[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Muita desinformação aqui.

Tem várias placas-mãe no mercado com PCI-E 4.0 e PCB de 4 camadas. Obviamente quanto mais camadas melhor (na teoria), mas não existe "mínimo de camadas pra suportar PCI-E 4.0".

Além disso, "o dobro de dados transitando" não requer "o dobro de espessura de PCB". Obviamente fica mais fácil garantir a integridade do sinal com mais camadas no PCB, mas essa relação não é linear, muito longe disso.
PCB layers é novidade para mim, o que sei é que tem que ter X PCI lanes entre processador e slot PCI e nas conexões de IO, tipo M2.
 
Muita desinformação aqui.

Tem várias placas-mãe no mercado com PCI-E 4.0 e PCB de 4 camadas. Obviamente quanto mais camadas melhor (na teoria), mas não existe "mínimo de camadas pra suportar PCI-E 4.0".

Além disso, "o dobro de dados transitando" não requer "o dobro de espessura de PCB". Obviamente fica mais fácil garantir a integridade do sinal com mais camadas no PCB, mas essa relação não é linear, muito longe disso.

Conseguiram PCIE 4.0 com 4 camadas de forma funcional?

Sei que tem aquelas placas mãe AMD que dão disconnect no USB quando usa PCIE 4.0 e a solução é baixar na BIOS para PCIE 3.0

:limo:
 
Conseguiram PCIE 4.0 com 4 camadas de forma funcional?

Sei que tem aquelas placas mãe AMD que dão disconnect no USB quando usa PCIE 4.0 e a solução é baixar na BIOS para PCIE 3.0

:limo:
Tem algumas B550 com 4 layers, tipo a Aorus elite e b550m mortar

PCB layers é novidade para mim, o que sei é que tem que ter X PCI lanes entre processador e slot PCI e nas conexões de IO, tipo M2.
As camadas da PCB é algo mais de projeto, quanto mais camadas mais "liberdade" vc tem pra fazer roteamento, colocar componentes, ter melhor isolamento e logo garantir boa integridade de sinal, mas também sai mais caro.

Geralmente a turma que curte OC mais hardcore vai atrás de mobos com mais camadas.
 
Tem algumas B550 com 4 layers, tipo a Aorus elite e b550m mortar


As camadas da PCB é algo mais de projeto, quanto mais camadas mais "liberdade" vc tem pra fazer roteamento, colocar componentes, ter melhor isolamento e logo garantir boa integridade de sinal, mas também sai mais caro.

Geralmente a turma que curte OC mais hardcore vai atrás de mobos com mais camadas.

Mas B550 é mais tranquilo, pois o Chipset é PCIE 3.0.

Só precisa garantir o PCIE 4.0 no primeiro slot PCI e M2.
 
O isolamento do sinal é bastante importante e depende da qualidade da construção, não só da "espessura" / camadas.

O mínimo era 4 camadas no PCIE 3.0, com o PCIE 4.0 o mínimo foi para 6 camadas
Obrigado por especificar um apontamento que eu já tinha dito que existia...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muita desinformação aqui.

Tem várias placas-mãe no mercado com PCI-E 4.0 e PCB de 4 camadas. Obviamente quanto mais camadas melhor (na teoria), mas não existe "mínimo de camadas pra suportar PCI-E 4.0".

Além disso, "o dobro de dados transitando" não requer "o dobro de espessura de PCB". Obviamente fica mais fácil garantir a integridade do sinal com mais camadas no PCB, mas essa relação não é linear, muito longe disso.
Caramba vcs estão bem mal de semântica hein...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PCB layers é novidade para mim, o que sei é que tem que ter X PCI lanes entre processador e slot PCI e nas conexões de IO, tipo M2.
Pegue o cat5/5e/6 como um exemplo bem besta e básico (preciso desenhar, não pra vc, mas prós ruins de semantica entenderem que é apenas um exemplinho bobo), todos tem 8 fios, mas a qualidade do cobre e outras especificações são bem diferentes, mesmo número de "lanes" com quantidade de dados transitando dramaticamente diferente.
 
Última edição:
Obrigado por especificar um apontamento que eu já tinha dito que existia...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Caramba vcs estão bem mal de semântica hein...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pegue o cat5/5e/6 como um exemplo bem besta e básico (preciso desenhar, não pra vc, mas prós ruins de semantica entenderem que é apenas um exemplinho bobo), todos tem 8 fios, mas a qualidade do cobre e outras especificações são bem diferentes, mesmo número de "lanes" com quantidade de dados transitando dramaticamente diferentes.
Eu fiquei confuso no que vc quis dizer e aí preferi não comentar, mas se mais de uma pessoa entendeu no sentido literal então a mensagem talvez tenha não tenha sido passada da melhor forma.
 
Eu fiquei confuso no que vc quis dizer e aí preferi não comentar, mas se mais de uma pessoa entendeu no sentido literal então a mensagem talvez tenha não tenha sido passada da melhor forma.
"Claro, isso é ser o grosso do grosso, há outros métodos para melhorar a eficiência, mas o dobro de dados transitando significa o dobro de espessura do PCB e isso custa caro..."

Se com isso aqui tanta gente entendeu errado, bem, é exatamente por isso que eu nunca me incomodei com a relação de candidatos x vaga dos concursos que eu passei kkk
 
Não vou entrar em picuinha de fórum, só quis colocar a informação correta pra galera do fórum. Cada um faz o que quiser com essa informação.
 
Conseguiram PCIE 4.0 com 4 camadas de forma funcional?

Sei que tem aquelas placas mãe AMD que dão disconnect no USB quando usa PCIE 4.0 e a solução é baixar na BIOS para PCIE 3.0

:limo:
Considerando que a AMD (teoricamente) consertou isso com um update de AGESA, não creio ser um problema inerente a placas com mais ou menos camadas.
 
Considerando que a AMD (teoricamente) consertou isso com um update de AGESA, não creio ser um problema inerente a placas com mais ou menos camadas.

Consertou para uma boa parcela dos usuários.

Mas ainda existem placas que persistem com o problema.

No overclock.net tem alguns tópico que a suspeita é que realmente a placa é incapaz de isolar corretamente o sinal PCIE 4.0, vazando e causando interferência nas portas USB.
 
Galera : Está dando uns sons estranhos na minha R5 3600 (chinesa), digo no audio do jogo. Toda vez que eu do alt tab, ou mudo de vídeo, da um barulho robótico... Seria uma incompatibilidade com a minha placa mãe? Ela não está atualizada até sua ultima versão (bios). Tenho medo de atualizar e o problema persistir ou piorar (pois ela estava travando demais no computador). Deixei meu irmão uns 10 dias testando, ele disse que estava normal, coloquei aqui até o momento ela não está dando problemas, os jogos estão funcionando perfeitamente e até resolvi alguns stutterings de alguns jogos que meu processador antigo sofria. No entanto, não sei se é defeito do processador ou é problema com bios.
 
Galera : Está dando uns sons estranhos na minha R5 3600 (chinesa), digo no audio do jogo. Toda vez que eu do alt tab, ou mudo de vídeo, da um barulho robótico... Seria uma incompatibilidade com a minha placa mãe? Ela não está atualizada até sua ultima versão (bios). Tenho medo de atualizar e o problema persistir ou piorar (pois ela estava travando demais no computador). Deixei meu irmão uns 10 dias testando, ele disse que estava normal, coloquei aqui até o momento ela não está dando problemas, os jogos estão funcionando perfeitamente e até resolvi alguns stutterings de alguns jogos que meu processador antigo sofria. No entanto, não sei se é defeito do processador ou é problema com bios.
Isso ai ta mais pra falha de sistema doque hardware , já tentou uma instalação limpa caso tenha mantado o kit sem formatar experimente começar por ai , baixe a ultima iso do windows , atualize tudo instale ultima versão do chipset da AMD
 
Isso ai ta mais pra falha de sistema doque hardware , já tentou uma instalação limpa caso tenha mantado o kit sem formatar experimente começar por ai , baixe a ultima iso do windows , atualize tudo instale ultima versão do chipset da AMD

Instalei outro driver de som, e o problema desapareceu. Vou ficar monitorando, por que vai e volta.
Já formatei o S.O.
 
Recentemente fiz a troca da minha placa mãe (Aorus B450 para uma Asus TUF 550) e mantive o mesmo processador. Usando o mesmo preset (@4.2Ghz, 1.250V) o processador agora ficou esquentadinho (Uso WC custom). Antes ele ficava 43~47 em iddle, agora ele tem ficado 54~58. Porém quando entra em carga ele continua com a mesma temperatura. Tem alguma configuração que tenho que fazer na placa da Asus que não tô sabendo ?
 
quem está comprando as B550 precisa obrigatoriamente atualizar a bios antes? a minha veio até o adesivo da série 5000 na caixa mas não sei se preciso atualizar pra usar o 5600x
 
quem está comprando as B550 precisa obrigatoriamente atualizar a bios antes? a minha veio até o adesivo da série 5000 na caixa mas não sei se preciso atualizar pra usar o 5600x

Chipset B550 já é Zen3 ready
 
ví em vários lugares que precisava atualizar a bios.
você deve ter visto b450, não b550... ou os lugares que você viu estão passando desinformação
 
Chipset B550 já é Zen3 ready
b550 ja vem pois ela chegou junto com zen3 , ja as x570 pode ser que alguma ou outra precise atualizar , apesar que nessa altura todas ja devem estar vindo com bios com suporte de fabrica.
 
Alguém que tenha o 5600x pode mandar um teste do aida?
To achando o L3 baixo do meu, batendo 490 de escrita e cópia

Na parte de memória também, 53k de escrita e 49k de cópia
 
Alguém que tenha o 5600x pode mandar um teste do aida?
To achando o L3 baixo do meu, batendo 490 de escrita e cópia

Na parte de memória também, 53k de escrita e 49k de cópia
aqui deu parecido
MNgXgN5.png
 
pessoal peguei a B550 da asus TUF e nela veio um thermalpad pra colar no ssd, como usar esse thermalpad? eu comprei o ssd WD black sem dissipador, precisa tirar a etiqueta? que parte do ssd cola o pad? ele tem 1x1 cm
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo