• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
deve ter um audio muito top essa master
 
Rapaz, surgiu uma possibilidade onde eu troco minha Crosshair VI Hero (x370) por uma TUF X570-PLUS/BR. Existe algum sentido nessa troca?
A X570 é mais nova e ainda tem garantia, mas tem menos entradas.... o uso continuaria sendo pra um r7 3700x.
 
Tem sim o par de pinos CLR_CMOS, fica na parte inferior direita, próximo do conector USB 3.0:

1000
Sim, mas não tem o botão, que versões mais simples tem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem sim, acho que vc olhou errado. Tem o tradicional pino e tbm o botão externo no painel I/O


Uma coisa que não perguntei: algum motivo para querer uma x570? Ou é por causa do preço que achou com seu conhecido?

Eu até estava de olho, mas acabei me decidindo a ir com uma B550 mesmo, sai muito mais em conta.
A que eu tenho falado é a Ultra.

Queria trocar pra pegar as Lane PCI-E, melhorar os VRM e o suporte da memória.

Mas teria que vir em um preço bom.
 
Sim, mas não tem o botão, que versões mais simples tem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A que eu tenho falado é a Ultra.

Queria trocar pra pegar as Lane PCI-E, melhorar os VRM e o suporte da memória.

Mas teria que vir em um preço bom.

Ah, realmente, a Ultra não tem o botão de CMOS, só o Q-Flash.
As B550 top só perdem em lanes PCI-E, tendo somente 1 slot M2 Gen4, o restante vc tem tudo igual por muito menos.

To de olho na B550 Aorus Pro AC agora, baita placa no mesmo Tier da x570 Ultra por 1000 a menos (nova)
 
Fala galera.
Tô um tanto desapontado com o meu kit de memória (assinatura). Não que seja ruim e tals, mas acho que ele não tá deixando o 5600X mostrar todo seu potencial. CL18 em 3600mhz já não é aquilo tudo, as timings secundárias são bem meh e o bicho é inflexível. Qualquer coisa fora do XMP é tela azul na certa. Novamente, não é ruim, mas acho que podia conseguir mais.

Tô pensado nesse kit aqui, F4-3600C14D-16GTZN, que é 3600mhz 14-15-15-35
principalmente porque tá no qvl da minha mobo.
Link na Amazon

O que acham?
 
Última edição:
Fala galera.
Tô um tanto desapontado com o meu kit de memória (assinatura). Não que seja ruim e tals, mas acho que ele não tá deixando o 5600X mostrar todo seu potencial. CL18 em 3600mhz já não é aquilo tudo, as timings secundárias são bem meh e o bicho é inflexível. Qualquer coisa fora do XMP é tela azul na certa. Novamente, não é ruim, mas acho que podia conseguir mais.

Tô pensado nesse kit aqui, F4-3600C14D-16GTZN, que é 3600mhz 14-15-15-35
principalmente porque tá no qvl da minha mobo.
Link na Amazon

O que acham?
Amigo, olha meus posts nessas duas páginas:
Aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-zen-2-zen-3.584419/page-2084#post-1075467104
Depois aqui: https://forum.adrenaline.com.br/threads/amd-ryzen-socket-am4-zen-zen-zen-2-zen-3.584419/page-2085

Fiz uma troca muito parecida com a sua.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, realmente, a Ultra não tem o botão de CMOS, só o Q-Flash.
As B550 top só perdem em lanes PCI-E, tendo somente 1 slot M2 Gen4, o restante vc tem tudo igual por muito menos.

To de olho na B550 Aorus Pro AC agora, baita placa no mesmo Tier da x570 Ultra por 1000 a menos (nova)
Eu vou dar uma esperada.

Um tempo atrás tinha Crosshair VIII Hero e Formula por 2200 no ML.
Como minha X470 me atende bem, vou ver se aparece algo assim de novo.
Ou cogitar a Aorus Ultra.
 
Última edição:
Então, chegou o meu 5600x da china e fiz uns testes aqui. Consegui 4.75ghz em todos os núcleos com 1.25v. Temp máxima foi de 55 graus. Usando um H100i v2 e apliquei uma Thermal Grizzly Kryonaut.

Segui o guia do RHBH sobre o PBO mas a realidade é que continuo perdido na bios dessa placa mãe. Após tantos anos usando intel, desacostumei a brincar de oc com os amd (meu último amd tinha sido um Athlon 64 antes da era Conroe da intel)

Enfim, usei o Ryzen Master e consegui esses resultados. Não sei se estão bons ou dentro do esperado.

OMEWIts.jpg
 
Então, chegou o meu 5600x da china e fiz uns testes aqui. Consegui 4.75ghz em todos os núcleos com 1.25v. Temp máxima foi de 55 graus. Usando um H100i v2 e apliquei uma Thermal Grizzly Kryonaut.

Segui o guia do RHBH sobre o PBO mas a realidade é que continuo perdido na bios dessa placa mãe. Após tantos anos usando intel, desacostumei a brincar de oc com os amd (meu último amd tinha sido um Athlon 64 antes da era Conroe da intel)

Enfim, usei o Ryzen Master e consegui esses resultados. Não sei se estão bons ou dentro do esperado.

OMEWIts.jpg

Quanto é o Vcore stock? De fábrica o clock boost já chega a 4.6GHz em alguns núcleos, não sei se vale a pena subir tensão pra conseguir esse clock em todos. Eu como sou conservador em matéria de overclock, particularmente deixaria todos em 4.6GHz mesmo e veria se fica estável com undervolt.
 
Quanto é o Vcore stock? De fábrica o clock boost já chega a 4.6GHz em alguns núcleos, não sei se vale a pena subir tensão pra conseguir esse clock em todos. Eu como sou conservador em matéria de overclock, particularmente deixaria todos em 4.6GHz mesmo e veria se fica estável com undervolt.

O vCore stock dos Ryzen é 1.00v para o clock base e 1.50v para o boost single thread.
 
Onde você viu esses valores? E eu acho que a faixa de tensão variam entre as microarquiteturas Zen 1, 2 e 3.

Desligue o boost da CPU na bios e veja ela trabalhar no clock base com Core VID de 0.97~1.00v.

Nas BIOS da Asus a opção se chama "Core Performance Boost".
 
Desligue o boost da CPU na bios e veja ela trabalhar no clock base com Core VID de 0.97~1.00v.

Nas BIOS da Asus a opção se chama "Core Performance Boost".
Hmm, bom saber. Por falar nisso, tenho um Ryzen 5 1600AF e fica estável todos os núcleos em 3.7GHz @ 1.1125V, é um valor seguro a longo prazo? Não experimentei testar com Vcore menor porque não queria ficar estressando sem necessidade no Prime95 ou IntelBurnTest.
 
Hmm, bom saber. Por falar nisso, tenho um Ryzen 5 1600AF e fica estável todos os núcleos em 3.7GHz @ 1.1125V, é um valor seguro a longo prazo? Não experimentei testar com Vcore menor porque não queria ficar estressando sem necessidade no Prime95 ou IntelBurnTest.

Até 1.30v é um valor ok para 24x7 se conseguir manter boas temperaturas.
 
Até 1.30v é um valor ok para 24x7 se conseguir manter boas temperaturas.

Baixei para 1,1V e ontem joguei alguma horas sem travar, vou ver se continua estável. Por incrível que pareça, em o meu 1600AF não trava em testes de estabilidade mesmo após horas, mas dependo do clock e tensão, é só jogar alguns minutos ou usar algum que faz uso intensivo da CPU que o sistema trava, ultimamente o uso real no dia-a-dia tem se mostrado um teste melhor de estabilidade de overclock.
 
Qual voltagem vocês recomendam pra 4GHZ no 1600AF? Tava usando 1.25v porem não sei até onde é seguro manter essa voltagem o tempo todo. Será que dá pra abaixar até uns 1.20v ou é pedir muito? hiuahaiu
 
Como identificar data de fabricação do R5 5600x ?
 
Qual voltagem vocês recomendam pra 4GHZ no 1600AF? Tava usando 1.25v porem não sei até onde é seguro manter essa voltagem o tempo todo. Será que dá pra abaixar até uns 1.20v ou é pedir muito? hiuahaiu

Muito difícil dizer, devido à loteria do silício e a AMD não informar um valor máximo seguro de Vcore, mas eu não usaria tensão acima desses 1,25V, mas quanto menor, melhor, vai testando com tensão menor até travar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como identificar data de fabricação do R5 5600x ?

Nesse post ensina como, mas precisa remover o cooler pois o número do lote está gravado no processador.

 
Última edição:
Então, chegou o meu 5600x da china e fiz uns testes aqui. Consegui 4.75ghz em todos os núcleos com 1.25v. Temp máxima foi de 55 graus. Usando um H100i v2 e apliquei uma Thermal Grizzly Kryonaut.

Segui o guia do RHBH sobre o PBO mas a realidade é que continuo perdido na bios dessa placa mãe. Após tantos anos usando intel, desacostumei a brincar de oc com os amd (meu último amd tinha sido um Athlon 64 antes da era Conroe da intel)

Enfim, usei o Ryzen Master e consegui esses resultados. Não sei se estão bons ou dentro do esperado.

OMEWIts.jpg

chegou hj o meu 5600x da china tbm, mas pq será q ta mostrando 2 cores e 4 threads no meu?
outra dúvida é se é normal ficar 50 graus com o cooler box sem fazer nada, a temperatura ambiente de 32
eu achei alta essa temp...

1vQR34L.png
 
Muito difícil dizer, devido à loteria do silício e a AMD não informar um valor máximo seguro de Vcore, mas eu não usaria tensão acima desses 1,25V, mas quanto menor, melhor, vai testando com tensão menor até travar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Nesse post ensina como, mas precisa remover o cooler pois o número do lote está gravado no processador.


220419956_1701734390011591_5951021448235154021_n.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

chegou hj o meu 5600x da china tbm, mas pq será q ta mostrando 2 cores e 4 threads no meu?
outra dúvida é se é normal ficar 50 graus com o cooler box sem fazer nada, a temperatura ambiente de 32
eu achei alta essa temp...

1vQR34L.png
Será que é falso ?
 
Então, chegou o meu 5600x da china e fiz uns testes aqui. Consegui 4.75ghz em todos os núcleos com 1.25v. Temp máxima foi de 55 graus. Usando um H100i v2 e apliquei uma Thermal Grizzly Kryonaut.

Segui o guia do RHBH sobre o PBO mas a realidade é que continuo perdido na bios dessa placa mãe. Após tantos anos usando intel, desacostumei a brincar de oc com os amd (meu último amd tinha sido um Athlon 64 antes da era Conroe da intel)

Enfim, usei o Ryzen Master e consegui esses resultados. Não sei se estão bons ou dentro do esperado.

OMEWIts.jpg
Pagou quanto? Tem o link da loja?
 
chegou hj o meu 5600x da china tbm, mas pq será q ta mostrando 2 cores e 4 threads no meu?

1vQR34L.png

Vish, vê no Gerenciador de Tarefas, na aba desempenho, se aparecem 12 gráficos (se só mostrar um, alterna exibição para processadores lógicos).

220419956_1701734390011591_5951021448235154021_n.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Será que é falso ?

Tem que checar o QR Code, aí ele encaminha pra um site que autentica o SN:

bwpKVrr.jpg
 
Vish, vê no Gerenciador de Tarefas, na aba desempenho, se aparecem 12 gráficos (se só mostrar um, alterna exibição para processadores lógicos).



Tem que checar o QR Code, aí ele encaminha pra um site que autentica o SN:

bwpKVrr.jpg

isso aqui? só mostra 4

SjbTAfg.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

220419956_1701734390011591_5951021448235154021_n.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Será que é falso ?
pow mano ta muito estranho, não estou entendendo
eu já reinstalei o cpu-z e continua mostrando assim
será q é o windows? pq antes eu tava usando um Athlon 3000G q de fato é 2c e 4t
 
isso aqui? só mostra 4

SjbTAfg.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


pow mano ta muito estranho, não estou entendendo
eu já reinstalei o cpu-z e continua mostrando assim
será q é o windows? pq antes eu tava usando um Athlon 3000G q de fato é 2c e 4t
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ixe que estranho , oque aparece na BIOS reconhece como sendo um 5600x, confere se é um zen3 mesmo se os china nao mandaram um ryzen remarcado , da um reset na bios , veja também a versao da sua bios atualiza pra ultima , nao acredito que seja BUG no windows mas nada custa formatar do zero.

por ultimo Não tinha nenhuma falha visual no CPU , pino torto etc?
 
Como é isso de ler QR code ?
 
isso aqui? só mostra 4

SjbTAfg.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


pow mano ta muito estranho, não estou entendendo
eu já reinstalei o cpu-z e continua mostrando assim
será q é o windows? pq antes eu tava usando um Athlon 3000G q de fato é 2c e 4t

Não, na aba Desempenho e CPU, mas acho que vai mostrar a mesma coisa que aí. Não quero afirmar sem ter certeza, mas leva a crer que só tem 2 núcleos funcionais. Eu peguei a caixa do meu e vou por os dados do seu processador na URL do site pra ver se é original.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo