[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Finalmente uma das grandes operadoras do BR lançou alguma forma de comprar o eSIM facilmente e online, inclusive para clientes atuais.

Só vc contratar algum plano ou fazer uma recarga de no mínimo R$10,00 (caso seja pré) e em minutos vc recebe o QR Code via e-mail. Tomara que as outras operadoras sigam a mesma ideia
 
Finalmente uma das grandes operadoras do BR lançou alguma forma de comprar o eSIM facilmente e online, inclusive para clientes atuais.

Só vc contratar algum plano ou fazer uma recarga de no mínimo R$10,00 (caso seja pré) e em minutos vc recebe o QR Code via e-mail. Tomara que as outras operadoras sigam a mesma ideia
Finalmente mesmo, uma funcionalidade que devia ser habilitada de forma totalmente virtual e acabaram obrigando a fazer numa loja física 😂😂

Fiz a compra aqui e na mesma hora recebi o email com qr code, ativei e fui no chat claro flex pedir a mudança do meu número para o chip e-sim e em 10 minutos já estava com ele funcionando 100%
 
Fiz a compra aqui e na mesma hora recebi o email com qr code, ativei e fui no chat claro flex pedir a mudança do meu número para o chip e-sim e em 10 minutos já estava com ele funcionando 100%
Bacana que deu certo com você tbm!

Engraçado como a Claro nem faça tanta de anunciar mais esse site...
 
Boa noite à todos!

Semana passada meu número foi portado para a Vivo e o serviço Voz HD só foi ativado após duas ligações para o setor técnico. Automaticamente também ativou o Voz Wi-fi, porém o que me desmotivou é que diferente da TIM, o Voz HD é meio instável, muitas vezes está no 4G, mas o sinal Voz HD cai, já na TIM ele é mais firme ou constante. Outra coisa que não gostei na Vivo é que o sinal cai com mais frequência p/ o 3G.

Alguma orientação?

São Paulo capital DDD 11
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E ontem foi o dia q a Vivo resolveu migrar a minha linha para o novo sistema, o Next. Além do VoLTE e Wi-Fi calling que pararam de funcionar, tbm n consigo mais consultar o consumo de internet no Meu Vivo. Tudo tá retornando uma msg de erro...

Breve n deve sobrar muitos VoLTE pra contar história tbm haha
@VCTGomes Olá amigo, tu poderia explicar mais sobre este tal sistema NEXT? O que é e como funciona, voz HD e voz wi-fi não funcionam nele etcetera?

Obrigado
 
Última edição:
Boa noite à todos!

Semana passada meu número foi portado para a Vivo e o serviço Voz HD só foi ativado após duas ligações para o setor técnico. Automaticamente também ativou o Voz Wi-fi, porém o que me desmotivou é que diferente da TIM, o Voz HD é meio instável, muitas vezes está no 4G, mas o sinal Voz HD cai, já na TIM ele é mais firme ou constante. Outra coisa que não gostei na Vivo é que o sinal cai com mais frequência p/ o 3G.

Alguma orientação?

São Paulo capital DDD 11
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Olá amigo, tu poderia explicar mais sobre este tal sistema NEXT? O que é e como funciona, voz HD e voz wi-fi não funcionam nele etcetera?

Obrigado
o 4G da TIM é melhor em questão de cobertura pq eles usam a B28 a rodo, em praticamente todas as ERBs, diferente da VIVO que usa a B7 e B3 e usa a B28 vez ou outra.

sobre o sistema NEXT é uma dúvida que também gostaria de saber, se é possível usar o VoLTE e VoWifi ou não.
 
Última edição:
Não era espinha de peixe não, comprei essa abaixo, uma b*sta, não recomendo.

Screenshot-20210315-091954-Chrome.jpg


Será que o problema não foi a pontaria? Essa antena tem um diagrama de irradiação estreito, poucos graus, literalmente uma agulha. Basta desviar do foco que perde o sinal.
 
Semana passada meu número foi portado para a Vivo e o serviço Voz HD só foi ativado após duas ligações para o setor técnico. Automaticamente também ativou o Voz Wi-fi, porém o que me desmotivou é que diferente da TIM, o Voz HD é meio instável, muitas vezes está no 4G, mas o sinal Voz HD cai, já na TIM ele é mais firme ou constante. Outra coisa que não gostei na Vivo é que o sinal cai com mais frequência p/ o 3G.]
Estranho. Aqui não tenho problemas tanto em relação ao VoLTE qnt às quedas para o 3G. Qnd acontece do sinal estar bem fraco, eu costumo ver o ícone do VoLTE sumir, mas é meio difícil.

@VCTGomes Olá amigo, tu poderia explicar mais sobre este tal sistema NEXT? O que é e como funciona, voz HD e voz wi-fi não funcionam nele etcetera?
É um novo sistema interno para gerenciamento interno na Vivo. Pra nós, não muda nada além da nova interface do Meu Vivo. O problema é q quando vc migra de planos o VoLTE tende a sumir.

sobre o sistema NEXT é uma dúvida que também gostaria de saber, se é possível usar o VoLTE e VoWifi ou não.
Sim, é possível. A própria Vivo já re-ativou o meu... o único porém foi que a troca de pré pra controle agora me fará perder o VoLTE, já que utilizarão plataformas diferentes.
 
Falando em Easy, qual os requisitos pra ter o VoLTE nesse plano? Tem que ter o modelo do aparelho na "whitelist" ou solicitar inclusão do VoLTE?
 
Falando em Easy, qual os requisitos pra ter o VoLTE nesse plano? Tem que ter o modelo do aparelho na "whitelist" ou solicitar inclusão do VoLTE?
VoLTE não disponível para Vivo Easy.

Aparelhos disponíveis aqui:
 
Falando em Easy, qual os requisitos pra ter o VoLTE nesse plano? Tem que ter o modelo do aparelho na "whitelist" ou solicitar inclusão do VoLTE?
Se vc ainda n for Vivo Easy, pode pedir a ativação no Pré-pago e, só depois, migrar pro Easy.

Se vc já for Vivo Easy, aí n tem como. Teria de cancelar o plano e ativar no Pré.
 
A Vivo acabou de liberar o codec HD no 3G para vários conhecido, inclusive pra quem tem Xiaomi. Acho que praticamente todas pessoas que ligo hoje, já são HD.

Fiz o teste comigo, desligando o 4G do telefone, mas, no meu caso, só consigo chamadas em HD através do VoLTE ainda.

Conversei com um engenheiro da Vivo e ele disse q ele esperava que final de março todos os clientes já estejam com o codec HD ativo


Meu irmão tentou várias vezes ativar o VoLTE no atendimento técnico, mas eles só liberam para Controle e Pós.
São atendentes despreparados mesmo. Pega o protocolo e reclama na Anatel ou na Ouvidoria e eles ativam por lá.
 
Última edição:
Hoje a Claro tá tensa aqui em João Pessoa. A banda larga ta lenta, o 4G também...
 
A Vivo acabou de liberar o codec HD no 3G para vários conhecido, inclusive pra quem tem Xiaomi. Acho que praticamente todas pessoas que ligo hoje, já são HD.

Fiz o teste comigo, desligando o 4G do telefone, mas, no meu caso, só consigo chamadas em HD através do VoLTE ainda.

Conversei com um engenheiro da Vivo e ele disse q ele esperava que final de março todos os clientes já estejam com o codec HD ativo



São atendentes despreparados mesmo. Pega o protocolo e reclama na Anatel ou na Ouvidoria e eles ativam por lá.
Isso faz sentido, notei uma boa melhora na qualidade do audio numa ligação minha da Oi 3G para um VIVO 3G, até estranhei pois geralmente a qualidade ficava assim quando era de TIM para TIM, mas vi que era uma ligação do meu Oi para um VIVO e estava excelente(isso pq não estava usando codec HD né, já que a Oi n tem esse codec)

Você consegue verificar se é o codec AMR-WB ou já é o novo EVS? se não me engano a TIM ainda usa o AMR-WB.

Só falta a Claro ativar esse codec HD no 3G, e digo isso pq a CLARO e VIVO é uma das únicas que ainda continuam investindo no 3G em 2021(a Claro principalmente), até citaria a Oi, mas ela vai deixar de existir né.
e a CLARO precisa ativar esse codec urgente, pq a qualidade das chamadas 3G da Claro são horríveis, pior até que da Oi, e já que eles ainda investem no 3G o mais lógico seria habilitar esse codec.

Tive que portar uma linha aqui de casa da TIM para a VIVO, cansei de esperar a TIM habilitar a B28 no 4G ou B5 no 3G aqui da minha região, e nem ativam o VoWifi, agora com a VIVO melhorou da agua pro vinho, o sinal não é tão bom como esperava graças ao 3G na B1, mas está bem melhor que a TIM, agora dá pra navegar de internet e fazer ligações sem querer quebrar o telefone de raiva, mas ainda estou aguardando a ativação do VoLTE e o VoWifi que ainda não habilitaram, já liguei umas 4 vezes na ouvidoria, na ultima me deram um prazo de 10 dias e falaram que a solicitação ainda está em análise, um outro detalhe que após a portabilidade esse número da TIM que virou VIVO está dando a mensagem que o número não existe quando algumas pessoas tentam ligar, só que se eu tentar ligar da VIVO para essas outras pessoas a ligação vai normal.
 
Última edição:
Sobre essa questão de qualidade no áudio, essas operadoras virtuais da vida utilizam isso das redes contratadas, tipo a surftelecom com a Tim?
Porque quando eu tinha Tim , lembro que o áudio era de boa, não faço ideia se ia pra 3G ou oq acontecia, mas nunca foi problema e essa semana usei um Intercel e todas as ligações foram muito ruins, reparei que ia pra 3g e o áudio era abafado, não conseguia entender quase nada, precisava a pessoa ficar repetindo a toda hora, não sei se do outro lado a pessoa me entendia direito ou não e isso foi com ligações para fixo e celular, não faço ideia quais eram as outras operadoras.
 
Sobre essa questão de qualidade no áudio, essas operadoras virtuais da vida utilizam isso das redes contratadas, tipo a surftelecom com a Tim?
Porque quando eu tinha Tim , lembro que o áudio era de boa, não faço ideia se ia pra 3G ou oq acontecia, mas nunca foi problema e essa semana usei um Intercel e todas as ligações foram muito ruins, reparei que ia pra 3g e o áudio era abafado, não conseguia entender quase nada, precisava a pessoa ficar repetindo a toda hora, não sei se do outro lado a pessoa me entendia direito ou não e isso foi com ligações para fixo e celular, não faço ideia quais eram as outras operadoras.
Na Tim o volte é perfeito, qualidade de voz é muito superior a Claro.
Na surf telecom cai pra 3G, mesmo usando rede da Tim.
 
Sobre essa questão de qualidade no áudio, essas operadoras virtuais da vida utilizam isso das redes contratadas, tipo a surftelecom com a Tim?
Porque quando eu tinha Tim , lembro que o áudio era de boa, não faço ideia se ia pra 3G ou oq acontecia, mas nunca foi problema e essa semana usei um Intercel e todas as ligações foram muito ruins, reparei que ia pra 3g e o áudio era abafado, não conseguia entender quase nada, precisava a pessoa ficar repetindo a toda hora, não sei se do outro lado a pessoa me entendia direito ou não e isso foi com ligações para fixo e celular, não faço ideia quais eram as outras operadoras.
As MVNO não tem VoLTE, mas no caso específico da Intercel/Surf Telecom, o HD Voice no 3G funciona sim, desde que o ddd seja igual. Já fiz o teste e a ligação é muito boa, igual a do VoLTE, afinal o codec é o mesmo.
 
Você consegue verificar se é o codec AMR-WB ou já é o novo EVS?
A Vivo já tem o EVS a muito tempo, mas ele é exclusivo pro VoLTE e poucos celulares suportam. O ícone fica HD+. Ontem, inclusive, fiz uma ligação pra um amigo q tem o celular compatível e a diferença do HD pro HD+ é absurda!

se não me engano a TIM ainda usa o AMR-WB.
Aí q tá. Fui fazer uns testes na prática e o ícone HD no 3G nem chega a aparecer. O codec ainda é o ARM-NB, mas acho talvez ainda estejam implementando e logo devem liberar o ARM-WB.

O hilário que se vc liga do VoLTE pro 3G, o celular usa o ARM-WB no lado do VoLTE e ARM-NB no lado do 3G. Acredito q ainda é implementação.
 
Pelo menos aqui em São Paulo capital, de todos que conheço que tem Vivo, só uma amiga tem o Voz HD ativado sem precisar pedir ao atendimento técnico. Mais ninguém tem o serviço. Quando a Vivo vai ativar sem que o cliente precise pedir?

Eu tenho porque pedi no atendimento técnico.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo