Review ATI Radeon HD5870 - Core 2 Quad x Core i7

SHAFT

Adrena Old School
Registrado
Olá pessoal!

Eu e o user Nil_bad resolvemos fazer um teste que ainda intriga muitos users, que é a questão da 'CPU Bound' nos jogos. Para saber até que ponto uma CPU pode fazer a diferença na maioria ou em dererminados jogos para os gamers que usam uma placa de video para jogar, resolvemos optar pela single GPU mais forte do mercado que é a ATI Radeon HD5870.

Os processadores usados são um Core 2 Quad Q6600 e um Core i7, ambos testados com clocks de fabrica e com overclock, para ter uma ideia completa de como ambos vão desempenhar nos jogos e como o OC em cada um deles vai se refletir em ganhos nos jogos. O bacana de usar o Q6600 para teste é que sua performance, tanto em Stock como em overclock é perfeitamente comparavel com outros processadores da Intel e também da AMD em jogos, dando assim um interessante visão da performance que esses processadores podem chegar nos games comparado a TOP Core i7.

A análise é entre alguns dos principais jogos usados em reviews e de games que fazem melhor uso de CPUs mult-core, usando resolução de 1680x1050 por ser mais comum entre a maioria dos gamers, também usamos filtros e qualidade máxima dos jogos pra desmotrar extamente o cenário que nos custumamos jogar, demostrando assim o que cada um iria encontrar diante desses jogos com cada hardware.

Configurações:

Processador: Core 2 Quad Q6600 2.4Ghz Stock ( 3600mhz overclock )
ASUS Maximus formula
Memórias: 3x1GB @ 761Mhz
Placa de Video: ATI Radeon HD5870 sapphire 1Gb GDDR5 (STOCK)
Fonte: Satellite 8600EPS 600W

Processador: Intel Core i7 920 2.67Ghz ( overclock 4.2ghz)
Memórias: Patriot Viper 3x6gb 1600mhz cas 9:9:9:24
Placa Mãe: ASUS P6T Deluxe V2
Fonte: SevenTeam 850W V-Force ZAF
Placas de video: Sapphire ATI Radeon HD5870 1Gb (STOCK)
Monitor: LG 23" Full HD W2353V

Sistema Operacional: Windows 7 x86/x64 (para o Core i7)
Drive ATI: Catalyst 9.11 - Oficial Windows 7

Testes

Bench_Crysis_DX10_VH_4xAA.jpg
Bench_Crysis_DX10_VH_0xAA.jpg

Bench_RE5_DX10_8xAA.jpg
SF4_MQ_8xAA_16xAF.jpg

DIRT2_ULTRA_DX11_4xAA_16xAF.jpg
WIC_MQ_DX10_4xAA_16xAF.jpg

LOSTPLANET_MQ_DX10_8xAA_16xAF.jpg
FC2_UH_DX10_4xAA_16xAF.jpg
Stalker_cp_DX11-DX10_test.jpg


Conclusão:

Quando se fala em SINGLE GPU e uso de resolução altas, 1680x1050 e acima, como sabemos o processador é menos usado, no entanto muitas pessoas ainda se perguntam se processador X ou Y fazem a diferença e se vão gerar algum gargalo.

O resultados são claros e podemos notar que o Q6600 oferece um ótimo desempenho e melhor ainda com overclock, tirando alguns jogos com WIC é que a diferença foi mais notada, obviamente temos que levar em consideração que o Core i7 estava com overclock alto de 4200mhz, sendo assim podemos também concluir que se o mesmo tivesse em 3600mhz os resultados poderiam ficar mais próximos ainda.

Outro ponto que também deve ser destacado é que o Core i7, como outros processadores do mesmo nivel conseguem melhor performance em seus clocks de fabrica e pra quem não faz OC, sem duvidas isso é um diferencial a ser levado em conta na hora da compra ou troca da CPU.

Porque foi interessante o teste com o Core 2 Quad Q6600? Como sabemos CPUs com 4 cores são mais acessíveis em termos de custo, e o Q6600 é uma boa referência já que seu desempenho é similar a outros CPUs da Intel de outros da AMD como o Phenon II X4. Sendo assim, quando o user for escolher uma placa forma pra sua CPU vai poder análisar melhor o custo já que tem uma ideia da performance que elas podem oferecer nos jogos.

Vale a pena destaquer que HOJE o cenária é de jogos que fazem pouco uso das CPUs mult-core, obviamente se no futuro isso mudar, CPUs como Core i7 ou Quad Cores com maiores clocks vão levar vantagem no desempenho, mas sem duvida supreendeu ver o desempenho do Q6600 em jogos como Lost Planet que tem suporte até 8 Threads.

Bem é isso pessoal, espero que tenham gostado e que tal análise venha ajudar quem estava na duvida em trocar sua CPU. Me desculpem pela pouca variedade de testes, mas tempo se tornou algo dificil ultimamente

Abraços
SHAFT

PS. Obrigado Nil, por me ajudar nessa review e por todo trabalho que vc teve fazendo os testes! :yes:
 
muito bom o review biba :cool:
 
simplesmente perfeito o review! simples e objetivo!
parabéns aos dois!
 
Otimo review !!! :yes: E ainda tem gente que gasta grana com os I7 PARA JOGOS !!! :lol: Bom ao que deu a intender,é que os I7 não valem por o que fazem,eu tinha quase certeza que esses I7 PARA GAMES éra furada !!! :yucky: Aos que gastaram com os Core I7,I5 SOMENTE para GAMES por favor não me levem a mal,mas não foi um bom negocio na MINHA OPINIÃO !!! Pelo jeito não ha necessidade de gastar money com mais que os Q6xxx,Q9xxx para games !!! :yes: Agora o pessoal que tem os Core 2 Quad vera , que não ha necessidade de gastar mais grana com processador !!! :evil: E sim com placa de video !!! :snap: com excessão daqueles que querem ter somente hardware top ai é outra historia !!! :thumbs_up Quero ver agora aqueles tipos de topicos do tipo '' qual processador comprar AMD vs Intel I7 ??? '' MUITOOO ESCLARECEDOR ESSE TOPICO VALEU SHAFT and NIL_BAD !!! :yes::yes::yes:
 
Otimo review !!! :yes: E ainda tem gente que gasta grana com os I7 PARA JOGOS !!! :lol: Bom ao que deu a intender,é que os I7 não valem por o que fazem,eu tinha quase certeza que esses I7 PARA GAMES éra furada !!! :yucky: Aos que gastaram com os Core I7,I5 SOMENTE para GAMES por favor não me levem a mal,mas não foi um bom negocio na MINHA OPINIÃO !!! Pelo jeito não ha necessidade de gastar money com mais que os Q6xxx,Q9xxx para games !!! :yes: Agora o pessoal que tem os Core 2 Quad vera , que não ha necessidade de gastar mais grana com processador !!! :evil: E sim com placa de video !!! :snap: com excessão daqueles que querem ter somente hardware top ai é outra historia !!! :thumbs_up Quero ver agora aqueles tipos de topicos do tipo '' qual processador comprar AMD vs Intel I7 ??? '' MUITOOO ESCLARECEDOR ESSE TOPICO VALEU SHAFT and NIL_BAD !!! :yes::yes::yes:

bem... os testes foram feitos em single GPU! em dual GPU deve dar diferença. Se alguém que tiver um cross dessas monstrinhas puder ajudar, seria interessante.
 
Só acho que o review deveria ser feito no mesmo clock, e dps com o clock mais alto do i7 não? :lol:
 
Ótimo review... obrigado!

Tenho aqui uma máquina praticamente igual ao Nil_Bad, mais mesmo não tendo tanta diferença, vou trocar para o Core i7 assim que abaixar os preços no final de janeiro...

Agora pelos testes, o que muita gente não está atenta, o que importa na verdade é os FPS mínimos, que por exemplo no Crysis, Stalker e World in Conflict deu uma diferença boa...
 
Belo review! Seria legal fazer essa comparação com um cross de 5870 sendo q em single deu pra ver que um quad não deixa nada a desejar comparando com um i7. Parabéns! :yes:
 
Muito bom estes testes. Isso que ainda foi feito num Kentsfield, acho que se tivesse comparado num Yorkfield 12M (Q9550/Q9650) vs i7 clockado igual, a diferença ia ser praticamente nula.

Tem jogos que eu particularmente descarto como parâmetro, tipo o Stalker Call of Prypiat, que tem um gráfico MUITO RUIM, e é pesado desse jeito.

Agora o Lost Planet não tem o que fazer, só o Gulftown que vence ele e olha lá, joguinho pesado do inferno, Crysis é uma moça perto dele :lol::lol::lol:
 
Belo review, talvez meu Q6600 ainda tenha gás durante um tempo!
 
Mandaram muito bem no review! Eu não vejo ainda motivo, ao menos em meu caso, de partir para um i7 em busca de melhor performance. Com meu antigo cross de 4870 já fazia bonito nos jogos, agora com essa série 5xxx creio que poderei baixar o consumo (que foi um dos motivos que me fizeram vender as 4870).

Uma dica ao pessoal que usa AMD, uma comparação entre os processadores da marca seguindo o mesmo modelo desse review do Shaft e Nil seria interessantíssima.

[ ]s
 
EDIT: Desculpem-me, post saiu duplicado.
 
Última edição:
otimo review cara, parabens
 
Um Q6600 ainda é um baita processador, acho que fiz a escolha certa pois uso meu pc pra jogos e meu Q9550(@3,8 1,26 vcore) deve durar + um tempo. Muito bom o review.
 
Muito bom os testes!!!Cumpriram com o objetivo!!!
Parabéns!
 
Muito bom os testes parabéns aos dois, gostei muito de ver Q6600 brigando em alguns casos praticamente pau pau com I7, isso é bom pra turma do gargalo, lembro quando o nilbad fez o review da 5870 dele muita gente apareceu pra dizer que o Q6600 estava dando gargalo. Lógico que todo mundo sabe que o I7 é superior ao Q6600 ainda mais com um over 0.6ghz a mais, o teste foi excelente para mostrar que ainda não vale sair do Q6600/Q9550/Q9650 para um I5 ou I7 da vida só para jogar para outros aplicativos a diferença deve ser bem maior.

Uma duvida o teste do Street IV foi feito pelo benchmark do jogo? Eu fiz o teste em 1920x1080 aqui com o meu cross o teste no bench do jogo e resultado foi superior aos de vcs o que aconteceu sempre achei que uma 5870 fosse bem superior ao cross de 4850
Vejam a foto:
streetfighteriv20091231.png
 
Última edição:
Obrigado a todos pelos elogios! Fico feliz de ter sido útil com a análise.

bem... os testes foram feitos em single GPU! em dual GPU deve dar diferença. Se alguém que tiver um cross dessas monstrinhas puder ajudar, seria interessante.

Bem, o que eu reparei em diversas reviews e testes de users é que o mult-GPU é melhor no Core i7 (stock) x C2Q (stock).

Mas se vc pegar um C2Q desses e fazer overclock, não tenho duvidas que vai chegar perto do Ci7.

O diferencial do Ci7/i5 é esse no momento, pra quem não quer fazer OC e quer performance na sua configuração, vale a pena.


Só acho que o review deveria ser feito no mesmo clock, e dps com o clock mais alto do i7 não? :lol:

Mais ai que tá, eu usando a CPU em 4200mhz vc pode tirar melhores conclusões. Por exemplo, se a performance não fez diferença em um jogo X em 4200mhz, em 3600mhz vai fazer menos ainda, até igualando a performance. Já nos jogos aonde teve mais diferença entre as cpus, podemos concluir que se tivesse a 3600mhz a diferença tb poderia não ser muita.


Ótimo review... obrigado!

Tenho aqui uma máquina praticamente igual ao Nil_Bad, mais mesmo não tendo tanta diferença, vou trocar para o Core i7 assim que abaixar os preços no final de janeiro...

Agora pelos testes, o que muita gente não está atenta, o que importa na verdade é os FPS mínimos, que por exemplo no Crysis, Stalker e World in Conflict deu uma diferença boa...

Sim, os FPS minímos e a estabilidade dos nos FPS com o Core i7 isso é melhor, no entanto a diferença de investimento não vale tanto assim pra quem busca uma melhor relação Custo x beneficio na hora de montar o PC.

E Atoledo, eu não acho que os preços da Intel vão baixar, pelo que conheço eles vão se manter e ela vai partir para CPUs mais caras como o Ci7 com 6 cores.

Intel pode baixar se a AMD lançar um produto realmente competitivo por um preço mais baixo.

Belo review! Seria legal fazer essa comparação com um cross de 5870 sendo q em single deu pra ver que um quad não deixa nada a desejar comparando com um i7. Parabéns! :yes:

Brigado meu nobre!

Sem duvidas seria legal uma comparação assim, na verdade vou tentar combinar com meu amigo de usar um Phenon II X3 nos testes.

Acho que todos já devem saber que um C2Q tem a performance tão boa quanto esses novos Phenons II, sendo o preço bem interessante em alguns modelos e com ótima capacidade de OC.

[]'s
 
Já tinha dito pelo MSN, mas deixo aqui também meu elogio ao esforço dos amigos Shaft e nil_bad.

Pra jogos um bom quad como o Q6600 e um pouco de overclock já leva praticamente tudo muito bem, e legal ver também que o i7 em stock também não faz feio. Um Phenom II não deve ser diferente do Q6600.

[]´s
 
Excelente review, muito claro e objetivo, parabéns.

Muito bom ver o Q6600 com muita saúde ainda!
 
Boa Shaft.

Valeu pelos dados. :thumbs_up
 
Depois desse review, acho que até dei bobeira em vender meu bom e velho Q6600 para pegar um Q9550. Ao menos, no aspecto overclock vai ser bem melhor. Mais uma vez, parabéns aos 2 pelo belo trabalho :yes:
 
Putz, legal a idéia de vocês, mas de quem foi a idéia de utilizar clocks diferentes? Não dá pra comparar nada desse jeito. Se fosse clock de GPU diferente, ok, dá pra ter uma idéia, mas de CPU é mais complicado. Acabou desqualificando o que tinha tudo pra ser um ótimo review.


Seria legal ver testes de outros jogos que aproveitam melhor o processador, como o Shift, mas infelizmente não tem bench pra ele.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo