[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Vocês usam as demais portas Lan do Mikrotik usando bridge ou outra forma? Se sim, vocês colocam a porta de link junto na bridge ou fora?
Eu vi que tem uma função switch mas não sei usar
 
Vocês usam as demais portas Lan do Mikrotik usando bridge ou outra forma? Se sim, vocês colocam a porta de link junto na bridge ou fora?
Eu vi que tem uma função switch mas não sei usar
A ex da rb750gr3:

WAN 1 = ether1
WAN 2 = ether2
Bridge: ether3
ether4
ether5
 
A ex da rb750gr3:

WAN 1 = ether1
WAN 2 = ether2
Bridge: ether3
ether4
ether5
Eu faço dessa forma também.
Link 1 na ether 1, link 2 na ether 2 e demais portas em bridge.

Vi um vídeo de 2017 mostrando que pra quem não quer funcionalidades de tráfego, o modo switch usa quase 0 de cpu
 
Tenho visto uns vídeos de provedores pequenos ou pra quem deseja abrir um provedor (não é meu caso, vejo apenas por hobby), e fiquei impressionado com gente usando rb750gr3 pra segurar 100 clientes ppoe kkkkkkkk caralho.
Aí fui descobrindo mais dos equipamentos "profissionais" como CCR e até achei um canal interessante no youtube falando sobre redes, o NetworkChuck. Recomendo pra quem for leigo e quiser ver explicação (não extremamente profunda) com boa didática.

Essa rb 4011 parece ser muito boa mesmo pra segurar uma rede legalzinha.
 
Tenho visto uns vídeos de provedores pequenos ou pra quem deseja abrir um provedor (não é meu caso, vejo apenas por hobby), e fiquei impressionado com gente usando rb750gr3 pra segurar 100 clientes ppoe kkkkkkkk caralho.
Aí fui descobrindo mais dos equipamentos "profissionais" como CCR e até achei um canal interessante no youtube falando sobre redes, o NetworkChuck. Recomendo pra quem for leigo e quiser ver explicação (não extremamente profunda) com boa didática.

Essa rb 4011 parece ser muito boa mesmo pra segurar uma rede legalzinha.
Dependendo da carga de trabalho a 4011 consegue segurar até uns 300 clientes se tiver alguma outra RB na borda, fazendo o processamento do NAT e deixando a 4011 só como concentrador PPPoE.
O que mata o desempenho das RB's é justamente firewall (principalmente nateamento)
 
Tô usando ipv4 do provedor de fibra e o ipv6 da Net virtua :fire:

Tentei "abrir portas" no ipv6 pra tentar aprender a usar e n consegui :crycat:

Antigamente aparecia os PCs da rede em neighbours mas agora não mais. Segui uns tutoriais de habilitar o ipv6 mas não deu muito certo
 
Tô usando ipv4 do provedor de fibra e o ipv6 da Net virtua :fire:

Tentei "abrir portas" no ipv6 pra tentar aprender a usar e n consegui :crycat:

Antigamente aparecia os PCs da rede em neighbours mas agora não mais. Segui uns tutoriais de habilitar o ipv6 mas não deu muito certo
Verifica o firewall ipv6.
 
Tô usando ipv4 do provedor de fibra e o ipv6 da Net virtua :fire:

Tentei "abrir portas" no ipv6 pra tentar aprender a usar e n consegui :crycat:

Antigamente aparecia os PCs da rede em neighbours mas agora não mais. Segui uns tutoriais de habilitar o ipv6 mas não deu muito certo
Se você utilizar as regras padrões de firewall, basta você criar uma regra na chain foward, selecionar o protocolo (tcp ou udp) e o dst. port sendo a porta que você quer liberar.
Ai caso queira deixar mais especifico a regra, no dst. address você coloca o endereço IPv6 do host que quer liberar a porta.
Para finalizar, em action você coloca accept.
 
Olá boa tarde galera, como está o sábado de vocês? Então andei lendo esse tópico aqui e achei bem interessante, vou colocar meu ''setup'' atual aqui de casa:

Internet: Vivo Fibra 300MB/150MB (degustação)
1° ONT: MitraStar GPT-2541GNAC-N2 (meu quarto)
2° Roteador: Huawei WS5200 (do outro lado da casa que leva internet pros meus pais, 2 celulares, 1 SmarTV, 2 notebooks
3° Roteador: Xiaomi AX1800 (segundo andar da casa, área de festas, echo dot 4 gen, SmarTV(suporte alexa) e futuros investimentos em Smart Home)
Topologia Lógica/Física: ONT da Vivo sendo o encarregado de levar internet para os outros 2 roteadores, DHCP ativado em cada um, no inicio tentei colocar tudo em LAN e setar na mesma rede para ter acesso a todos os roteadores do meu desktop aqui do quarto mas começou a dar uns biziu kk mas isso não vem ao caso...

Atualmente trabalho em um ISP e além de estar fazendo cursos como CCNA estou me interessando por MikroTik/Rb's por volta e meia tomar ciência de casos de corporativo lá na empresa...

Enfim, chega de lero, pelo que vi o bacana pra desafogar minha rede (coitada da ONT da Vivo kkk) seria um RB760iGS ou RB750Gr3, vi que um é Hex S e outro Hex Lite e achei interessante a ideia do 760 dar suporte pro Dude que futuramente devo implementar quando começar a estudar mais a fundo MikroTik:

Alguém pode me dar uma luz e algumas dicas de como começar? Do que fazer? Do que comprar?

@Snk B
 
Última edição:
Olá boa tarde galera, como está o sábado de vocês? Então andei lendo esse tópico aqui e achei bem interessante, vou colocar meu ''setup'' atual aqui de casa:

Internet: Vivo Fibra 300MB/150MB (degustação)
ONT: GPT-2541GNAC-N2
2° Roteador: Huawei WS5200 (do outro lado da casa que leva internet pros meus pais, 2 celulares, 1 SmarTV, 2 notebooks
3° Roteador: Xiaomi AX1800 (segundo andar da casa, área de festas, echo dot 4 gen, SmarTV(suporte alexa) e futuros investimentos em Smart Home)
Topologia Lógica/Física: ONT da Vivo sendo o encarregado de levar internet para os outros 2 roteadores, DHCP ativado em cada um, no inicio tentei colocar tudo em LAN e setar na mesma rede para ter acesso a todos os roteadores do meu desktop aqui do quarto mas começou a dar uns biziu kk mas isso não vem ao caso...

Atualmente trabalho em um ISP e além de estar fazendo cursos como CCNA estou me interessando por MikroTik e Rb's por volta e meia tomar ciência de casos de corporativo lá na empresa...

Enfim, chega de lero, pelo que vi o bacana pra desafogar minha rede ai, coitada da ONT da Vivo kkk, seria um RB760iGS ou RB750Gr3, vi que um é Hex S e outro Hex Lite e achei interessante a ideia do 760 dar suporte pro Dude que futuramente devo implementar quando começar a estudar mais a fundo MikroTik:

Alguém pode me dar uma luz e algumas dicas de como começar? Do que fazer? Do que comprar?

@Snk B
Você pretende fazer controle de banda com Queue? Caso pretenda, o 750gr3 não suporta queue com 300mbs de download, somente usando fasttrack. Se quiser um negócio mais robusto pra fins de estudo dá uma olhada no https://mikrotik.com/product/rb4011igs_rm (encontra por 1400 no mercadolivre), essa routeboard é algo próximo de um Cloud Core 1009 da mikrotik https://mikrotik.com/product/CCR1009-8G-1S-1Splus.

Andei pesquisando sobre essa 4011 e achei muito interessante, pretendo adquirir em breve.
 
Você pretende fazer controle de banda com Queue? Caso pretenda, o 750gr3 não suporta queue com 300mbs de download, somente usando fasttrack. Se quiser um negócio mais robusto pra fins de estudo dá uma olhada no https://mikrotik.com/product/rb4011igs_rm (encontra por 1400 no mercadolivre), essa routeboard é algo próximo de um Cloud Core 1009 da mikrotik https://mikrotik.com/product/CCR1009-8G-1S-1Splus.

Andei pesquisando sobre essa 4011 e achei muito interessante, pretendo adquirir em breve.
Caramba esse sim seria um investimento sinistro kkkk então provável que eu faça algo do tipo mesmo mais para fins de estudo, devo fazer essa compra lá para o final do ano, bom que ai já da tempo de pegar algumas coisas e a Queue realmente ia impactar pois acho que daqui um tempo vou conseguir a degustação da Vivo de 600MB disponivel aqui pra minha região...

EDIT: Queue seria o QoS do Mikrotik, correto? queria sim fazer um bem bacana aqui pra casa quando for mais pra frente...
 
Caramba esse sim seria um investimento sinistro kkkk então provável que eu faça algo do tipo mesmo mais para fins de estudo, devo fazer essa compra lá para o final do ano, bom que ai já da tempo de pegar algumas coisas e a Queue realmente ia impactar pois acho que daqui um tempo vou conseguir a degustação da Vivo de 600MB disponivel aqui pra minha região...

EDIT: Queue seria o QoS do Mikrotik, correto? queria sim fazer um bem bacana aqui pra casa quando for mais pra frente...
Queue é o controle de tráfego da forma que você desejar, seja por ip, por tipos de pacote e etc. Exceto pelo queue, o meu mikrotik atende perfeitamente meu uso.
Nas horas vagas eu vejo vídeo de mikrotik e aprendo um pouco.
 
Queue é o controle de tráfego da forma que você desejar, seja por ip, por tipos de pacote e etc. Exceto pelo queue, o meu mikrotik atende perfeitamente meu uso.
Nas horas vagas eu vejo vídeo de mikrotik e aprendo um pouco.

É incrivel o que essas RBs fazem, eu não conhecia esse mundo kkk imagina conseguir um link dedicado corporativo com vlan exclusiva com ''direto acesso'' no core do ISP kkk

Enfim, vou deixar mais pro final do ano ou até ano que vem pra investir nessa RB4011, bom que da tempo de estudar mais e aplicar os conhecimentos de outra forma...
 
Prezados,
Bom dia!
Chegou meu 750gr3, que há pouco tempo atrás eu sequer sabia que existia.
De posse dele, muita fé e vídeos do YouTube parti pra configuração sem saber absolutamente nada.

Tenho Vivo Fibra.
O que eu ja fiz:
- coloquei o modem da vivo em bridge
- no Mikrotik, senha no admin, setei a porta 1 para wan, configurei o discador do pppoe, coloquei senha da companhia.
- mascarei o nat
- na porta 2 e na 3 que leva a um AP wi-fi configurei servidores DHCP.

Não deu certo.
Estou esquecendo algum passo?
Ou devo revisar porque algum desses acima deve estar errado?
Agradeço desde já! Valeu!
 
Prezados,
Bom dia!
Chegou meu 750gr3, que há pouco tempo atrás eu sequer sabia que existia.
De posse dele, muita fé e vídeos do YouTube parti pra configuração sem saber absolutamente nada.

Tenho Vivo Fibra.
O que eu ja fiz:
- coloquei o modem da vivo em bridge
- no Mikrotik, senha no admin, setei a porta 1 para wan, configurei o discador do pppoe, coloquei senha da companhia.
- mascarei o nat
- na porta 2 e na 3 que leva a um AP wi-fi configurei servidores DHCP.

Não deu certo.
Estou esquecendo algum passo?
Ou devo revisar porque algum desses acima deve estar errado?
Agradeço desde já! Valeu!
Tira um print da tela de IP > Routes
Tira um print da tela de PPP > Interface > Conexão PPPoE que você criou.
 
Prezados,
Bom dia!
Chegou meu 750gr3, que há pouco tempo atrás eu sequer sabia que existia.
De posse dele, muita fé e vídeos do YouTube parti pra configuração sem saber absolutamente nada.

Tenho Vivo Fibra.
O que eu ja fiz:
- coloquei o modem da vivo em bridge
- no Mikrotik, senha no admin, setei a porta 1 para wan, configurei o discador do pppoe, coloquei senha da companhia.
- mascarei o nat
- na porta 2 e na 3 que leva a um AP wi-fi configurei servidores DHCP.

Não deu certo.
Estou esquecendo algum passo?
Ou devo revisar porque algum desses acima deve estar errado?
Agradeço desde já! Valeu!
Se for tudo uma rede só na sua casa :
Crie uma bridge e na aba Ports coloque dentro as portas 2, 3, 4 e 5. Se um dia você tiver outro link de internet, retire ele da bridge.
Em IP > addresses > coloque esse seu ip anexado à bridge criada.
Ex: Address 10.0.0.0/24 Network 10.0.0.0 Interface Bridge

IP > dhcp server Configure a "interface" na bridge criada e a "Address Pool" coloque essa pool que eu expliquei acima

Tem o detalhe também das rotas que o werlitong falou acima. Eu acredito que você não tenha desmarcado a opção de Add Default Routes
 
Você pretende fazer controle de banda com Queue? Caso pretenda, o 750gr3 não suporta queue com 300mbs de download, somente usando fasttrack. Se quiser um negócio mais robusto pra fins de estudo dá uma olhada no https://mikrotik.com/product/rb4011igs_rm (encontra por 1400 no mercadolivre), essa routeboard é algo próximo de um Cloud Core 1009 da mikrotik https://mikrotik.com/product/CCR1009-8G-1S-1Splus.

Andei pesquisando sobre essa 4011 e achei muito interessante, pretendo adquirir em breve.
Cara, que queue é essa que tu sempre afirma que a 750/760 não suporta? Tenho um link de 300mb aqui e quero testar pra ver se isso realmente procede ou tu que efetuou alguma configuração errada.
 
Cara, que queue é essa que tu sempre afirma que a 750/760 não suporta? Tenho um link de 300mb aqui e quero testar pra ver se isso realmente procede ou tu que efetuou alguma configuração errada.
Testes feitos sem nenhum mangle rule, e sem filter rules no MK pra reduzir consumo de CPU.

Sem queue, Cpu3 quase topando 100% e batendo 300mb de link contratado
2G3vkiU.png


Com simple queue limitando download em 300M. Cpu3 topou 100% e não entrega link de 300 contratado por gargalo de cpu.
bVwuqmN.png



Esse teste foi sem regras hein, se acrescentar monte de mangle rule e filter rule, não chega nem a 200mb de download.

Agora com fasttrack habilitado e cheio de filter rules, ou seja, desabilitando queues e outros caminhos que usam muito CPU do Mk.
Bate além dos 300mb e baixo uso de CPU.
T3UZEp7.png


O lado ruim de habilitar o fasttrack é que você perde o recurso das queues, mas ganha muito em poder de processamento. Acredito que seja ideal pra colocar em roteador de borda. No caso de Concentradores aí tem que ficar desativado.
 
Última edição:
Testes feitos sem nenhum mangle rule, e sem filter rules no MK pra reduzir consumo de CPU.

Sem queue, Cpu3 quase topando 100% e batendo 300mb de link contratado
2G3vkiU.png


Com simple queue limitando download em 300M. Cpu3 topou 100% e não entrega link de 300 contratado por gargalo de cpu.
bVwuqmN.png



Esse teste foi sem regras hein, se acrescentar monte de mangle rule e filter rule, não chega nem a 200mb de download.
Na realidade a CPU não topou. Ela ficou longe de topar.
RouterOS 6 tem um problema no kernel que ele não consegue usar todos os 4 cores ao mesmo tempo, sendo assim mandando somente para um core.
Isso está corrigido na versão 7.1 que se encontra em beta.
Outra pergunta: Qual seria a lógica de "limitar" à 300mb, sua conexão de 300mb? Isso é até inverso as boas práticas do Mikrotik. Só se utiliza a queue para fazer limitação de tráfego na porta (limite de velocidade fora do PPPoE server) e não para colocar o tráfego todo.
Lembrando que: A 750/760 é hardware de entrada e normalmente usada para links de até 300mb somente. Acima disso é outro nicho (e valor) de routerboard.
 
Na realidade a CPU não topou. Ela ficou longe de topar.
RouterOS 6 tem um problema no kernel que ele não consegue usar todos os 4 cores ao mesmo tempo, sendo assim mandando somente para um core.
Isso está corrigido na versão 7.1 que se encontra em beta.
Outra pergunta: Qual seria a lógica de "limitar" à 300mb, sua conexão de 300mb? Isso é até inverso as boas práticas do Mikrotik. Só se utiliza a queue para fazer limitação de tráfego na porta (limite de velocidade fora do PPPoE server) e não para colocar o tráfego todo.
Lembrando que: A 750/760 é hardware de entrada e normalmente usada para links de até 300mb somente. Acima disso é outro nicho (e valor) de routerboard.
O núcleo da cpu que cuida dessas funções topou sim. Se não tivesse topado não teria limitando a chegada do download.
"300mb" é apenas um teste pra mostrar. Se eu puser minha queue tree cheia de regras e prioridades com limitação de acordo com cada pacote dá no mesmo, pois o tráfego "total" que está sendo gerenciado é de 300mb.
Eu sei que a 750 é hardware de entrada.

Tomara que no routeros 7 isso seja melhor distribuído para os demais núcleos como você afirmou.
 
O núcleo da cpu que cuida dessas funções topou sim. Se não tivesse topado não teria limitando a chegada do download.
"300mb" é apenas um teste pra mostrar. Se eu puser minha queue tree cheia de regras e prioridades com limitação de acordo com cada pacote dá no mesmo, pois o tráfego "total" que está sendo gerenciado é de 300mb.
Eu sei que a 750 é hardware de entrada.

Tomara que no routeros 7 isso seja melhor distribuído para os demais núcleos como você afirmou.
Se eu te mostrar todas as regras, queues e demais configurações que eu uso na minha RB com 52 dispositivos na minha rede, saberia do que estou falando kkk
 
Se eu te mostrar todas as regras, queues e demais configurações que eu uso na minha RB com 52 dispositivos na minha rede, saberia do que estou falando kkk
Se você quiser compartilhar suas configurações para fins de ajudar os usuários do fórum será bem vindo.

Esse aqui é um teste de prioridade de pacote sem "limitação" de download. Apenas mangle rule com connection mark + packet mark e queue tree.

Já testei todas as variações de queue type na minha Tree, o resultado é similar com downloads de no maximo 200mb.
iZ41o6Q.png


Estou totalmente aberto a aprender sobre o sistema, se você estiver disposto a trazer esse seu conhecimento pro tópico será excelente.
 
Última edição:
Se eu te mostrar todas as regras, queues e demais configurações que eu uso na minha RB com 52 dispositivos na minha rede, saberia do que estou falando kkk
Compartilha com nós ai kk mas e ai Snk você acha que uma RB4011 futuramente quando eu implementar aqui e estudar mais vai dar conta de um link de 600mb da Vivo? Me da uma luz ai pra quem vai começar nesse mundo de RB :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo