Zalman 360W morre aos 2 anos de idade

Donas

Member
Registrado
É galera, após 2 anos com minha Zalman 360W, ela acabou morrendo na madrugada de domingo para segunda-feira. Fui dormir e esqueci o computador ligado no domingo à noite, quando acordei na segunda-feira pela manhã, o computador estava desligado, o fuzível do filtro de linha queimado e não saia tensão nenhuma dos molex da fonte.

Agora vamos ao que interessa. A Zalman tem 3 anos de garantia. Procurei, procurei, procurei e cheguei a conclusão de que realmente perdi a nota fiscal da fonte, então não vou poder trocar na loja.

Existe alguma possibilidade de trocar diretamente com a Zalman? Como o pessoal faz com a XFX?

Uma boa tarde a todos.
 
Oloco! Mas do nada assim de deixar ligado queimou?

Quanto a garantia, entre em contato com a fabricante
 
Só para estatística, por favor responda. Como alimentavas essa fonte?
- Direto na tomada; Qual a tensão?
- Com um dispositivo de proteção; Se puderes cite a marca/modelo.
- Com módulo isolador;
- Com estabilizador;
- Com no-break.

Grato..
 
Verifica com a loja sobre a nota fiscal, eles tem a obrigação de emitir uma segunda via caso seja necessário.
 
De todas Zalman que contei que deram defeito, mais de 10 só nos foruns que frequento, nenhuma causa provável foi encontrada ainda e todas elas estavam ligadas desde direto na tomada, como em filtros de linha básicos, de alta qualidade como os APC, como estabilizadores e nobreaks. Eu tinha salvo em um pendrive todos os relatos que fui encontrando nos foruns, mas infelizmente perdi, o pendrive deu um problema e perdi o arquivo... Mas lá no ForumPCs tem um tópico em que eu postei links de várias Zalman que deram defeito que relataram em foruns, só não lembro mais qual o tópico.

É por isso que digo, tem gente que entra em contato comigo via MP "desesperado" pq acabou de comprar uma fonte e não quer que ela queime, daí a pessoa diz leu que o estabilizador detona a fonte e que nobreak detona a fonte e qual filtro de linha deve escolher ou se deve ligar direto ou se é verdade que não pode usar nobreak... ai eu respondo o que eu sei e digo: ficar paranóico com isso não adianta, as fontes sem mais nem menos queimam, não importa o jeito que você liga na tomada. É claro que teoricamente há maneiras melhores de se alimentar uma fonte, mas querer encontrar uma solução pra elas não queimarem ("nunca"), isso não existe!

Agora baseado nos relatos, as Zalman têm falhado estranhamente e em relativo pouco tempo. A minha tá beirando os 2 anos, ligada num nobreak simples APC de 600VA, e espero que não pife tão cedo! Se pifar relatarei nos foruns...
 
Última edição:
Oloco! Mas do nada assim de deixar ligado queimou?

Quanto a garantia, entre em contato com a fabricante

sim, queimou com o computador em stand by.

Só para estatística, por favor responda. Como alimentavas essa fonte?
- Direto na tomada; Qual a tensão?
- Com um dispositivo de proteção; Se puderes cite a marca/modelo.
- Com módulo isolador;
- Com estabilizador;
- Com no-break.

Grato..

tensão 127 volts, um filtro de linha da clone que considero mais uma extensão do que um filtro de linha.

Verifica com a loja sobre a nota fiscal, eles tem a obrigação de emitir uma segunda via caso seja necessário.

O problema é que comprei num prédio, onde tem centenas de lojas e shoppings de informática, com um monte de stands e não lembro onde comprei, afinal faz 2 anos.

a venda fica registrada no sistema da loja

fala com eles pra emitirem uma segunda via da nota

Como disse acima, não lembro onde comprei a fonte.

De todas Zalman que contei que deram defeito, mais de 10 só nos foruns que frequento, nenhuma causa provável foi encontrada ainda e todas elas estavam ligadas desde direto na tomada, como em filtros de linha básicos, de alta qualidade como os APC, como estabilizadores e nobreaks. Eu tinha salvo em um pendrive todos os relatos que fui encontrando nos foruns, mas infelizmente perdi, o pendrive deu um problema e perdi o arquivo... Mas lá no ForumPCs tem um tópico em que eu postei links de várias Zalman que deram defeito que relataram em foruns, só não lembro mais qual o tópico.

É por isso que digo, tem gente que entra em contato comigo via MP "desesperado" pq acabou de comprar uma fonte e não quer que ela queime, daí a pessoa diz leu que o estabilizador detona a fonte e que nobreak detona a fonte e qual filtro de linha deve escolher ou se deve ligar direto ou se é verdade que não pode usar nobreak... ai eu respondo o que eu sei e digo: ficar paranóico com isso não adianta, as fontes sem mais nem menos queimam, não importa o jeito que você liga na tomada. É claro que teoricamente há maneiras melhores de se alimentar uma fonte, mas querer encontrar uma solução pra elas não queimarem ("nunca"), isso não existe!

Agora baseado nos relatos, as Zalman têm falhado estranhamente e em relativo pouco tempo. A minha tá beirando os 2 anos, ligada num nobreak simples APC de 600VA, e espero que não pife tão cedo! Se pifar relatarei nos foruns...

Acho que foi azar mesmo, tanto que nem me interessei na razão pela qual a fonte morreu e sim pela garantia pra trocar logo a fonte.

Um abraço a todos.
 
MInha zalman 460w morreu com 1 ano e 15 dias....da mesma forma..deixei ligada fui durmir..acordei desligado....fucei, fucei, afinal era uma zalman, não imaginei que fosse a fonte...fui a última coisa que chequei..e pra minha "sorte" era a fonte...garantia da loja era 1 ano...abri a fonte...tava fechando curto, preço pra arrumar era melhor comprar outra...vc é o segundo que vejo com zalman queimando do nada...somos "sortudos" ou oque?Não mandei pra zalman...pensei nisso depois...já tinha ido pro lixo de tanta raiva que fiquei.
 
tensão 127 volts, um filtro de linha da clone que considero mais uma extensão do que um filtro de linha.

Eu vejo um "bom" motivo para explicar o falecimento da sua fonte. Não posso afirmar categoricamente sobre este filtro de linha, mas vindo da Clone a sua proteção contra surtos deve ser praticamente inexistente. E para piorar a sua situação a sua Zalman não tinha nenhuma proteção para isso, apesar da excelente filtragem contra ruídos. Ou seja, ela não morreu "do nada".

Sinto lhe dizer meu amigo, mas você cometeu um suicídio terrível usando a sua fonte com um filtro de linha genérico e sem proteção alguma (aliás, você mesmo admite que não pode ser considerado uma proteção, e sim uma extensão). Eu imagino que seu erro foi acreditar que a Zalman poderia suprir muito bem este papel (mesmo que ela tivesse proteção contra surtos era super recomendável que você usasse uma primeira proteção, mas decente).
 
Última edição:
Nessa horas que eu fico feliz pelo meu filtro clamper 220v. Espero que ele nao permita a "morte subita" da minha fonte rsrs..
 
Os clone possuem um pequeno varistor de 10mm internamente + fusivel, o que indica uma pequena proteção contra picos de tensão. Se o fusivel do filtro tava queimado, provavelmente o varistor deve ter tentando suprimir algum pico de tensão e curto-circuitou. Troca o fusivel por um de mesma amperagem e veja se ele queima de novo em seguida ou então a fonte em si entrou em curto.
 
Eu vejo um "bom" motivo para explicar o falecimento da sua fonte. Não posso afirmar categoricamente sobre este filtro de linha, mas vindo da Clone a sua proteção contra surtos deve ser praticamente inexistente. E para piorar a sua situação a sua Zalman não tinha nenhuma proteção para isso, apesar da excelente filtragem contra ruídos. Ou seja, ela não morreu "do nada".

Sinto lhe dizer meu amigo, mas você cometeu um suicídio terrível usando a sua fonte com um filtro de linha genérico e sem proteção alguma (aliás, você mesmo admite que não pode ser considerado uma proteção, e sim uma extensão). Eu imagino que seu erro foi acreditar que a Zalman poderia suprir muito bem este papel (mesmo que ela tivesse proteção contra surtos era super recomendável que você usasse uma primeira proteção, mas decente).

Então por que meu monitor, meu modem adsl, meu switch e o meu netbook não queimaram? Estavam todos ligados e o netbook estava em standy by assim como meu computador. Eles estavam ligados no mesmo filtro de linha que minha Zalman. E não queimaram. Não foi culpa minha, nem da Zalman. Creio que tenha sido azar e só.

De qualquer maneira, resolvi não mandar para garantia, meu pai vai abrir e consertar a fonte. Amanhã posto o final da história. Valeu galera.
 
Os clone possuem um pequeno varistor de 10mm internamente + fusivel, o que indica uma pequena proteção contra picos de tensão. Se o fusivel do filtro tava queimado, provavelmente o varistor deve ter tentando suprimir algum pico de tensão e curto-circuitou. Troca o fusivel por um de mesma amperagem e veja se ele queima de novo em seguida ou então a fonte em si entrou em curto.

troquei o fusível assim que acordei e vi tudo desligado, o filtro voltou a funcionar normalmente e a fonte não ligou mais.
 
Então por que meu monitor, meu modem adsl, meu switch e o meu netbook não queimaram? Estavam todos ligados e o netbook estava em standy by assim como meu computador. Eles estavam ligados no mesmo filtro de linha que minha Zalman. E não queimaram. Não foi culpa minha, nem da Zalman. Creio que tenha sido azar e só.

De qualquer maneira, resolvi não mandar para garantia, meu pai vai abrir e consertar a fonte. Amanhã posto o final da história. Valeu galera.

Picos de tensão na rede são comuns, e nem sempre eles são fatais (mesmo sem uma proteção adequada a maioria dos aparelhos são capazes de aguentar picos bem maiores do que a tensão nominal), diferente de uma descarga de um raio por exemplo que fatalmente mataria tudo que tem aí. Ou seja, o fato do seu netbook, modem ADSL e swith não terem sito afetados não quer dizer que você tenha o cenário ideal aí contra surtos (muito pelo contrário, não tem). A única certeza é que a Zalman não possui nenhum MOV (veja, nenhum!) nem para primeiro nível de proteção (um cenário que pode ser bem diferente dos seus outros aparelhos, pois dependendo do modelo até eles podem ter essa proteção em suas fontes).

E claro, nem precisamos alongar sobre esse filtro da Clone, como você mesmo já disse.

PS: A Zalman não ter uma proteção contra surtos no seu estágio de filtragem não a condena como uma fonte ruim, pois isso é justamente a função de um bom protetor. A questão é que para um pico violento (como uma descarga de um raio) vá parar justamente no protetor (que geralmente usa um fusível removível ou um disjuntor) e não chegue a fonte de alimentação (já que o estrago pode ser grande e mesmo que seja uma simples troca o fusível no caso delas é bem trabalhoso, ao contrário de um protetor externo).
 
Última edição:
Esse caso aí acredito que não teria resolvido por nenhuma proteção externa, há outros relatos de pessoas usando excelentes protetores ainda assim a fonte queimou, algumas até com o indutor do PFC Ativo mostrando sinais de queima mesmo, deixando todo indutor preto, como se tivesse aquecido bastante.
 
Esse caso aí acredito que não teria resolvido por nenhuma proteção externa, há outros relatos de pessoas usando excelentes protetores ainda assim a fonte queimou, algumas até com o indutor do PFC Ativo mostrando sinais de queima mesmo, deixando todo indutor preto, como se tivesse aquecido bastante.

Evidente que há casos que nem protetor salva e nem podemos afirmar o que foi que aconteceu no caso dele, mas pelo disposto eu diria que a hipótese mais plausível.
 
Eu vejo um "bom" motivo para explicar o falecimento da sua fonte. Não posso afirmar categoricamente sobre este filtro de linha, mas vindo da Clone a sua proteção contra surtos deve ser praticamente inexistente. E para piorar a sua situação a sua Zalman não tinha nenhuma proteção para isso, apesar da excelente filtragem contra ruídos. Ou seja, ela não morreu "do nada".

Sinto lhe dizer meu amigo, mas você cometeu um suicídio terrível usando a sua fonte com um filtro de linha genérico e sem proteção alguma (aliás, você mesmo admite que não pode ser considerado uma proteção, e sim uma extensão). Eu imagino que seu erro foi acreditar que a Zalman poderia suprir muito bem este papel (mesmo que ela tivesse proteção contra surtos era super recomendável que você usasse uma primeira proteção, mas decente).
Acho que vc está exagerando,MUITO.
Minha ST350BKV "lixão" ta firme e forte desde 2006,foi ligada já em filtros de linhas do naipe da clone e direto na tomada.
Minha ST400PAD tb vai fazer 1 ano,ligado direto num filtro de linha xing-ling.
E pelo que sei,no máximo que um filtro de linha vagaba tipo clone vai fazer é não ofercer proteção adicional,funcionar como uma extensão apenas.
Qualquer fonte decente como uma Zalman já tem "filtro de linha" interno e elementos de proteção.
Pra min,essas fonte Zalman de 360W e 460W mais que provaram serem problemáticas,hje sou mto mais comprar uma OCZ similair ou mesmo umas STs boas(nada de bkv,etc) do que zalman..
Relato de Zalman pifando tem aos montes nos fórums,qualquer um que pesquisar no google pode conferir ;)
Picos de tensão na rede são comuns, e nem sempre eles são fatais (mesmo sem uma proteção adequada a maioria dos aparelhos são capazes de aguentar picos bem maiores do que a tensão nominal), diferente de uma descarga de um raio por exemplo que fatalmente mataria tudo que tem aí. Ou seja, o fato do seu netbook, modem ADSL e swith não terem sito afetados não quer dizer que você tenha o cenário ideal aí contra surtos (muito pelo contrário, não tem). A única certeza é que a Zalman não possui nenhum MOV (veja, nenhum!) nem para primeiro nível de proteção (um cenário que pode ser bem diferente dos seus outros aparelhos, pois dependendo do modelo até eles podem ter essa proteção em suas fontes).

PS: A Zalman não ter uma proteção contra surtos no seu estágio de filtragem não a condena como uma fonte ruim, pois isso é justamente a função de um bom protetor. A questão é que para um pico violento (como uma descarga de um raio) vá parar justamente no protetor (que geralmente usa um fusível removível ou um disjuntor) e não chegue a fonte de alimentação (já que o estrago pode ser grande e mesmo que seja uma simples troca o fusível no caso delas é bem trabalhoso, ao contrário de um protetor externo).
Zalman não tem nem proteção contra surto?Qualquer fonte meia boca "de marca"tem,já abri até genéricas que tinham!
Bela economia porca da Zalman hein(junto com capacitores problemáticos capxon em alguns modelos)
 
Última edição:
Acho que vc está exagerando,MUITO.

É sua opinião, eu respeito

Minha ST350BKV "lixão" ta firme e forte desde 2006,foi ligada já em filtros de linhas do naipe da clone e direto na tomada.
Minha ST400PAD tb vai fazer 1 ano,ligado direto num filtro de linha xing-ling.

Eu não sei sobre a 350BKV, mas a 420BKV que tem uma fama muito ruim tem MOV no estágio de filtragem contra picos e acho muito difícil que a 400PAD também não o tenha.

E pelo que sei,no máximo que um filtro de linha vagaba tipo clone vai fazer é não ofercer proteção adicional,funcionar como uma extensão apenas.

Isso ninguém discorda, apesar de que como o próprio rau disse, ela possui um Varistor (entre F-N) de 10 mm com alguma proteção, mas claro que não é o ideal.

Qualquer fonte decente como uma Zalman já tem "filtro de linha" interno e elementos de proteção.

Aí você se engana completamente:

"Apesar de esta fonte ter dois capacitores Y adicionais em seu estágio de filtragem de transientes e dois capacitores X e uma bobina de ferrite adicionais após a ponte de retificação, ela não tem um varistor (MOV), que é essencial para eliminar picos provenientes da rede elétrica."

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1477/3

Quanto a filtragem (e outras proteções como OPP, OCP, etc.), correto, toda fonte decente tem, inclusive estas Zalman. Mas como eu tinha dito antes, não é "obrigação" da fonte ter proteção contra surtos, o ideal é realmente ter um protetor externo (é indesejável "deixar" que uma descarga de tanto mil volts chegue até a fonte). Portanto na minha opinião isso em si não desqualifica estas Zalman.

Pra min,essas fonte Zalman de 360W e 460W mais que provaram serem problemáticas,hje sou mto mais comprar uma OCZ similair ou mesmo umas STs boas(nada de bkv,etc) do que zalman...
Relato de Zalman pifando tem aos montes nos fórums,qualquer um que pesquisar no google pode conferir ;)

Como você discordou de mim, vou ter que discordar de você pelo explicação que eu dei acima. E vou ter que discordar veemente quanto você preferir as Seventeam à Zalman, pois se for a nível de problemas, vejo muitas Seventeam no mesmo barco (não desqualifico a marca por isso, cada caso é um caso).

Zalman não tem nem proteção contra surto?Qualquer fonte meia boca "de marca"tem,já abri até genéricas que tinham!
Bela economia porca da Zalman hein(junto com capacitores problemáticos capxon em alguns modelos)

Pois é, mas é fato.


Quero que fique bem claro aqui que não estou afirmando que o problema do amigo do fórum foi oriundo destes motivos explicitados por mim, apenas quis elucidar que o cenário onde a fonte se encontrava não era o ideal (longe disso), e isso na MINHA OPINIÃO pode ter colaborado e muito. Mas, eletrônica não é minha especialidade, meu embasamento se deve a muita leitura, principalmente dos mestres rau e faller.
 
Última edição:
Pessoal essa questão de ter varistor ou não na entrada da fonte é uma opção do fabricante e não justifica má qualidade de projeto. Qualquer "régua" simples costuma vir com um varistor + fusivel, colocar na fonte que opera de 90-240V seria redundante, mas infelizmente alguns importadores e fabricantes inescrupulosos colocam no mercado produtos apenas com chave liga/desliga e fusível. Nas seventeam BKV até justifica pq esses varistores salvam a fonte ao liga-la em 220V com a chave seletora em 115V - experiência propria.

Os componentes de filtragem na entrada da fonte, indutores e capacitores X e Y (Os Y necessitam de um sistema de aterramento adequado) são capazes de atenuar alguns picos de tensão de menor energia. Essas fontes suportam muito bem picos na ordem de 1000-1500V por um tempo de subida e elevação do pico de respectivamente 8us/20us sem a presença de um varistor.

Eu afirmo com certa certeza que o problema dessa fonte não foi problema com energia elétrica, foi uma falha prematura de algum componente ruim que saiu em algum lote.
 
Última edição:
Bom galera, ontem a noite decidi dar uma olhada nas fontes de alimentação e em um site de busca, achei uma loja física vendendo uma OCZ400SXS por 140 reais e acabei comprando.

Quanto a Zalman meu pai já abriu e viu que queimou um transistor, ele vai mandar trazer de são paulo, vai trocar e ver se a fonte volta à vida.

Depois eu posto que fim levou a fonte. Valeu aos que ajudaram. Abraço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo