Cooler para PowerColor HD 4850?

Tony Montana

know-it-all Member
Registrado
Olá galera.
Como todos sabem a HD 4850 tem um cooler eficiente mas deixando-o em modo automático (em torno de 12~20% da rotação) a VGA literalmente frita chegando a passar de 100°c. E não quero ficar mexendo por programas de monitoramento de rotação de cooler pra esfriar a danada. Quero ficar sossegado. :)
Pelo que andei lendo aqui e em outros lugares essa série da ATi foi feita pra aguentar essas temps numa boa, mas temos de concordar que isso não agrada ninguém.
Por isso venho aqui pedir ajuda á vocês na escolha de um Cooler off pra colocar na minha HD.
Como não estou podendo gastar muito, gostaria de algo em torno de R$120,00 no máximo que seja eficiente, compatível e que resolva meu problema de temperatura.

O único site que achei com uma variedade boa e barata foi esse: http://www.justshop.com.br/index.php?cPath=92_163_167&osCsid=i863k3lrdk3kbb1539a6f5p8v2

Mas como não sei NADA sobre Coolers off pra VGA, nem sei se são bons e/ou compatíveis com minha VGA.

Se puderem me ajudar me indicando qual um bom cooler desse link acima e/ou outro pra diminuir para uma temperatura adequada sem precisar aumentar a rotação do Cooler por software, agradecerei imensamente.

P.S: Vale a pena fazer isso?

Abraços galera. :yes:

Tony M.
 
POis é, vi muita gente aqui reclamando dessas temperaturas da HD4850! Vi muita gente tb q trocou o cooler dela, agpra só falta a galera vir aqui e opinar, pq tb não entendo muito do assunto!
hehehe
Boa sorte ae brother!!!
 
o VF-900 é um bom cooler, tenho aqui a versão dele fatal1ty [cor diferente, mais rpm, mais barulho...]
tinha uma 8600GT OC'ed da MSI que chegava a incriveis 95ºC quando rodava o cubo do atitools.
ele baixou pra 55ºc~

nao sei se ele seria indicado pra 4850, mas deve ser bonzinho sim :}
 
Pra ficar sossegado faça um dump da bios atual, edite as rotações e grave-a novamente. Pronto, nunca mais terá que se preocupar com programas pra fazer isso, e o melhor, sem gastar um centavo :)

Em tempo, atualizar bios de VGA é mais simples e mais seguro que atualizar a bios da mobo, já que em caso de falha basta ter à mão uma VGA PCI pra regravar a bios.
 
Pra ficar sossegado faça um dump da bios atual, edite as rotações e grave-a novamente. Pronto, nunca mais terá que se preocupar com programas pra fazer isso, e o melhor, sem gastar um centavo :)

Em tempo, atualizar bios de VGA é mais simples e mais seguro que atualizar a bios da mobo, já que em caso de falha basta ter à mão uma VGA PCI pra regravar a bios.

Eu até já fiz isso japamd. Coloquei a rotação mínima pra 55% e a VGA se manteve abaixo dos 55°c. Quando jogo o Crysis ela chega a passar um pouco de 80°c mesmo com o Cooler a 90% ou um pouco mais, aumentando automaticamente é claro. Fiquei com um pouco de medo e resolvi flashear a BIOS original dela com rotação ridícula e estou usando o EXPERTOOL ATi pra monitorar a velocidade do Fan. Quando estou no Desktop deixo em 55% e quando jogo aumento pra 80%. A temperatura jogando games mais leves como PES 2008, F.E.A.R. e etc não passa de 70~75°c. Mas no Crysis, GRID e tal, sempre chega fácil a 80~85°c.
Então nem compensa comprar um Cooler Off? O melhor mesmo é o Bios Mod?
Se responderem positivamente vou flashear a BIOS com a rotação modificada novamente.
O quê acham?

Abraço.

Tony M.
 
O novo Drive da ATI já permite mudar a velocidade do cooler manualmente, eu acho que não é necessário gastar dinheiro em cooler de VGA. deixa o cooler em 60% e boa, as vezes ele passa de 85ºC mesmo, mas não vai ser prejudicial, o meu eu deixo assim.
 
O novo Drive da ATI já permite mudar a velocidade do cooler manualmente, eu acho que não é necessário gastar dinheiro em cooler de VGA. deixa o cooler em 60% e boa, as vezes ele passa de 85ºC mesmo, mas não vai ser prejudicial, o meu eu deixo assim.

Valeu André Ferraz. Ainda estou com o Catalyst 8.9 Oficial aqui. Não sei por que não gosto de drivers Beta. Vou esperar sair a versão final do 8.10 e alterar a rotação do Cooler nele. Por enquanto vou usando o Expertool que já dá uma boa ajuda. Então não tem problema passar de 85ºc em jogos?
Ao que me pareceu, o Cooler não dá conta da VGA. :eek:

Tony M.
 
Valeu André Ferraz. Ainda estou com o Catalyst 8.9 Oficial aqui. Não sei por que não gosto de drivers Beta. Vou esperar sair a versão final do 8.10 e alterar a rotação do Cooler nele. Por enquanto vou usando o Expertool que já dá uma boa ajuda. Então não tem problema passar de 85ºc em jogos?
Ao que me pareceu, o Cooler não dá conta da VGA. :eek:

Tony M.

Eu também não gosto de Betas, mas como tinha esse recurso legal do Cooler eu baixei.
Tem problema não passar de 85ºC, se na velocidade padrão de fábrica ele passa de 100ºC!!! Relaxa que não tem problema não. :wave:
 
Eu não mudaria o cooler, coloca o driver novo(não tem problema ser beta) e aumenta a rotação por ele, o cooler a uns 50~60% já dá conta tranquilo!
Abraços,
Igor
 
Legal então galera. Vou testar o driver novo e o inédito controle de rotação do cooler.
Abraços e obrigado!

Tony M.
 
eu penso que em VGA já investi muito bem na minha HD 4850, na minha opinião cooler diferenciado só pra quem quer over bem forte mesmo, aditei a velocidade do fan pra 45% e em uso normal da VGA fica na casa dos 47~49 ºC em dias muito quentes, diferente dos 85 ºC da primeira vez que a instalei e com o cooler padrão de fabrica, pra mim esta ótimo assim!
 
É mesmo, concordo com o Tico, cooler mais forte que o original só pra quem for fazer over, pra você que não faz, não vejo porque gastar dinheiro com um cooler melhor sendo que nem vai fazer "jus" a ele.
Em stock ou até mesmo com um pouco de over o cooler original aguenta de boa, é só por a rotação a 50% que está tranquilo, claro que tem que ter um gabinete bem ventilado também.
Abração!
Igor
 
Eita. Será que vale a pena mesmo AntLion? :)
Se valer mesmo já vou pegar ele já! rsrs...
Aliás terei de pedir ajuda pra algum amigo daqui ou que conheço pessoalmente pois nem sei retirar o dissipador original pra colocar esse.
Abraço!

Tony M.
Vale a pena sim Tony, é muito bom, e em testes ele compete diretamente com o DuOrb da Tt (se não me engano).

Para te ajudar: :)

http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=205164&highlight=Coolink+GFXChilla

Abraços.
 
Falaram bem caras.
Instalei o Catalyst 8.10 RC2 aqui agora e estou usando o controle do fan via driver.
Se deixo em 50% igual hoje que está uma temperatura ambiente de 25°c a temp em idle fica em 60°c da VGA. Pra ficar em torno de 55°c tem que deixar em 63%.
Quanto % vocês deixam a rotação do Cooler quando estão jogando?

Vale a pena sim Tony, é muito bom, e em testes ele compete diretamente com o DuOrb da Tt (se não me engano).

Para te ajudar: :)

http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=205164&highlight=Coolink+GFXChilla


Abraços.

Valeu Ant! Vou estudar essa possibilidade á fundo! :D
Abraços.

Tony M.
 
aqui eu rodo o crysis warhead com rotação 60% fica em 80º com OC ainda , cara eu acho o cooler das HD 48x0 mto bom n acho necessidade de trocar.
 
aqui eu rodo o crysis warhead com rotação 60% fica em 80º com OC ainda , cara eu acho o cooler das HD 48x0 mto bom n acho necessidade de trocar.

Valeu The Sky!
Instalei o novo Catalyst aqui e estou testando a rotação do cooler pelo driver para ver o que rola.
Se eu não curtir troco, se não fico com ele mesmo.
Li em um tópico aqui no Adrena de um user que essas HD4850 foram feitas pra suportar pra rodar no máximo até 125°c, procede? :)

Abraço.

Tony M.
 
toda VGA eh feita para suportar ateh 125º...algumas as fabricantes falam ateh 105º..mas TODAS sao 125º...e eu recomendo o VF900 meu irmao aqui ficou em 38º idle e em full no OCCT foi para 62º...
 
toda VGA eh feita para suportar ateh 125º...algumas as fabricantes falam ateh 105º..mas TODAS sao 125º...e eu recomendo o VF900 meu irmao aqui ficou em 38º idle e em full no OCCT foi para 62º...

Ô louco, aí é bom hein!
Eu fiz esse teste do OCCT e, tudo bem que ele estressa de modo que qualquer jogo jamais faria, mas pelo menos é um baita teste pra VGA! Aqui, mesmo com o Cooler em 95% a temp chegou em 110°c. :)

Tony M.
 
Ô louco, aí é bom hein!
Eu fiz esse teste do OCCT e, tudo bem que ele estressa de modo que qualquer jogo jamais faria, mas pelo menos é um baita teste pra VGA! Aqui, mesmo com o Cooler em 95% a temp chegou em 110°c. :)

Tony M.

Tony recomendo vc da uma limpada no cooler.

Quando fiz o mod na minha reparei que tem uma dissipador e a entrada de ar estava cheia de poeira impedindo a entrada de ar para os dissipadores.

Logo estranhei quando a vga chegou aqui com o fan em 45% as temps ficavam em 47 idlle com o passar do tempo ja estava usando 60% e as temps 58 idle ai fiquei preocupado e resolvir da uma olhada.
 
Tony recomendo vc da uma limpada no cooler.

Quando fiz o mod na minha reparei que tem uma dissipador e a entrada de ar estava cheia de poeira impedindo a entrada de ar para os dissipadores.

Logo estranhei quando a vga chegou aqui com o fan em 45% as temps ficavam em 47 idlle com o passar do tempo ja estava usando 60% e as temps 58 idle ai fiquei preocupado e resolvir da uma olhada.

Grande nil_bad, boa sacada. Quando recebi a minha ela ficava com o Cooler em 63% na marca dos 50°c agora com a mesma velocidade fica em torno de 55°c. :huh:

Vou dar uma olhada nisso hein. :yes:

Muito obrigado pela dica irmão!

Abraço.


EDIT: Tem que abrir PV pra isso ou dá pra limpar por fora com um pincel?

Tony M.
 
Grande nil_bad, boa sacada. Quando recebi a minha ela ficava com o Cooler em 63% na marca dos 50°c agora com a mesma velocidade fica em torno de 55°c. :huh:

Vou dar uma olhada nisso hein. :yes:

Muito obrigado pela dica irmão!

Abraço.

Tony M.

Eu ate recomendo tb tirar a carcaça de plastico e adaptar um cooler de sua preferencia em cima do dissipador.

Foi o que fiz e as temps agora ficam entre 41~45 idle e 65 full.;)

E um detalhe com o cooler original em 20% de sua rotaçao maxima e silencio total:)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo