Evidências científicas da reencarnação

E tem como provar a existência de multiversos ou que o universo vai acabar de jeito x ou y? Pois se um físico trata disso é ciência pura, por mais que seja extrapolação, especulação.
A ciência pode tratar de qualquer assunto, inclusive os de cunho religioso. (Já tentaram provar os pontos dos quais falei anteriormente, sem sucesso)

A existência de multiversos é outro assunto que a ciência tenta abordar, mas não há evidências científicas ou comprovações de que seja verdade. Minha crítica é quanto ao mau uso dessas palavras.

Isso tudo é tão cientificamente comprovado que outro "medium cientista" disse a MESMA COISA do Bolsonaro. Isso beira a comicidade.
 
E tem como provar a existência de multiversos ou que o universo vai acabar de jeito x ou y? Pois se um físico trata disso é ciência pura, por mais que seja extrapolação, especulação.
Sim, sempre que qualquer pessoa trata de hipóteses de "multiverso" ou qualquer outra coisa, são meramente especulativos, muitas vezes filosóficos, como é um assunto interessante, gera muito engajamento, mas nunca nenhum cientista chegou com uma evidência cientifica de multiverso. Ou seja quando um físico trata disso não é ciência pura, ele sabe disso e as pessoas que estão ouvindo também sabem, deveriam saber pelo menos.

Por exemplo, ondas gravitacionais, que eram a pouco tempo uma hipótese, uma teoria, hoje temos evidências cientificas que existe sim ondas gravitacionais. Como elas surgem? A hipótese mais aceita é que vem de buracos negros super massivos.

Entre outros exemplos, a relatividade do tempo, que era uma hipótese, uma ideia, até filosófica, virou uma teoria matemática, com fórmulas e tudo mais, surgiram evidências, e hoje não só há evidências como afeta nosso cotidiano, satélites que orbitam a terra tem que ter seus "relógios" frequentemente ajustados, pois o tempo passa mais rápido nas suas órbitas, se não fossem ajustados seu GPS seria totalmente impreciso.

Ou seja o que falta é a educação de entender o que é ciência, não sou cientista, sou de humanas inclusive, e entendo o mínimo do mínimo.

Agora me diz, se um ser humano sai do campo especulativo, filosófico e chega a ter evidências cientificas sobre reencarnação, ele não está pelo menos no mesmo patamar de Einstein? Ou é só um mentiroso?
 
Não, o post que eu trouxe afirmava que Bolsonaro poderia ser a reencarnação de Rafael (o cuidador de Pedro II), não o próprio Pedro II.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pedro II não precisaria reencarnar mais nesse planeta, teria evoluído o suficiente para não precisar mais, segundo a fonte do post.
 
Última edição:
Sim, sempre que qualquer pessoa trata de hipóteses de "multiverso" ou qualquer outra coisa, são meramente especulativos, muitas vezes filosóficos, como é um assunto interessante, gera muito engajamento, mas nunca nenhum cientista chegou com uma evidência cientifica de multiverso. Ou seja quando um físico trata disso não é ciência pura, ele sabe disso e as pessoas que estão ouvindo também sabem, deveriam saber pelo menos.

Por exemplo, ondas gravitacionais, que eram a pouco tempo uma hipótese, uma teoria, hoje temos evidências cientificas que existe sim ondas gravitacionais. Como elas surgem? A hipótese mais aceita é que vem de buracos negros super massivos.

Entre outros exemplos, a relatividade do tempo, que era uma hipótese, uma ideia, até filosófica, virou uma teoria matemática, com fórmulas e tudo mais, surgiram evidências, e hoje não só há evidências como afeta nosso cotidiano, satélites que orbitam a terra tem que ter seus "relógios" frequentemente ajustados, pois o tempo passa mais rápido nas suas órbitas, se não fossem ajustados seu GPS seria totalmente impreciso.

Ou seja o que falta é a educação de entender o que é ciência, não sou cientista, sou de humanas inclusive, e entendo o mínimo do mínimo.

Agora me diz, se um ser humano sai do campo especulativo, filosófico e chega a ter evidências cientificas sobre reencarnação, ele não está pelo menos no mesmo patamar de Einstein? Ou é só um mentiroso?
Bom, eu vou dar meu ponto de vista e extrapolar:
Considerando que o ponto de vista do espiritismo esteja certo ou quase certo, primeiro que não se tem resposta pra tudo. Há um volume enorme de casos e indícios há séculos e até hoje, mas ninguem sabe dizer porque alguns pouquissimos se lembram de detalhes e outros não. Pode ser até outra hipótese doida do tipo memória genética/atômica tipo assassin's Creed. Como se trata de pessoas é meio dificil chamar de evidencia científica, seria como querer provar que todos os seres humanos do mundo agem ou gostam de x ou y. Ciencias biologicas e humanas não são sempre exatas, indicam probabilidades e tendências. Pelo espiritismo, é o mesmo da "alma".
 
Mesmo uma ciência não sendo exata, ela segue o método científico.
Nas ciências biológicas temos os testes in vitro para a obtenção de evidências científicas de cunho biológico/químico, testes em animais e depois em humanos, até chegar num artigo onde um estudo estatístico valida ou não a experiência.
Nas ciências humanas, mesmo não tendo algo "físico" para se embasar, é realizado um teste empírico amplo seguindo um método rigoroso de execução, análise e obtenção de resultados.

São chamadas ciências porque existem evidências científicas. No caso da religião, podemos apenas definí-la crença, pois falta a base.
 
O espiritismo cristão não é só fé, é fé raciocinada, tem muita lógica, raciocínio e evidências por trás dos postulados, basta ir atrás.

Espiritismo cristão é religião, filosofia e ciência.
 
Eu nunca disse que não há raciocínio por trás do espiritismo, eu disse que não pode ser considerado uma ciência pois faltam as evidências científicas. Não entendo a insistência no uso errôneo do termo para provar um ponto.

Se não há evidências científicas, podemos falar apenas de correlação, por mais elaborada que seja. Qualquer passo além disso se chama crença, e por mais que possa doer em alguns eu não o digo com a intenção de ofender.
 
Última edição:
Eu nunca disse que não há raciocínio por trás do espiritismo, eu disse que não pode ser considerado uma ciência pois faltam as evidências científicas. Não entendo a insistência no uso errôneo do termo para provar um ponto.

Se não há evidências científica, podemos falar apenas de correlação, por mais elaborada que seja. Qualquer passo além disso se chama crença, e por mais que possa doer em alguns eu não o digo com a intenção de ofender.
Bom, aí vai da interpretação de cada um se EQM, livros psicografados, medições dos aparelhos spirit box e similares, se tudo que foi relatado na obra do Kardec, servem como evidência,mesmo que indireta e não exata.
 
Existem muitos fenômenos que causam espanto por aí, mas que nos centros espíritas cristãos sérios são estudados, trabalhados e considerados naturais. Tais como vidência, clarividência, clariaudiência, telepatia, materialização de espíritos, fluidificação de águas, vibrações, passes, cirurgias e tratamentos espirituais, desobsessões, incorporações, desdobramentos, etc etc. Lá eles encaram tudo isso como natural, vale a pena conferir.

E além dos livros psicografados, há as cartas psicografadas. Em Palmelo-GO (a cidade com maior percentual de espíritas no Brasil), o centro espírita Luz da Verdade tem esse trabalho de psicografar cartas de desencarnados e/ou de seus mentores por exemplo: https://www.palmelo.org/psicografia
 
Última edição:
Bom, aí vai da interpretação de cada um se EQM, livros psicografados, medições dos aparelhos spirit box e similares, se tudo que foi relatado na obra do Kardec, servem como evidência,mesmo que indireta e não exata.
Ciência não é interpretação, por isso existe o método científico. O resto é pseudociência.
Se tudo o que está sendo citado fosse demonstrável (ou seja, tivesse premissas sólidas, método e resultado demonstrado) teríamos artigos científicos sobre o tema, mas todas as vezes que isso foi abordado dessa forma não foi possível chegar a uma conclusão científica.
 
Na minha opinião esses que falam que não chegaram numa "conclusão científica" é porque não sabem descrever os mecanismos por trás dos fenômenos, não porque os fenômenos não ocorram. O pessoal que estuda mais a fundo sabe descrever.
 
Na minha opinião esses que falam que não chegaram numa "conclusão científica" é porque não sabem descrever os mecanismos por trás dos fenômenos, não porque os fenômenos não ocorram. O pessoal que estuda mais a fundo sabe descrever.
Se soubessem descrever de forma clara, objetiva, com evidências cientificamente mensuráveis, teríamos artigos oficiais sobre o tema.
 
E como isso seria uma evidência científica? Assim fica complicado debater. Um livro não é um artigo, nem de longe.
Repito, temos um conceito de ciência bem diferente, talvez oposto.
Eu sei o que é um artigo, para produzir um tem que haver interesse, talvez esteja faltando interesse em parte da comunidade científica, não é mesmo? Talvez seja um assunto incômodo para alguns...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas pesquisando aqui rapidamente achei alguns artigos: https://www.febnet.org.br/blog/geral/pesquisas/artigos-cientificos/

ALMEIDA, Alexander Moreira; Koss-Chioino, Joan D. (Psychiatry. 2009)
Recognition and treatment of psychotic symptoms: spiritists compared to mental health professionals in Puerto Rico and Brazil.

Site: www.hoje.org.br

Acesse



——————————————————————————————————————–

ALMEIDA, Alexander Moreira; FREIRE, Elizabeth Schmitt; NETO, Francisco Lotufo; PARANÁ, Denise; ROCHA, Alexandre Caroli. (Revista Explore)

Investigating the Fit and Accuracy of Alleged Mediumistic Writing: A Case Study of Chico Xavier’s Letters

Site: www.explorejournal.com

Acesse

—————————————————————————————————————————

ALMEIDA, Luiz Guilherme Camargo; GRANERO, Alessandra Lamas; LUCCHETTI, Giancarlo. (Jornal Brasileiro de Nefrologia, 2009)

Espiritualidade no paciente em diálise: O Nefrologista deve abordar?

Site: www.jbn.org.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

ALMINHANA, Letícia Oliveira; ALMEIDA, Alexander Moreira. (Revista de Psiquiatria Clínica, vol.36, nº 4. São Paulo/ 2009)

Personalidade e religiosidade/espiritualidade (R/E).

Site: www.scielo.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

ALVARADO, Carlos; MACHADO, Fátima; ZANGARI, Wellington; ZINGRONE, Nancy. (USP,2007)

Perspectivas históricas da influência da mediunidade na construção de idéias psicológicas e psiquiátricas.

Site: www.hcnet.usp.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

ARRIBAS, Célia da Graça. (Debates do NER, Porto Alegre, Ano 10, nº 15. Jan/ Jun 2009)

Espíritas e Católicos: os “adversários cúmplices” na formação do campo religioso brasileiro.

Site: www.seer.ufrgs.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

AZEVEDO, Alexandre Ramos de. (31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008)

Os espíritas e Anália Franco: práticas de assistência e escolarização da infância no início do século XX.


Site: www.capemi.com.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

AZEVEDO, Alexandre Ramos de. (VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006)

Os abrigos espíritas para a infância no Brasil sob o olhar atento da imprensa espírita luso-brasileira entre 1919 e 1955: uma busca de reconhecimento e popularidade ou a simples afirmação da caridade enquanto princípio básico do espiritismo?

Site: www.faced.ufu.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

BECCENERI, Leadro Blanque; CHIROMA, Livan; FARIAS, Luiz Antonio Chaves de; LONGO, Flávia Vitor (Textos NEPO 80)
Tão ricos e tão escolarizados? O perfil sociodemográfico dos Espíritas no Brasil

Site:
Acesse

—————————————————————————————————————-

BIRMAN, Patrícia. (Arquivo Nacional, 1997)

Cuidado dos Mortos: Uma História da Condenação e Legitimação do Espiritismo (O).

Site: www.scielo.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

BUENO, Cléria Bittar. (Revista Brasileira de História das Religiões, 2009)

Doutrina Espírita e as Mulheres.

Site: www.dhi.uem.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

CARVALHO, Larissa Camacho; LOUSADA, Vinícius Lima. (IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009)

Fonte: Uma história do livro e de todos os livros: Catálogo Racional – Obras para se fundar uma biblioteca espírita (1869)

Acesse

—————————————————————————————————————-

CARVALHO, Larissa Camacho; LOUSADA, Vinícius Lima. (15º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação em Caxias do Sul-RS,2009)

Fonte: A Revue Spirite (1858-1869) e as comunidades de leitores das obras de Allan Kardec.

Acesse

—————————————————————————————————————-

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. (Revista Sociedade, 2006)

Life And Death in Kardecist Spiritism.

Site: www.socialsciences.scielo.org

Acesse

—————————————————————————————————————-

COSTA, Luciana Miranda; PAULA, Julieth Corrêa; VELLOSO, Brunella Lago.
(Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA)

Entre ciência, crítica social e solução religiosa. Jornalismo científico na revistaUniverso Espírita.

Acesse

—————————————————————————————————————-

FONTANA, Sandro.

Mensuração de Nível Estimado Mediúnico.

Site:

Acesse
—————————————————————————————————————-

GIUMBELLI, Emerson. (UFRJ, 2003)“Baixo Espiritismo” e a História dos Cultos Mediúnicos (O).

Site: www.scielo.br

Acesse
—————————————————————————————————————-

GIUMBELLI, Emerson. (UFRJ, 1997)Heresia, doença, crime ou religião: o Espiritismo no discurso de médicos e cientistas sociais.

Site: www.scielo.br

Acesse
—————————————————————————————————————-
LEWGOY, Bernardo. (UFRGS, 2006)Ethnography of reading in a spiritist study group (An).
Site: www.socialsciences.scielo.org
Acesse
—————————————————————————————————————-
LEWGOY, Bernardo. (UFRGS, 2008)Transnacionalização do Espiritismo Kardecista Brasileiro: Um discussão inicial (A).
Site: www.scielo.br
Acesse
—————————————————————————————————————-
LIMA, Nádia Rodrigues (Revista Brasileira de História das Religiões, 2009)
Lei de Deus escrita na consciência: quando se encontram na história os espíritas e os maçons (A).
Site: www.dhi.uem.br
Acesse
—————————————————————————————————————-
LUCCHETTI, Giancarlo; DAHER Jr., Jorge C.; IANDOLI Jr., Decio; GONÇALVES, Juliane P. B.; LUCCHETTI, Alessandra L.G. (Neuroendocrinology letters, Vol. 34, Nº 8 – 2013)
Aspectos históricos e culturais da glândula pineal: comparação entre teorias fornecidas pelo Espiritismo na década de 1940 e a evidência científica atual.
Site: http://www.amebrasil.org.br/2011/sites/default/files/34_8_Lucchetti_745-755 published.pdf
Acesse
—————————————————————————————————————-
MIGUEL, Sinuê Neckel. (Debates do NER, Porto Alegre, Ano 10, nº 15. Jan/ Jun 2009)
Espiritismo e Política: o compasso dos Espíritas com a conjuntura dos anos 1930-1940.
Site: www.seer.ufrgs.br
Acesse
—————————————————————————————————————-

MILANI, Marco Antonio Figueiredo. (4º Encontro da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas, 2008)
Perfil da Produção Acadêmica Brasileira com temática espírita (1989 a 2006)
Site: www.casadocaminhosc.org
Acesse
—————————————————————————————————————-
MILANI, Aida Maria Mendes; MILANI, Marco Antonio Figueiredo. (Revista Eletrônica de Ciência Administrativa – RECADM)


GOVERNANÇA NO TERCEIRO SETOR: estudo sobre uma organização francesa do século XIX


Acesse
—————————————————————————————————————-

PEREIRA, Benedito Fernando.(Universidade do Vale do Sapucaí, 2008)

PSICOGRAFIA E AUTORIA: Um estudo estilístico-discursivo em Parnaso de além-túmulo.

Site: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

PESSOA, Luisa. (Revista Proa, 2009)

Mediunidade e Psicopictografia: reflexões preliminares acerca da pintura mediúnica.

Site: www.ifch.unicamp.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

PRIETO, Júlio Fernando. SIMÃO, Manoel José. NASELLO, Antonia Gladys.

Spirituality, religiousness and psychotherapy.

Site: www.scielo.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

ROCHA, Alexandre Caroli. PARANÁ, Denise. FREIRE, Elizabeth Schmitt. NETO, Francisco Lotufo. AMEIDA, Alexander Moreira.

Investigando a concordância e a exatidão na escrita alegadamente mediúnica: um estudo de caso das cartas de Chico Xavier.

Site: www.ufjf.br

Acesse

—————————————————————————————————————http://www.ufjf.br/nupes/files/2008/09/aqui.pdf

SANTOS, Genivalda Araújo Cravo dos. (Horizonte: Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 106-131, jun. 2007)

O Tratamento Espiritual no Espiritismo: o caso das trabalhadoras em Educação de Goiânia/GO.

Site: www.pucminas.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

SCOTON, Roberta Müller Scafuto. (Debates do NER, Porto Alegre, Ano 10, nº 15. Jan/ Jun 2009)

Concepções Psiquiátricas sobre o Espiritismo na primeira metade do século XX.

Site: www.seer.ufrgs.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

SOARES, Rogers Teixeira. (Debates do NER, Porto Alegre, Ano 10, nº15. Jan/ Jun 2009)

As associações médico-espíritas e a difusão de seu paradigma de ciência e espiritualidade.

Site: www.ufjf.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

STOLL, Sandra Jacqueline. (Debates do NER, Porto Alegre, Ano 10, nº 15. Jan/ Jun 2009)

Dos mortos e sua volta: biografia e família na literatura espírita.

Site: www.seer.ufrgs.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

STOLL, Sandra Jacqueline. (UFPR, 2004)

Narrativas biográficas: a construção da identidade espírita no Brasil e sua fragmentação.

Site: www.scielo.br

Acesse

—————————————————————————————————————-

STROPPA, André; ALMEIDA, Alexander Moreira.(UFJF, 2009)

Religiosidade e espiritualidade no transtorno bipolar do humor.

Religiosity and spirituality in bipolar disorder.

Site: www.scielo.br

Acesse

—————————————————————————————————————-
S. FERREIRA, José Antonio. (ISEP)

Ethos, Estilo e Autoria nos Sonetos Mediúnicos atribuídos a Florbela Espanca.

Blog: professorjoseantonio.wordpress.com

Acesse
 
Última edição:
Eu tenho a minha crença e acredito sim em reencarnação, mas vamos ser coerentes.

A ciência atual não tem poder nem de provar a existência de um mundo metafisico, ou da existência de alma, ou provar a existência de Deus e etc.

Caras acham que tem como provar a reencarnação ? Para.

Religião existe no mundo das ideias e das crendices, cada um tem a sua e cientificamente é impossível provar qualquer coisa neste campo.
 
Eu tenho a minha crença e acredito sim em reencarnação, mas vamos ser coerentes.

A ciência atual não tem poder nem de provar a existência de um mundo metafisico, ou da existência de alma, ou provar a existência de Deus e etc.

Caras acham que tem como provar a reencarnação ? Para.

Religião existe no mundo das ideias e das crendices, cada um tem a sua e cientificamente é impossível provar qualquer coisa neste campo.
Você já leu os estudos científicos a respeito? Os vários livros? Já participou de trabalhos mediúnicos?
 
Será que vão usar astrologia?

Eu criei um sigla para tentar entender o que não pode ser explicado, chama-se : relato não científico RNS!
Durante muito tempo fiquei pensando como provar algo sem poder testar ou sem evidências científicas, a única forma que cheguei a conclusão e que e você vivenciar ou alguém muito próximo de você relatar algo que você analise e chegue a conclusão que não tem como explicar, aconteceu algumas vezes comigo mas a maior foi quando minha vó faleceu a 10 anos atrás, hoje tenho 35 anos:

Relato 1: Vivia com minha famlia ainda em casa eu e minha vó éramos muito próximos quase uma mãe para mim, alguns dias depois de falecer durante algumas semanas o rádio do quarto dela simplesmente ligava sozinho e ficava em um volume alto em uma rádio sem sintonia, era um gradiente analógico impossível de ligar sem girar o botão ou algo, isso aconteceu durante algumas madrugadas, até hoje não consigo explicação científica para o acontecido, então quem sabe exista algo que não podemos explicar!

Tenho outros relatos e deve existir milhoes no mundo, são mistérios e que as vezes alguns vão fazer nós acreditar em algo!
Como disse são relatos individuais que cada um vai vivenciar então não tenho como provar por exemplo para vocês que não são próximos a mim e certamente não vão acreditar e nem quero provar nada para ninguém, o importante e cada um ter respeito por cada ideologia e respeitar as pessoas, estamos só de passagem!
As vezes o radio tinha um defeito e uma tensão a mais da rede de energia fazia ele ligar, a radio fora de sintonia podia ser pq estava naquela ou por outro defeito.

Mas não claramente era sua vó tentando te se comunicar.:sefu:

Se o rádio ligasse e tocasse sempre uma musica especifica,trecho especifico, ai certamente seria :rip:



















alguem pregando uma pegadinha com vc.:lol2:
 
As vezes o radio tinha um defeito e uma tensão a mais da rede de energia fazia ele ligar, a radio fora de sintonia podia ser pq estava naquela ou por outro defeito.

Mas não claramente era sua vó tentando te se comunicar.:sefu:

Se o rádio ligasse e tocasse sempre uma musica especifica,trecho especifico, ai certamente seria :rip:



















alguem pregando uma pegadinha com vc.:lol2:
Nao tem como alguém ter ido la no quarto dela e ligado o radio pois meu quarto era do lado da quarto dela, o quarto dos meus pais era mais distante, e era meio que aleatório essa ligação do nada de madrugada, depois de um tempo parou isso, antes de morrer algumas vezes também minha avo chamava alto pela sua falecida irmã, sao coisas que nao tem como entender e nao tem como eu explicar através de algo "normal", mas esses relatos sem explicação cientifica sao vários, creio que boa parte da população ja deve ter passado por algo sem explicaçao, sao os misterios do universo, da vida, enfim...
 
As vezes o radio tinha um defeito e uma tensão a mais da rede de energia fazia ele ligar, a radio fora de sintonia podia ser pq estava naquela ou por outro defeito.

Mas não claramente era sua vó tentando te se comunicar.:sefu:

Se o rádio ligasse e tocasse sempre uma musica especifica,trecho especifico, ai certamente seria :rip:



















alguem pregando uma pegadinha com vc.:lol2:
Mais ou menos, aconteceu algo quase igual com minha família após a morte de um avô, da tv ligar sozinha assim que chegavamos em casa, e de copos estourarem duas vezes, sem ter passado por nenhum choque térmico no momento.
Pode ser tudo explicável, mas quando passamos pro campo das probabilidades, um ou outro evento até passa batido, mas todos ao mesmo tempo, aí a probabilidade se torna tão baixa, que qualquer pesquisa científica que chegue a uma probabilidade baixa nesse nível, já a descarta em relação a outras hipóteses. E nem falei de casos que me senti desanimado e depre em cemitérios.
Se fosse meia dúzia de casos no mundo, eu até tiraria sarro de alguém considerar sobrenatural. Mas quando o volume é imenso e só cresce, aí não tem mais como. É quase como o assunto dos ovnis, vários cientistas acreditam por uma lógica de probabilidade, e se abrem cada vez mais pro assunto porque o volume de casos e polêmicas está gigantesco, há um excesso de ceticismo generalizado, tabus que uma hora se quebram. Então pela lógica, se os ovnis tem sido abordados com muito mais seriedade, porque não assuntos espirituais, obviamente com o máximo de rigor?
 
Não existem "evidencias cietificas da reencarnação"

Novamente, Fatos Cientificos não existem

Prove me o contrário @givemeatip , dúvido.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo