Quad Q9550 dá gargalo na 9600GT?

jonilson_fraga

Well-Known Member
Registrado
ai galera, to com uma duvida: comprei um quad Q9550 recentemente e tenho uma gforce 9600GT 512MB da zotac. Fiz uns testes no 3dMark com a GPU com over e ganhei cerca de 2500 pontos no CPU. Será q meu processador tá gargalando a 9600GT?

Abraço
 
Última edição:
pq cara? se for a respeito da mensagem repetida, foi bug do meu navegador...
mas se for a respeito da pergunta, é serio mesmo.
 
pq cara? se for a respeito da mensagem repetida, foi bug do meu navegador...
mas se for a respeito da pergunta, é serio mesmo.
 
ai galera, to com uma duvida: comprei um quad Q9550 recentemente e tenho uma gforce 9600GT 512MB da zotac. Fiz uns testes no 3dMark com a GPU com over e ganhei cerca de 2500 pontos no CPU. Será q a minha 9600GT em stock tah dando gargalo no processador?

Abraço

Isso não tem como acontecer amigo, só o contrario (CPU gargalar a VGA), mas no seu caso isso não vai ocorrer, o Q9550 empurra bem sua 9600GT :wave:
 
Acho q a 9600GT q vai dar gargalo no seu processador.........
 
Acho q a 9600GT q vai dar gargalo no seu processador.........

como nosso amigo acima disse, num é ao contrario? ou ce tá me zuanu?
 
como nosso amigo acima disse, num é ao contrario? ou ce tá me zuanu?

Não não

Mas acho q esse processador é do "nível" da GTX260 ou HD4870.

Mas de qualquer forma vc não terá problemas com o processador.
 
Sim,a 9600GT tá dando gargalo no seu Q9550 ;)
Coloca uma VGa melhor pra equilibrar esse sistema ..
 
Sim,a 9600GT tá dando gargalo no seu Q9550 ;)
Coloca uma VGa melhor pra equilibrar esse sistema ..

Explicando de maneira simples e rápida ao dono do tópico, pois, têm muitos outros tópicos informando sobre isso:

Um Processador serve, conforme o nome diz, para processar todas as trocas de dados entre os componentes de um Computador.

Se o mesmo tem um clock e FSBs altos e instruções complexas para estes cálculos, seguramente ele conseguirá processar uma carga maior por vez. A cada pulso de clock a quantidade de informações processadas será maior e transmitida com maior rapidez.

A VGA, como qualquer outro componente, depende desta velocidade, instruções, FSB e etc, além de seu próprio poder de cálculo para enviar os dados ao seu monitor, armazenar dados no cache de sua memória e ainda calcular a disposição 3D e efeitos no display.

1 - Se você tem uma VGA cuja potência é maior do que o Processador, o mesmo não conseguirá dar conta de TODO o potencial da mesma. Neste caso, ocorre o que chamam de "gargalo". Eu encaro isso como "ter o máximo possível no momento" de sua VGA. Afinal, ela vai empurrar bem o sistema em geral.

2 - Se você tem uma VGA cuja potência é menor do que o Processador, ela não vai segurar o Processador, mas irá render tudo o que pode. Se tu colocar uma nova VGA, mais potente e sentir diferença nos jogos, é por que o Processador estava sendo um fator limitante NAQUELE ESPECÍFICO CASO. Mas isso não quer dizer que deixou de usar o Processador de forma adequada.

_______________________________________________________________

Agora, respondendo à sua questão: SIM, o Q9550 é um Processador forte e tem muito mais para apresentar em execução com uma VGA mais forte. Mas com certeza a 9600GT, longe de ser uma placa gráfica fraca, vai demonstrar todo o poder que tem. Mas não pode-se esperar mais do que o hardware da mesma pode oferecer (ex.: Jogar em 1680x1050 ou mais, com filtros ativados com FPS considerados altos), afinal, aí já depende da placa gráfica em si.

Se ela não render o bastante para a resolução e filtros que tu costuma utilizar, fica á seu critério avaliar a troca, ou não.

Espero ter sido o mais claro possível, mas é difícil explicar sem impor um pouco de complexidade numa informação deveras complexa.


Abraço,

Tony M.
 
Última edição:
é cara como a galera toda falou ai jamais irá gargalar...um Q9550, principalmente overclockado, segura todas as placas de vídeo atuais creio eu...se quizer mais desempenho e tonar o pc mais "igual" compre uma placa de vidoe mais parruda...
 
Até um Pentium Dual Core E5XXX já é o suficiente para essa VGA 9600GT, nem GTX é...
 
Existe um mito na informática de que certas placas de vídeo não precisam de processadores mais robustos para o sistema continuar apresentando ganhos significativos.

Vamos esquecer a palavra gargalo, já que com o passar do tempo ela ficou marginalizada pelos desinformados e, portanto, antiquada.

O Q9550 ainda é um baita processador, não devendo em nada até mesmo para o Core i7 em jogos. Em jogos, veja bem! Então não se preocupe.

Até um Pentium Dual Core E5XXX já é o suficiente para essa VGA 9600GT, nem GTX é...

Isso não passa de um mito, como falei, Riot.

Não é bem assim. Quanto melhor o CPU, melhor o rendimento. O mesmo pra GPU. Se o cara que tem um E5 com um 9600GT resolver colocar um Phenom II da vida vai ter um ganho de performance em qualquer placa de vídeo.

Acontece que com placas de vídeo de pouca força (9400GT, HD4550, etc.) o aumento de frames nos jogos nem sempre será tão notado porque são placas que apresentam um rendimento fraco em jogos. Então subir de 22FPS pra 28FPS parece pouco, mas na verdade você tá tendo um aumento aí de quase 30% de performance. Isso que estou chutando os números. O mito saiu daí, da análise pobre sobre resultados. Não sua, claro, estou falando de modo geral.

A 9600GT é uma placa fortinha, tem desempenho bom e com um bom processador ao lado dela, como o Q9550, o rendimento em jogos é visivelmente superior. No caso acima é um rendimento superior não tão visível pelos frames baixos, concorda?).

Pelo menos este é um relato da experiência pessoal que já vivi aqui nas minhas máquinas e em comparações com outras. Entendeu meu ponto?
 
Última edição:
Não gargala não, na verdade, é cpu de sobra.

Pode pegar tranquilo!
 
Me esclareceu bastatnte galera, valeu pela explicação.
Aproveitando, qual a VGA com CxB bom que vcs recomendam para o rendimento ficar "igual" com o processador?
 
Me esclareceu bastatnte galera, valeu pela explicação.
Aproveitando, qual a VGA com CxB bom que vcs recomendam para o rendimento ficar "igual" com o processador?

Uma Gtx 260 cairia muito bem ai. Se prefere Ati iria de Hd4890, ambas ficariam ótimas no seu conjunto.
 
Ta sobrando processador por ai!
 
Rendimento ficar igual ao processador? Não acho que um Q9550 fique devendo pra qualquer VGA que seja hoje em dia... **** processador parrudo.
 
Concordo Vini, um amigo meu tem Q9550 e HD 4870 Vapor-X 2GB. **** que pariu. Sem comentários.
 
Esquece essa história de gargalo com Q9550. Como o Vinicam disse acima, esse processador leva qualquer VGA hoje em dia.
 
Não dá gargalo não. Tanto processador, quanto GPU são recentes e potentes o suficiente.
 
E um Phenom X4 945, gargala uma 4870 na resolução 1600x XXX?
 
Mais um com gargalite aguda hauhaauha , claro que não pois aguenta a GTX275, 5850 sem overcklock, claro que um over pelo menor que seja sempre é bom
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo