[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Fui ver o preço de 1 unidade do Ubiquiti AC Lite, 740 conto. Imagina pra ter 2.
Realmente não tem nenhum kit que faça o trabalho tão bem que pelo menos fique perto do desempenho de um Ubiquiti?
Porque, preço aqui tá sendo a questão também. Fiquei pesquisando e vendo vídeos, gostei muito do Tenda MW6, Deco M5, mas não sou eu quem vai dar o ok pra compra, então talvez até um Deco M4. Não descarto o Twibi Giga.
A intenção é interligar eles pelos cabos e aproveitar a porta que sobra pra ligar mais coisas nos cabos. O que não puder, fica no wi-fi.
Além disso, o roaming pra ter uma rede só e parar de ter que ficar toda hora trocando no celular as redes diferentes.
Gostei do MW6 da Tenda mostrar a intensidade do sinal quando eles não são interligados pelos cabos, assim dá pra interligar eles sem ter que ficar passando cabos pra lá e pra cá também se for essa a escolha. Dá pra achar o "lugar certo" deles ficarem.
Pelas contas que fizemos aqui, são 170m2 pra cobrir.
Ax1800 da xiaomi além de fazer o trabalho bem e ser mais barato ainda tem mais tecnologia como wi-fi 6

Ainda tem os ubiquiti com wi-fi 6 que não vieram pro Brasil. Mas naquele precinho né
 
Fui ver o preço de 1 unidade do Ubiquiti AC Lite, 740 conto. Imagina pra ter 2.
Realmente não tem nenhum kit que faça o trabalho tão bem que pelo menos fique perto do desempenho de um Ubiquiti?
Porque, preço aqui tá sendo a questão também. Fiquei pesquisando e vendo vídeos, gostei muito do Tenda MW6, Deco M5, mas não sou eu quem vai dar o ok pra compra, então talvez até um Deco M4. Não descarto o Twibi Giga.
A intenção é interligar eles pelos cabos e aproveitar a porta que sobra pra ligar mais coisas nos cabos. O que não puder, fica no wi-fi.
Além disso, o roaming pra ter uma rede só e parar de ter que ficar toda hora trocando no celular as redes diferentes.
Gostei do MW6 da Tenda mostrar a intensidade do sinal quando eles não são interligados pelos cabos, assim dá pra interligar eles sem ter que ficar passando cabos pra lá e pra cá também se for essa a escolha. Dá pra achar o "lugar certo" deles ficarem.
Pelas contas que fizemos aqui, são 170m2 pra cobrir.
Mano, tá custando R$ 559 na loja oficial da Ubiquiti.

 
Pessoal, tô precisando de uma ajuda.
Tenho hoje uma rede com o roteador da fibra + 3 decos M5. Até duas semanas atrás estava com 150mb e eles estavam me atendendo bem, mas agora estou com 500mb e no wifi os decos estão sofrendo um pouco (pra ter uma noção, no wifi do roteador da fibra a conexão bate em 600mb, já no deco tá batendo 350mb, no cabo os dois se saem bem).
A ligação hoje está feita da seguinte forma:

  • 1 deco (nó principal) está ligado via cabo no roteador da fibra
  • 1 deco (secundário) está ligado via cabo ao nó principal
  • 1 deco (terceiro) está ligado via wifi ao segundo deco, sendo que os dois estão separados por uma laje e não consigo subir o cabo pra ligar todos via cabo.

Meu principal problema não é a perda de sinal por bloqueios (parede/laje) e sim que justamente o deco não tá conseguindo entregar os 500mb no wifi. Os testes foram feitos com os equipamentos ao lado do deco principal sem bloqueios entre eles.
Vale ressaltar que não tenho problemas de área de cobertura.
Tava querendo comprar algum outro aparelho que tenha antenas mais fortes (estou pensando em antenas externas já que a dos decos são internas), que consiga chegar nos 500mb no wifi e onde eu ainda consiga fazer uma ligação semelhante a que tenho hoje onde um dos pontos precisa se conectar ao segundo (pois é o mais próximo dele e com melhor sinal) via wifi.

Recomendam algo ?
 
Pessoal, tô precisando de uma ajuda.
Tenho hoje uma rede com o roteador da fibra + 3 decos M5. Até duas semanas atrás estava com 150mb e eles estavam me atendendo bem, mas agora estou com 500mb e no wifi os decos estão sofrendo um pouco (pra ter uma noção, no wifi do roteador da fibra a conexão bate em 600mb, já no deco tá batendo 350mb, no cabo os dois se saem bem).
A ligação hoje está feita da seguinte forma:

  • 1 deco (nó principal) está ligado via cabo no roteador da fibra
  • 1 deco (secundário) está ligado via cabo ao nó principal
  • 1 deco (terceiro) está ligado via wifi ao segundo deco, sendo que os dois estão separados por uma laje e não consigo subir o cabo pra ligar todos via cabo.

Meu principal problema não é a perda de sinal por bloqueios (parede/laje) e sim que justamente o deco não tá conseguindo entregar os 500mb no wifi. Os testes foram feitos com os equipamentos ao lado do deco principal sem bloqueios entre eles.
Vale ressaltar que não tenho problemas de área de cobertura.
Tava querendo comprar algum outro aparelho que tenha antenas mais fortes (estou pensando em antenas externas já que a dos decos são internas), que consiga chegar nos 500mb no wifi e onde eu ainda consiga fazer uma ligação semelhante a que tenho hoje onde um dos pontos precisa se conectar ao segundo (pois é o mais próximo dele e com melhor sinal) via wifi.

Recomendam algo ?
o deco principal no wifi 5 não bate os 500~600mb? Aqui em casa é só 300mb então não atingi o limite com o deco m5.
 
o deco principal no wifi 5 não bate os 500~600mb? Aqui em casa é só 300mb então não atingi o limite com o deco m5.

Então, eu achei bem estranho e me surpreendi mas não tá batendo não.
Ele chega chorando em 400mb enquanto o roteador da fibra chega fácil em 520mb. Testei desligando a rede 2,4ghz e deu a mesma coisa.
No cabo os dois vão fácil até 700mb, mas ai é do cabo, mas no wifi eu esperava que o deco chegasse nos 500mb fácil.
Não tá ruim, mas como um dos pontos tá ligado via wifi, ele acaba ficando ainda mais fraco.
 
Então, eu achei bem estranho e me surpreendi mas não tá batendo não.
Ele chega chorando em 400mb enquanto o roteador da fibra chega fácil em 520mb. Testei desligando a rede 2,4ghz e deu a mesma coisa.
No cabo os dois vão fácil até 700mb, mas ai é do cabo, mas no wifi eu esperava que o deco chegasse nos 500mb fácil.
Não tá ruim, mas como um dos pontos tá ligado via wifi, ele acaba ficando ainda mais fraco.
A placa wi-fi do celular/computador suporta a velocidade?
Muitas vezes achamos que o problema é no roteador, mas na verdade é no aparelho cliente.
Veja também se a configuração de criptografia é a mesma, dependendo do nível de segurança a velocidade decai.
 
Mexe com isso não, mano. Já vai pra linha UniFi, da Ubiquiti.

Pode comprar só os access points, que vc terá um equipamento milhões de vezes superior a esses kitzinhos "mesh".


Edit: Dá uma lida nos posts abaixo, pra ter mais detalhes sobre o assunto. Um deles vai te ajudar comprar cabos UTP.




Eu estava indo comprar feliz meus roteadores para fazer uma rede mesh (tava entre Xiaomi ou Huawei) em casa até ler o post deste cidadão e ele ter acabado com as minhas esperanças... Rssss...
Voltei a estaca zero... Vi que não sei nada de nada!!! Agora recomeçar tudo. Meu ap é bem antigo e tem uns 150 m, com paredes grossas, consegui chegar com o cabo em todos os comodos, mas queria wifi de qualidade e na casa toda. Pela configuração da planta do ap, acho que consigo cobrir tudo com um router principal mais dois acess points. Quero deixar o modem vivo em bridge e gerenciar tudo por estes novos aparelhos.

Sem querer abusar mais do seu conhecimento, vi sua configuração indicada para redes corporativas. E para residencias, o q vc indica?

Abs
 
Última edição:
Ax1800 da xiaomi além de fazer o trabalho bem e ser mais barato ainda tem mais tecnologia como wi-fi 6

Ainda tem os ubiquiti com wi-fi 6 que não vieram pro Brasil. Mas naquele precinho né
Vi vídeos dele e achei muito bom, principalmente pela quantidade de portas que ele tem e funcionar em mesh, porém, ele tem uma limitação para 4 dispositivos.
Mano, tá custando R$ 559 na loja oficial da Ubiquiti.

Eu vi ele, vídeos dele, ele se conecta pelo cabo e depois vai mandar wi-fi. Ok, ele é muito bom, porém, a minha intenção é que o aparelho também tenha uma ou mais portas sobrando, pra eu conseguir ligar pelo cabo o que puder ligar pelo cabo. PC e console eu tenho preferência pelo cabo, já TV é melhor via wi-fi, já que a porta dela é Fast.
 
Eu estava indo comprar feliz meus roteadores para fazer uma rede mesh (tava entre Xiaomi ou Huawei) em casa até ler o post deste cidadão e ele ter acabado com as minhas esperanças... Rssss...
Voltei a estaca zero... Vi que não sei nada de nada!!! Agora recomeçar tudo. Meu ap é bem antigo e tem uns 150 m, com paredes grossas, consegui chegar com o cabo em todos os comodos, mas queria wifi de qualidade e na casa toda. Pela configuração da planta do ap, acho que consigo cobrir tudo com um router principal mais dois acess points. Quero deixar o modem vivo em bridge e gerenciar tudo por estes novos aparelhos.

Sem querer abusar mais do seu conhecimento, vi sua configuração indicada para redes corporativas. E para residencias, o q vc indica?

Abs
Perdão por ter “estragado” seus planos. :limo:

Mas vamos lá. Um projeto de APs dependeria muito da disposição dos cômodos. Uma planta baixa seria ideal pra poder dizer quantos APs e onde cada um ficaria localizado. Se achar isso uma informação muito pessoal, pode enviar por MP. Creio que, numa área deste tamanho, 3 APs seria o ideal. Dependendo da planta do imóvel, até 2 já dariam conta. Se vc conseguiu cabear todo o imóvel, excelente. Já tem 80% da dificuldade do projeto vencidos.

Pra projetos residenciais, uma controladora 100% do tempo online não é essencial. Então, dá pra vc instalar só o app da controladora no smartphone ou no Windows. Aí a controladora só serviria pra alterar as configurações. A controladora não ficando 100% do tempo online só não vai monitorar as estatísticas da rede.

Tem 2 opções que eu recomendaria:

1) HGU da Vivo em modo router + APs
2) HGU da Vivo em modo bridge + UniFi Dream Machine + APs

A UniFi Dream Machine um equipamento combo, ou seja, reúne num só 4 funções, que geralmente em redes corporativas ficam cada uma num equipamento dedicado. As funções da UDM são: roteador, controladora, access point e switch gigabit. No Brasil a UBNT só tá vendendo a UDM-Pro. Teria que comprar no exterior se vc optasse pela UDM (modelo não-Pro). Nos links abaixo, tem mais detalhes sobre as UDM e as controladoras.


Obs.: Se vc tiver a Vivo TV, não vai funcionar bem a questão da HGU em bridge. Aí talvez seria melhor deixar a HGU no modo que vem de fábrica mesmo, e, mesmo tendo duplo NAT em IPv4, rotear via UDM. Se não for usar uma UDM, a não ser que vc tenha necessidades muito avançadas de configurações de roteamento, sugiro deixar a função roteador pra HGU mesmo. Só desligaria o access point (Wi-Fi) da HGU mesmo.
Vi vídeos dele e achei muito bom, principalmente pela quantidade de portas que ele tem e funcionar em mesh, porém, ele tem uma limitação para 4 dispositivos.

Eu vi ele, vídeos dele, ele se conecta pelo cabo e depois vai mandar wi-fi. Ok, ele é muito bom, porém, a minha intenção é que o aparelho também tenha uma ou mais portas sobrando, pra eu conseguir ligar pelo cabo o que puder ligar pelo cabo. PC e console eu tenho preferência pelo cabo, já TV é melhor via wi-fi, já que a porta dela é Fast.
Nada que um switch gigabit básico não resolva, né mano. Pode ser o switch mais básico mesmo, sem gerenciamento. Tipo esses modelinhos abaixo:



Custam a partir de R$ 150, e atendem muito bem um cenário SoHo.

Tem tb APs da UBNT com mais de uma porta LAN:




Neste caso, não tem na loja oficial da UBNT no Brasil. Aí teria que importar ou comprar no Brasil mesmo, mas com um importador ou varejista.
 
Última edição:
Pessoal, tô precisando de uma ajuda.
Tenho hoje uma rede com o roteador da fibra + 3 decos M5. Até duas semanas atrás estava com 150mb e eles estavam me atendendo bem, mas agora estou com 500mb e no wifi os decos estão sofrendo um pouco (pra ter uma noção, no wifi do roteador da fibra a conexão bate em 600mb, já no deco tá batendo 350mb, no cabo os dois se saem bem).
A ligação hoje está feita da seguinte forma:

  • 1 deco (nó principal) está ligado via cabo no roteador da fibra
  • 1 deco (secundário) está ligado via cabo ao nó principal
  • 1 deco (terceiro) está ligado via wifi ao segundo deco, sendo que os dois estão separados por uma laje e não consigo subir o cabo pra ligar todos via cabo.

Meu principal problema não é a perda de sinal por bloqueios (parede/laje) e sim que justamente o deco não tá conseguindo entregar os 500mb no wifi. Os testes foram feitos com os equipamentos ao lado do deco principal sem bloqueios entre eles.
Vale ressaltar que não tenho problemas de área de cobertura.
Tava querendo comprar algum outro aparelho que tenha antenas mais fortes (estou pensando em antenas externas já que a dos decos são internas), que consiga chegar nos 500mb no wifi e onde eu ainda consiga fazer uma ligação semelhante a que tenho hoje onde um dos pontos precisa se conectar ao segundo (pois é o mais próximo dele e com melhor sinal) via wifi.

Recomendam algo ?
Quando você faz o teste de velocidade no app do Deco, atinge o valor nominal da sua conexão contratada? Eu tenho esse kit de Deco, mas meu troughput é de 400mb, bem diferente do seu. No meu caso, consigo atingir a velocidade máxima em todos no wi-fi (420mb), lembrando que a eles estão ligados via cabo através de dois switches, não estando em cascata e não estão dispostos em um melhor posicionamento pois daria muito trabalho instala-los todos no teto, somente um está dessa forma.
 
Mesmo saindo mais caro que os kitzinhos mesh, acho que o custo-benefício do Unifi é muito melhor.

Alguns pontos-chave pra escolher bem:
1) Tamanho e configuração dos cômodos da residência;
2) Quantidade de dispositivos conectados;
3) Largura de banda do link de internet; e
4) Uso de tráfego local de dados (como servidor DAS, CFTV IP etc.)

Uma planta baixa da residência ajudaria bastante pra montar o projeto.
Também estava decidido pelo deco m5 da tp-link até ver estes posts rs

Mesmo vendo os produtos da unifi, fiquei em dúvida já que sao vários:

https://br.store.ui.com/collections/unifi-network-wireless

Avaliando o projeto:

1) sobrado 2 andares com 8 comodos de interesse
2) pico: 15
3) 200 mbps - router sagecom
4) nas + 2 cam

A) Usaria 3 nós da deco: 1 no andar de cima no centro e 2 no andar debaixo.

B) Com o unifi pensei em usar o router da sagecom (acho a segurança dele baixa, alem da interface travar toda hora) ou outro roteador com wifi off.
2 unidades UAP-nanoHD-BR (um em cada andar) ou 3 unidades UAC-Lite-BR (1 andar de cima e 2 embaixo)

Porém, vi no video a seguir que o lite é de primeira geração, bem antigo; enquanto o nano já é de terceira.
E mesmo nao sendo wifi6 o nano já possui multi-user. Por esse motivo acredito que o nano vale o investimento
para o futuro, ou aguardar o wifi6 dele.



É próximo ao que você sugeriu sobre trocar tp-link -> ubiquiti?

Obrigado
 
Também estava decidido pelo deco m5 da tp-link até ver estes posts rs

Mesmo vendo os produtos da unifi, fiquei em dúvida já que sao vários:

https://br.store.ui.com/collections/unifi-network-wireless

Avaliando o projeto:

1) sobrado 2 andares com 8 comodos de interesse
2) pico: 15
3) 200 mbps - router sagecom
4) nas + 2 cam

A) Usaria 3 nós da deco: 1 no andar de cima no centro e 2 no andar debaixo.

B) Com o unifi pensei em usar o router da sagecom (acho a segurança dele baixa, alem da interface travar toda hora) ou outro roteador com wifi off.
2 unidades UAP-nanoHD-BR (um em cada andar) ou 3 unidades UAC-Lite-BR (1 andar de cima e 2 embaixo)

Porém, vi no video a seguir que o lite é de primeira geração, bem antigo; enquanto o nano já é de terceira.
E mesmo nao sendo wifi6 o nano já possui multi-user. Por esse motivo acredito que o nano vale o investimento
para o futuro, ou aguardar o wifi6 dele.



É próximo ao que você sugeriu sobre trocar tp-link -> ubiquiti?

Obrigado

EAP 225 e/ou EAP 245 são APs equivalentes ao NanoHD, mas com valores próximos ao Lite.

Eu particularmente fugiria do Lite.
 
EAP 225 e/ou EAP 245 são APs equivalentes ao NanoHD, mas com valores próximos ao Lite.

Eu particularmente fugiria do Lite.
Esses que você falou parecem mais focados para empresas. Mas de boa pra uso residencial também?
 
Esses que você falou parecem mais focados para empresas. Mas de boa pra uso residencial também?
Assim como os Unifi's que são focados no corporativo, mas que também são usados no residencial, os Omada podem ser usados no residencial sem maiores problemas.
 
Acho melhor esperar os aparelhos com wi-fi 6 AX pra comprar... Future proof
Esses aparelhos você compra pra ficar 5 ou mais anos, e até lá provavelmente já trocou de celular ou outros aparelhos com suporte ao wi-fi 6
 
Galera, não sei se já perguntaram aqui, mas esses roteadores com mesh de marcas diferentes funcionam entre si? tenho um Xiaomi AX6 e tava pensando em pegar um Twibi Fast pra ampliar a área de cobertura... Se não rolar, vou ter q pensar seriamente em passa-lo pra frente e pegar dois pequenos tipo o twibi giga ou de outra marca..
O AX6 tem uma cobertura muito boa, mas ainda não me atende 100%.
 
Galera, não sei se já perguntaram aqui, mas esses roteadores com mesh de marcas diferentes funcionam entre si? tenho um Xiaomi AX6 e tava pensando em pegar um Twibi Fast pra ampliar a área de cobertura... Se não rolar, vou ter q pensar seriamente em passa-lo pra frente e pegar dois pequenos tipo o twibi giga ou de outra marca..
O AX6 tem uma cobertura muito boa, mas ainda não me atende 100%.
Não.. não funciona..

Mas sua ideia é bastante contra producente.. Pq pegar um Twibi que é de tecnologia antiga e não pegar um AX5 pra fazer Mesh? Tá R$233 no Ali..
 
Não.. não funciona..

Mas sua ideia é bastante contra producente.. Pq pegar um Twibi que é de tecnologia antiga e não pegar um AX5 pra fazer Mesh? Tá R$233 no Ali..

custo beneficio... os twibi ficariam por menos de R$ 500 (1 giga + 1 fast).
Esse AX5 ficaria perto de R$ 300 com frete, mais o que paguei no meu AX6.. Seria muito interessante se a Xiaomi tivesse um mesh barato no estilo desses Twibi ou similares..

Mas realmente, talvez ficaria melhor mesmo adicionar o ax5.. vou pensar com calma..
 
custo beneficio... os twibi ficariam por menos de R$ 500 (1 giga + 1 fast).
Esse AX5 ficaria perto de R$ 300 com frete, mais o que paguei no meu AX6.. Seria muito interessante se a Xiaomi tivesse um mesh barato no estilo desses Twibi ou similares..
Eu nunca trocaria um AX6 por um Twibi Giga por causa de R$100.. é muita regressão na qualidade e tecnologia.
Mesmo pagando R$380 num AX3 e R$280 num AX5, o hardware, potencia, alcance, não tem comparação com um Twibi, que muitos consideram um sistema Mesh bastante fraco e crítico.

Mas isso sou eu.. Eu particularmente acho uma economia sem sentido, pagar 25% menos num equipamento que vai fornecer bem menos que a metade da performance..
Mas cada um faz o que acha melhor com seu dinheiro..
 
Também estava decidido pelo deco m5 da tp-link até ver estes posts rs

Mesmo vendo os produtos da unifi, fiquei em dúvida já que sao vários:

https://br.store.ui.com/collections/unifi-network-wireless

Avaliando o projeto:

1) sobrado 2 andares com 8 comodos de interesse
2) pico: 15
3) 200 mbps - router sagecom
4) nas + 2 cam

A) Usaria 3 nós da deco: 1 no andar de cima no centro e 2 no andar debaixo.

B) Com o unifi pensei em usar o router da sagecom (acho a segurança dele baixa, alem da interface travar toda hora) ou outro roteador com wifi off.
2 unidades UAP-nanoHD-BR (um em cada andar) ou 3 unidades UAC-Lite-BR (1 andar de cima e 2 embaixo)

Porém, vi no video a seguir que o lite é de primeira geração, bem antigo; enquanto o nano já é de terceira.
E mesmo nao sendo wifi6 o nano já possui multi-user. Por esse motivo acredito que o nano vale o investimento
para o futuro, ou aguardar o wifi6 dele.



É próximo ao que você sugeriu sobre trocar tp-link -> ubiquiti?

Obrigado

Tempo apertado aqui nas últimas semanas, mas deu uma brecha aqui pra eu responder.

Então. O que eu acho bem interessante da linha UniFi é a grande variedade de modelos mesmo. Na loja norte-americana tem a linha completa, inclusive:


Indico o UAP-NanoHD pra quem vai ter tráfego intenso via Wi-Fi (o que pode ser seu caso, com NAS e CFTV IP) e vai ter muitos dispositivos conectados simultaneamente. Apesar de mais caro, o custo-benefício vale a pena, sim, pros casos que citei. Sobretudo se o usuário não tem uma grande restrição de orçamento, não me restariam dúvidas: um UAP-NanoHD em cada pavimento deve ser o suficiente pra vc, em vez de levar 3 UAP-Lite.

Só um adendo aqui. Há mais 3 modelos com as mesmíssimas especificações do UAP-NanoHD, só que em form factors diferentes: UAP-FlexHD, UAP-IW-HD e UniFi Dream Machine.

Quanto a esta questão do Wi-Fi 6, o UAP-NanoHD bota muito AP com Wi-Fi 6 no chinelo. Só procurar internet afora alguns testes de bancada, em mundo real, em ambiente de produção. Pessoal foca muito só no que tá no papelzinho, nos datasheets, sem olhar testes de benchmark. Ah, e pra mim, Wi-Fi 6 que fará diferença mesmo será o Wi-Fi 6E.

É isso aí, em vez de jogar dinheiro fora com TP-Link Deco (eu mesmo já testei em ambiente de produção) ou outros kitzinhos mesh, investindo um pouco mais de grana, vc compra um equipamento muito mais top, como da linha UniFi.
EAP 225 e/ou EAP 245 são APs equivalentes ao NanoHD, mas com valores próximos ao Lite.

Eu particularmente fugiria do Lite.
Mano, vc tá olhando só papelzinho de datasheet. Procura testes de benchmark em ambiente de produção real pra vc poder dizer algo sobre isso. Se vc procurar, até o EAP620 HD toma uma surra do UAP-NanoHD. Imagina os que vc citou. O U6-Lite bate o EAP620 HD e custa 2/3 do preço.
Assim como os Unifi's que são focados no corporativo, mas que também são usados no residencial, os Omada podem ser usados no residencial sem maiores problemas.
Não digo que eu não indicaria Omada. Pelo contrário, pra um cenário residencial, pode até ser uma boa. O software da controladora melhorou horrores de 1 ano e pouco pra cá. Eles lançaram mais modelos, inclusive um que pra mim fazia uma baita falta: um in-wall com portas gigabit (EAP235-Wall). Antes só tinham um modelinho safado, com portas fast ainda.

Mas uma grande ressalva aqui: Só pode ser uma boa um Omada em vez de UniFi se o preço do sistema Omada estiver bem mais barato que o equivalente em UniFi (eu diria até uns 60% do custo do UniFi). E só vale a pena se o usuário não tiver uma demanda muito exigente. Aí o desempenho da rede não vai "topar" a capacidade do equipamento Omada. Aí sim, vale a pena a economia. E o usuário tb tem que saber isso. Ele vai pagar mais barato, mas vai levar um equipamento com desempenho mais baixo, o que pode ser mais que o suficiente pras necessidades dele.
Acho melhor esperar os aparelhos com wi-fi 6 AX pra comprar... Future proof
Esses aparelhos você compra pra ficar 5 ou mais anos, e até lá provavelmente já trocou de celular ou outros aparelhos com suporte ao wi-fi 6
Cara, mais uma vez. Vc tb só tá olhando papelzinho de datasheet.
 
Sem problema, agradeço a sua resposta e dos colegas.

Eu cometi um erro em relação ao vídeo postado:
O lite é de 2 geração (wifi 5- wave 1), não de 1.ª (wifi 4).

O canal da Ubiquiti BR tem muitos videos de cases residenciais.
Acabei achando um mostrando que o Lite atendeu muito bem:




O Omada está o mesmo valor do lite, e alguns modelos igual o valor do nanoHD.
Já tive muito problema com tplink, além de ser enganado anos atrás com portas fast ethernet, quando gigabit já era comum,
além das versões de hardware sem updates, que voce so sabia depois que precisava (tanto em router como repetidor).

Vou considerar a demanda real para avaliar o lite com mais celulas ou o nanohd.
Acredito que não vá usar o wifi6 agora, mesmo se tiver muito iot. Talvez o (mu - wave2) do nanohd ja seja suficiente.
E nem imagino quando vão homologar o lite 6 no Brasil, talvez importar seja necessário (sonho).
 
Última edição:
Bom dia pessoal,
Eu compre um Huawei AX3 quad-core e um conjunto 1 kit com 2 roeadores mesh ws5800.
Vi que dava pra fazer a rede mesh com eles.
Mas eu tenho que colocar o roteador mesh ws5800 como principal e o AX3 pro como secundário.

E quando eu coloco o AX3 pro como principal recebendo a internet do provedor o ws5800 não tem a opcao de retransmitir como no ax3 pro..

Vcs tem um tutorial de como colocar o AX3 pro como principal e ws5800 como secundários sem cabeamento ?
 
Eu não sei o que o pessoal tanto "adora" esses routers chineses....eu acho um saco quando preciso mexer em algo.....e tem que ficar usando tradutor....fora o design desses produtos que é horrível.....nossa tenho um AX6 e acho aquilo medonho !!!
 
Eu não sei o que o pessoal tanto "adora" esses routers chineses....eu acho um saco quando preciso mexer em algo.....e tem que ficar usando tradutor....fora o design desses produtos que é horrível.....nossa tenho um AX6 e acho aquilo medonho !!!
Funcionalidade e baixo custo.
 
Sem problema, agradeço a sua resposta e dos colegas.

Eu cometi um erro em relação ao vídeo postado:
O lite é de 2 geração (wifi 5- wave 1), não de 1.ª (wifi 4).

O canal da Ubiquiti BR tem muitos videos de cases residenciais.
Acabei achando um mostrando que o Lite atendeu muito bem:




O Omada está o mesmo valor do lite, e alguns modelos igual o valor do nanoHD.
Já tive muito problema com tplink, além de ser enganado anos atrás com portas fast ethernet, quando gigabit já era comum,
além das versões de hardware sem updates, que voce so sabia depois que precisava (tanto em router como repetidor).

Vou considerar a demanda real para avaliar o lite com mais celulas ou o nanohd.
Acredito que não vá usar o wifi6 agora, mesmo se tiver muito iot. Talvez o (mu - wave2) do nanohd ja seja suficiente.
E nem imagino quando vão homologar o lite 6 no Brasil, talvez importar seja necessário (sonho).

Quanto a isto de IoT e Wi-Fi 6, lembre-se de que a esmagadora maioria de dispositivos IoT ainda só possuem Wi-Fi 4 (802.11n), com 2,4 GHz. Então, nem pra isso dá pra considerar ganho com Wi-Fi 6.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo