Não é de hoje que somos os primeiros a denunciar as atitudes covardes e sujas das empresas de tecnologia em games e esta semana depois do tão falado desligamento de PhysX caso a placa de vídeo princípal seja uma ATI, além da falta de otimização proposital e cheias de intensões desta mesma tecnologia PhysX para uso em CPUs, infelizmente temos que fazer nosso papél e relatar tudo, agora vem à tona outros elementos comprovando que NVIDIA e a desenvolvedora RockSteady agiram de forma conjunta para não permitir a melhor escolha de anti-aliasing para o seu jogo Batman: Arkham Asylum.
O assunto para pessoas que não são muito técnicas é realmente complicado, mas em resumo, o referido jogo é compatível com o recurso de anti-aliasing diretamente nas suas configurações internas, porém a opção ativa somente quando uma VGA NVIDIA está instalada. Até aí não tem problemas para a concorrência da NVIDIA que não foi agraciada pela RockSteady, pois com a nova versão dos drivers de vídeo Catalyst, o anti-aliasing já pode ser ligado externamente pelo painel Catalyst.
Porém agora vem a parte que ninguém desconfiou e que passaria totalmente desapercebido da imensa maioria dos gamers, Ian McNaughton, representante da ATI, fez um hack no sistema de identificação da placa de vídeo e substituiu o ID da ATI por um código da NVIDIA, e o que aconteceu foi justamente a liberação das opções de anti-aliasing ingame , além disso a performance aumentou na ATI, pois para quem não sabe, quando o anti-aliasing é feito ingame, os desenvolvedores podem otimizar o desempenho e garantir a máxima performance possível pois somente vai acontecer o efeito onde for preciso, quando é forçado o anti-aliasing pelo painel externo, normalmente o efeito é sobre toda a geometria que o jogo apresenta o que acaba diminuindo a performance. Em resumo, usuários da ATI precisam forçar pelo painel do driver, e como não conseguem ativar pelo jogo, eles perdem FPS forçadamente.
Ian em seu blog dá o tom das críticas e aponta NVIDIA a grande manipuladora de recursos chaves em games, através do seu TWIMTBP, jogos como NFS: Shift e Resident Evil5 também tiveram ajustes para favorecer as placas da NVIDIA, entre outros problemas apontados. Veja a sua explicação sobre o assunto:
AMD prides itself on supporting open standards and our goal is to advance PC gaming regardless whether people purchase our products. Unfortunately, not everyone shares our philosophy. Nvidia has recently sampled some newly released The Way it is Meant to be Played titles, including Batman: Arkham Asylum, to press in hopes that they would use these titles to benchmark against the HD Radeon 5870 and 5850. There are some known issues with these proprietary TWIMTBP titles.
Batman: Arkham Asylum In this game, Nvidia has an in-game option for AA, whereas, gamers using ATI Graphics Cards are required to force AA on in the Catalyst Control Center.
The advantage of in-game AA is that the engine can run AA selectively on scenes whereas Forced AA in CCC is required to use brute force to apply AA on every scene and object, requiring much more work.
Additionally, the in-game AA option was removed when ATI cards are detected. We were able to confirm this by changing the ids of ATI graphics cards in the Batman demo. By tricking the application, we were able to get in-game AA option where our performance was significantly enhanced. This option is not available for the retail game as there is a secure rom.
To fairly benchmark this application, please turn off all AA to assess the performance of the respective graphics cards. Also, we should point out that even at 2560×1600 with 4x AA and 8x AF we are still in the highly playable territory …
Need for Speed: Shift
In another TWIMTBP title, we submitted a list of issues that we discovered during the games’ development. These issues include inefficiencies in how the game engine worked with our hardware in addition to real bugs, etc.. We have sent this list to the developer for review. .
Unfortunately you will be unable to get a fair playing experience with our hardware until the developer releases a patch to address and fix our reported issues.
Resident Evil 5
AMD was unable to receive builds of this game early enough to get a chance to test and address any open issues. We will work with the developer to test and adjust any compatibility or performance issues that we encounter.
Fontes:
http://www.framebuffer.com.br/node/100642
blogs.amd.com
chw.net
techpowerup.com
Agradecimentos: www.framebuffer.com.br
O assunto para pessoas que não são muito técnicas é realmente complicado, mas em resumo, o referido jogo é compatível com o recurso de anti-aliasing diretamente nas suas configurações internas, porém a opção ativa somente quando uma VGA NVIDIA está instalada. Até aí não tem problemas para a concorrência da NVIDIA que não foi agraciada pela RockSteady, pois com a nova versão dos drivers de vídeo Catalyst, o anti-aliasing já pode ser ligado externamente pelo painel Catalyst.
Porém agora vem a parte que ninguém desconfiou e que passaria totalmente desapercebido da imensa maioria dos gamers, Ian McNaughton, representante da ATI, fez um hack no sistema de identificação da placa de vídeo e substituiu o ID da ATI por um código da NVIDIA, e o que aconteceu foi justamente a liberação das opções de anti-aliasing ingame , além disso a performance aumentou na ATI, pois para quem não sabe, quando o anti-aliasing é feito ingame, os desenvolvedores podem otimizar o desempenho e garantir a máxima performance possível pois somente vai acontecer o efeito onde for preciso, quando é forçado o anti-aliasing pelo painel externo, normalmente o efeito é sobre toda a geometria que o jogo apresenta o que acaba diminuindo a performance. Em resumo, usuários da ATI precisam forçar pelo painel do driver, e como não conseguem ativar pelo jogo, eles perdem FPS forçadamente.
Ian em seu blog dá o tom das críticas e aponta NVIDIA a grande manipuladora de recursos chaves em games, através do seu TWIMTBP, jogos como NFS: Shift e Resident Evil5 também tiveram ajustes para favorecer as placas da NVIDIA, entre outros problemas apontados. Veja a sua explicação sobre o assunto:
AMD prides itself on supporting open standards and our goal is to advance PC gaming regardless whether people purchase our products. Unfortunately, not everyone shares our philosophy. Nvidia has recently sampled some newly released The Way it is Meant to be Played titles, including Batman: Arkham Asylum, to press in hopes that they would use these titles to benchmark against the HD Radeon 5870 and 5850. There are some known issues with these proprietary TWIMTBP titles.
Batman: Arkham Asylum In this game, Nvidia has an in-game option for AA, whereas, gamers using ATI Graphics Cards are required to force AA on in the Catalyst Control Center.
The advantage of in-game AA is that the engine can run AA selectively on scenes whereas Forced AA in CCC is required to use brute force to apply AA on every scene and object, requiring much more work.
Additionally, the in-game AA option was removed when ATI cards are detected. We were able to confirm this by changing the ids of ATI graphics cards in the Batman demo. By tricking the application, we were able to get in-game AA option where our performance was significantly enhanced. This option is not available for the retail game as there is a secure rom.
To fairly benchmark this application, please turn off all AA to assess the performance of the respective graphics cards. Also, we should point out that even at 2560×1600 with 4x AA and 8x AF we are still in the highly playable territory …
Need for Speed: Shift
In another TWIMTBP title, we submitted a list of issues that we discovered during the games’ development. These issues include inefficiencies in how the game engine worked with our hardware in addition to real bugs, etc.. We have sent this list to the developer for review. .
Unfortunately you will be unable to get a fair playing experience with our hardware until the developer releases a patch to address and fix our reported issues.
Resident Evil 5
AMD was unable to receive builds of this game early enough to get a chance to test and address any open issues. We will work with the developer to test and adjust any compatibility or performance issues that we encounter.
Fontes:
http://www.framebuffer.com.br/node/100642
blogs.amd.com
chw.net
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Agradecimentos: www.framebuffer.com.br
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