PC direto na tomada x estabilizador x filtro de linha

Darkness

"Use Your Illusion"
Registrado
Galera, comprei meu pc novo há uns 2 meses e vinha usando um estabilizador da sms 300VA. Eu tava usando o pc com uma fonte genérica ********* e reentemente comprei essa corsair da assinatura.

Eu andei vendo uns tópicos condenando o uso de estabilizadores e agora to usando pc direto na tomada, com uma baita gambiarra com dois "T" e um tranformador pro subwoofer.

Daí me vem as dúvidas:

É seguro usar o pc direto na tomada, contando q tenho 1 impressora, subwoofer c/ caixas de som??

Ou usar um filtro de linha e meus equipamentos vão ficar mais seguros??

Conhecem alguma loja on-line q venda filtros de linha descentes de 220V??

Por enquanto é isso, se surgir + dúvidas eu pergunto depois.
 
Uma vez perguntei isso para um moderador aqui do fórum e me responderam que o ideal é um filtro com proteçao anti-surto + um nobreak.
 
o meu aqui está só com um filtro de 20 reais com fusivel :p mas como é 220 aqui nao estou usando caixas de som, vou ter que arrumar um transformador pra poder ligar primeiro.
 
PC é um investimento, quem quer que dure cuida e na minha opinião PC n é TV é muito mais sensivel... Logo ligar direto na tomada = suicidio .... Eu recomendo msm é um nobreak que tu acha por ai por 200 reais e protege um PC de 2000 Reais(Ou mais caro ou mais barato tanto faz no final tu n vai ficar puto porque seu pc queimou ou qualquer componente do mesmo ...

Abraços!
 
to usando direto na tomada, ateh agora sem problemas
 
Ligar direto na tomada é um risco pq surtos de tensão podem ser comuns dependendo da região, e sem ao menos um varistor + fusivel, a fonte estará desprotegida.

Em grande parte não é a estabilização (regulagem de tensão - "voltagem") que o estabilizador faz que protege a fonte, mas sim o varistor + fusível que vem nela ou deveria vir. Estabilizadores anteriores à 2008 quase nunca vinham com varistores, os lançados de 2008 pra frente agora vêm, mas de qualquer forma é um varistor bem pequeno.

Existem filtros muito bons pra 110-127V com varistores grandes, ligados entre todos condutores de energia, Fase/Neutro/Terra e com componentes de filtragem dimensionados corretamente pra um PC. Mas pra 220V são mais dificeis ou praticamente impossivel de se achar no mesmo nivel e preço no nosso país.

Se você enfrenta muitos problemas com quedas de energia, micro-cortes, redução severa e continua na intensidade da energia, se na mesma fase de energia que chega ao se PC possui aparelhos de ar-condicionado, geladeiras grandes e coisas do tipo, eu recomendo um nobreak que possua proteções adequadas integradas.

Se quer ligar direto, use pelo menos um filtro de linha básico, que seja um Clone F5F, fácil de achar, na Atera tem, ou um protetor pra 110-127V como os APC Surge Arrest.
 
to usando direto na tomada, ateh agora sem problemas


Fera, Vai funcionar na boa mesmo, mas pensa bem da um pico de energia qualquer ou aquele que cai e volta... cai e volta ... Não tem fonte que aguente e PM e PV que aguente isso PC não é video-cassete ou TV ou qualquer outro eletronico qualquer...
 
Amigo recomendo vc usar um filtro de linha, estou usando aqui o da SMS um preto de 8 tomadas, paguei 23 reais na Atera, ele funciona em 110v e 220v normalmente, abri ele para dar uma olhada ele possui 3 varistor e um capacitor para filtragem de ruidos, mais como o rau falou eles são bem pequenos, mais nd que um dia de paciencia para trocar por uns grandinhos hehehe!!!

vlw!!!
 
Ligar direto na tomada é um risco pq surtos de tensão podem ser comuns dependendo da região, e sem ao menos um varistor + fusivel, a fonte estará desprotegida.

Em grande parte não é a estabilização (regulagem de tensão - "voltagem") que o estabilizador faz que protege a fonte, mas sim o varistor + fusível que vem nela ou deveria vir. Estabilizadores anteriores à 2008 quase nunca vinham com varistores, os lançados de 2008 pra frente agora vêm, mas de qualquer forma é um varistor bem pequeno.

Existem filtros muito bons pra 110-127V com varistores grandes, ligados entre todos condutores de energia, Fase/Neutro/Terra e com componentes de filtragem dimensionados corretamente pra um PC. Mas pra 220V são mais dificeis ou praticamente impossivel de se achar no mesmo nivel e preço no nosso país.

Se você enfrenta muitos problemas com quedas de energia, micro-cortes, redução severa e continua na intensidade da energia, se na mesma fase de energia que chega ao se PC possui aparelhos de ar-condicionado, geladeiras grandes e coisas do tipo, eu recomendo um nobreak que possua proteções adequadas integradas.

Se quer ligar direto, use pelo menos um filtro de linha básico, que seja um Clone F5F, fácil de achar, na Atera tem, ou um protetor pra 110-127V como os APC Surge Arrest.

Assino embaixo!!! :thumbs_up
 
Eu tava vendo uns filtros de linha aqui na minha cidade e só encontro clone, sms, um tal de daneva e forceline, esses filtros prestam??

E se eu usar um desses da marca clone por exemplo, protege alguma coisa??

Tb queria a opinião do lfaller - o guru das fontes :D
 
Eu tb to com essa duvida, to usando direto na tomada (220v). Por sorte a fase que ele é ligado não tem nenhuma máquina de lavar ou chuveiro por exemplo, mas não está livre de variações.

Graças a deus nao tive problemas (uso assim tem uns 5 anos), mas penso em colocar uma régua de tomada pelo menos... tive uma experiência ruim com uma da SMS, colocaram um interruptor podre nela, e às vezes vc ligava tudo e ele ficava faiscando.. teria q achar outra marca..
 
Me parece que filtros bons em 220V são da Clamper e Labramo.

PC é um investimento, quem quer que dure cuida e na minha opinião PC n é TV é muito mais sensivel... Logo ligar direto na tomada = suicidio .... Eu recomendo msm é um nobreak que tu acha por ai por 200 reais e protege um PC de 2000 Reais(Ou mais caro ou mais barato tanto faz no final tu n vai ficar puto porque seu pc queimou ou qualquer componente do mesmo ...

Abraços!

Pra proteção existe filtro de linha.

Nobreak tem outra função, que só vai ser útil em locais e para usuários muito específicos. Ele não falou que cai a energia constantemente na casa dele. Então não vejo motivo pra gastar 200 reais num equipamento que ele nunca vai usar. Seria burrice.
 
Assim que cheguei aqui em Brasília, minha preocupação foi com o lance da energia, estava acostumando com os 110 do RJ e aqui é 220.

Pedi pro eletricista colocar um djuntor de 30 só pro quarto que fica o pc, se tiver variação de energia espero que o djuntor desarme.
Estou usando direto na tomada o pc, o resto é ligado a um estabilizador.

Porque não liguei meu pc no estabilizador? Bom...o pc não ligava quando no estabilizador, direto na tomada liga.
Estranho, mas não tem variação de energia aqui, são 220 constantes...eu acho...medi com um multímetro rs.
Ta funcionando sem problemas.
 
Me parece que filtros bons em 220V são da Clamper e Labramo.



Pra proteção existe filtro de linha.

Nobreak tem outra função, que só vai ser útil em locais e para usuários muito específicos. Ele não falou que cai a energia constantemente na casa dele. Então não vejo motivo pra gastar 200 reais num equipamento que ele nunca vai usar. Seria burrice.

E desde qdo Nobreak serve apenas contra queda de energia?
 
Infelizmente o Brasil não é pródigo em bons filtros para 220 Volts. Sempre cito como bom exemplo o Computer Protector Pró da Clamper. Não comungo entretanto com a visão dessa Empresa em não colocar todos os varistores que apregoam no seu esquemnático,e, parece, continuar cobrando como se alí estivessem..
Tenho que defender, por essas e por outras, uma proteção que vi internamente, por foto, da Clone. Se chama Clone F5F e cito aqui aonde a vi: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222102

Essa proteção faz seu "tema de casa", tem as proteções que deveria ter, nos lugares que deveria ter e sofre do problema de ser bi-volt, ou seja é uma boa proteção para 220 Volts e não é, de longe, a melhor para ser usada em 110 Volts.

Veja que faço um comentário nesse mesmo post de um certo modo elogiando aquela proteção. Poderia ser melhor, sim com certreza, mas pelo preço que se encontra a mesma no mercado não conheço melhor relação custo/benefício para redes em 220 Volts.

Abraço...
 
Aterramento.

Se o problema fosse apenas esse, comprar o No-Break ou Filtro de linha, não seria tão complicado (tirando a questão do $$$). Mas tem a questão do aterramento, que como alguns como eu tem (moro em apartamento). Fui obrigado a ligar o terceiro pino da tomada no neutro, apenas para o No-Break parar de avisar pela falta do "Terra", ou seja, a minha proteçao contra surtos ou descargas é duvidosa. então, para quem mora em casa e quer ter proteçao efetiva, pense em providenciar um "ponto de aterramento" antes.
 
E desde qdo Nobreak serve apenas contra queda de energia?

A função principal do nobreak é essa, o nome já diz tudo. Se ele tem proteção contra surtos embutido é outra história.

O que eu discuto é a utilidade de se gastar uma fortuna num trambolho inútil (pra mim, pro meu pc e pra minha rede é: nunca falta energia aqui e só uso o pc pra entretenimento e internet), sendo que você pode ter uma proteção equivalente por muito menos, comprando um bom filtro de linha.
 
Assim que cheguei aqui em Brasília, minha preocupação foi com o lance da energia, estava acostumando com os 110 do RJ e aqui é 220.

Pedi pro eletricista colocar um djuntor de 30 só pro quarto que fica o pc, se tiver variação de energia espero que o djuntor desarme.
Estou usando direto na tomada o pc, o resto é ligado a um estabilizador.

Porque não liguei meu pc no estabilizador? Bom...o pc não ligava quando no estabilizador, direto na tomada liga.
Estranho, mas não tem variação de energia aqui, são 220 constantes...eu acho...medi com um multímetro rs.
Ta funcionando sem problemas.

O disjuntor não tem nada haver diretamente com a proteção dos equipamentos, mas sim da fiação. Um disjuntor de 30A é muito alto pra um PC apenas, deveria ser de 15A @ 220V se realmente tiver só o PC nesse circuito, até um de 10A aguenta, aqui aguenta dois PCs num disjuntor de 10A, já que os dois PCs ligados não consomem nem 5A e esse disjuntor nunca desarmou com sobrecarga. Um disjuntor de 30A é pra chuveiros de 5500-6000Watts @ 220V. Quanto maior o disjuntor, mais carga ele permite passar pelo fio, então é obrigatório que a bitola do fio esteja dimensionada corretamente com a capacidade do disjuntor. Se vc usar um fio de 2,5mm num disjuntor de 30A e colocar 6000watts em cima, provavelmente o fio vai aquecer tanto que vai derreter e o disjuntor não vai fazer nada pra proteger ou seja desligar o circuito.

Quando ocorre um curto-circuito ou seja, uma ligação inadivertida entre Fase/Neutro o disjuntor tb se desarma.


Eu tava vendo uns filtros de linha aqui na minha cidade e só encontro clone, sms, um tal de daneva e forceline, esses filtros prestam??

E se eu usar um desses da marca clone por exemplo, protege alguma coisa??

Tb queria a opinião do lfaller - o guru das fontes :D

São melhores que ligar direto, mas são bem fraquinhos...

A função principal do nobreak é essa, o nome já diz tudo. Se ele tem proteção contra surtos embutido é outra história.

O que eu discuto é a utilidade de se gastar uma fortuna num trambolho inútil (pra mim, pro meu pc e pra minha rede é: nunca falta energia aqui e só uso o pc pra entretenimento e internet), sendo que você pode ter uma proteção equivalente por muito menos, comprando um bom filtro de linha.

O nobreak tem uma outra vantagem, não permitir que durante uma queda brusca com retorno rápido de energia venham a danificar o equipamentos por corrente inrush.
 
A função principal do nobreak é essa, o nome já diz tudo. Se ele tem proteção contra surtos embutido é outra história.

O que eu discuto é a utilidade de se gastar uma fortuna num trambolho inútil (pra mim, pro meu pc e pra minha rede é: nunca falta energia aqui e só uso o pc pra entretenimento e internet), sendo que você pode ter uma proteção equivalente por muito menos, comprando um bom filtro de linha.

Não, na sua frase vc afirmou q o Nobreak seria útil apenas para queda de energia.
Evidente q a função principal do Nobreak é essa. Seria inútil apenas se ele compra-se com Kva aguem da necessidade de fornecimento. Fora isso o Nobreak é 1000000000000000% útil. Antes um Nobreak do que um filtro de linha. É claro que o filtro de linha é mais barato, e tb é eficiente. Mas nem de longe oferece a proteção de um bom nobreak.
Ok, vc diz q não falta energia na sua rede elétrica. Mas será q a energia oferecida é de boa qualidade? A qualidade da energia q nós é oferecida aqui no Brasil é de péssima qualidade, na grande maioria dos casos. Cheia de imperfeições (distorções e ruídos). O nobreak pega essa energia e a limpa as "impurezas" da corrente. Isso o filtro de linha não faz.
O que f0de os equipamentos eletrônicos não é apenas os surtos de tensão, como muitos imaginam. Não sei o caso do amigo q criou o tópico, mas se ele usa o PC 24h ligado igual ao e muita gente (meu caso tb), ou então, por várias horas seguidas, eu recomendaria sem dúvida alguma um bom nobreak.

O nobreak tem uma outra vantagem, não permitir que durante uma queda brusca com retorno rápido de energia venham a danificar o equipamentos por corrente inrush.
:thumbs_up:thumbs_up:thumbs_up
 
O nobreak tem uma outra vantagem, não permitir que durante uma queda brusca com retorno rápido de energia venham a danificar o equipamentos por corrente inrush.

Quando eu disse "falta de energia", uma queda brusca naturalmente também já está incluída.
 
No break eh a melhor pedida...as melhores marcar que tem sao
SMS e TS Shara...tenho estabilizador de ambos em 2 pcs...mais de 5 anos o TS Shara e ta inteiro...o SMS tem uns 2 anos...inteiro tb...otimas marcar e baratos...SMS achei um bom no break no ML por 380...
 
Não, na sua frase vc afirmou q o Nobreak seria útil apenas para queda de energia.
Evidente q a função principal do Nobreak é essa. Seria inútil apenas se ele compra-se com Kva aguem da necessidade de fornecimento. Fora isso o Nobreak é 1000000000000000% útil. Antes um Nobreak do que um filtro de linha. É claro que o filtro de linha é mais barato, e tb é eficiente. Mas nem de longe oferece a proteção de um bom nobreak.
Ok, vc diz q não falta energia na sua rede elétrica. Mas será q a energia oferecida é de boa qualidade? A qualidade da energia q nós é oferecida aqui no Brasil é de péssima qualidade, na grande maioria dos casos. Cheia de imperfeições (distorções e ruídos). O nobreak pega essa energia e a limpa as "impurezas" da corrente. Isso o filtro de linha não faz.
O que f0de os equipamentos eletrônicos não é apenas os surtos de tensão, como muitos imaginam. Não sei o caso do amigo q criou o tópico, mas se ele usa o PC 24h ligado igual ao e muita gente (meu caso tb), ou então, por várias horas seguidas, eu recomendaria sem dúvida alguma um bom nobreak.

Entre um nobreak e um bom filtro de linha qual a única utilidade de se comprar um nobreak? Queda de energia. Isso que quis dizer.

O nobreak transfere todas as distorções e ruídos para o computador. Não se iluda. O que não faz isso é o online (a maioria é off-line), que é muito mais caro. Esses de 200 pila não têm nada. Não passam de um estabilizador com bateria, que só ligam na queda da energia. Quando há energia na tomada você está ligado à tomada. Procure se informar melhor qual é o seu modelo.

Essas distorções e ruídos são todas filtradas pelo filtro de linha, seja ele separado ou embutido no nobreak. Além disso, essa não é a maior importância do filtro. Fontes de boa qualidade, com PFC ativo, possuem um estágio de filtragem bem eficiente. Traduzindo: a importância da régua é a proteção contra surtos e não a filtragem.
 
Não, na sua frase vc afirmou q o Nobreak seria útil apenas para queda de energia.
Evidente q a função principal do Nobreak é essa. Seria inútil apenas se ele compra-se com Kva aguem da necessidade de fornecimento. Fora isso o Nobreak é 1000000000000000% útil. Antes um Nobreak do que um filtro de linha. É claro que o filtro de linha é mais barato, e tb é eficiente. Mas nem de longe oferece a proteção de um bom nobreak.
Ok, vc diz q não falta energia na sua rede elétrica. Mas será q a energia oferecida é de boa qualidade? A qualidade da energia q nós é oferecida aqui no Brasil é de péssima qualidade, na grande maioria dos casos. Cheia de imperfeições (distorções e ruídos). O nobreak pega essa energia e a limpa as "impurezas" da corrente. Isso o filtro de linha não faz.
O que f0de os equipamentos eletrônicos não é apenas os surtos de tensão, como muitos imaginam. Não sei o caso do amigo q criou o tópico, mas se ele usa o PC 24h ligado igual ao e muita gente (meu caso tb), ou então, por várias horas seguidas, eu recomendaria sem dúvida alguma um bom nobreak.


:thumbs_up:thumbs_up:thumbs_up

Depende amigo, depende... muitos nobreaks brasileiros vêm com filtro de linha interno muito básico. A única coisa que um nobreak tem a mais pra "condicionar" a energia, tirando o filtro, é um estabilizador de tensão geralmente com transformador de 4 taps e a bateria, só - a bateria so entra no "jogo" quando há baixas de tensão severas e corte completo de energia! A parte mais importante de tudo está no circuito de filtragem de transientes que inclui aí indutores, capacitores e varistores e tudo isso existe num filtro de linha bom. Quando digo bom tá fora todos os de 15-30 reais...

Quando falo isso, estou falado de nobreaks da faixa de preço 200-700 reais. Modelos que eliminariam todos os problemas são Senoidais Online dupla conversão - a partir de 1500 reais vc encontra desses, mas existe modelos que não são online dupla conversão que tb custa até mais que isso, o preço não é regra aqui.
 
Ele quis dizer quando tem energia na tomada e essa está dentro de uma faixa x e vc ta ligado num nobreak, essa energia passa direto da energia externa pra interna. Eu acrescendo que ela passa por um transformador de 220 pra 115V, se for o caso e componentes de filtragem de ruidos.

Acho q foi isso q ele quis dizer.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo