• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Bom vamos lá uma RB450g, dependendo das regras configuradas nela, não vai dar conta de 500Mb de jeito nenhum!
Você disse que não passa dos 150Mb na RB450g, isso com apenas você testando ou todo mundo nela?

Bom são muitas variáveis, você tem um provedor, está querendo aumentar e já começa errando, saindo de um suposto link "semidedicado"(?) de 20mb para uma conexão residência da claro.
Meu conselho é primeiro lugar fazer um estudo de viabilidade, ver se esse negocio tem futuro. Entendo que se você contratou a claro, é porque tem na sua cidade então porque iriam assinar com você ao invés da claro?
Enfim, se você acha que tem futuro, arruma uma consultoria e faz um curso de redes se realmente deseja levar para frente a ideia de provedor e crescer.
Eu estava pensando numa maneira delicada de dizer isso, mas vc já mandou a real a seco .
Claro residencial PODE ter limitações de número de conexões.
Meu exemplo: chega a ter 1200 conexões simultâneas.
Imagina 20 casas com 1000 cada uma. Já são 20000 portas para o router gerenciar. Isso demanda hardware profissional, juníper ou cisco pra cima.
Ou vai ser mais um provedor amador com core tplink ou Intelbras cheio de restrições para os clientes pra não derrubar a rede.
 
Eu estava pensando numa maneira delicada de dizer isso, mas vc já mandou a real a seco .
Claro residencial PODE ter limitações de número de conexões.
Meu exemplo: chega a ter 1200 conexões simultâneas.
Imagina 20 casas com 1000 cada uma. Já são 20000 portas para o router gerenciar. Isso demanda hardware profissional, juníper ou cisco pra cima.
Ou vai ser mais um provedor amador com core tplink ou Intelbras cheio de restrições para os clientes pra não derrubar a rede.
Eu sou assim direto, muitas pessoas me acham bruto, ignorante, arrogante, etc e tal e só posso pedir desculpas, nunca foi minha intenção.
Só não quero ver o colega ali perdendo dinheiro.
E lembrando, para ganhar dinheiro, precisa gastar dinheiro!
 
Olá povo, com a chegada dessa nova internet fibra de um provedor da região eu, pela primeira vez, estou vendo como funciona autenticação PPoE.
Eu reparei que nessa internet, quando há alguma tentativa de acesso indevido ao meu roteador o ip vem de forma diferente. Antigamente, na NET vírtua, o ip "perigoso" aparecia normal tipo 189.... Agora os ips eles parecem que são convertidos para o ip do provedor, então não enxergo o verdadeiro ip que tenta invadir.

Eu fiz um teste durante tentativa de invasão na porta 8729 no provedor fibra e o ip era 45... (que é o do provedor) e durante a tentativa troquei pro link da net vírtua e na hora o ip mudou, foi pra 189 e tals. Acredito que o ip verdadeiro do ataque é 189.

É normal isso?

(eu sei que é ideal mudar numero de portas e etc, é apenas uma forma de sanar a minha dúvida sobre o ip correto)
 
Olá povo, com a chegada dessa nova internet fibra de um provedor da região eu, pela primeira vez, estou vendo como funciona autenticação PPoE.
Eu reparei que nessa internet, quando há alguma tentativa de acesso indevido ao meu roteador o ip vem de forma diferente. Antigamente, na NET vírtua, o ip "perigoso" aparecia normal tipo 189.... Agora os ips eles parecem que são convertidos para o ip do provedor, então não enxergo o verdadeiro ip que tenta invadir.

Eu fiz um teste durante tentativa de invasão na porta 8729 no provedor fibra e o ip era 45... (que é o do provedor) e durante a tentativa troquei pro link da net vírtua e na hora o ip mudou, foi pra 189 e tals. Acredito que o ip verdadeiro do ataque é 189.

É normal isso?

(eu sei que é ideal mudar numero de portas e etc, é apenas uma forma de sanar a minha dúvida sobre o ip correto)
Provavelmente são clientes do próprio provedor que estão fazendo scan... Sua conexão está atrás de CGNAT?

Melhor coisa é dar uma faxinada em todas as portas externas desnecessárias que estão abertas, começando pelas administrativas do roteador.
 
Provavelmente são clientes do próprio provedor que estão fazendo scan... Sua conexão está atrás de CGNAT?

Melhor coisa é dar uma faxinada em todas as portas externas desnecessárias que estão abertas, começando pelas administrativas do roteador.
Minha conexão estava em cgnat, mas o provedor me deu um ipv4 válido posteriormente. Consigo abrir portas e fazer acesso externo normalmente.

Sobre essa questão de portas eu to ligado, foi apenas um exemplo que eu citei para facilitar a compreensão do pessoal sobre a minha dúvida.

Desde que eu to usando a fibra sempre que há esses log no roteador de tentativa de invasão fica com o mesmo ip inicial 45. Só eu mudar pra net que já vai pro ip "comum" 189, 172 e etc.

Será que é algum tipo de túnel da operadora que tudo que vem pro meu roteador vem por esse ip 45? Se for, fica difícil banir esses ips se eu quiser em algum momento.
 
Desde que eu to usando a fibra sempre que há esses log no roteador de tentativa de invasão fica com o mesmo ip inicial 45. Só eu mudar pra net que já vai pro ip "comum" 189, 172 e etc.
45.xxx.xxx.xxx também é um IP "comum", estranho seria se a tentativa de ataque partisse sempre do mesmo IP (o endereço completo, não apenas o inicio dele).

Será que é algum tipo de túnel da operadora que tudo que vem pro meu roteador vem por esse ip 45? Se for, fica difícil banir esses ips se eu quiser em algum momento.
Já vi provedores fazerem cada malandragem com CGNAT mas acho que não é o caso.

Para tirar a dúvida basta comparar o IP que você recebe na sessão PPP com o que é listado em sites que mostram o IP externo, se for o mesmo não deve haver tunelamento.
 
45.xxx.xxx.xxx também é um IP "comum", estranho seria se a tentativa de ataque partisse sempre do mesmo IP (o endereço completo, não apenas o inicio dele).


Já vi provedores fazerem cada malandragem com CGNAT mas acho que não é o caso.

Para tirar a dúvida basta comparar o IP que você recebe na sessão PPP com o que é listado em sites que mostram o IP externo, se for o mesmo não deve haver tunelamento.
No ppp interface tem o local address e o remote address.

O que aparece no local address é o mesmo do site meuip.com.br, começa com 45, já o remote address é diferente, começa com 172
 
No ppp interface tem o local address e o remote address.

O que aparece no local address é o mesmo do site meuip.com.br, começa com 45, já o remote address é diferente, começa com 172
Tudo certo, no MK o local address é seu IP Externo.

Se não quiser bloquear o acesso externo ao roteador por completo em seu lugar eu bloquearia a(s) rede(s) do provedor, dessa forma nenhum robô de algum 'vizinho' seu (ou do próprio provedor, vai saber) ficará tentando acessar seu equipamento, pois aparentemente é isso que está acontecendo por aí.
 
Tudo certo, no MK o local address é seu IP Externo.

Se não quiser bloquear o acesso externo ao roteador por completo em seu lugar eu bloquearia a(s) rede(s) do provedor, dessa forma nenhum robô de algum 'vizinho' seu (ou do próprio provedor, vai saber) ficará tentando acessar seu equipamento, pois aparentemente é isso que está acontecendo por aí.
No menu IP services eu deixei as portas com a faixa interna de ip pra acesso, qualquer outro IP que tente acessar da denied. Qual a melhor forma de eu proteger a rede?

Eu tenho vpn L2TP IPSEC no MK e qualquer coisa que eu precise fazer em casa sempre faço via vpn
 
No menu IP services eu deixei as portas com a faixa interna de ip pra acesso, qualquer outro IP que tente acessar da denied. Qual a melhor forma de eu proteger a rede?

Eu tenho vpn L2TP IPSEC no MK e qualquer coisa que eu precise fazer em casa sempre faço via vpn
Eu fiz umas regrinhas mais simples para basicamente dar drop em IPs externos sem nem logar mas da forma como você fez também funciona, dá pra seguir o baile assim.
 
Eu tava olhando a rb4011 e vi que tem uma porta sfp, aquilo ali é entrada de fibra né? Teria como eu substituir o conversor de fibra pra cabo de rede que o meu provedor usa apenas com a rb4001 na porta sfp? @neo666
 
Última edição:
Eu tava olhando a rb4011 e vi que tem uma porta sfp, aquilo ali é entrada de fibra né? Teria como eu substituir o conversor de fibra pra cabo de rede que o meu provedor usa apenas com a rb4001 na porta sfp? @neo666
sfp não é sinônimo de porta de fibra.
sftp, sfp + são um tipo de porta versátil onde pode conectar vário tipos de tranceivers tais como base-t, gbic ( fibra ) , dac ( cabo ponto a ponto ).
Exemplo: gbic 10gb/s sfp+ https://produto.mercadolivre.com.br...IEm-1Yqn5zVDpFHWreNcShCQzYOm54kRoC6scQAvD_BwE
sfp para utp https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=48e1a454-cc04-4c88-b02d-189cc95fc7df
cabo dac sfp https://produto.mercadolivre.com.br...4MmY2ZWYtNTNkYi00NzkxLWI3NzctZTkyYzgzZWIwNmFl
 
sfp não é sinônimo de porta de fibra.
sftp, sfp + são um tipo de porta versátil onde pode conectar vário tipos de tranceivers tais como base-t, gbic ( fibra ) , dac ( cabo ponto a ponto ).
Exemplo: gbic 10gb/s sfp+ https://produto.mercadolivre.com.br...IEm-1Yqn5zVDpFHWreNcShCQzYOm54kRoC6scQAvD_BwE
sfp para utp https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=48e1a454-cc04-4c88-b02d-189cc95fc7df
cabo dac sfp https://produto.mercadolivre.com.br...4MmY2ZWYtNTNkYi00NzkxLWI3NzctZTkyYzgzZWIwNmFl
Entendi.
O meu provedor usa um pequeno conversor de fibra da Intelbras, modelo ONU 110B
Ele usa a mesma porta do rb4011?
Tem algum jeito de não precisar manter os 2 equipamentos?
 
Entendi.
O meu provedor usa um pequeno conversor de fibra da Intelbras, modelo ONU 110B
Ele usa a mesma porta do rb4011?
Tem algum jeito de não precisar manter os 2 equipamentos?
Não consegui ver direito na imagem, mas parece ser uma porta GPON.
É este aqui ? https://produto.mercadolivre.com.br...6cqRtsei6M69IKzDCvORvYmYP4WHaZKhoCg5oQAvD_BwE
Se sim a porta da direita é um conector otico para conexão em fibra. Não é sfp.
 
É esse mesmo.
Entendi. Então o rb4011 não conseguiria substituir a ONU. Eu tenho pouco espaço pra colocar tanto aparelho junto kkkkkk
Conseguir consegue, a questão é se o custo e a dor de cabeça que você vai ter apenas para se livrar de um equipamento valerá a pena. Tem um tópico no fórum mikrotik que o povo conseguiu fazer isso com algumas operadoras espanholas.


Com o sucesso de alguns usuários houve um aumento da demanda por transceivers GPON que fosse compatíveis com as principais marcas e modelos de roteadores e que dispusessem de um firmware desbloqueado para que as informações de validação e provisionamento da ONT pudessem ser inseridas no mesmo. O CarlitoxxPro fez uma encomenda razoavelmente grande de sfp's com estas características e os disponibilizou para venda, porém não sei dizer se ainda estão disponíveis e por quanto cada unidade.
 
Tem alguma forma de eu usar o hostname dos equipamentos da rede ao invés de utilizar o IP fixo deles?
Eu defini no MK q minha raspberry pi tem o IP 10.0.0.17 mas gostaria de saber se ao invés de sempre digitar esse IP, teria como eu definir um nome pra ela e sempre usar o nome
 
Tem alguma forma de eu usar o hostname dos equipamentos da rede ao invés de utilizar o IP fixo deles?
Eu defini no MK q minha raspberry pi tem o IP 10.0.0.17 mas gostaria de saber se ao invés de sempre digitar esse IP, teria como eu definir um nome pra ela e sempre usar o nome
Basta criar um apontamento estático para eles (IP -> DNS -> Static)
 
Basta criar um apontamento estático para eles (IP -> DNS -> Static)
Tá me ajudando bastante esse DNS estático rsrs.

Ontem consegui fazer funcionar fail over finalmente, e ficou bem legal :mr2:


Eu uso duckdns pra IP, e vocês usam o que?
Eu vi que o próprio Mikrotik tem o ddns mas o nome é meio bizarro...
 
Tá me ajudando bastante esse DNS estático rsrs.

Ontem consegui fazer funcionar fail over finalmente, e ficou bem legal :mr2:


Eu uso duckdns pra IP, e vocês usam o que?
Eu vi que o próprio Mikrotik tem o ddns mas o nome é meio bizarro...
Uso cloudflare + um script que atualiza o ipv4 publico automaticamente.
 
Uso cloudflare + um script que atualiza o ipv4 publico automaticamente.
É gratuito?
Atualmente o duckdns me supre 100% mas gostaria de conhecer outras alternativas free também
 
Pessoal, aqui parece que meu mikrotik está bloqueando o servidor NTP de funcionar (não consegue atualizar a hora dos PCS automaticamente, nem do Pi)
Já se depararam com algo assim?
 
Pessoal, aqui parece que meu mikrotik está bloqueando o servidor NTP de funcionar (não consegue atualizar a hora dos PCS automaticamente, nem do Pi)
Já se depararam com algo assim?
Aqui eu sempre tive problemas com horario do windows não atualizar, não sei pq.
Tem um vídeo q talvez te ajude de alguma forma
 
Eu uso duckdns pra IP, e vocês usam o que?
Eu vi que o próprio Mikrotik tem o ddns mas o nome é meio bizarro...
Uso um script com o No-IP há vários anos, único contra é vez ou outra ter que confirmar a existência do domínio mas avisam por e-mail e resolve-se em 1 ou 2 cliques.

Pessoal, aqui parece que meu mikrotik está bloqueando o servidor NTP de funcionar (não consegue atualizar a hora dos PCS automaticamente, nem do Pi)
Já se depararam com algo assim?
Será que não há alguma regra bloqueando a porta? Salvo engano é a 123 (UDP).

Não tenho NTP interno, aqui meus devices consultam fora e não tenho problemas, por padrão uso o pool.ntp.br.

1622952879278.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo