Performance: Hertz de um monitor influi bruscamente em jogos.

Tony Montana

know-it-all Member
Registrado
Olá galera.
Como o intuito de um fórum é sempre ajudar o próximo, seja solucionando as questões mais pedidas ou mesmo mostrando e postando suas impressões e experiências venho trazer uma um tanto útil à vocês. Estive pesquisando e lendo sobre frequências de atualização de monitor, no caso os Hertz, conhecidos como "Hz" e cheguei a uma conclusão bem interessante sobre vários quesitos que englobam esse assunto.

Primeiro vamos a teoria e explicações técnicas:
A frequência com que o "screen refresh" é escolhido depende diretamente do monitor usado (LCD ou CRT), além de outra série de fatores como a resolução nativa de um monitor e em quais das resoluções disponíveis é permitido o controle direto sobre o refresh update dos hertz.
Em Hertz mais baixos como 60~61Hz a imagem pode tornar-se mais cintilante, o que acarreta um cansaço visual nítidamente maior além de, mesmo os monitores atuais estando preparados para essa frequência, ainda é inevitável o "tearing" na tela, ou seja, as famosas distorções de digitalização de imagem dos quadros por segundo(FPS) que ocorre entre o recebimento da informação a ser processada e o envio dessa informação através da Placa de Vídeo para a tela do monitor.

Pois bem. Levando-se em consideração essas afirmações podemos concluir rapidamente que: Quanto maior a resolução usada, então maiores devem ser os refresh updates, logo usando mais Hertz. Isso melhoraria tanto a qualidade de imagem, pois com uma taxa por exemplo de 75Hz de refresh não se notaria nenhuma distorção na imagem nos levando assim a deixar de lado o uso da Sincronização Vertical (VSync = Vertical Synchronization) via software do aplicativo. Ok, mas se nem toda resolução permite o manejamento dos Hz de um monitor o quê fazer?
Bom, nesse caso optei por utilizar a máxima resolução possível onde eu pudesse aumentar os Hz até 75 via software, pois meu Monitor já está nessa frequência em uso no desktop mesmo. Então TEORICAMENTE se aumentássemos os hertz e até mesmo diminuíssemos a resolução NÃO só, manteríamos a qualidade de imagem, como também AUMENTARÍAMOS os FPS em um jogo?
Pois bem, que tal alguns testes na prática agora?

Em LOST PLANET EXTREME CONDITION o uso dos Hz é extremamente bem aproveitado pois ele lhe possibilita o aumento dessa frequência baseando-se em uma resolução a qual não há perda de qualidade, pelo contrário, melhora a imagem in-game o que me levou a escolhê-lo como o produto do teste.
Lembrando que redimensionei as imagens para 1024x768 para não pesar em conexões de banda-larga mais modestas, o que consequentemente gera uma imagem um pouco mais defasada. Meu monitor é um dos poucos 17" com resolução nativa de 1280x1024, desse modo quando coloco qualquer resolução abaixo disso a qualidade cai drasticamente o que(embora não seja um problema)me impele a jogar sempre nessa resolução, pois mesmo abaixando a mesma os FPS não mudam mais do que 5 FPS. Fiquei "encafifado" com isso e pensei: "Mas e se eu mexer nos HERTZ do monitor ou do software? Resolvi fazer vários testes até que cheguei a essas duas conclusões bem distintas logo abaixo. O jogo só me permite jogar nessa resolução usando essa frequência.
Primeiro usarei o modo que sempre joguei (até ontém). Lembrando que meu computador é todo em STOCK, ou seja Clocks de VGA e Processador, FSBs e Memórias tudo original de fábrica. Não usei over em nenhum dos testes.

1280x1024 - 61Hz - All High - AA4x - AF16x - DX10
LostPlanetDx102008-06-2212-08-55-95.jpg

LostPlanetDx102008-06-2212-09-03-04.jpg

LostPlanetDx102008-06-2212-09-45-78.jpg


Ok, são FPS até que bons considerando-se o peso do jogo e que todos os recursos do jogo estão ativados + efeitos DX10. Agora vamos á surpresa! :cry:
Usei a resolução mais alta possível que me possibilitasse usar 75Hz de atualização de screen.
Logo:

1152x864 - 75Hz - All High - AA4x - AF16x - DX10
LostPlanetDx102008-06-2212-04-22-58.jpg

LostPlanetDx102008-06-2212-04-28-84.jpg

LostPlanetDx102008-06-2212-05-10-90.jpg

___________

Agora lhes digo que a teoria na prática funciona. Como disse no começo do tópico os FPS praticamente não mudavam mesmo mudando a resolução do jogo. Outro ponto importante de se ressaltar. A diferença entre as imagens é praticamente nula mesmo em resoluções distintas. De fato IN-GAME a equalidade entre as duas é muito mais acentuada do que nessas fotos ressaltando ainda que o CENÁRIO usando a frequência de Hz maior ficou muito mais nítido e detalhado. Mesmo em 1280x1024 60Hz ficava um tanto fosco e desfocado quando de longe. Na realidade, os primeiros estágios do game são os mais pesados. Ali os Averages são considerados por uma média geral. Mais á frente em estágios mais leves pude constatar picos de até 120FPS (limite do jogo). E Averages muito melhores, na maior parte do tempo acima de 70FPS. E por último porém não menos importante... O uso de Hz em frequências mais altas manteve a qualidade de imagem muito mais constante. É como se o próprio VSync estivesse ativado. A qualidade de imagem fica muito mais apreciável. E cá entre nós jogar um jogo em 70FPS difere e muito em jogar com 40FPS. Na minha opinião a diversão fica muito maior.
Ok, espero que tenham ao menos lido e tirado algum proveito pois isso foi direcionado aos gamers de plantão como uma experiência minha e que achei válido dividir entre os demais.. Se postei na área errada peço a Moderação que Redirecione para a área correta por gentileza.
Abraço á todos e comentem!:wave: :)
 
como que o bench mesmo?esqueci
o problema é jogar a 60hz hehe
cansa d+
jogo em 70hz no minimo
 
como que o bench mesmo?esqueci
o problema é jogar a 60hz hehe
cansa d+
jogo em 70hz no minimo

Bench é só entrar no jogo com o patch 1.4 devidamente instalado e clicar logo na tela inicial em Performance Test.
Pois é... e isso também além de ajudar a visão a não cansar tanto, também melhora qualidade e performance.:)
 
Fiz um teste aqui pelo stress test do css e de 60hz para 75hz nao mudou nada.
 
Infelizmente ainda não vi pessoalmente um monitor LCD pra jogar melhor do que o CRT 1280x1024 @ 100hz aqui ainda e não me falem de espaço, tamanho e consumo de energia por que isso eu sei que não tem nem comparação.

Dá pra jogar tranquilo com um bom LCD..tem alguns com qualidade muito boa mas não tem comparação com um CRT rodando lisinho hehe essa é a minha opinião só..e sim já joguei em um LCD mt bom, então falta de comparação não é o problema pra mim

Quanto ao HZ entre os monitores só vi a diferença no fps ae no caso
 
Vou testar a frequencia aqui no meu LCD, mas lembrando que 1280x1024 pra 1152x864 é uma diferença "grandinha".
 
Postado originalmente por jtedaldi
Fiz um teste aqui pelo stress test do css e de 60hz para 75hz nao mudou nada.

Então cara. O ponto principal é a qualidade de imagem mesmo. E, particularmente acho esse jogo um pouco já passado para uso perfeito de frequências de Hertz. Valeu por postar. Abraço. =)

Infelizmente ainda não vi pessoalmente um monitor LCD pra jogar melhor do que o CRT 1280x1024 @ 100hz aqui ainda e não me falem de espaço, tamanho e consumo de energia por que isso eu sei que não tem nem comparação.

Dá pra jogar tranquilo com um bom LCD..tem alguns com qualidade muito boa mas não tem comparação com um CRT rodando lisinho hehe essa é a minha opinião só..e sim já joguei em um LCD mt bom, então falta de comparação não é o problema pra mim

Quanto ao HZ entre os monitores só vi a diferença no fps ae no caso

Foi o que tentei provar. O grande ponto do tópico nem são os FPS em si, embora haja um ganho. O ponto principal é que nessa frequência de Hz as qualidades de imagem não mudam seja 1280 ou 1152, que são como o MerlimBR disse bem grandes e ainda se tem um bom ganho de FPS. :)
 
vlw tony
mas o o tst deveria ter sido feito na mesma resoluçao nao ?
tipo 1152x864 60hz e outro em 1152x864 75hz ou mais
 
Muito bom Tony Montana:thumbs_up

E pena que tem jogos que nao te dam essa opçao:sly:

Mas toda informaçao e valida...vlu:p
 
vlw tony
mas o o tst deveria ter sido feito na mesma resoluçao nao ?
tipo 1152x864 60hz e outro em 1152x864 75hz ou mais

Ótima idéia Scarface, meu alter ego rsrsrs... :lol:
Eu não postei esse teste mas também o fiz aqui. No caso o ganho da taxa de 75Hz em resoluções iguais foi também de mais de 10 FPS em contrapartida a de 61Hz.
Mas o objetivo mesmo foi provar que sabendo utilizar outros modos de se ajustar a imagem. Mesmo em resoluções menores se conseguem desempenho x qualidade idênticas. Abraço! :)

Postado originalmente por ipgsoneca
Muito bom Tony Montana

E pena que tem jogos que nao te dam essa opçao

Mas toda informaçao e valida...vlu

Valeu ipgsoneca. Obrigado por postar! Abraço. =D

Postado originalmente por Terror_inc
1152* 864 = 995 328
1280*1024 = 1 310 720

995 / 1310 = 0.759541985

Bom, como você pode ver, 1152x864, é só 75% da resolução de 1280/1024, então aumento de 25% no FPS é mais do que aceitável.

Com certeza Terror_inc. É sempre muito agradável e satisfatório quando alguém experiente posta algo sobre nós novatos, seja criticando ou aprovando.
Foi muito válido e bem útil seu post. =D
Mas concorda que a diferença de qualidade foi "praticamente" nula nas SS?
Abraço cara!!!
 
1152* 864 = 995 328 pixels
1280*1024 = 1 310 720 pixels

995 / 1310 = 0.759541985 %

Bom, como você pode ver, 1152x864, é só 75% da resolução de 1280/1024, então aumento de 25% no FPS é mais do que aceitável.
 
1152* 864 = 995 328
1280*1024 = 1 310 720

995 / 1310 = 0.759541985

Bom, como você pode ver, 1152x864, é só 75% da resolução de 1280/1024, então aumento de 25% no FPS é mais do que aceitável.

isso champz, a resolução do segundo teste tá mais baixa, dai eu creio q justifica o aumento de fps.
 
isso champz, a resolução do segundo teste tá mais baixa, dai eu creio q justifica o aumento de fps.

Bem observado krysnamurty!
Mas veja bem e note que praticamente não existem diferenças nas qualidades de imagem entre os dois testes, mesmo em resoluções distintas.:)
E in-game os ganhos são ainda maiores em qualidade e desempenho.
Abraço e obrigado.
 
Acredito que o refresh do monitor não influencia em nada no desempenho.
 
Com certeza Terror_inc. É sempre muito agradável e satisfatório quando alguém experiente posta algo sobre nós novatos, seja criticando ou aprovando.
Foi muito válido e bem útil seu post. =D
Mas concorda que a diferença de qualidade foi "praticamente" nula nas SS?
Abraço cara!!!

Foi praticamente nulo porque foi feito resize da imagem toda para 1024, nos dois casos.
Agora, numa situação real, usar resolução alta, ou melhor, compátivel com seu monitor, é uma baita ajuda.

E sob
re o desempenho maior, é claro que picos de 70, são mais fps do que picos de 60, isso levanta a média toda.

Gosto de pensar assim, se eu pudesse fixar meu FPS mínimo, e não me importar com o máximo, seria melhor. Mas todos sabem que infelizmente não é bem assim, e FPS "MAX" não quer dizer muita coisa. Até porque, não sei quanto a vocês, mas meu olho não é biônico. Não defendo aquela de jogar em 24fps, mas entre 60 e 100, não tem diferença.
 
Eu lembro bem no meu monitor CRT de 15 aki dava uma diferente entre 60 e 80 hz impressionante... porem hoje no meu LCD nao muda... quando usava o cabo VGA eu colokei em 60 e 75... nao notei diferença alguma... ja hoje uso DVI... deu uma boa diferença na imagem :D
 
Gostaria de saber especificamente para a saúde da vista, em um monitor LCD de 60 para 75HZ alivia a vista? Ou é a mesma coisa? Sempre quiz saber isso, porque eu sei que no monitor de tubo CRT, quanto maior os HZs melhor...
 
Gostaria de saber especificamente para a saúde da vista, em um monitor LCD de 60 para 75HZ alivia a vista? Ou é a mesma coisa? Sempre quiz saber isso, porque eu sei que no monitor de tubo CRT, quanto maior os HZs melhor...

No LCD não faz diferença, porque ele não atualiza a tela toda, só os pixeis que mudam, então, os hertz ficam meio que inuteis.
 
Esse negócio de saúde eu acho lenda, o único fato é que cansa a vista temporariamente
 
Para CRT eu sentia q cançava menos a vista com maior taxa de atualização... agora no LCD fica igual :yes:
 
Bem observado krysnamurty!
Mas veja bem e note que praticamente não existem diferenças nas qualidades de imagem entre os dois testes, mesmo em resoluções distintas.:)
E in-game os ganhos são ainda maiores em qualidade e desempenho.
Abraço e obrigado.

Mas você já fez o teste na mesma resolução só variando a taxa de atualização? Se fez, coloca os resultados lá no primeiro post.
E como já falaram, não tem diferença de imagem porque foi dado resize pra 1024.
 
De novo essa história?

Pra começar, a placa de vídeo não renderiza os quadros de acordo com a taxa de atualização (refresh rate) do monitor a não ser que se ative o vsynch, mas aí a história é outra e bem diferente...

E como já foi dito milhões de vezes, monitores com painel LCD não tem taxa de atualização como monitores CRT, sendo indiferente usar-se 60Hz, 70Hz, 75Hz ou o que o valha. Ridículo é ver que gente com painel LCD e usa cabo VGA no lugar do DVI pra ter taxa de atualização mais alta na resolução nativa :slap:
 
Aqui no meu crt percebo que quanto maior o Hz mais a imagem fica sólida.

Já vi preview no site engadget de monitores lcd com 1080p de resolução a 120Hz queria ver a imagem dessa TV nessa resolução com essa frequência, deve ser muito bom.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo