Escolher entre Windows ou Mandriva na hora de iniciar

Hyoga

Hungry Member
Registrado
Olá.
Uso Windows e instalei o Mandriva em outra partição, mas na hora de iniciar não aparece a tela para escolher iniciar com o Mandriva ou com o Windows.
Quando instalei Ubuntu aconteceu a mesma coisa, iniciava direto com o Windows. Então usei um programa chamado SuperGrub e fiz aparecer as duas opções na tela de entrada, mas parece que este programa não funciona com o Mandriva.
O que eu posso fazer para que apareça na tela inicial se quero entrar com Mandriva ou Windows?
 
estranho normalmente ele adiciona sozinho sem precisar nada , mas diga la o que esta acontecendo esta iniciando apenas pelo mandriva ?
 
Mesma ***** aqui... Instalei um em cada HD e só iniciava o windows...
 
estranho normalmente ele adiciona sozinho sem precisar nada , mas diga la o que esta acontecendo esta iniciando apenas pelo mandriva ?

Ao contrário, inicia somente pelo Windows.
Ele liga o pc como se só tivesse o Windows, sem Mandriva.

Mesma ***** aqui... Instalei um em cada HD e só iniciava o windows...

Os meus são no mesmo hd, em partições diferentes apenas.
Mas só inicia pelo Windows também ;\
 
estranhissimo , voce usou o live CD ? mandriva one ou free ? fez corretamente as particoes , ponto de montagem etc.. ?
 
estranhissimo , voce usou o live CD ? mandriva one ou free ? fez corretamente as particoes , ponto de montagem etc.. ?

Instalei pelo DVD que baixei. Mandriva free.
Existe algum programa tipo o SuperGrub que funcione com Mandriva?
 
O Supergrub não vai funcionar com o Mandriva 2008.1 por causa da versão do e2fsprogs que vem nele.

Pode ser que você tenha mexido na configuração do Grub e ele não foi instalado, ou foi instalado na partição do Mandriva ao invés da MBR.

Mesma coisa com 2 HDs.... vai ver o Grub tá instalado num HD, sendo que o outro é que tá setado pra dar boot...
 
O Supergrub não vai funcionar com o Mandriva 2008.1 por causa da versão do e2fsprogs que vem nele.

Pode ser que você tenha mexido na configuração do Grub e ele não foi instalado, ou foi instalado na partição do Mandriva ao invés da MBR.

Mesma coisa com 2 HDs.... vai ver o Grub tá instalado num HD, sendo que o outro é que tá setado pra dar boot...

e agora? isto quer dizer que.. ? EUHEUUEHE
 
Que ou você usa o esquema de restauração do Mandriva pra instalar o Grub no lugar certo, ou reinstala o Mandriva e fica esperto na hora da configuração do Grub...
 
Aqui pelo menos o GRUB não reconheceu o Windows, nao foi instalado automaticamente.. Na instalação do Mandriva eu tive que indicar la a particao do Windows e pronto..
Ai funcionou show
 
Que ou você usa o esquema de restauração do Mandriva pra instalar o Grub no lugar certo, ou reinstala o Mandriva e fica esperto na hora da configuração do Grub...

No dvd aparece restauracao?
Em qual lugar devo colocar o grub? alias, na hora da instalacao nao lembro de ter visto alguma configuracao sobre grub..
 
Não lembro de ter visto instalador que não tem opção pra configurar o Grub... tem que instalar na MBR (acho que é padrão)...
 
Seguinte:

No 'Ponto de Montagem' eu seleciono o 'SDA5' (que deve ser a particição onde vou instalar).
E o local do ponto de montagem eu deixo '/'.
Na parte de Inicialização/Dispositivo de Boot tem as opções: '/dev/sda', '/dev/sda5', '/dev/sda6'.
Depois desta tela, aparece a tela Resumo. Nesta aparece as entradas contidas no boot.
Tem 'Linux/boot/vmlinuz', 'Windows'... Se eu clico em editar na 'Linux/boot/vmlinuz' (que eu creio que seja o Mandriva) aparece a raiz, que tem 'Raiz = /dev/sda', 'Raiz = /dev/sda5'..

Quais seriam os passos corretos para aparecer o Mandriva na hora de iniciar?
 
Use o Grub com menu gráfico e no dispositivo de boot coloque o HD de boot (HD, não a partição).

Não precisa editar as opções do Mandriva, só adicione o Windows (se precisar)...

Tem um tutorial aqui do Mandriva One...
 
malz ae 'desenterrar' o topico denovo, mas é que ainda não resolvi o problema.

seguinte:
se eu entro com o live cd e vou ver quais partições existes, a do mandriva existe e lá estão todas as pastas do mandriva. aparentando ele estar instalado corretamente.
pelo live cd eu entro em centro de controle/inicializacao e vou configurar a parte que inicializa ele diz 'bootloader não encontrado', ai ele cria um boot novo. crio grub com gráfico e adiciono o windows.
só que se eu entro denovo em centro de controle/inicializacao ele não encontra o bootloader ¬¬
será que não tem como eu entrar pelo live cd e entra na pasta boot do mandriva e editar ela?
bom, to perdido ;\
 
Você não vai conseguir instalar o Grub (o tal bootloader) só rodando o Livecd. o Grub deve ser instalado a partir do sistema que estã instalado no HD.

Algumas distribuições tem uma espécie de "Console de recuperação", onde o sistema "muda" a partição raíz (que é o CD/DVD, nesse caso) pra partição onde o sistema tá instalado, executando os comandos a partir do HD, e não do CD. [chroot pros mais íntimos]

É claro que isso é só pra emergências.

Não tenho certeza se o livecd do Mandriva tem alguma opção de boot pra restauração.

Ainda acho mais fácil você reinstalar o Mandriva e ficar de olho na configuração do Grub...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo