Em relação à crescente população de jogadores e planos para aliviar o congestionamento mundial
Regarding the Growing Player Population and Plans to Alleviate World Congestion
na.finalfantasyxiv.com
Saudações jogadores do FINAL FANTASY XIV! Este é o seu produtor e diretor, Naoki Yoshida.
Em primeiro lugar, gostaria de estender meus agradecimentos a todos vocês por seu apoio contínuo!
O desenvolvimento em nosso pacote de expansão mais recente Endwalker continua enquanto nos concentramos na implementação de conteúdo e na transição para a fase de verificação e aperfeiçoamento. As expectativas para o 6.0 são altas e resultaram em um aumento do interesse no FINAL FANTASY XIV - especialmente na América do Norte e na Europa, onde atualmente estamos enfrentando um grande afluxo de novos jogadores.
Hoje, gostaria de entrar em detalhes sobre o congestionamento do servidor resultante desse influxo e as medidas que estamos tomando para resolvê-lo. A mensagem é longa, por favor, tenha paciência comigo.
Crescimento da população de jogadores
Como mencionado acima, FINAL FANTASY XIV está experimentando um aumento dramático em sua base de jogadores. Esse aumento não se limita apenas à versão global (servida pelos data centers japoneses, norte-americanos e europeus), mas também às versões chinesas e coreanas operadas localmente. Recentemente, experimentamos um número recorde de usuários em todas as regiões, com uma grande quantidade de novos jogadores começando suas aventuras.
Em particular, o aumento de jogadores nas regiões de NA e UE nas últimas duas semanas foi tão impressionante e inesperado que muitos jogadores estão tendo dificuldade para fazer login ou criar novos personagens devido ao congestionamento do servidor, e por isso pedimos desculpas profundas.
Aumento de limites de login simultâneos
A população que pode ser conectada a cada servidor mundial de uma vez é limitada; no entanto, como alguns de vocês notaram, esse limite não é o mesmo para todos os servidores e difere um pouco entre os data centers (Mana, Aether, Chaos, etc.). O principal motivo para isso tem a ver com o “servidor compatível” de um data center. Um servidor compatível só pode lidar com um determinado número de informações, portanto, para garantir que funcione corretamente, um limite de capacidade deve ser definido. Esse limite determina a população máxima geral de um data center, que é então dividida pelo número de mundos no data center para calcular quantos jogadores podem estar logados em cada mundo. Se um servidor compatível ficar sobrecarregado, isso resultará na interrupção do funcionamento adequado do Duty Finder e na instabilidade ao inserir o conteúdo instanciado, daí a importância dos limites de login.
As diferenças nos limites de login ocorrem devido a diferenças no número de mundos por data center, bem como diferenças no desempenho do servidor correspondente.
Acontece que os servidores correspondentes usados nos data centers da América do Norte foram recentemente atualizados para modelos de alto desempenho. A otimização contínua deste novo equipamento nos permitiu, a partir de 16 de julho,
aumentar o número máximo de logins simultâneos nos data centers de NA em 18.000, ou aproximadamente 750 por servidor mundial.
Uma atualização de servidor compatível para os centros de dados da UE, embora atualmente planejada para o futuro imediato, no entanto, ainda está pendente. Assim,
até que a atualização seja implementada, será difícil para nós aumentar os limites de login do mundo para o mesmo grau que os mundos da América do Norte.Dito isso, a equipe está trabalhando duro para otimizar os servidores existentes na tentativa de aumentar os limites, ainda que em uma quantidade menor, e se esforçará para fazer ajustes e melhorias contínuas, mantendo a estabilidade do jogo.
Apesar do aumento do limite mencionado acima, no fim de semana de 17 e 18 de julho, vários servidores North American World experimentaram períodos de seis a sete horas na capacidade máxima de login. Como resultado, a criação de personagens ficava indisponível por longos períodos de tempo e os jogadores enfrentavam tempos médios de espera de login de 10-20 minutos. Para jogadores que residem em Worlds no data center europeu, os tempos de espera de login nos finais de semana chegavam a 40 minutos. Pedimos profundamente desculpas pela situação em ambas as regiões.
Criação de personagem e tempo de espera de login
Quando um servidor mundial atinge sua capacidade máxima,
quaisquer jogadores adicionais que tentarem fazer o login serão colocados em uma fila e devem esperar até que um jogador que já está no servidor faça o logout antes de ser admitido. Como a criação de personagens requer que um jogador esteja logado para gravar os dados recém-criados no banco de dados, novos personagens não podem ser criados enquanto o servidor estiver cheio.
Embora nos arrependamos de ter que fazer isso, pediríamos humildemente duas coisas aos nossos jogadores para garantir que os novos jogadores tenham a oportunidade de criar personagens: primeiro, pedimos aos que não estão ativamente envolvidos no jogo que se
desconectem de seus personagens em vez de permanecerem logados enquanto está ocioso .
Em segundo lugar, solicitamos que você
evite criar novos personagens durante os horários de pico de congestionamento .
Como mencionado acima, aqueles que fazem login enquanto o servidor está congestionado podem enfrentar filas de login, que permitem que os jogadores entrem no servidor a uma taxa reduzida na ordem em que entraram na fila. As filas de login ocorrem por dois motivos: O primeiro é que o ato de efetuar login aumenta temporariamente a carga do servidor. Quando um mundo experimenta um grande número de jogadores tentando entrar ao mesmo tempo, ele pode ficar sobrecarregado e travar. É melhor evitar isso com logins escalonados. A segunda é, conforme explicado anteriormente, que cada Mundo tem uma capacidade máxima de login para manter a estabilidade. Nesses casos, os jogadores só podem ser admitidos quando outros fizerem logout.
Pedimos que você permaneça na fila com paciência, caso encontre tempos de espera. Essas filas são necessárias para garantir que os servidores permaneçam estáveis, enquanto fornecem um meio seguro e justo para os jogadores entrarem no jogo durante os períodos de maior atividade do usuário.
Observe também que, para priorizar nossos clientes pagantes,
a fila de login não está disponível para jogadores que usam a versão de teste gratuita (independentemente de ocorrer devido a um aumento de logins ou um mundo atingindo sua capacidade). O login só será possível para esses jogadores depois que a fila de login do World for limpa. Mais uma vez, pedimos desculpas pelo transtorno, mas solicitamos sua compreensão neste ponto.
Logout Automático
Como medida de emergência para combater o congestionamento, também estamos planejando
a implementação antecipada do recurso de logout automático originalmente programado para o lançamento da expansão. Com o lançamento do Patch 5.58 , se nenhuma entrada for detectada de um personagem por um longo período de tempo, o personagem será automaticamente desconectado do jogo. Este recurso será expandido para lidar com o aumento de logins esperado para o lançamento do
Endwalker .
Entendemos que esse recurso não será o mais popular entre nossos jogadores, mas gostaríamos de garantir que é um meio eficaz de combater temporariamente o congestionamento.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que sua implementação possa causar e agradecemos sua paciência para garantir que o jogo permaneça acessível durante esse período.
Mundos e data centers adicionais
Uma solução fundamental para o congestionamento é o aumento dos servidores mundiais, bem como a adição de centros de dados. Conforme já anunciado, estamos atualmente nos estágios finais de preparação de nosso novo data center na Oceania. Ao mesmo tempo, temos avançado com planos para expandir ainda mais - colocando as rodas em movimento na forma de aprovação de orçamentos, obtenção de financiamento e compra de equipamentos. Pretendíamos avaliar o número de usuários e o conteúdo planejado após o lançamento do 6.0 e, em seguida, trabalhar para ter novos servidores ou data centers preparados para o 7.0.
A situação atual, no entanto, nos obrigou a
reavaliar esse cronograma e determinar se é possível agilizar o processo. Existem, no entanto, dois obstáculos em nosso caminho.
Problema 1: Servidores insuficientes devido à escassez de semicondutoresA pandemia COVID-19 viu uma
queda extrema na produção de semicondutores em fábricas em todo o mundo. Isso, juntamente com um aumento na demanda por eletrônicos devido a mais pessoas trabalhando em casa, resultou em uma escassez internacional de semicondutores que, por sua vez, resultou em
um atraso prolongado na entrega dos servidores que encomendamos para nossos data centers.
Até consideramos investir mais do que valor de mercado para acelerar a entrega, mas sem sucesso. Não estamos desistindo, no entanto, e estamos em conversas contínuas com fornecedores de todo o mundo para encontrar uma solução oportuna para este problema.
Problema 2: Restrições de ViagemConforme mencionamos brevemente no Digital Fan Festival, as restrições globais de viagens devido à pandemia
impediram nossa equipe de infraestrutura de servidores de visitar fisicamente os locais do data center , causando uma redução considerável na eficiência do trabalho. Embora no último ano e meio a equipe tenha conseguido trabalhar remotamente com funcionários estrangeiros no data center da Oceania, foi um desafio - um desafio que nossa equipe terá que enfrentar mais uma vez, enquanto buscamos expandir a capacidade do servidor na Europa ou América do Norte. Dito isso, muitos membros da equipe têm recebido suas vacinas COVID de maneira proativa e estão procurando opções, como passaportes de vacina, enquanto
planejamos visitas pessoais
aos data centers. Claro, mesmo que surja a oportunidade de viajar, respeitaremos a opinião de cada funcionário sobre o assunto e colocaremos sua segurança em primeiro lugar.
Continuaremos monitorando de perto a situação em outros países e, uma vez que tenha sido considerada segura e eficiente, dadas as quarentenas obrigatórias, etc., tomaremos outras medidas para retomar o trabalho no local no exterior.
Embora os obstáculos que ainda enfrentamos sejam muitos, acreditamos que o método melhor e mais eficaz para fornecer aos nossos jogadores uma experiência de jogo sem estresse é através da introdução de novos servidores e centros de dados. Para ver essa meta alcançada o mais rápido possível, nós, nas equipes de desenvolvimento, operações e infraestrutura, nos comprometemos a continuar a fazer o nosso melhor.
Em conclusão
Como produtor, a responsabilidade de não ser capaz de prever o fluxo atual de novos jogadores é minha. Os dias antes do lançamento de uma expansão devem ser emocionantes, mas, em vez disso, trouxeram tristeza a muitos jogadores, e por isso eu, pessoalmente, lamento muito.
Durante anos, vimos jogadores dedicados de todo o mundo transmitirem seu tempo com FINAL FANTASY XIV, e agora, ficamos maravilhados enquanto novos fãs se juntam a eles. À medida que entramos em nosso impulso final no desenvolvimento do Endwalker, é esse fluxo constante de energia positiva que motiva todos nós da equipe de desenvolvimento e operações a continuar. Nada se compara à sensação que sentimos ao vê-lo desfrutar do jogo que criamos.
Estamos cientes do fardo que colocamos em nossa base de jogadores e estamos trabalhando diligentemente para aliviá-lo nas próximas semanas e meses. Continuaremos a desenvolver medidas para combater o congestionamento de servidores e manteremos você atualizado sobre todo e qualquer desenvolvimento nessa área.
Obrigado mais uma vez por seu apoio contínuo!