Configurar rede wireless

T u R n

Well-Known Member
Registrado
Aqui em casa tem 2 desktop e 2 notebook. Tudo conectado por rede sem fio, o provedor é da Virtua (acho que é 4m). Acontece que quando foi instalada/configurada esta rede nos 4 pcs, não estava morando aqui e com isso não configurei e nem meu pai sabe como foi feita a instalação/configuração. Estou querendo formatar um dos desktop ( o outro está parado, quebrado) mas acontece que tenho medo de perder toda a configuração da internet e não conseguir conectar a internet nele.

Não sei se para conectar a rede está precisando de senha ( se cadastraram todos as placas de rede daqui de casa nesta rede), meu pai diz que quem configurou fez tudo certinho pensando na segurança. Como posso verificar isso? Formatando este pc como devo proceder depois? Teria algum link do tipo? Já vi vários para montar a rede sem fio porém não achei algo do tipo, de alguma já pronta e neste meu caso saber o que fazer.

É uma Net Virtua (2m ou 4M) com um modem Motorola SBV5121.
 
A única coisa com que vc tem que se preocupar é a senha da rede, pq o resto da configuração é toda feita no roteador.

Procure ver com quem instalou a rede qual a senha que ele colocou.
Esse é um dos problemas, já que meu pai disse que foi o cara da Net, mas nem ele sabe a senha. Não é póssível saber sem precisar consultar a pessoa que instalou ? Porque vai ser bem difícil saber quem foi.
Foi instalada tem 1 ano e meio, voltei tem 5 meses.
 
Esse é um dos problemas, já que meu pai disse que foi o cara da Net, mas nem ele sabe a senha. Não é póssível saber sem precisar consultar a pessoa que instalou ? Porque vai ser bem difícil saber quem foi.
Foi instalada tem 1 ano e meio, voltei tem 5 meses.
Então o jeito vai ser resetar o roteador pra voltar com a senha de fábrica, mas aí vc terá que reconfigurar toda a rede.

Dá uma olhada na carcaça dele, vai ter um buraco bem pequeno que vc alcança com a ponta de uma caneta ou qualquer objeto mais fino.

Apertando ele por alguns segundos o roteador irá resetar, daí é só ver no manual a senha de fábrica e os processos p/ configurar a rede/internet.
 
Nem acredito, imprimi alguns tutoriais sobre configuração de roteador e tava lendo agora o manual do meu roteador. A partir do ip dele tentei acessar, coloquei um login/senha meio que padrão e tive acesso a ele. Alegria e raiva. Primeiro porque não irei precisar resetar e raiva porque o f.. do cara que configurou devia ter mudando esta senha.
Agora irei adicionar um ou outro notebook a esta rede. Menos mal que a senha para ter acesso a rede não é facil, já que tentei vários "padrões" e não consegui.

Esse meu pc que irei formatar, ao instalar de novo ele terá acesso normal a rede ou irá precisar inserir de novo a senha? Outra coisa adicionando este notebook a rede, e não sabendo a senha da rede é possível ter sucesso?No caso só sei a senha do roteador
 
Nem acredito, imprimi alguns tutoriais sobre configuração de roteador e tava lendo agora o manual do meu roteador. A partir do ip dele tentei acessar, coloquei um login/senha meio que padrão e tive acesso a ele. Alegria e raiva. Primeiro porque não irei precisar resetar e raiva porque o f.. do cara que configurou devia ter mudando esta senha.
Agora irei adicionar um ou outro notebook a esta rede. Menos mal que a senha para ter acesso a rede não é facil, já que tentei vários "padrões" e não consegui.

Esse meu pc que irei formatar, ao instalar de novo ele terá acesso normal a rede ou irá precisar inserir de novo a senha? Outra coisa adicionando este notebook a rede, e não sabendo a senha da rede é possível ter sucesso?No caso só sei a senha do roteador
Senha do roteador não é a senha da rede.

Pra configurar uma senha pra essa última vc tem que ir no menu Wireless > Security, escolher o tipo de senha (WEP, WPA ou WPA2) e digitar a senha.

É essa senha que vc vai usar quando quiser se conectar à rede através do notebook.
 
Senha do roteador não é a senha da rede.

Pra configurar uma senha pra essa última vc tem que ir no menu Wireless > Security, escolher o tipo de senha (WEP, WPA ou WPA2) e digitar a senha.

É essa senha que vc vai usar quando quiser se conectar à rede através do notebook.

Entao, a do roteador to sabendo e a da senha vi que tava com os asteriscos. A partir destes asteriscos descobri a senha da Rede. Vi qual o nome que era da Rede e a partir do notebook pesquisei as redes wireless e uma delas encontrou a minha ( tem umas 10) pediu o nome (iss, algo assim) coloquei certinho e depois coloquei a senha que tava com asterisco.

Está entrando na internet certinho. Mas não cadastrei nada de Mac Adress nem outra coisa deste notebook nas configurações do Roteador.

Outra coisa, formatando o pc ao instalar de novo o windows ele irá funcionar a internet tranquilo ou irá precisar mais em algo?

Amanhã irá ou iria vir um técnico para mexer nesta rede,mas já to quase desistindo já que to aos poucos aprendendo, estou um bom tempo "fora" desta parte de pc por isso que não instalei esta rede aqui em casa já que não morava aqui com meus pais ano passado. Meu pai chamou alguem da Net e essa pessoa configurou tudinho. Eu fuçando acho que acabei tirando a conexão dos 2 outros notebook que tinham o mac adress configurado no roteador.
 
Última edição:
O que não to entendendo, é que a senha do roteador ta como uma das padroes.
Estou querendo alterar e vou em System/Password
E tem Administrador e user. As 2 senhas são muito difíceis porém não são elas que são exigidas para "entrar" no roteador. Onde que mudo esta senha para "entrar" no roteador"? Deveria ser cobrado estas 2 difíceis.
 
Última edição:
o mac adress é so copiar do roteador para os pcs conectados!!!!
tu tem que resetar o roteador pras senhas mano!
abs
 
O que não to entendendo, é que a senha do roteador ta como uma das padroes.
Estou querendo alterar e vou em System/Password
E tem Administrador e user. As 2 senhas são muito difíceis porém não são elas que são exigidas para "entrar" no roteador. Onde que mudo esta senha para "entrar" no roteador"? Deveria ser cobrado estas 2 difíceis.
Senha do roteador eu mesmo nunca altero, pq pra alguém conseguir acessá-lo é preciso se conectar à rede primeiro.

Em relação ao cadastro de MAC adress é uma boa sim, mas tb não é necessário.
 
o mac adress é so copiar do roteador para os pcs conectados!!!!
tu tem que resetar o roteador pras senhas mano!
abs

não fiz a parte do mac adress. Não entendi quanto a resetar/senhas. Pra que resetar? Já que to sabendo todas as senhas?

Senha do roteador eu mesmo nunca altero, pq pra alguém conseguir acessá-lo é preciso se conectar à rede primeiro.

Em relação ao cadastro de MAC adress é uma boa sim, mas tb não é necessário.

E quanto a formatar ao pc que faz conexão a cabo com o roteador, ao instalar de novo no xp ele irá reconheceer tudo normal ou irá precisar alterar algo nele ou no roteador?
 
Última edição:
Basta deixar a rede do PC em DHCP que ele pega todas as configurações do router automaticamente.

Ah ta tranquilo. Ontem fiz essa configuração na rede de casa, meu pai usa a rede do escritório e daqui de casa no mesmo notebook. Acontece que hoje alguem iria configurar esta rede do escritório. Chegando ao escritório ele obteve sucesso na conexão com a rede de lá. Falou que o nome da rede era tal e estava funcionando tudo ok. Estranho que o nome que ele falou é o mesmo da Rede daqui de casa. Então parece que o nome/senha das redes do escritório e casa são os mesmos.

Mas lá não foi feita nada em relação ao Mac Adress e nem aqui. Apenas ao tentar na rede coloquei o diss (algo assim) e depois a senha. Lá não precisou nada do tipo.
 
Ah ta tranquilo. Ontem fiz essa configuração na rede de casa, meu pai usa a rede do escritório e daqui de casa no mesmo notebook. Acontece que hoje alguem iria configurar esta rede do escritório. Chegando ao escritório ele obteve sucesso na conexão com a rede de lá. Falou que o nome da rede era tal e estava funcionando tudo ok. Estranho que o nome que ele falou é o mesmo da Rede daqui de casa. Então parece que o nome/senha das redes do escritório e casa são os mesmos.

Mas lá não foi feita nada em relação ao Mac Adress e nem aqui. Apenas ao tentar na rede coloquei o diss (algo assim) e depois a senha. Lá não precisou nada do tipo.
SSID, que é o nome da rede.

O lance do MAC é só se vc quiser limitar o acesso a quem estiver cadastrado, mas se não mexer nisso vai funcionar normalmente.
 
SSID, que é o nome da rede.

O lance do MAC é só se vc quiser limitar o acesso a quem estiver cadastrado, mas se não mexer nisso vai funcionar normalmente.

Quanto a segurança muda muito não né? Já que isso é mais para limitar, porém a segurança é configurada de outro modo. Cadastrado o Mac ele não vai pedir nem o SSID nem a senha na 1ª vez que tentar conectar?
Se não precisar da autenticação de Mac então qualquer um pode tentar conectar porém tem que saber o SSID e a senha né?

Mas como você falou que para ter acesso ao roteador no caso de alguem que esteja fora da rede, é preciso saber antes a senha da rede?

As senhas que estão em: System/Password
PAra adminastrador e user correspondem a que?
Já que a partir deste computador que estava conectado a rede, acessei como administrador com outra senha.
 
Quanto a segurança muda muito não né? Já que isso é mais para limitar, porém a segurança é configurada de outro modo. Cadastrado o Mac ele não vai pedir nem o SSID nem a senha na 1ª vez que tentar conectar?
Se não precisar da autenticação de Mac então qualquer um pode tentar conectar porém tem que saber o SSID e a senha né?

Mas como você falou que para ter acesso ao roteador no caso de alguem que esteja fora da rede, é preciso saber antes a senha da rede?

As senhas que estão em: System/Password
PAra adminastrador e user correspondem a que?
Já que a partir deste computador que estava conectado a rede, acessei como administrador com outra senha.
Não sei te explicar como funciona o esquema do MAC pq eu nunca usei, mas acredito que peça senha sim.

E sim, pra alterar configurações do roteador tem que estar conectado à rede primeiro. Portanto é necessário saber a senha da rede.
 
Aproveitando, tenho uma rede wi fi aqui, queria fazer um controle de banda com um programa facil, uso o dlink 2640t, pq meu irmao fica baixando uns educativos la e qdo vou jogar da um lag ferrado aqui, alguem sabe de algum programa?
 
Aproveitando, tenho uma rede wi fi aqui, queria fazer um controle de banda com um programa facil, uso o dlink 2640t, pq meu irmao fica baixando uns educativos la e qdo vou jogar da um lag ferrado aqui, alguem sabe de algum programa?
A maneira mais fácil é instalar um programa de controle de banda no PC dele.

Recomendo o Net Limiter
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo