E6600 @ 3.2 vs Q9400 @ Stock

kym3ra

!
Registrado
Pessoal minha duvida é bem simples, no desempenho geral do pc, tanto em jogos quanto nos aplicativos simples, com qual dos dois processadores (nas condições do titulo do tópico) terei melhor desempenho.
Estava querendo fazer um up no processador, mas como não rola um overclock aqui com essa mobo nos 45nm fiquei em duvida, será que no fim das contas ganharei um desempenho razoavel, perderei ou fica na mesma?
 
Eu manteria o Q6600, já eh um otimo processador com over. Só trocaria pelo Q9450 ou Q9550.





vlwzxx..
 
Eu manteria o Q6600, já eh um otimo processador com over. Só trocaria pelo Q9450 ou Q9550.
vlwzxx..

:p Na verdade é o irmão menor do Q6600. É um E6600 (2 nucleos)
 
AHSHAUSA ' li completamente errado, maus aee. Valhe a pena ir de Q9400 sim, afinal, 2 nucleos a mais, 45nm, mais cache L2, ...





vlwzxx..
 
Fica com o E6600. Vc provavelmente consegue subir ele a 3.6ghz (400 x 9). Se precisar de dicas pode me pedir. Usei um bom tempo essa mobo e a p5b, quando eram as duas mobos tops. Devo lembrar alguma coisa.

Quanto ao Q9400, vc vai rodar a 2.66ghz pois a P5W não overclocka processadores 45nm. Só de reconhecer já é um milagre. O fator "45nm" no seu caso só vai atrapalhar. Além do mais, de 4mb de cache para 6mb vai mudar pouca coisa.

É quase 1Gh de diferença(contando com o overclock), não troca nem a pau só porcausa de 2 cores a mais.
 
Amigos eu tava pensando aqui agora. Dá pra fazer algo bem interessante.
Quanto consigo +- na minha mobo e no meu processador aqui no fórum?
 
q9400 sem dúvidas, 4 núcleos de processamento e tecnologia mais nova, além do mais com um "coolerzin" dos mais modestos como o TX3 você consegue um over bem satisfatório, aqui eu estou com o meu @3.2GHz com o vcore padrão...
 
q9400 sem dúvidas, 4 núcleos de processamento e tecnologia mais nova, além do mais com um "coolerzin" dos mais modestos como o TX3 você consegue um over bem satisfatório, aqui eu estou com o meu @3.2GHz com o vcore padrão...

Certamente, se ele overclockasse na motherboard do colega, que mal suporte cpu 45nm.
 
Então, tava pensando em comprar uma EP45-UD3L + Plaquinha WiFI (sim preciso dela).
Gastaria uns R$400 nisso. Daí eu vendo a mobo + processador dou + R$100 e pego no minimo um Q8400 e faço um over nele para uns 3.4Ghz...
 
Olha, o problema é vender essa p5w...

Mas não custa tentar. A que eu tinha dei de presente pra um amigo. hehe

Ainda acho que colocando esse e6600 a 3.6ghz já fica legal. Mais adiante muda de plataforma, pega 1156 ou 1366.
 
Olha, o problema é vender essa p5w...

Mas não custa tentar. A que eu tinha dei de presente pra um amigo. hehe

Ainda acho que colocando esse e6600 a 3.6ghz já fica legal. Mais adiante muda de plataforma, pega 1156 ou 1366.

Porque seria problema? Pediria algo em torno de R$200, o mesmo preço de uma G31M, acredito que qualquer um em perfeito juízo escolheria a P5W.
 
Porque seria problema? Pediria algo em torno de R$200, o mesmo preço de uma G31M, acredito que qualquer um em perfeito juízo escolheria a P5W.

Eu pegaria a g31... hoje em dia se usa cpus 45nm e o chipset 975x suporta 45nm praticamente por milagre, e não dá nem pra pensar em fazer overclock com cpu 45nm nesse chipset. Não sobe, dá bug na BIOS, etc. É uma placa velha. Já no g31 vc usa com um e5x00 ou e7x00 e o espanco é grande.
Salvo engano tem uma porta sata a mais, etc...

Me lembro quando eu tinha a p5w ainda, pensava que ainda era uma baita placa :p Depois caí na real.
 
Eu pegaria a g31... hoje em dia se usa cpus 45nm e o chipset 975x suporta 45nm praticamente por milagre, e não dá nem pra pensar em fazer overclock com cpu 45nm nesse chipset. Não sobe, dá bug na BIOS, etc. É uma placa velha. Já no g31 vc usa com um e5x00 ou e7x00 e o espanco é grande.
Salvo engano tem uma porta sata a mais, etc...

Me lembro quando eu tinha a p5w ainda, pensava que ainda era uma baita placa :p Depois caí na real.

Sei lá cara, fico afim de tentar.
Tipo, pra over realmente a P5W nunca foi forte, mas tem WiFI e RAID além de suportar os 45nm. Pra alguém que não pensa em over é uma boa pedida.
O problema é se eu comprar a EP45 e ficar com a P5W na mão.
 
Na epoca a P5W era boa pra over sim... lá pelos 430 de FSB(lembrando que tratava-se de cpus 65nm)... e a P5B acima.

Tenta vender ela primeiro então. De repente se vender o "kit" mobo + cpu vai mais facil.

Enquanto isso coloca o e6600 a 3.6ghz.

Qualquer coisa é só perguntar que tento ajudar na medida do possível...

Abraço.
 
Na epoca a P5W era boa pra over sim... lá pelos 430 de FSB(lembrando que tratava-se de cpus 65nm)... e a P5B acima.
Tenta vender ela primeiro então. De repente se vender o "kit" mobo + cpu vai mais facil.
Enquanto isso coloca o e6600 a 3.6ghz.
Qualquer coisa é só perguntar que tento ajudar na medida do possível...
Abraço.

Beleza, vou deixar em 3.6Ghz por enquanto.
Agora em janeiro vou anunciar a P5W aqui mesmo no fórum, quando vender (Um dia vai :p) eu pego a EP45, vendo o E6600 e pego um Q8400 ou o Q9400.
Valeu ae pela ajuda!
 
Então, tava pensando em comprar uma EP45-UD3L + Plaquinha WiFI (sim preciso dela).
Gastaria uns R$400 nisso. Daí eu vendo a mobo + processador dou + R$100 e pego no minimo um Q8400 e faço um over nele para uns 3.4Ghz...

Pra fazer isso é melhor migrar pra AMD, que tem processadores MUITO MELHORES que o Q8400 custando bem menos.

Se for pra mudar a mobo é bom ir de i5 ou AM3. LGA775 é muito forte, mas já era, perdeu o sentido de compra já.

E essa onda de dizer que não seria uma boa trocar é coisa de quem ainda não se deparou com um processador com mais de dois núcleos pela frente. Eu também achava que eram pouquíssimos jogos que me dariam mais performance antes de pegar um. É incrível como descobrimos até jogos de 3 anos atrás que aproveitam os núcleos todos dando uma performance extraordinariamente superior. Aliás, este é o momento pra trocar. Dirt 2, Shift, Saboteur e MW2 são apenas 4 exemplos de jogos recentes que rodam precariamente ou abaixo do satisfatório em processadores com dois núcleos e maravilhosamente bem nos processadores de quatro.
 
Última edição:
Pra fazer isso é melhor migrar pra AMD, que tem processadores MUITO MELHORES que o Q8400 custando bem menos.

Se for pra mudar a mobo é bom ir de i5 ou AM3. LGA775 é muito forte, mas já era, perdeu o sentido de compra já.

E essa onda de dizer que não seria uma boa trocar é coisa de quem ainda não se deparou com um processador com mais de dois núcleos pela frente. Eu também achava que eram pouquíssimos jogos que me dariam mais performance antes de pegar um. É incrível como descobrimos até jogos de 3 anos atrás que aproveitam os núcleos todos dando uma performance extraordinariamente superior. Aliás, este é o momento pra trocar. Dirt 2, Shift, Saboteur e MW2 são apenas 4 exemplos de jogos recentes que rodam precariamente ou abaixo do satisfatório em processadores com dois núcleos e maravilhosamente bem nos processadores de quatro.

Qual era seu processador antigo e o atual?
 
Qual era seu processador antigo e o atual?

Era um E5, que tem performance coisa de 20% abaixo de um E7. Meu ganho chega a 80% em alguns jogos. Então nem rola essa de "ah, mas era um processador com pouco cache" :p

Atualmente é um Phenom II X4 955BE. Custou-me ridículos 370 reais e vem com multiplicador destravado. Ou seja: Qualquer mobo AM2+ que seja compatível com o software AMD Overdrive é capaz de fazer overclock nele de maneira extremamente fácil e tranquila. Eu até me arrependo de ter comprado uma mobo de 280 reais, deveria ter ido numa mais barata se conhecesse o AMD overdrive.
 
Considerando que tenho R$500 em mãos e ainda consigo algo com a venda do Processador e da Mobo atual, qual seria um combo legal da AMD?
Outra dúvida existe mobo pra Phenom 2 que suporte DDR2?? (Ops já achei tem sim :p)
 
Última edição:
Considerando que tenho R$500 em mãos e ainda consigo algo com a venda do Processador e da Mobo atual, qual seria um combo legal da AMD?

Eu montei aqui um ECS 780GM-A Ultra + Phenom II X4 955BE por 679 reais. Aproveitei minhas memos DDR2 e estou adorando o resultado.

Mas parece que existe melhor escolha de placa-mãe, comprei essa porque estava com pressa e era a única disponível aqui no Rio, não queria comprar na net e esperar pelos Correios, ainda mais em fim de ano.
 
É algo a se pensar.
Legal isso já estava enjoado da plataforma mesmo.

Vou pensar bem, talvez agora em janeiro volte a minhas origens :p
Dificil vai ser acostumar com a bios, over, etc em AMD.
Ultima pergunta, quanto de over você já conseguiu pegar nesse processador?

vlw!
 
É algo a se pensar.
Legal isso já estava enjoado da plataforma mesmo.

Vou pensar bem, talvez agora em janeiro volte a minhas origens :p
Dificil vai ser acostumar com a bios, over, etc em AMD.
Ultima pergunta, quanto de over você já conseguiu pegar nesse processador?

vlw!

Tá sendo tão complicado pra mim esse negócio de over em AMD que eu tô usando o AMD overdrive. Excelente software. Faço tudo pelo Windows sem precisar reiniciar. Só aumento o multiplicador e a voltagem e pronto, tá feito. Mas ele tem todas as opções que a melhor das mobos possui pelo CMOS. Acontece que por ser BE eu só preciso aumentar o multi mesmo.

Aqui tô pegando 3.8Ghz com 1.47 de Vcore (tô diminuindo aos poucos, comecei com 1.5). Temperatura tá bem suportável levando em consideração o overclock cavalinho pra um PII, 50 graus em idle e 65 em full.
 
Eu costumava usar um E8400@4.0Ghz e agora estou com um Q9400@3.75Ghz, e te digo uma coisa: mudou bosta nenhuma em jogos ( tirando GTA IV ). Sem contar que esse Q9400 é sofridooooooo pra overclock, mais de 3.8Ghz aqui só fica instalvel.

Desempenho no desktop e no geral mudou sim claro, mas muito pouco. Portanto, se for pra ter um processador em 3.2ghz quad x dual, de arquiteturas iguais ou similares, fique com o que vc está...
 
Eu costumava usar um E8400@4.0Ghz e agora estou com um Q9400@3.75Ghz, e te digo uma coisa: mudou bosta nenhuma em jogos ( tirando GTA IV ). Sem contar que esse Q9400 é sofridooooooo pra overclock, mais de 3.8Ghz aqui só fica instalvel.

Desempenho no desktop e no geral mudou sim claro, mas muito pouco. Portanto, se for pra ter um processador em 3.2ghz quad x dual, de arquiteturas iguais ou similares, fique com o que vc está...
Quais jogos você você costuma jogar?
 
Quais jogos você você costuma jogar?

Na época que eu costumava jogar era quase todos que saiam e eu curtia ( muitos ). Alguns exemplos:

DiRT
Crysis e Crysis Warhead
CS Source e afins que usam Source Engine ( HL2 & Cia, L4D...).
Unreal Tournament 3
GTA IV
Company of Heroes
GRID
HAWX
STALKER
Fallout 3
COD4 ( da pra considerar a mesma coisa que o MW2, afinal, questão gráfica não mudou nada ).

Ainda quer dúvidar? ( pelo que eu notei...)

O resto que eu jogo atualmente, eu não tinha naquela época.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo