movimento sendo o político Harry J. Aslinger. As motivações de Aslinger bem como a veracidade científica das informações veiculadas na época (algumas ainda circulando nos dias de hoje) permanece muito controversa.

Foi proibida no Brasil primeiramente em Grajaú, em 1938. Até então costumava ser vendida em farmácias sob o nome de "cigarros índios" (devido a ser uma planta originária da Índia) ou "cigarro da paz" , que eram indicados para curar os sintomas da asma, e para insônia.

Em 1960 a ONU recomendou a proibição da Maconha em todo o mundo.


Legalização

A campanha pela legalização da Maconha ganhou força a partir dos anos 80 e 90, notadamente apoiada por artistas e políticos liberais. No Brasil, é uma das bandeiras do político Fernando Gabeira, que tentou implementar o cultivo do cânhamo para fins industriais.

No Brasil, a lei nº 11.343, de 23 de Agosto de 2006, prevê novas penas para os usuários de drogas. As penas previstas são: Advertência sobre os efeitos das drogas, Prestação de serviços à comunidade ou Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Hoje em dia a maconha é descriminalizada em alguns países, como os Países Baixos ou o Canadá, este último apenas para uso medicinal[2], que adotam políticas de tolerância em relação aos usuários, que não são presos. Além desses, outros países apoiam o seu uso como medicina, tendo em vista os efeitos terapêuticos da planta.

Em Portugal adota-se uma politica de sanção diferente, sendo tolerada dentro dos parâmetros criminais, dependendo em muitos dos caso da quantidade, do tipo de droga, dos antecedentes criminais, entre outros.


Fumo
Baseado é o nome popular, no Brasil, dado ao cigarro cujo fumo é a maconha. É geralmente confeccionado a partir de papéis de seda ou arroz.

O baseado também é popularmente conhecido como fino (perna de grilo, se for feito com pouca maconha), ou ainda bomba ou bucha (quando grosso, por conter muita maconha), heat, manga-rosa, cabeça-de-nêgo, braço-de-judas, estaca, base, beck, hatch, tora ou vela, ou ponta (apenas uma fração final). Em Ibirama, Santa Catarina, é conhecido como flick ou flicksting!

As designações portuguesas variam: charro, ganza, porro, carapau ou beck.

Existem também certas misturas com outros tipos de alucinógenos, que ganham nomes como freebase ou cabral em certas partes do Brasil (maconha com cocaína) e mesclado ou craconha (maconha com crack).

Espécies da maconha

No Brasil, existem manga rosa (Bahia), cabrobó (Pernambuco), racha côco (Minas Gerais), pelo do babuíno (de qualidade baixa), verme (extremamente forte), skunk (modificação genética com maior concentraçao de THC), green (muito verde, cheiro forte).

Efeitos

Há várias pesquisas realizadas que concluem ser a maconha uma droga que provoca dependência, entretanto menos que o tabaco ou o álcool. Em alguns círculos usa-se o termo "dependência psicológica", mas a medicina, na classificação internacional das doenças não faz distinção entre dependência química ou psicológica, ou seja, a maconha é apontada como droga que pode levar a dependência. O abuso da maconha pode causar ainda danos à memória, sistemas reprodutor e respiratório e, quando fumada, pode atuar ainda como um catalisador para câncer de pulmão. Um estudo recente, publicado em maio de 2008, mostra que o usuário de maconha está sob sério risco de doenças cardiovasculares.


Pois bem, a questão é se o Brasil está preparado ou não para a legalização da Cannabis/Maconha. Comentem!
 

Attachments

  • adrena.jpg
    adrena.jpg
    84.4 KB · Visitas: 466
Não. Quem tá a fim de torrar seus neurônios e estar sujeito a outros problemas que vá em frente e financie o tráfico e a morte de inocentes.

Pessoas esclarecidas consigo mesmas, que levam uma vida feliz não precisam disso. Drogas são para os FRACOS :yes: Vejo todo o usuário como um ser patético.

Logicamente o uso controlado (como qualquer outro remédio) para fins medicinais é totalmente diferente e deve ser considerado em separado.

A legalização da maconha, caso ocorresse, não alteraria substancialmente a situação do tráfico, ao menos não a um nível viável e "seguro". Além disso os problemas de saúde que seriam por ela desencadeados, em função do evidente aumento do número de usuários, aumentariam os custos do governo na área de saúde, como se já não tivessemos que lidar com a corrupção, péssimos investimentos, etc. no nosso financeiro.
 
Não fumo, mas apoio a legalização, com uma grande impresa nesse ramo, traficantes não vão conseguir vender mais barato do que o legalizado, assim o tráfico cai, alem do mais que numca vi um maconheiro sair batendo em alguem, ou sair vendendo as coisas de casa pra comprar mais... e esse papo de que a maconha é o inicio da caminhada de um drogado é pura balela, tenho amigos que fumam as uns 3 anos, uma vez por semana +-, e numca nenhum deles usou nada alem de maconha e alcool (cerveja,vodka...).
 
Não. Quem tá a fim de torrar seus neurônios e estar sujeito a outros problemas que vá em frente e financie o tráfico e a morte de inocentes.

Pessoas esclarecidas consigo mesmas, que levam uma vida feliz não precisam disso. Drogas são para os FRACOS :yes: Vejo todo o usuário como um ser patético.

Logicamente o uso controlado (como qualquer outro remédio) para fins medicinais é totalmente diferente e deve ser considerado em separado.

A legalização da maconha, caso ocorresse, não alteraria substancialmente a situação do tráfico, ao menos não a um nível viável e "seguro". Além disso os problemas de saúde que seriam por ela desencadeados, em função do evidente aumento do número de usuários, aumentariam os custos do governo na área de saúde, como se já não tivessemos que lidar com a corrupção, péssimos investimentos, etc. no nosso financeiro.

aonde eu assino?

hehehe

se ja estao querendo proibir o usuário do cigarro por causar mais danos no fumante passivo do que no ativo, imagina liberar a cannabis !?

aqui em Florianópolis, hoje foi aceito na camara dos vereadores uma nova Lei que proibe pessoas de fumar em local público FECHADO....

ai vem o cara e fala "aaa mais causa menos danos do que alcool e tabaco, entao pode ser legalizado" ¬¬ quem pensa dessa maneira é doente mental... só pq alguma coisa é liberada, tem q liberar GERAL !?

como o amigo acima falou... legalizaçao geraria mais gastos da Saúde com as doenças causadas pela Cannabis e o aumento do numero de usuários......

o mais interessante é o governo ter uma boa tatica para quebrar o trafico de drogas.... mas a gente sabe q no meio da PF ou do proprio governo tem gente que facilita a vida dos traficantes por troca de um dindin a mais.....
 
Não sei...

Mas legalizando ou não, aqui na minha cidade (que é pequena) é mais fácil achar cannabis do que ****...
 
Não fumo, mas apoio a legalização, com uma grande impresa nesse ramo, traficantes não vão conseguir vender mais barato do que o legalizado, assim o tráfico cai, alem do mais que numca vi um maconheiro sair batendo em alguem, ou sair vendendo as coisas de casa pra comprar mais... e esse papo de que a maconha é o inicio da caminhada de um drogado é pura balela, tenho amigos que fumam as uns 3 anos, uma vez por semana +-, e numca nenhum deles usou nada alem de maconha e alcool (cerveja,vodka...).

pq sao filhinhos de papai q usam só pra dizer "eu fumo maconha" .... tenho amigos que fumavam maconha na epoca com 17~18 anos só pra se encaixar nas turmas e ganhar gatinhas se "mostrando o bom" ....... e pq fumando desse jeito nao pegaram a dependencia, agora deixa eles fumando 1 cigarrinho da paz por dia pra ver se depois de 1 ano o cara nao vai ta loco atras de cigarrinho pra fumar e loco pra arranjar grana ¬¬

e vc nunca viu maconheiro batendo em ninguem? sério mesmo? nunca fosse em baladas e shows né? :rolleyes:

nao é todo maconheiro que faz isso.... mas sempre tem uns que se passam... igual o alcoolismo.. todo bebado sai batendo em alguem? nao, só alguns que se passam.....
 
pq sao filhinhos de papai q usam só pra dizer "eu fumo maconha" .... tenho amigos que fumavam maconha na epoca com 17~18 anos só pra se encaixar nas turmas e ganhar gatinhas se "mostrando o bom" ....... e pq fumando desse jeito nao pegaram a dependencia, agora deixa eles fumando 1 cigarrinho da paz por dia pra ver se depois de 1 ano o cara nao vai ta loco atras de cigarrinho pra fumar e loco pra arranjar grana ¬¬

e vc nunca viu maconheiro batendo em ninguem? sério mesmo? nunca fosse em baladas e shows né? :rolleyes:

nao é todo maconheiro que faz isso.... mas sempre tem uns que se passam... igual o alcoolismo.. todo bebado sai batendo em alguem? nao, só alguns que se passam.....

Cuidado com a boca ae mocinha, filhinho de papai não, galera aqui da rua sempre andou de skate na humildade, dos amigos meus que fumam, uns começaram com 16 outros com 17, mas nenhum fuma pra se mostrar, não entendo muito essas paradas xD mas eles curtem ficar fumandoe falando ***** na praça hauhuahuahu ^^

e não, numca vi nenhum maconheiro fazendo nada de anormal, como os que bebem ou usam cocaina ou algo do tipo, mesmo eu numca tendo usado, acredito que maconha não seja nada do que ficam falando ^^ pôs numca vi amigo meu se batendo de loucura, roubando pra comprar, agressivo, ou algo bizarro, sempre ficam falando ***** e rindo xD

mas é isso ae, não posso defender muito até porquê numca usei, mas não quero que falem *****, só porquê viram na TV que faz mal.
 
Sim, ainda mais pensando que se fosse liberado talvez o tráfico de drogas e consequentemente a violência poderia diminuir.
 
Caros amigos, tenho 22 anos e fumo desdos 14/15 - nunca roubei, nem matei, a ultima briga que eu tive foi na 5° serie... legalizar é ter o direito de plantar em casa, proibir é manter cada vez mais a barreira da liberdade de escolha do ser humano... vou dizer uma coisa como usuario... tudo que os garotinhos disseram ae é balela sobre não legalizar... só pq não convem a vcs, não é por isso que não possa ser usado por outros... isso se chama hipocrisia para os leigos... eu não bebo, percebi que a alcool acaba com o camarada, tenho até amigos... tinha... que já se foram por causa de alcool... a sociedade quer impor o banimento pq a sociedade brasileira é cristã... isso é fato... e o cristianismo nega tudo que venha trazer satisfação para um individuo... sem que leve ele a algum lugar... ora bolas... games tb não levam a nada... só diversão... o mesmo é cannabis...
 
Sim, ainda mais pensando que se fosse liberado talvez o tráfico de drogas e consequentemente a violência poderia diminuir.

Ae algum maluco ti ataca na rua chapado com isso e ele não vai poder ser processado por tar chapado com tal coisa :p
 
Sou a favor da legalização do uso e do cultivo.

Cada um sabe da sua cabeça e faz o que quiser com o seu corpo. Geralmente aqueles que fumam com a intensão de "se mostrar" ou de ficar "doidão" acabam caindo nas drogas mais fortes, assim como qualquer um que bebe com a mesma intensão, uma hora ou outra sempre irá aparecer a oportunidade e se essa pessoa realmente estiver afim de se afundar ela irá pular de cabeça e sem corda.

Agora, não venham falar que isso é causado pela Cannabis, existem muitas pessoas que usam ela como uma forma de relaxar e de fugir um pouco do mundo e dos problemas, ou até mesmo para se divertir com os amigos e dar umas risadas.

Enquanto ao tráfico, ele não é sustentado por dinheiro de Cannabis, isso é coisa pequena, não paga nem as balas que os traficantes usam. Legalizando ou não o tráfico sempre será como é, e enquanto a polícia não receber um salário digno de respeito isso nunca mudará.
 
ok... agora parem e reflitam algo.... vcs nao acham que no Brasil não é mais interessante pensar, refletir e votar em leis mais interessantes do que "legalizar a cannabis" ????

cada um querendo o seu, mas ninguem pensa no coletivo
 
ACABAR COM O TRAFICO DE DROGAS É UM PENSAMENTO EGOISTA??

puts meu!!! eu ia dizer que vc ta assistindo muita tv, mas acho que nem um jornalzinho vc lê... o buraco é mais em baixo amigo!!


adicionado:

e outra pra mim como usuario... não faz diferença se não legalizar... digo que não faz diferença no consumo... eu vou continuar fumando em casa, na rua... os homi chegou... dispensa... cadê? já foi!! então... legalização é um interesse do povo... para todos aqueles que vivem perto de boca... ou apenas pelo fato de andar na rua e se bater com os psico... hehe... legalização não vai acabar com o trafico... mas vai cortar pela metade...
 
ok... agora parem e reflitam algo.... vcs nao acham que no Brasil não é mais interessante pensar, refletir e votar em leis mais interessantes do que "legalizar a cannabis" ????

cada um querendo o seu, mas ninguem pensa no coletivo
Claro que é interessante, principalmente sobre o investimento na educação, pois até agora o máximo que eu vi foram aulas de filosofia e sociologia sendo banidas do histórico escolar.

Mas isso é outro assunto, aqui é questão de preferência, ser contra ou a favor da legalização, só isso.
 
Ae algum maluco ti ataca na rua chapado com isso e ele não vai poder ser processado por tar chapado com tal coisa :p

Pelo contrário, maconha te deixa mais lerdo do que bicho preguiça...

Isso não é alcool... :slap:

Pó que deixa a pessoa assim, mas maconha nem.
 
ACABAR COM O TRAFICO DE DROGAS É UM PENSAMENTO EGOISTA??

puts meu!!! eu ia dizer que vc ta assistindo muita tv, mas acho que nem um jornalzinho vc lê... o buraco é mais em baixo amigo!!


adicionado:

e outra pra mim como usuario... não faz diferença se não legalizar... digo que não faz diferença no consumo... eu vou continuar fumando em casa, na rua... os homi chegou... dispensa... cadê? já foi!! então... legalização é um interesse do povo... para todos aqueles que vivem perto de boca... ou apenas pelo fato de andar na rua e se bater com os psico... hehe... legalização não vai acabar com o trafico... mas vai cortar pela metade...

vc mesmo disse que a cannabis nao paga nem as balas que eles usam.... como vai acabar o trafico???

o que mais da dinheiro pra eles agora é ecstasy, bala, cocaina e etc ... drogas pesadas.... maconha é ***** pra eles.... nao acho que vai ajudar muito a reduçao do trafico nao.... massssss
 
vc mesmo disse que a cannabis nao paga nem as balas que eles usam.... como vai acabar o trafico???

o que mais da dinheiro pra eles agora é ecstasy, bala, cocaina e etc ... drogas pesadas.... maconha é ***** pra eles.... nao acho que vai ajudar muito a reduçao do trafico nao.... massssss
Não foi ele que disse, foi eu :thumbs_up
 
tudo bem, veja bem... se eu vou na boca, e compro maconha... trafico de drogas... com o dinheiro do trafico de drogas (comprando um simples joguinho de 10 conto)... eu tou ajudando o traficante, armamento, compra de outras drogas... varias coisas amigo... essa sua colocação foi muito limitada...
 
Não foi ele que disse, foi eu :thumbs_up

ok, desculpe o equivoco.... hehehe


bom, eu me abstenho do assunto e vou só acompanhar, meu ultimo post aqui eu acho.... sei la, ja tenho opiniao formada de que nao deve ser legalizado.... faz mal pra saude e etc etc etc....

vcs vem com os mesmos argumentos dos bebuns de plantao (que enxem a cara mesmo) e os fumantes......
PS: eu bebo... mas o que eu bebo nao é nem 10% do que muitos bebem, tbm nao sou santo

quer dizer, vcs tem um argumento novo... acabar com o trafico de drogas... mas é aquela coisa, no começo pode dar certo, mas depois o mercado se acerta.... capitalismo puro... ou vc acha que a grande lei do capitalismo (mercado se auto-regular) nao vale pra ilegalidade tbm !?!?!
 
Po cara, ecstasy não vende nem 10% da venda de maconha, peralá né...

mas custa quantas vezes mais que a maconha?????????


1 bala (ecstasy) chega a custa 40~50 reais nessas rave.... eu sei pq ja frequentei e tenho amigos que ja fizeram uso dessa porcaria..... compara com um cigarrinho de maconha !! ;)

nao veja pela quantidade vendida... veja pelo volume de dinheiro que isso da aos traficantes....

edit: ultimo post :p
 
Mesmo assim a maconha ganha em quantidade...

Vc acha que quem fuma quer só a de 2? O cara quer pelo menos de 10~20.

Metade do preço de uma bala, mas ganha em quantidade... moro no RJ cara, eu sei do que to falando.
 
Caros amigos, tenho 22 anos e fumo desdos 14/15 - nunca roubei, nem matei, a ultima briga que eu tive foi na 5° serie... legalizar é ter o direito de plantar em casa, proibir é manter cada vez mais a barreira da liberdade de escolha do ser humano... vou dizer uma coisa como usuario... tudo que os garotinhos disseram ae é balela sobre não legalizar... só pq não convem a vcs, não é por isso que não possa ser usado por outros... isso se chama hipocrisia para os leigos... eu não bebo, percebi que a alcool acaba com o camarada, tenho até amigos... tinha... que já se foram por causa de alcool... a sociedade quer impor o banimento pq a sociedade brasileira é cristã... isso é fato... e o cristianismo nega tudo que venha trazer satisfação para um individuo... sem que leve ele a algum lugar... ora bolas... games tb não levam a nada... só diversão... o mesmo é cannabis...

Concordo que cada um faz o que quer com sua saúde e cérebro desde que não prejudique os outros, mas deve se pensar nos custos sociais e financeiros de tudo que seja alterado no país, de impostos a leis.

Outro conceito inválido sobre drogas é seu "peso". Não existe droga leve ou pesada, isso é conceito criado pela mídia para a massa, o vício existe a longo prazo de qualquer forma e os problemas decorrentes do uso também, o que muda é o tipo de efeito que ela causa. A maconha no caso, além dos problemas já citados no texto inicial, causa conjuntivite, bronquite e, em excesso, ataques de paranóia e esquizofrenia. Sei do que estou falando, isso não é opinião, é estudo a respeito do tema.

O tráfico mais agressivo gira em torno de produtos mais caros e de difícil obtenção, a liberalização da maconha não apresentaria um efeito prático importante para a sociedade em geral nem para o Estado, ao passo que gera para este custos a curto, médio e longo prazo. Quem pode prever o grau do aumento do número de usuários caso haja liberação? Irá o Estado ter que gastar dinheiro com campanhas (além dos gastos com saúde) de conscientização como, por exemplo, no caso do cigarro, guardando as devidas proporções?

Quanto ao comentário da sociedade cristã, só pra constar: sou ateu - não bebo, não fumo, nem uso drogas. O buraco é mais embaixo mesmo, apesar de ser inegável que gerações anteriores às nossas possuem um senso moral bastante influenciado pela religião. O cristianismo felizmente, com exceção de uns poucos indivíduos, geralmente mais velhos, está com a cabeça mais aberta para os deleites da vida no Brasil.

Os usuários de drogas podiam muito bem gastar essa grana com garotas de programa ou agradando a namorada :lol: Sexo > Drogas.

Edit: Por favor, evite julgar as pessoas como hipócritas antes de conhecê-las.
 
Sou contra e sempre serei, pra mim ainda não existe um argumento a favor que seja interessante pra poder debater a liberação, até "teorias da conspiração" já foram usadas como desculpa, daqui a pouco alguém posta, enquanto isto fumem escondido e longe de mim, 100% careta.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo