MSI P7N Diamond - Chipset 780i Travado de fabrica?

PROBERTY

know-it-all Member
Registrado
Então moçada, tava finalmente mexendo no meu novo PC (Intel Q9300, MSI P7N Diamond e 4x1 Gb OCZ Platinum DDR2 800) e, configurando a Bios vi que não dá para mexer nas voltagens dela; seja da propria mobo, seja das memos ou do Processador. Antes eu achava que era a bios original. Mas já fiz o up nela e continua a mesma coisa - fica em auto estas opções. Na mudança dos clocks e da do multiplicador também não dá pra mexer.
Alguém faz ideia do que seja?
 
Desabilitou o D.O.T. (Dynamic Overclocking Technology) e o EIST?

85.jpg


http://www.overclockersclub.com/reviews/msi_p7n_diamond/5.htm
 
O Pior é que destravei - fiz exatamente o que está ai. Usando o exemplo, o multi do Proc está em 7 e não deixa mudar; as memo tão em 800 e também não deixa mudar; quero dizer, não permite pois não entra na janela de opções
Vou ver se bato uma foto e posto ai depois pra ficar mais claro o que tá acontecendo
 
Colocando as fotos
 

Attachments

  • Bios10.jpg
    Bios10.jpg
    95.7 KB · Visitas: 263
  • bios20.jpg
    bios20.jpg
    97.4 KB · Visitas: 253
Opa, obrigado ai. Vou tentar ( tava fora por causa de virus no PC)
 
Registrei o produto, mas não to conseguindo me resgistrar nesse site (a opção "resgiter" está desabilitada, mesmo após o preenchimento dos campos)

Edit: consegui me resgistrar

Edit2: Baixei a versão da Bios. Mas como faço pra atualizar? Eu sempre fiz via Windows (mesmo isso não sendo recomendado; mas é o jeito que eu sei). Se puderem me orientar como faço de outro modo eu agradeço.
 
Descobri meio que na cagada o que tava dando problema. Tem que utilizar o "+ e -" do lado númerico do teclado e não o normal - frescura né?!
Por enquanto só mudei as voltagens das memos. Depois vou tentar as configurações do site no over
 
Cara, ontem eu fiquei 2 horas tentando fazer o meu processador chegar a 3.4 ou 3.5 e n consegui de jeito nenhum. Estou usando a BIOS que vem instalada na placa e um C2Q 9300. É realmente necessário utilizar a BIOS beta pra da um over bom no meu procesador? E quanto as voltagens, o que eu tenho que fazer pra funcionar estável a 3.4ghz? Tenho 2 x 2Gb 800MHz...
 
Eu parei de tentar fazer Over aqui. Ja to com a Bios 1.2. Até deu nas memos, mas deu uma travada umas 8 horas depois. O Processador so vou tentar quando terminar o meu speed (talvez na semana que vem). Peguei uns dados para o Q9300 no techreport (mas não tentei ainda). Naõ sei se a Bios beta seria melhor
 
Não consigo fazer ove rna placa pq ela pula de vcore 1,225 para 1.375. Não tem valores intermediários. Tentei ativar o D.O.T mas nao vejo over nenhum pelo cpu-z..nem com aplicativos rodando em full
 
Galerinha é o seguinte, diferentemente das outras placas a Diamond adiciona voltagem ao Vcore padrão.
Por Exemplo o Q9300 tem Vcore Padrão de 1.22V, se eu colocar lá na bios 0.1225 ele vai adicionar isso aos meus 1.22v que eu já tinha.
Não é que pule de 1.225 para 1.375.
Infelizmente eu também pensava assim até ler nos fóruns internacionais sobre a placa.
Ainda estou testando os overclocks, a versão da minha bios é a 1.2 já veio na placa.
Acredito que consiga-se dar um bom over com essa versão.
Abraços !
 
Pô kamikaze...achei que eu fosse o único cara no Brasil com essa mobo...totalmente escasso de informações em fóruns nacionais..tô passando perrengue para over aqui, pro fim coloquei tudo em stock de tanto saco cheio que fiquei. A minha comprei em janeiro dese ano e veio com BIOS 1.0 e não fazer mais upgrade de bios depois que perdi minha P5b dlx fazendo upgrade de bios...se pude me passar uns links para over passaae, essa sua dica do incremento de voltagem eu nem cheguei a imaginar isso
 
Célio é o Seguinte, a P7N diamond é hiper mega estranha para dar overclock.
Passei 3 semanas lendo em sites gringos para poder começar a entender como chegar no over estável nesse placa mãe.
Por enquanto estou com o Q9300 a 3.0, mas pretendo mais pra frente 3.2 ou 3.3
É chata, é complicada, mas quando se dá over estável é uma monstra de placa.
Vou te passar as refeências do meu overclock:
CPU VOLTAGE - Aqui o CPU Voltage adiciona + 0.XXXX no VID(seria a voltagem inicial do processador), bom até ai tudo bem, mas o estranho é o seguinte há uma opção na bios INTEL EIST , ligado o VID fica 1.23, desligado o VID fica 1.15. Não tem como dar over estável com o VID 1.15. QUads a 3.0 ou mais precisam de média de 1.31 a 1.37 de Vcore. Logo deixe Enable para poder ter vid de 1.23.
Posteriormente vc vai ter que mecher no NB, FSB termination Voltage entre outras coisas.
Vou por aqui como estão as voltagens do meu over e vc se baseia a partir disso para overclockar o seu E8400.

FSB Clock - 1600
DRAM Clock - 800
CPU V - 0.100V (lembrando que isto está sendo adicionado ao VID)
DRAM V - 2.10V
NB V - 1.45 V
SB V - 1.55V
DIM REF Memory - 1.075
NB Ref - 1.045
Memory Termination Voltage - 1.275
FSB Termination Voltage - 1.300

Tente usar meu over como referência e vá testando.
Boa Sorte !

Use o Intel Burn Test para ver se está estável leva cerca de 8 minutos em vez de 24 horas de prime95.
 
Valeu a dica..vou tentar aqui
fsb 1600 seria o meu objetivo deixar em 3600mhz estaria ótimo
 
Por isso eu nem esquentei em fazer over. Mas com as dicas do colega KamikazeSono eu me animei a tentar. Depois eu comento o que deu aqui
 
na minha BIOS esses parametros aparecem diferentes:
DIM REF Memory - 1.075
NB Ref - 1.045
aparecem como -1, -1, +1, +2 ..até 80!!
não entendi nada
 
Célio é o Seguinte, a P7N diamond é hiper mega estranha para dar overclock.
Passei 3 semanas lendo em sites gringos para poder começar a entender como chegar no over estável nesse placa mãe.
Por enquanto estou com o Q9300 a 3.0, mas pretendo mais pra frente 3.2 ou 3.3
É chata, é complicada, mas quando se dá over estável é uma monstra de placa.
Vou te passar as refeências do meu overclock:
CPU VOLTAGE - Aqui o CPU Voltage adiciona + 0.XXXX no VID(seria a voltagem inicial do processador), bom até ai tudo bem, mas o estranho é o seguinte há uma opção na bios INTEL EIST , ligado o VID fica 1.23, desligado o VID fica 1.15. Não tem como dar over estável com o VID 1.15. QUads a 3.0 ou mais precisam de média de 1.31 a 1.37 de Vcore. Logo deixe Enable para poder ter vid de 1.23.
Posteriormente vc vai ter que mecher no NB, FSB termination Voltage entre outras coisas.
Vou por aqui como estão as voltagens do meu over e vc se baseia a partir disso para overclockar o seu E8400.

FSB Clock - 1600
DRAM Clock - 800
CPU V - 0.100V (lembrando que isto está sendo adicionado ao VID)
DRAM V - 2.10V
NB V - 1.45 V
SB V - 1.55V
DIM REF Memory - 1.075
NB Ref - 1.045
Memory Termination Voltage - 1.275
FSB Termination Voltage - 1.300

Tente usar meu over como referência e vá testando.
Boa Sorte !

Use o Intel Burn Test para ver se está estável leva cerca de 8 minutos em vez de 24 horas de prime95.

Cara, minha mb não é uma dessas mas eu achei ultra simples oveclocar ela, por enquanto o proc tá a 3,0ghz só fiz aumentar o FSB VTT VOLTAGE em 0,1v e tá tudo blz, as memos de 667 tão a 800 com estabilidade perfeita! sem contar que, na 1° Sreen do Proberty o setup da BIOS é exatamente igual a minha, não entendo mesmo essa dificuldade toda em overclocar uma mobo dessas. vo ficar aqui de olho no tópico, se por acaso precisar eu posso dar uma ajuda.
 
Só upar a bios para versão 1.2.
P7N Diamond é bem chatinha sim pra overclocar.
 
Bom, eu consegui aqui usando essa configuração

Intel EIST – disable
FSB – 1500
Multiple – 7.5X
DRAM Clock – 900 / 5-5-5-18 (manual)
CPU V – 0.11250V
DRAM V – 2.10V (maximo seguro)
NBV – 1.375 (maximo estavel. Acima disso trava)
SBV – 1.55V
NB Ref – 1.045
DIMM Ref Memory – 1.075
Memory Termination Voltage – 1.275
FSB Termination Voltage – 1.300


Pelo CPU-Z 1.50 o meu Q9300 tá a 2.8GHZ. Achei que ia dar mais. Ativando a opção Intel EIST o clock fica igual. Fora os numeros não senti diferença de desempenho (também não rodei nada pesado pra comparar; dai fica dificil, né?!)
 
Proberty mas multiplador 7,5 vai dar 2,8mhz mesmo. 1500/4=375. 375x7,5= 2,8
Meu processadpr stock é 3,0ghz
Vc já tentou elevar esse multiplicador?
 
Sempre gostei de MSI...
 
Proberty mas multiplador 7,5 vai dar 2,8mhz mesmo. 1500/4=375. 375x7,5= 2,8
Meu processadpr stock é 3,0ghz
Vc já tentou elevar esse multiplicador?

Consegui elevar o FSB até 1560 estavel, ficando com 2.92Ghz. As memos não vão além de 900 (talvez mudando latencias e etc até de).
Aqui o multiplicador só tem 3 'posições": 7,5 (stock), 7 e 6. Deixando o EIST ligado eu vi pelo CPU-Z o multiplicador dele em 5.5 mas na Bios eu não consegui outros valores. Mas confesso: sou novato em over. Pode até ser que de pra mudar sim.
Como agora não to precisando de desempenho, voltei pro stock.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo