• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Computador reinicia se NÃO estiver com jogo aberto

Lucas Tinoco

Member
Registrado
Placa-mãe: B450m Ds3h
CPU: Ryzen 5 2600x
Cooler: Hyper 212 Turbo Evo
Memória RAM: duas hx424c15fb2/8
Fonte: Cx 750w 80 plus bronze
Discos: NvMe samsung 970 evoplus 500gb e Toshiba 7200rpm 500gb (só utilizo o ssd)
VGA: RTX 3070 EVGA Black Gaming

Overclock CPU/RAM: não
Overclock VGA:não

Onde o PC está ligado: Rede elétrica, filtro clamper.
Rede elétrica aterrada: não

Sistema operacional: Windows 10
Drivers: Atualizados, bios também está na última versão.
Versão BIOS: F60x (última disponível).


O computador apresenta constantes congelamentos e reinícios de sistema. No log de eventos aparece Kernel Power 41 63.
Não reinicia em modo de segurança.
Não reinicia com jogos pesados.
Só reinicia com tarefas leves (word e youtube).
Não reinicia em stress test.
Já tentei todas as soluções disponíveis na internet para o kernel 41 63.
Já entrei em contato com a Microsoft e pelo suporte remoto não teve solução.
Me ajudem, estou sem saída. Só consigo utilizar o pc tendo The Witcher 3 minimizado (sério).
 
Tenho um Evo 970 250GB em uma B450M Gaming e depois de formatar, minha máquina apresentava uns congelamentos a cada 30 segundos.
Não reiniciava. Mas os congelamentos eram constantes.

Utilizei o tutorial abaixo e se não me engano colocava a opção como Active. Os congelamentos pararam.
 
Dá uma olhada pra ver se a bios está atualizada, já apareceram vários relatos aqui no fórum de sistemas ryzen dando congelamentos e problemas de energia aleatórios só porque estavam com uma bios mais antiga.
 
Eu estou testando suas indicações, qualquer coisa edito aqui.

edit
A solução do Elroy não foi efetiva.
A solução do lordpaulera aparentemente resolveu, estou algumas horas sem problemas.
 
Última edição:
Se você fechar o clear cmos da placa mãe e tentar ligar ela, ela liga?
 
Item 16 na pagina 12 do manual da sua placa mãe (CRL_CMOS), com ela desligada da tomada feche com um jumper ligue na tomada e ligue no botão pra ver se ela liga ou não com o clear cmos fechado, se ligar sua placa mãe está com um defeito em um componente dela (podem ser muitos) que não dá pra identificar a olho nú porque não chegou a queimar mas foi danificado e como os componentes estão soldados a placa mãe teste de multímetro vai ser beeeem difícil de identificar, danificou a ponto de atrapalhar não chega a queimar o componente é tipo um cavalo de corrida perneta, ele caminha mas nunca mais vai correr.
 
Entendi. Vou tentar ver isso. Tem alguma dica alguma forma de fazer isso com cuidado?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Item 16 na pagina 12 do manual da sua placa mãe (CRL_CMOS), com ela desligada da tomada feche com um jumper ligue na tomada e ligue no botão pra ver se ela liga ou não com o clear cmos fechado, se ligar sua placa mãe está com um defeito em um componente dela (podem ser muitos) que não dá pra identificar a olho nú porque não chegou a queimar mas foi danificado e como os componentes estão soldados a placa mãe teste de multímetro vai ser beeeem difícil de identificar, danificou a ponto de atrapalhar não chega a queimar o componente é tipo um cavalo de corrida perneta, ele caminha mas nunca mais vai correr.
Fiz o procedimento, o PC ligou. E agora?
 
Última edição:
Se ligou com o CMOS fechado então ela tem algum (ou vários) pequenos componentes danificados, não o suficiente para que ela não ligue mas apresente erros durante o uso, seu problema é a placa mãe. Se ainda estiver na garantia acione ela para a troca.
 
Se ligou com o CMOS fechado então ela tem algum (ou vários) pequenos componentes danificados, não o suficiente para que ela não ligue mas apresente erros durante o uso, seu problema é a placa mãe. Se ainda estiver na garantia acione ela para a troca.
Não tá na garantia de venda, talvez na de fabrica. Mas me diga, não consigo achar esse negócio do CMOS em lugar nenhum. Onde consigo mais informações?
 
Eu começaria desmontando o PC inteiro, limpando slots e conectores com pincel+isopropílico/limpa-contatos e testando fora do gabinete. Problemas deveras esquisitos como esse podem ser causados por mau contato.
 
Eu começaria desmontando o PC inteiro, limpando slots e conectores com pincel+isopropílico/limpa-contatos e testando fora do gabinete. Problemas deveras esquisitos como esse podem ser causados por mau contato.
isso ae e tentaria por pc direto na tomada sem nada de "filtro clamper" pra ver tb e depois olharia as voltagens pra ver se estao todas de acordo

aida64 sensor mostra tudo, ver se 5v é 5v mesmo 3.3 etc nao pode fugir muito do padrao

lqttOsQ.png
 
Testei com rams diferentes que sei que estão boas, continua com travamentos.
O teste do cmos eu interpretei errado, o PC liga mas não gera imagem. Então acredito que nesse teste tbm passou.
Vou tentar monitorar as tensões, mas na BIOS já mostra algumas e estão dentro do padrão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acredito que não possa ser processador e placa de vídeo, já que em testes de estresse nada ocorre.
 
jW0M76.jpg
p79Xk3.jpg

Estressando o pc reparei que um componente cai pra menos de +12. A maquina nunca desligou em estresse, mas isso seria um comportamento anormal?
 
Última edição:
jW0M76.jpg
p79Xk3.jpg

Estressando o pc reparei que um componente cai pra menos de +12. A maquina nunca desligou em estresse, mas isso seria um comportamento anormal?
Sobre as voltagens da fonte, existe uma tolerância de de 5% para mais ou para menos que é normal .

Sobre os travamentos, não descarte a possibilidade de estar ocorrendo alguma incompatibilidade entre as memórias que vc tem ou que vc testou e o Ryzen ..

Um amigo meu passou por um problema com os Ryzen dele, no fim ele acabou trocando a memória com um amigo dele que tinha um PC Intel, ai em resumo... Essa memória que estava dando problema no Ryzen funcionou sem problemas no Intel do amigo dele, e a memória do amigo dele funcionou sem problemas no PC do meu amigo.. Ele ficou alguns meses tentando resolver até chegar nessa solução.. Já tinha trocado a versão do Windows, trocou de processador, placa mãe (estava na garantia, deram uma placa mãe nova pra ele e ainda devolveram a placa antiga, coisas da Kabum..kk ), Bios atualizada ... O importante foi que resolveu ... Ahh Ele colocou o Ryzen antigo na placa que a Kabum devolveu e que deveria estar com defeito e acabou montando um segundo PC( ele precisava de mais um ) .. Já vai fazer alguns meses que ele não teve mais problemas com nenhum dos 2 pcs ..
 
Meus pentes não são novos. A única coisa diferente no Pc é a placa de vídeo, e estou começando a achar que o problema é nela. Os meus pentes são indicados pela fabricante da placa, nessa configuração. Vou tentar testar outra placa de vídeo.
 
Descobriu o problema @Lucas Tinoco ? Estou tendo esse mesmo comportamento estranho...Posso deixar por muito tempo em stress que nunca crashou, mas as vezes eu vezes estou fazendo alguma coisa besta, dou um clique e reinicia

Kernel-Power
ID do Evento: 41
Categoria da Tarefa: 63
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo