• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

RAID 0 e RAID1, o que é e como fazer e algumas duvidas?

gonzorn

Old man, Old Music, Old hardware, Old gamer.
Registrado
Ae pessoal tenho alguma duvidas a respeito disso, bem pelo o que li na internet e no forum o RAID 0 e você pega 2 HDs e transforma em 1 so e a taxa de transferencia é mais rapida.

Mas minhas duvidas são as seguintes

01) Qual a diferença do RAID 0 para RAID 1?

02) Da para fazer RAID 0 ou RADI 1 em 2 HD diferentes, tipo os meus SAMSUNG 40GB (5400RPM) E SEAGATE BARRACUDA 40GB (7200RPM)?

03) Tenho que apagar tudo dos HD para polos em RAID 0 ou RAID 1?

04) Existe algum problema com relação a perda de dados?

05) Compensa mais trocar meus 2HDs de 40 por um de 80 SATA?

06) Somente 1 HD da para fazer RAID?

07) No caso do meu HD ser 1 so com partições da para fazer o RAID?
 
RAID Nível 0

Esse nível também é conhecido como “Striping” ou “Fracionamento”.
No RAID 0 os dados do são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os diversos discos disponíveis, o que proporciona alta performance na gravação e leitura de informações, porém não oferece redundância, ou seja, não é tolerante a falhas. O aumento da performance no RAID 0 é obtido porque se vários dados fossem gravados em um único disco esse processo aconteceria de forma “Seqüencial” já nesse nível os dados são distribuídos entre os discos ao mesmo tempo.
O RAID 0 pode ser usado para estações de alta performance (CAD, tratamento de imagens e vídeos), porém não é indicado para sistemas de missão-crítica.

RAID Nível 1

O nível 1 também é conhecido como "Mirror", “Duplexing” ou “Espelhamento”.
No RAID 1 os dados do são gravados em 2 ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo portanto redundância dos dados e fácil recuperação, com proteção contra falha em disco. Uma característica do RAID 1 é que a gravação de dados é mais lenta, pois é feita duas ou mais vezes. No entanto a leitura é mais rápida, pois o sistema pode acessar duas fontes para a busca das informações.
O RAID 1 pode ser usado para Servidores pelas características de ter uma leitura muito rápida e tolerância à falhas.
 
01) Qual a diferença do RAID 0 para RAID 1?

O raid 0 (Stripe) trata-se de tratar 2 ou mais HDs como se fossem uma só. Exemplificando de manera rude, digamos que vc tem um arquivo de 4 gigas para ser gravado em um sistema com raid 0, eles serão gravados 2 gigas em cada hd, simultaneamente, reduzindo o tempo.Para leitura o mesmo se aplica, melhoraria por exemplo load de jogos.
Como usuário do raid 0, posso dizer que é bom, mas não fundamental. Ele é imperceptivel na maioria das aplicações domesticas e naquelas que se sente diferença, não é tão grotesca a ponto de valher o desempenho.

Raid 1 (mirror) ou espelhamento. Trata-se de espelhar os dados de HDS, Fazendo que duas HDs contenham os mesmo dados. Permitindo que na flha de uma, o dado seja lido em outra... usado em servidores com hot swap, ou por pessoas preocupadas com backup simultaneo. Permitindo que se um hd pife, os dados estejam no outro.

é usado também junto ao raid 0, formando o raid 10, garantindo certa segurança e rapidez.


02) Da para fazer RAID 0 ou RADI 1 em 2 HD diferentes, tipo os meus SAMSUNG 40GB (5400RPM) E SEAGATE BARRACUDA 40GB (7200RPM)?

Na teoria da pra fazer sim, mas não valhe a pena. Pois seu hd mais rapido teria que "esperar" o mais lento. se houver diferença no tamanho dos mesmos (mesmo sendo de 40 gigas deve haver), será limitado pelo menor.

03) Tenho que apagar tudo dos HD para polos em RAID 0 ou RAID 1?

Sim.

04) Existe algum problema com relação a perda de dados?

No raid 0, existe sim. Partindo do pressuposto que cada hd contem apenas 50% de um arquivo, caso um pife, não se recupera nenhum dado. A propria controladora pode apresentar problemas, quando pesquise no assunto, era comum pessoas dizerem que tiveram o raid 0 funcionando por mais de um ano.. mas que uma hora ou outra dava problema.

Conclusão: Meus dados importantes salvo no outro pc meu.

05) Compensa mais trocar meus 2HDs de 40 por um de 80 SATA?

Pergunta mais simples: compensa trocalos por uma hd de 80 ? sim, hd de 5400 rpm mata o desempenho de uma máquina. Como Sata ou Pata são o mesmo preço praticamente, e em as satas têm 8 mega de cache, vale a pena Sata. Os 8 megas dão mais melhroa de desempenho que o fato da HD sata trabalhar a 150 kbps ( que na pratica não muda nada)

06) Somente 1 HD da para fazer RAID?

Não.

07) No caso do meu HD ser 1 so com partições da para fazer o RAID

?
 
Resumindo...
Raid0 - Você pega 2 HDs (de preferencia identicos) e transforma em 1 só, SOMANDO as capacidades. Ele teoricamente fica mais rapido pq escreve e le nos 2 HDs ao mesmo tempo, mas isso também aumenta a chance de erro, pois os dados ficam divididos nos 2 HDs.

Raid1 - Você pega 2 HDs (de preferencia identicos) e transforma em 1 só, MAS COM A MESMA CAPACIDADE DE 1 DOS DISCOS. Os dados são escritos nos 2 HDs ao mesmo tempo, só que completos. Ou seja, você faz uma copia de um no outro. No final voce tem por exemplo - no caso de 2 HDs de 40GB - 40GB disponiveis, mas a segurança dos dados aumenta muito, pois tudo que tem num HD tem no outro. É praticamente um backup automatico. Mas não tem aumento de velocidade, só de confiabilidade.

Existem outros tipos de RAID, mas a maioria utiliza mais do que 2 HDs.
 
01) Qual a diferença do RAID 0 para RAID 1?

O raid 0 (Stripe) trata-se de tratar 2 ou mais HDs como se fossem uma só. Exemplificando de manera rude, digamos que vc tem um arquivo de 4 gigas para ser gravado em um sistema com raid 0, eles serão gravados 2 gigas em cada hd, simultaneamente, reduzindo o tempo.Para leitura o mesmo se aplica, melhoraria por exemplo load de jogos.
Como usuário do raid 0, posso dizer que é bom, mas não fundamental. Ele é imperceptivel na maioria das aplicações domesticas e naquelas que se sente diferença, não é tão grotesca a ponto de valher o desempenho.

Raid 1 (mirror) ou espelhamento. Trata-se de espelhar os dados de HDS, Fazendo que duas HDs contenham os mesmo dados. Permitindo que na flha de uma, o dado seja lido em outra... usado em servidores com hot swap, ou por pessoas preocupadas com backup simultaneo. Permitindo que se um hd pife, os dados estejam no outro.

é usado também junto ao raid 0, formando o raid 10, garantindo certa segurança e rapidez.


02) Da para fazer RAID 0 ou RADI 1 em 2 HD diferentes, tipo os meus SAMSUNG 40GB (5400RPM) E SEAGATE BARRACUDA 40GB (7200RPM)?

Na teoria da pra fazer sim, mas não valhe a pena. Pois seu hd mais rapido teria que "esperar" o mais lento. se houver diferença no tamanho dos mesmos (mesmo sendo de 40 gigas deve haver), será limitado pelo menor.

03) Tenho que apagar tudo dos HD para polos em RAID 0 ou RAID 1?

Sim.

04) Existe algum problema com relação a perda de dados?

No raid 0, existe sim. Partindo do pressuposto que cada hd contem apenas 50% de um arquivo, caso um pife, não se recupera nenhum dado. A propria controladora pode apresentar problemas, quando pesquise no assunto, era comum pessoas dizerem que tiveram o raid 0 funcionando por mais de um ano.. mas que uma hora ou outra dava problema.

Conclusão: Meus dados importantes salvo no outro pc meu.

05) Compensa mais trocar meus 2HDs de 40 por um de 80 SATA?

Pergunta mais simples: compensa trocalos por uma hd de 80 ? sim, hd de 5400 rpm mata o desempenho de uma máquina. Como Sata ou Pata são o mesmo preço praticamente, e em as satas têm 8 mega de cache, vale a pena Sata. Os 8 megas dão mais melhroa de desempenho que o fato da HD sata trabalhar a 150 kbps ( que na pratica não muda nada)

06) Somente 1 HD da para fazer RAID?

Não.

07) No caso do meu HD ser 1 so com partições da para fazer o RAID

?

Muito bem Explicado :yes:
 
Só completando as respostas do TrunksD2:

07) No caso do meu HD ser 1 so com partições da para fazer o RAID
Não, precisa de dois ou mais HDs.
 
raid 1 posso particiona-la?

Olá..
Estou com um Servidor PowerEdge dell, e estou começando a usar raid1, na hora de configurar o espaço do disco C:, eu posso particionar ?
Essa partição tb entra no "backup automatico ".

Desde ja agradeço ....


Atenciosamente
 
Pode particionar normalmente.. partição não tem nada haver com HD físico e no caso RAID.

[χђ†].
 
sou leigo no assunto tbm... aproveitando...

existe mais tipos de raid??

me indique, por favor, o melhor a fazer. raid 0, raid 1, raid 10 ou outro se existir:thumbs_up

O melhor pra fazer depende de qual será a utilidade.. Por exemplo, para fazer RAID 10 precisa-se de 4 HDs no mínimo. Eu com 4 HDs faria um RAID0 muito bom, pois prezo a performance, e tenho um HD para backup por isso a segurança para mim é o de menos.

Agora, se você preza a segurança de seus arquivos, faça RAID1, ou faça nenhum e mantenha backups em DVD's...

Mas se tem bastante dinheiro, quer fazer um RAID0 para ganhar performance e não quer aumentar o risco de perder seus dados, faça um RAID10...

abraços.
 
De qualquer forma, em operações de leitura ambos vão te dar mais performance, pois os dados estarão sendo lidos nos dois ao mesmo tempo, ele lerá fracionado.

Abraços.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo