[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Qualquer coisa sobre degradação baseado em como o PBO(2) gerencia o processador é pura especulação. Não estou dizendo se acontece ou não, mas não tome mensagens de fórum como verdade.

Pessoalmente eu deixo o CPU com PBO+100mhz aqui (5800X) e a performance fica melhor do que deixando 4.7ghz all-core pois ele boosta mais alto em workloads single-threaded, que é a maior parte do que você vai fazer num PC.
Concordo, tambem deixo assim e com CO+50 no 5600x pra ele ficar em @4.7ghz e pra mim sinceramente não vai fazer diferença se ele vai durar 15 anos ou 10, sei nem se vou estar vivo, quem dirá com esse processador ainda
 
Alguem tem um banner ou imagem explicando a relação de modelos de placas mãe com os processadores e soquetes(e o que cada linha oferece a mais?)? Eu tenho um intel i3-6100 com uma asrock h170 e quero mudar pra amd(ryzen 5700G), só que estou totalmente por fora. Eu lembro que tinha as h110 que era de entrada, as b150 diziam q eram intermediarias e a linha z as tops e pra overclock se não me engano. Estou citando a linha intel so pra comparação e pra dizer até onde eu sabia.

Vejo que uma b450 funciona com os ryzen mais novos se a BIOS for atualizada, mas o que se perde? A linha mais recente seria a 550? Queria uma imagem, tipo aqueles mapas mentais pq facilita o entendimento. Ou se alguém puder descrever isso resumido eu agradeceria demais. (ou até mesmo indicar algum link pra leitura)

Valeu demais!
 
Alguem tem um banner ou imagem explicando a relação de modelos de placas mãe com os processadores e soquetes(e o que cada linha oferece a mais?)? Eu tenho um intel i3-6100 com uma asrock h170 e quero mudar pra amd(ryzen 5700G), só que estou totalmente por fora. Eu lembro que tinha as h110 que era de entrada, as b150 diziam q eram intermediarias e a linha z as tops e pra overclock se não me engano. Estou citando a linha intel so pra comparação e pra dizer até onde eu sabia.

Vejo que uma b450 funciona com os ryzen mais novos se a BIOS for atualizada, mas o que se perde? A linha mais recente seria a 550? Queria uma imagem, tipo aqueles mapas mentais pq facilita o entendimento. Ou se alguém puder descrever isso resumido eu agradeceria demais. (ou até mesmo indicar algum link pra leitura)

Valeu demais!
! geração de chipsets:
Low: AB320
Mid B350
High: X370

2 geração de chipsets

Mid: B450
High: X470

3 geração de chipsets:
Low: A520
Mid: B550
High: X570

Só as B550 e X570 possuem PCI-E 4.0.
 
Qualquer coisa sobre degradação baseado em como o PBO(2) gerencia o processador é pura especulação. Não estou dizendo se acontece ou não, mas não tome mensagens de fórum como verdade.

Pessoalmente eu deixo o CPU com PBO+100mhz aqui (5800X) e a performance fica melhor do que deixando 4.7ghz all-core pois ele boosta mais alto em workloads single-threaded, que é a maior parte do que você vai fazer num PC.
Entendi
Coloquei pbo2+co+100mhz aqui e -30 em all cores, parece que ficou bom
 
Meu medo é esse ai
meu 5600x fica all cores 4650 no auto com 1.3v, sendo que quando faço PBO2+CO com -30 em all cores, fica tudo 1.35-1.4 constantes quando to jogando..ai rola a degradação né

Aqui como falei, PBO + CO + 200mhz, 1.42v idle, aquelas rajadas entende? Usa um tico só do processador e da essas rajadas de 1.42v. se eu estressar o processador, ele fica na casa de 4.6ghz a 4.7ghz a 1.20v a 1.25v. não vejo degradação nenhuma nisso.
 
Aqui como falei, PBO + CO + 200mhz, 1.42v idle, aquelas rajadas entende? Usa um tico só do processador e da essas rajadas de 1.42v. se eu estressar o processador, ele fica na casa de 4.6ghz a 4.7ghz a 1.20v a 1.25v. não vejo degradação nenhuma nisso.
Aqui consegui estabilizar pbo + co + 100

-30 -22 -18 -20 -25 -18

Qual programa ce usa para estressar para ver o load?

Ta usando LLC?

Edit: olha a imagem em load e a temperatura, se eu travar em 4650 com 1.3v a temperatura bate no máximo 68 no cinebench, porém eu perco o fator eficiência energética né

Sem-12341234jpg.jpg
 
Última edição:
Aqui consegui estabilizar pbo + co + 100

-30 -22 -18 -20 -25 -18

Qual programa ce usa para estressar para ver o load?

Ta usando LLC?

LLC em auto aqui. Aqui uso -30 all core com + 200 de boost.

Tá bem alto a tua voltagem aí... Como você deixou o PPT, TDC e EDC? Se você deixar solto ele vai meter voltagem quase sem ganho de frequência. Tens que limitar, ir testando e diminuindo até achar um pouco de equilibro. Aqui PPT tá 88w, EDC em 81A (90A é o padrão) e TDC em 54A (60A Padrão). Podes deixar TDC e EDC padrão e aumentar o PPT até você ter um estrangulamento, ou aquecimento, ou até mesmo estabilidade de performance... Se quiser um help aí manda MP...

Um teste no CB R23 e um no HyperPI

PBO-CO-test.jpg
 
Só uma coisa: limitar os parâmetros do PBO não é necessariamente ruim, mas ao mesmo tempo, se você usar um boost custom (+200, por exemplo), o clock pode ficar mais alto mas a performance pode não melhorar necessariamente por causa de clock stretching. Então é sempre bom testar antes / depois. Especialmente se usar um boost com CO.
 
Só uma coisa: limitar os parâmetros do PBO não é necessariamente ruim, mas ao mesmo tempo, se você usar um boost custom (+200, por exemplo), o clock pode ficar mais alto mas a performance pode não melhorar necessariamente por causa de clock stretching. Então é sempre bom testar antes / depois. Especialmente se usar um boost com CO.

Vou dar uma verificada nisso.

Uma coisa que notei ontem dando uma mexida nas memórias, não tinha mexido mais após a última agesa, e notei que consegui estabilizar em 3866mhz sem erros whea.

Antes dava um ou outro e não tinha reza que resolvesse. Aí notei que diminuindo alguns timmings pra afinar um pouco mais começou alguns erros whea novamente. Voltei aos timmings mais frouxos e não deu mais. Isso com o mesmo Vsoc e mesmo VDDG.

Isso eu já não tava ciente, nunca li isso em algum fórum. Tem muita variável essas coisas e demanda um tempo do cão pra entender e as vezes não entende nada. Kkkkkkkkkk
 
Pessoal, comprei o 5900X com a asus x570 strix rog gaming-e.
O auto overclock dele é bom? ele realmente fica em low no dia a dia no windows e quando precisa ele sobe bem os clocks? qual configuração vcs recomendam?
 
Pessoal, comprei o 5900X com a asus x570 strix rog gaming-e.
O auto overclock dele é bom? ele realmente fica em low no dia a dia no windows e quando precisa ele sobe bem os clocks? qual configuração vcs recomendam?

Deixa em stock, cara. No overclock o ganho é nulo e a dor de cabeça é grande.

De qualquer maneira, esse tópico é o mais detalhado sobre o assunto (que não é para amadores ou pra quem tá acostumado com OC em Intel):
 
Deixa em stock, cara. No overclock o ganho é nulo e a dor de cabeça é grande.

De qualquer maneira, esse tópico é o mais detalhado sobre o assunto (que não é para amadores ou pra quem tá acostumado com OC em Intel):
quando vc fala stock é aquela função do over automatico do cpu? o eu queria é aquela função q usando no dia a dia ele abaixasse os clocks ao maximo possivel mas se precisar, ele sobe o clock ate o talo. Presta isso? eu uso assim hoje no meu i7 6700k
 
quando vc fala stock é aquela função do over automatico do cpu? o eu queria é aquela função q usando no dia a dia ele abaixasse os clocks ao maximo possivel mas se precisar, ele sobe o clock ate o talo. Presta isso? eu uso assim hoje no meu i7 6700k
Isso mesmo. Não fica fixo...
 
quando vc fala stock é aquela função do over automatico do cpu? o eu queria é aquela função q usando no dia a dia ele abaixasse os clocks ao maximo possivel mas se precisar, ele sobe o clock ate o talo. Presta isso? eu uso assim hoje no meu i7 6700k

Sim. Manter em stock é manter nas configurações de fábrica. O próprio processador já possui um comportamento elástico e cada placa-mãe já tem uma configuração automática para lidar com isso, mesmo que você não mexa em nada: mantém a frequência baixa e sobe apenas quando necessário.
O overclock é justamente tirar esse comportamento elástico dele e mantêlo funcionando sempre na mesma frequência, no limite. Não traz nada de ganho hoje em dia, além de alguns poucos números em benchmarks sintéticos, acompanhado de muita dor de cabeça.
 
O poder de memória ram mais rápida em um 5600g, única coisa overclockada é a GPU de 1900mhz para 2325ghz.

Com 16gb dual channel 2800mhz (originalmente 2400mhz) CL15:

tAVzaQI.png


Agora com as novas memórias de 4000mhz CL18 Corsair LPX

Aj5oaZo.png



edit: fiz um outro teste no benchmark mais usado no CS GO (com os mesmos settings, quase tudo no low em 960p que é como eu gosto de jogar) e fps saiu de 171 pra 230, bizarro essa diferença
 
Última edição:
O poder de memória ram mais rápida em um 5600g, única coisa overclockada é a GPU de 1900mhz para 2325ghz.

Com 16gb dual channel 2800mhz (originalmente 2400mhz) CL15:

tAVzaQI.png


Agora com as novas memórias de 4000mhz CL18 Corsair LPX

Aj5oaZo.png



edit: fiz um outro teste no benchmark mais usado no CS GO (com os mesmos settings, quase tudo no low em 960p que é como eu gosto de jogar) e fps saiu de 171 pra 230, bizarro essa diferença
Eu queria abrir um tópico só pra tratar de APU, estou com o 5700g mas só coloquei boost do igpu até 2200 que é o que a minha placa mãe deixou, só no overclock pra subir mais o boost.
Minhas memorias ficaram boas em 3800Mhz cl 18 também e 1.37v. Não sei até onde compensa subir a frequência das memórias, será que o ganho é linear ?
 
Eu queria abrir um tópico só pra tratar de APU, estou com o 5700g mas só coloquei boost do igpu até 2200 que é o que a minha placa mãe deixou, só no overclock pra subir mais o boost.
Minhas memorias ficaram boas em 3800Mhz cl 18 também e 1.37v. Não sei até onde compensa subir a frequência das memórias, será que o ganho é linear ?
Pro desempenho da GPU, no geral sim. Um dos maiores limitadores de performance de GPUs integradas é banda de memória. Um dos fatores que vai tornar o desempenho do Steam Deck melhor do que qualquer APU existente hoje é, além do fato de ter cores RDNA2, utilizar DDR5.
 
Pro desempenho da GPU, no geral sim. Um dos maiores limitadores de performance de GPUs integradas é banda de memória. Um dos fatores que vai tornar o desempenho do Steam Deck melhor do que qualquer APU existente hoje é, além do fato de ter cores RDNA2, utilizar DDR5.
pior que nessas APU chega um ponto que o ganho já não é mto elevado, vi uns benchmark que de 3800 pra 4000 não tem tanta diferença.
 
Boa tarde galera, estou tentando instalar um air cooler aigo l4 em uma placa mãe b450 aorus elite, processador ryzen, mas a presilha do cooler é muito curta e estou com medo de quebrar algo, tem algum macete ou estou fazendo errado? segue a foto do cooler

ArquivoExibir.aspx
 


Os resultados do 5700G com memoria em overclock e offset do clock da gpu +200
 
Tive que migrar pra um WC 360mm pra dar conta das temperaturas do 5800X. No aircooler chegou a bater 90 graus no BFV.

Agora com o WC não tem passado dos 74 graus.
 
Bom dia pessoal, to na saga de comprar um kit novo de ram e queria uma ajuda. Gosto de pesquisar bastante antes de comprar só que ando muito em dúvida, o que vocês acham melhor pegar 8x4gb ou 2x8? Tentei entender mais sobre dual rank e vi que não faz tanta diferença, to muito afim de uma 3600mhz c16 porém as Crucial estão extintas e só tem c18 no mercado e levando em consideração que as minhas são 3600mhz c18 já não sei se compensa a troca, poderiam me ajudar com algumas indicações??

Obs: Achei umas G. Skill c16 mas são bem caras, tem promo de um kit 2x16 3600mhz c18 na Kabum tb que pensei ser uma boa
 
Fala galera, eu gostaria de tirar uma dúvida, eu fui jogar ontem o COD COLD WAR e o HUD dele é bem pesado e ele se encontra no meu HD ao invés do SSD, porém ele travou tão forte que deu tela azul no meu PC, após isso o meu pc nem queria ligar mais (como se o meu SSD tivesse morrido) mas eu tirei o cabo sata e coloquei novamente e voltou, esse problema pode ser por conta do processador que é um R5 1600 + RTX 3060 TI?

Detalhe: No BFV também é um pouco travado mas não deu tela azul, detalhe que eu jogo tudo no 4k/ultra.
 
Bom dia pessoal, to na saga de comprar um kit novo de ram e queria uma ajuda. Gosto de pesquisar bastante antes de comprar só que ando muito em dúvida, o que vocês acham melhor pegar 8x4gb ou 2x8? Tentei entender mais sobre dual rank e vi que não faz tanta diferença, to muito afim de uma 3600mhz c16 porém as Crucial estão extintas e só tem c18 no mercado e levando em consideração que as minhas são 3600mhz c18 já não sei se compensa a troca, poderiam me ajudar com algumas indicações??


Eu tenho um kit igual ao teu e eu não me senti confiante em ir para memórias com 3600 em C16.

Preferi ficar com 3466 em C16. Estou usando 4 pentes da Hyper X: HX434C16FB3/8

Essas memórias são muito boas e não são caras. Legal que ela tem dois perfis XMP 3466 em C16-18-18 ou 3000 em C15-17-17.

PC tá voando.
 
Bom dia pessoal, to na saga de comprar um kit novo de ram e queria uma ajuda. Gosto de pesquisar bastante antes de comprar só que ando muito em dúvida, o que vocês acham melhor pegar 8x4gb ou 2x8? Tentei entender mais sobre dual rank e vi que não faz tanta diferença, to muito afim de uma 3600mhz c16 porém as Crucial estão extintas e só tem c18 no mercado e levando em consideração que as minhas são 3600mhz c18 já não sei se compensa a troca, poderiam me ajudar com algumas indicações??

Obs: Achei umas G. Skill c16 mas são bem caras, tem promo de um kit 2x16 3600mhz c18 na Kabum tb que pensei ser uma boa
Não compensa só tentar um overclock pra C16 ?
Pq trocar memória pra baixar latência eu acho um pouco demais, um custo que não compensa o que você vai gastar.
Melhor deixar o dinheiro aplicado e pra pegar processador novo os reflesh da série 5000 algo assim, a não ser que vc vá pegar pra ter 32Gb de ram... Mas novamente não sei se terá algum ganho prático.
Quanto a configuração é melhor ter 2 pentes de memória apenas ao invés de 4 pentes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo