Faz sentido dizer que o Brasil necessariamente precisa investir em indústria e tecnologia de ponta?

danillofc

New Member
Registrado
Nova Zelândia e Austrália vivem na maior parte de commodities e são muito desenvolvidos. O Chile nem industria automotiva tem e é mais desenvolvido que nós. Mesma coisa pra Portugal. E até onde eu sei mas posso estar errado, o Canadá até tem industria e serviços de ponta, mas boa parte de sua economia é petróleo,pesca e mineração. Fora outros países que só vivem do turismo praticamente e são ou desenvovlido s ou no mínimo melhores que o Brasil. E nenhum deles vive alta de desemprego por ter menos indústria ou menos pesquisa e tecnologoa de ponta.
Eu entendo que indústrias podem gerar muitos empregos e dependendo do caso gerar produtos nacionais que melhoram a concorrência, o patriotismo, mas me parece que o setor é usado mais para populismo, não vejo relação nenhuma com o país ser desenvolvido ou não.
 
O que o Brasil precisa é parar de roubar a população para sustentar o bem estar empresarial e um Estado gigantesco e burocrático. Além de fazer profundas reformas e abrir o mercado.

Governo não investe. Governo rouba capital para direcionar erroneamente, causando distorções no mercado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Nova Zelândia e Austrália vivem na maior parte de commodities e são muito desenvolvidos. O Chile nem industria automotiva tem e é mais desenvolvido que nós. Mesma coisa pra Portugal. E até onde eu sei mas posso estar errado, o Canadá até tem industria e serviços de ponta, mas boa parte de sua economia é petróleo,pesca e mineração. Fora outros países que só vivem do turismo praticamente e são ou desenvovlido s ou no mínimo melhores que o Brasil. E nenhum deles vive alta de desemprego por ter menos indústria ou menos pesquisa e tecnologoa de ponta.
Eu entendo que indústrias podem gerar muitos empregos e dependendo do caso gerar produtos nacionais que melhoram a concorrência, o patriotismo, mas me parece que o setor é usado mais para populismo, não vejo relação nenhuma com o país ser desenvolvido ou não.

O Brasil deveria investir no que é competente, e gradativamente abrir pro resto e se tornar competitivo em mais setores pra garantir uma diversificação de mercado.
O problema maior, ao meu ver, não é qual dos setores priorizar, mas como alavancá-los.

Nas últimas décadas o Brasil gastou centenas de bilhões por ano com subsídios, uma prática que ajuda os "amiguinhos" do governo, prejudicando outros setores. Isso torna os setores beneficiados extremamente inflados e ineficientes, eu diria até preguiçosos, e só conseguem ser competitivos por causa da ajuda financeira. Então vemos profissionais pouco especializados, fazendo trabalhos obsoletos, e por consequência ganhando pouco.

Esse dinheiro poderia ser usado pra desenvolver outros setores econõmicos, diminuir burocracias várias, ou até mesmo melhorar outros fatores do IDH, como educação, saneamento e segurança.
 
O Brasil deveria investir no que é competente, e gradativamente abrir pro resto e se tornar competitivo em mais setores pra garantir uma diversificação de mercado.
O problema maior, ao meu ver, não é qual dos setores priorizar, mas como alavancá-los.

Nas últimas décadas o Brasil gastou centenas de bilhões por ano com subsídios, uma prática que ajuda os "amiguinhos" do governo, prejudicando outros setores. Isso torna os setores beneficiados extremamente inflados e ineficientes, eu diria até preguiçosos, e só conseguem ser competitivos por causa da ajuda financeira. Então vemos profissionais pouco especializados, fazendo trabalhos obsoletos, e por consequência ganhando pouco.

Esse dinheiro poderia ser usado pra desenvolver outros setores econõmicos, diminuir burocracias várias, ou até mesmo melhorar outros fatores do IDH, como educação, saneamento e segurança.

Montadoras de automóveis e construtoras são os maiores exemplos disso.
 
O que o Brasil precisa é parar de roubar a população para sustentar o bem estar empresarial e um Estado gigantesco e burocrático. Além de fazer profundas reformas e abrir o mercado.

Governo não investe. Governo rouba capital para direcionar erroneamente, causando distorções no mercado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bingo.
Exatamente isso, Brasil e o pais onde o pobre trabalha pra sustentar um governo cheio de regalias, fim.
 
Última edição:
Montadoras de automóveis e construtoras são os maiores exemplos disso.
É por aí mesmo, a nova Zelândia não se destaca nada além da agricultura e pecuaria, até onde sei, e é muito desenvolvida, tem que importar quase tudo, não produz carro mas quase todo mundo tem.
 
Nova Zelândia e Austrália vivem na maior parte de commodities e são muito desenvolvidos. O Chile nem industria automotiva tem e é mais desenvolvido que nós. Mesma coisa pra Portugal. E até onde eu sei mas posso estar errado, o Canadá até tem industria e serviços de ponta, mas boa parte de sua economia é petróleo,pesca e mineração. Fora outros países que só vivem do turismo praticamente e são ou desenvovlido s ou no mínimo melhores que o Brasil. E nenhum deles vive alta de desemprego por ter menos indústria ou menos pesquisa e tecnologoa de ponta.
Eu entendo que indústrias podem gerar muitos empregos e dependendo do caso gerar produtos nacionais que melhoram a concorrência, o patriotismo, mas me parece que o setor é usado mais para populismo, não vejo relação nenhuma com o país ser desenvolvido ou não.
Realmente os seus exemplos foram bastante interessantes e fui pesquisar mais a fundo sobre, de fato a Austrália vive praticamente apenas de commodities, sendo o carro chefe o FERRO (Sozinho quase 25% de suas exportações)....mas também vale salientar que verifiquei que a Austrália é o lugar MAIS RICO em minérios do mundo! Lá tem quase 30% de todas as reservas de ferro do mundo (O segundo lugar, com 2,5X a menos, é a Rússia com 12,3% e o Brasil e a China com 12,1%) porém ao contrário das outras 3 que tem populações gigantescas (Rússia 145 mi, Brasil 211 mi e China 1,4bi) a Austrália tem uma população pequena, quase igual ao do Chile, com apenas 25mi (Quase 10x menor que a do Brasil), ou seja, são apenas 25 milhões de habitantes sentados em cima da maior mina de minério do mundo, sortudos ao nível máximo rsrs...Percebo que Países com populações pequenas são mais fáceis de enriquecer o povo, para muitos basta estar próximo de uma potência economica e fazer algum acordo com ela (Tipo os tigres asiáticos que cresceram pela proximidade ao Japão), onde devido a pequena população ''meia dúzia'' de empresas que chegam já é capaz de multiplicar a riqueza de suas pequenas populações (Vide a pobre Irlanda que aderiu a união Europeia e disparou seus índices com seus míseros 4 milhões de habitantes com ''meia dúzia'' de empresa estrangeira), o que num País com grande população, estas mesmas meia dúzia de empresas não fariam nem cócegas no PPC, teria que industrializar pesadamente...olhe os 20 Países mais populosos do mundo, os únicos realmente ricos são a Alemanha, EUA e o Japão (Altamente industrializados) com a China em ascensão (Outra mais pesadamente industrializada), o resto que vive de commodities são tudo lascado, não tem nenhum País com uma população grande que vive de boa com commodities...commodities são muito baratas e obviamente não dá pra subir o preço e muito menos fidelizar, tem que vender números realmente gigantes para enriquecer a sua população, logo, uma coisa é a Nova Zelandia com 4 milhões de habitantes firmar um acordo e vender algumas toneladas de manteiga pra China que tá tudo certo, outra é o Brasil com 210 milhões que teria que exportar quantidades inimaginaveis de manteiga para poder enriquecer toda a sua população (Quem compraria tudo isso??) ...mas sei lá, tudo achismo.
 
Última edição:
Realmente os seus exemplos foram bastante interessantes e fui pesquisar mais a fundo sobre, de fato a Austrália vive praticamente apenas de commodities, sendo o carro chefe o FERRO (Sozinho quase 25% de suas exportações)....mas também vale salientar que verifiquei que a Austrália é o lugar MAIS RICO em minérios do mundo! Lá tem quase 30% de todas as reservas de ferro do mundo (O segundo lugar, com 2,5X a menos, é a Rússia com 12,3% e o Brasil e a China com 12,1%) porém ao contrário das outras 3 que tem populações gigantescas (Rússia 145 mi, Brasil 211 mi e China 1,4bi) a Austrália tem uma população pequena, quase igual ao do Chile, com apenas 25mi (Quase 10x menor que a do Brasil), ou seja, são apenas 25 milhões de habitantes sentados em cima da maior mina de minério do mundo, sortudos ao nível máximo rsrs...Percebo que Países com populações pequenas são mais fáceis de enriquecer o povo, para muitos basta estar próximo de uma potência economica e fazer algum acordo com ela (Tipo os tigres asiáticos que cresceram pela proximidade ao Japão), onde devido a pequena população ''meia dúzia'' de empresas que chegam já é capaz de multiplicar a riqueza de suas pequenas populações (Vide a pobre Irlanda que aderiu a união Europeia e disparou seus índices com seus míseros 4 milhões de habitantes com ''meia dúzia'' de empresa estrangeira), o que num País com grande população, estas mesmas meia dúzia de empresas não fariam nem cócegas no PPC, teria que industrializar pesadamente...olhe os 20 Países mais populosos do mundo, os únicos realmente ricos são a Alemanha, EUA e o Japão (Altamente industrializados) com a China em ascensão (Outra mais pesadamente industrializada), o resto que vive de commodities são tudo lascado, não tem nenhum País com uma população grande que vive de boa com commodities...commodities são muito baratas e obviamente não dá pra subir o preço e muito menos fidelizar, tem que vender números realmente gigantes para enriquecer a sua população, logo, uma coisa é a Nova Zelandia com 4 milhões de habitantes firmar um acordo e vender algumas toneladas de manteiga pra China que tá tudo certo, outra é o Brasil com 210 milhões que teria que exportar quantidades inimaginaveis de manteiga para poder enriquecer toda a sua população (Quem compraria tudo isso??) ...mas sei lá, tudo achismo.
É um bom raciocínio,mas também tem dezenas de países pequenos e/ou com populações pequenas que são pobres e corruptos. É uma correlação muito simples, que não necessariamente significa causalidade. É o mesmo que culpar o clima frio ou tropical. E também tem país pequeno absurdamente rico em outros minérios,ou gás ou petróleo, mas igualmente corrupto e pobre, no mínimo muito desigual.
 
Precisa se investir mais em amor caridoso e menos em egoísmo e orgulho.
Me doi ter que concordar com voce, mas isso ai e um ponto valido.

Brasileiro nao tem o menor senso de sociedade. E cada um por si.
 
Me doi ter que concordar com voce, mas isso ai e um ponto valido.

Brasileiro nao tem o menor senso de sociedade. E cada um por si.
Não são todos os brasileiros que são assim, mas há muitos que ainda não despertaram mesmo para a necessidade do amor caridoso que é Lei de Deus ensinada e exemplificada por Jesus. Enquanto isso, sempre se deve orar por eles.
 
O Brasil tem potência na exportação e que não dependeria de somente 1 recurso para enriquecer. É rico por si só. O problema está na forma política, corrupção extrema e pouco interesse de elevar o nível da população no que tange educação/renda.
 
Como já foi dito, o único problema do Brasil é o governo.

As pessoas se debatem que nem peixe fora d'agua procurando causas complexas, culpando a cultura do povo, a educação e etc, porem á maquina publica é um gigantesco triturador/destruidor de riquezas.
 
O problema do Brasil é sim a cultura, educação de má qualidade, falta de segurança.

Mas a origem de tudo isso é o governo. Se ele não fosse um buraco negro de dinheiro, sobraria hj horror de grana pra investir nisso.
 
O brasil tem que tirar os impostos das importações, assim os gatos gordos mimados serão massacrados pelos produtos estrangeiros, e terão que se qualificar e ter produtos de qualidade para estar se manterem na posição que estão,hj vendem produto vagabundo, caro, e pagam de bem sucedidos protegidos pela moeda desvalorização e barreiras comerciais.
Nunca o país vai ser rico sem ser phoda, e com uma elite gorda e mediocre criada e mimada barreiras comerciais e isenções de impostos seremos pra sempre 3 mundo.
Temos que lutar contra essa empresariocracia de privilegiados escorados no estado.
 
Nunca o país vai ser rico sem ser phoda, e com uma elite gorda e mediocre criada e mimada barreiras comerciais e isenções de impostos seremos pra sempre 3 mundo.
Mas tipo, EUA e boa parte da UE não fazem um protecionismo fodido com certos setores, principalmente a agricultura?
 
Mas tipo, EUA e boa parte da UE não fazem um protecionismo fodido com certos setores, principalmente a agricultura?
Certo setores não em toda economia.

E eles não colocam imposto na importação para barrar eles dão subsidios pros seus, e nem venham dizer que dá na mesma, pq isso favorece para que os produtos fiquem mais baratos.

Claro algum imposto tem, mas aqui é abusivo, o povo nunca foi consultado,nenhum povo jamais aceitaria 60% de imposto de importação, democracia pra ingles ver.
 
Realmente os seus exemplos foram bastante interessantes e fui pesquisar mais a fundo sobre, de fato a Austrália vive praticamente apenas de commodities, sendo o carro chefe o FERRO (Sozinho quase 25% de suas exportações)....mas também vale salientar que verifiquei que a Austrália é o lugar MAIS RICO em minérios do mundo! Lá tem quase 30% de todas as reservas de ferro do mundo (O segundo lugar, com 2,5X a menos, é a Rússia com 12,3% e o Brasil e a China com 12,1%) porém ao contrário das outras 3 que tem populações gigantescas (Rússia 145 mi, Brasil 211 mi e China 1,4bi) a Austrália tem uma população pequena, quase igual ao do Chile, com apenas 25mi (Quase 10x menor que a do Brasil), ou seja, são apenas 25 milhões de habitantes sentados em cima da maior mina de minério do mundo, sortudos ao nível máximo rsrs...Percebo que Países com populações pequenas são mais fáceis de enriquecer o povo, para muitos basta estar próximo de uma potência economica e fazer algum acordo com ela (Tipo os tigres asiáticos que cresceram pela proximidade ao Japão), onde devido a pequena população ''meia dúzia'' de empresas que chegam já é capaz de multiplicar a riqueza de suas pequenas populações (Vide a pobre Irlanda que aderiu a união Europeia e disparou seus índices com seus míseros 4 milhões de habitantes com ''meia dúzia'' de empresa estrangeira), o que num País com grande população, estas mesmas meia dúzia de empresas não fariam nem cócegas no PPC, teria que industrializar pesadamente...olhe os 20 Países mais populosos do mundo, os únicos realmente ricos são a Alemanha, EUA e o Japão (Altamente industrializados) com a China em ascensão (Outra mais pesadamente industrializada), o resto que vive de commodities são tudo lascado, não tem nenhum País com uma população grande que vive de boa com commodities...commodities são muito baratas e obviamente não dá pra subir o preço e muito menos fidelizar, tem que vender números realmente gigantes para enriquecer a sua população, logo, uma coisa é a Nova Zelandia com 4 milhões de habitantes firmar um acordo e vender algumas toneladas de manteiga pra China que tá tudo certo, outra é o Brasil com 210 milhões que teria que exportar quantidades inimaginaveis de manteiga para poder enriquecer toda a sua população (Quem compraria tudo isso??) ...mas sei lá, tudo achismo.
Com todo o respeito mas seu post força demais para querer provar alguns pontos.

Ao longo da história quem adotou políticas econômicas liberais prosperou. Simples.

E a Irlanda ter prosperado não tem nada a ver com a UE. Muito pelo contrário eu diria.

Caso queira dois vídeos bem legais....



 
Com todo o respeito mas seu post força demais para querer provar alguns pontos.

Ao longo da história quem adotou políticas econômicas liberais prosperou. Simples.

E a Irlanda ter prosperado não tem nada a ver com a UE. Muito pelo contrário eu diria.

Caso queira dois vídeos bem legais....




Jamais que estou querendo provar nada, até porque como frisei no começo e no fim do meu post, eu nem sabia sobre a balança comercial sobre estes Países que o user citou e no fim ainda disse que não sei, que é achismo....jamais que vou bater o pé sobre algo que só sei superficialmente.

Só dei exemplos, que podem estar equívocados, para embasar meu ''achismo'' entende....agora tá tarde mas prometo que amanhã irei olhar estes videos, é que li uma vez que a Irlanda prosperou extremamente rápido após a adesão a UE, quando algumas empresas, não lembro se de TI ou farmaceuticas, então entraram em seu território...mais ou menos como aconteceu com a Coréia do Sul que cresceu por estar ao lado do Japão...mas foi o que eu li, vi só por cima quando minha esposa comprou um intercambio pra lá, não me aprofundei...abraços.
 
O mais irônico é que o Brasil é sim um país de primeiro mundo e rico, porém essa grana, como foi dito, só está em meia dúzia de gente e nos amigos dessa meia dúzia de gente...

Brasil é tão rico que é roubado em governos anteriores, governos atuais e literalmente nunca estivemos na miséria mesmo...o cara consegue ter uma vida tranquila na maioria das vezes apesar do governo...claro que inflação ferra muita gente (esse ano que o diga), mas nunca iremos chegar nem perto do que acontece na Venezuela, nem se o Collor voltar ao poder...
 
carga tributária média do brasil é 50% sobre tudo.

é óbvio que um país com essa carga vai ter miséria e desigualdade.

o problema do Brasil é brasília, ponto.
 
O problema do Brasil são os brasileiros.

Não adianta falar que o problema é Brasília, sendo que Brasília é populada por brasileiros. E são os brasileiros que escolhem quais brasileiros irão roubar os outros brasileiros (os otários em sua maioria).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo