• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

como vocês limpam o monitor?

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
Colaborador
olá,

pergunto isso porque parece que eu estou fazendo mer** aqui, não é possível, sempre fica uma parte do monitor manchada.

eu tenho um produto liquido aqui que se diz "especial para telas LCD", eu passo ele em um pano e depois esfrego no monitor, sem colocar muita força, depois passo um pano seco, porem nunca fica 100%, sempre fica uma manchinha aqui ou ali.

como vocês limpa o monitor de vocês? passam algum produto especial?
 
Eu faço uma solução de água com detergente neutro, borrifo no monitor e passo um pano de microfibra

Mas sempre fica manchinha também :haha:
 
Aqui eu uso uns 100mL de água morna (a uns 50C) e uns cinco pingos de detergente neutro pra umedecer um pano de microfibra. Depois finalizo com papel toalha e água pura. Dependendo do painel é quase impossível deixar sem marcas.
 
algodao umidecido , vou passando sentido horizontal devagar e depois passo uma flanela de microfibra de leve pra retirar o excesso
 
Pega duas cuecas limpas, uma vc deixa umedecida e a outra seca. Passa a cueca umedecida em 1/4 da tela e logo em seguida enxuga com a cueca seca. Repita 4x em cada um dos quartos.
 
Última edição:
Se vc não quiser que isso aconteça de forma permanente nem faça essa pergunta:


O monitor era de 2010 e só em 2021 que essa caga... ops, hecatombe das manchas permanentes aconteceu. O motivo foi ter passado pano em volta dele que estava com produto químico, no caso aqui o álcool etílico, que jamais deve ficar nem perto de qualquer tipo de tela, seja LCD, seja smartphone, tablet...

E não, eu não apliquei diretamente na tela. Apenas no topo (bordas pretas) dele. Mesmo assim resíduos pegaram. Ou então vazaram da parte traseira pra frente.

Fod... ferrou de vez mesmo, pois a mancha passou a ser interna (ela só aparecia quando eu ligava) e teria que mandar ajeitar a película, inviabilizando qualquer condição de continuar (além de nem saber quem faz isso com certeza o reparo custaria o valor de um novo).

Eu diria o óbvio, que só água pode ser usada e em quantidade ínfima, tipo 5% do pano molhada com ela, mas nem isso irei recomendar mais, porque a gente não sabe se a água também está isenta de solventes ou demais lixos químicos e se isso a longo prazo pelo menos não pode danificar. Eu agora não vou usar mais nem pano seco nem nas bordas, o que aconteceu não pode se repetir. Comprei um monitor novo de R$ 2400 (XV280K, um 4K) e esse W2452V eu não pegaria nem 10% desse valor se vendesse nessas condições.

No máximo eu vou passar o pano seco em volta dele, isso não tem como evitar porque a poeira fica na mesa, mas nunca mais próximo a tela. E não deixem o chamado álcool gel (ou álcool 70), desodorante ou qualquer tipo de spray no mesmo ambiente.

******
Se você estiver falando de smartphone ou tablet (como iPhone e iPAD) é pra usar um pano de microfibra específico pra eletrônicos. Eu quando comprei da Amazon mandei pedir desse abaixo:

http://tiny.cc/n8mhuz (é o da JPCase)

Esse é o melhor que já usei até hoje. Depois de anos de uso meu iPAD continua impecável na preservação da tela. Nesse caso não há como evitar às vezes molhar bem pouco o pano, pois tem sujeira que gruda na tela e não sai de forma alguma com o pano seco. Não usem outro tipo de pano pra limpeza desse tipo de produto que não seja o de microfibra específico pra eletrônico.
 
Última edição:
Eu normalmente uso pano de microfibra e uma solução de água com sabão neutro, ou água com limpa vidros, tanto pra monitor, quanto pra TV.
O importante é que o produto não tenha álcool, e o pano esteja apenas umidecido.

Se não houver sujeira evidente, apenas o pano seco.
 
Eu normalmente uso pano de microfibra e uma solução de água com sabão neutro, ou água com limpa vidros, tanto pra monitor, quanto pra TV.
O importante é que o produto não tenha álcool, e o pano esteja apenas umidecido.

Se não houver sujeira evidente, apenas o pano seco.
Um adendo importante: pra limpeza de lentes (com grau) de óculos (OBS: lentes de contato são limpadas de forma diferente e não vou abordar, parei com elas porque era chato ficar tirando e cuidando tanto) que são mais bem confeccionadas (como o Zeiss DuraVision BlueProtect, e no meu caso além do antireflexo eu tenho um aqui com essa vantagem de bloqueio de luz azul) o procedimento é de fato usar detergente somente neutro, nunca se pode usar qualquer outro. Eu falei detergente, e não SABÃO.

Existe um líquido que é vendido em óticas (da própria ZEISS) que tem um paninho de microfibra, e um spray que deve ser um tipo de álcool, mas a exemplo do álcool gel/70 ele não limpa de forma alguma como o detergente (OBS importante: pra não pegar COVID também o tal álcool não é tão efetivo quanto lavar as mãos com sabonete, e além disso o álcool precisa ser reaplicado a cada X horas porque ele perde efeito), é pra tipo você usar na rua quando não tiver onde parar, e ainda assim eu sou 100% contra, porque primeiro (antes de aplicar o detergente) é necessário colocar os óculos debaixo de uma torneira com muita água, e somente após molhá-los totalmente é que você começa a aplicar (o detergente).

Com o dedo indicador (primeiro lave bem suas mãos, claro) é que se coloca o detergente neutro (e aqui eu repito: SÓ O NEUTRO não danifica) e muito gentilmente, sem esfregar, sem forçar nem nada é que se move com muito cuidado por toda a lente, e isso precisa ser feito dos 2 lados de cada uma. Após isso é que você debaixo da torneira molha bastante, eu fico quase 1 minuto no antes e depois só jorrando água.

Feito isso vem a hora de enxugar as lentes dos óculos. Mas aí também não recomendo mesmo com o pano de microfibra forçar nem que seja o mínimo, é só ficar balançando o pano na parte molhada até que ela seque e o resíduo de água vá pro paninho e não fique mais na lente em si.

A estrutura da armação dos óculos você pode até não fazer isso e aplicar alguma força pra tirar a água, mas não esfregue as lentes, porque são muito frágeis. Demora um pouco pra enxugar desse jeito, mas dessa forma os óculos duram anos a fio. Assim como meu iPAD se você olhar as armações que tenho não vai dizer que elas tem quase 5 anos. Eu tenho 2 pares de óculos (um sem bloqueio de luz azul) e o estado deles é impecável até hoje, e tem nego com 6 meses que já está todo arranhado. A cada 10 dias eu limpo, porque não tem jeito da poeira não acumular. Outro ponto que 90% das pessoas erram é querer aplicar pano mesmo de microfibra seco em óculos, ou não enxaguar as lentes o bastante. Não, você tem que molhar os 2 lados das lentes totalmente debaixo da torneira, porque se tiver algum resíduo de sujeira lá o seu dedo irá riscar a lente de forma permanente.

O que eu recomendo no caso de telas de monitor e TV é ter extremo cuidado com qualquer produto químico que vá ser usado, porque às vezes você acha que mesmo o detergente neutro é inofensivo e tem algum ingrediente ali que danifica de forma permanente seu equipamento.

E quando digo DANIFICA é porque se isso acontecer já era todo aquele investimento seu, porque você não vai querer gastar tipo R$ 1000 pra trocar a película da tela.

Eu no máximo, mas no máximo mesmo, estourando, coloco só água e em pano de microfibra pra eletrônico. Mas ainda água eu teria receio de dar problema.

Os produtos hoje em dia dão defeito com extrema facilidade, e reparem que é quase sempre após o 1 ano de garantia acabar.

Vocês precisam ver como o fabricante recomenda fazer a limpeza, porque se errarem nesse ponto vão tomar na jaca. :rip:
 
Eu faço uma solução de água com detergente neutro, borrifo no monitor e passo um pano de microfibra

Mas sempre fica manchinha também :haha:

será que não dá treta em borrifar direto na tela? eu borrifo em um pano e depois passo ele na tela.
 
Em todos os guias eu vejo que não é recomendado por causa do risco de escorrer líquido para as frestinhas.

Mas eu rio do perigo.

Um conhecido meu também era assim, de tocar o foda-se nas recomendações. Até o dia que resolveu borrifar isopropílico 99% diretamente na tela do notebook novinho. Por sorte só metade da tela ficou igual vidro jateado.
 
Porra, mas uma coisa é o perigo de uma microgotinha de água cair numa fresta né, outra é o cara sapecar álcool em cima de uma tela.

Essa pandemia foi muito educativa sobre álcool pra mim. Quando eu usava álcool 70 pra desinfetar as caixas de leite, o papelão quase derretia.
 
Porra, mas uma coisa é o perigo de uma microgotinha de água cair numa fresta né, outra é o cara sapecar álcool em cima de uma tela.

Essa pandemia foi muito educativa sobre álcool pra mim. Quando eu usava álcool 70 pra desinfetar as caixas de leite, o papelão quase derretia.
Não precisa borrifar feito louco, encharcando o pano. Bastam resíduos pra detonar a tela de vez.

Foi exatamente isso que aconteceu com meu antigo monitor. Eu achava inocentemente que só passar nas bordas pretas não ia pegar nada (não, nunca passei no "vidro"), e misturava água no pano umedecido com álcool etílico 70. O resultado foi o que postei lá em cima, e as manchas pioraram com o tempo, ficou tosco demais, parecia uma constelação.

E eu jurava que não tinha sido isso, que era qualquer outro motivo, até mesmo a placa de vídeo, que causava essas manchas. De tão certo que eu estava que não tinha feito nada errado.

Da forma como ficou até parece que eu tasquei álcool na tela, mas não, isso foi porque resíduos do pano tocaram sem eu ver enquanto esfregava, ou pode ter sido quando eu passei na parte traseira do LCD.

É porque quem passa esses panos não tem microscópio em casa, porque se tivesse não deixaria um a 10 metros de distância. Até sprays perto do monitor com certeza vão estragá-lo. Com toda certeza o dano vai se acumulando e aí com 2 anos teu monitor começa a ter dead pixel ou alguma anomalia aí, vem o fabricante e cobra 1000zão ou mais pra consertar, quando na verdade ele não ajeita nada, apenas você paga por outro.

Não deve ter nem conserto, foi que nem quando apagou a tela aqui e a minha mobo e a placa de vídeo foram pro saco. Levei pro técnico, ele mostrou com microscópio os contatos da GPU na minha frente (pretos/chamuscados) e disse que não tem como reparar o prejuízo. Hardware é essa merda, toda vez que pifa na maioria das vezes você gasta os tubos pra ajeitar ou é obrigado a comprar outro.

Se restar alguma dúvida veja só o quanto a Apple cobra pra ajeitar a tela de um iPhone:

Não tem como uma tela de qualquer equipamento desses custar barato pra consertar. Por isso em se tratando de tablet/smartphone é suicídio não comprar capas pra proteger frente e verso e nem comprar pano de microfibra específico pra eletrônico. Arranhar e danificar uma tela é bem fácil.
 
Um adendo importante: pra limpeza de lentes (com grau) de óculos (OBS: lentes de contato são limpadas de forma diferente e não vou abordar, parei com elas porque era chato ficar tirando e cuidando tanto) que são mais bem confeccionadas (como o Zeiss DuraVision BlueProtect, e no meu caso além do antireflexo eu tenho um aqui com essa vantagem de bloqueio de luz azul) o procedimento é de fato usar detergente somente neutro, nunca se pode usar qualquer outro. Eu falei detergente, e não SABÃO.

Existe um líquido que é vendido em óticas (da própria ZEISS) que tem um paninho de microfibra, e um spray que deve ser um tipo de álcool, mas a exemplo do álcool gel/70 ele não limpa de forma alguma como o detergente (OBS importante: pra não pegar COVID também o tal álcool não é tão efetivo quanto lavar as mãos com sabonete, e além disso o álcool precisa ser reaplicado a cada X horas porque ele perde efeito), é pra tipo você usar na rua quando não tiver onde parar, e ainda assim eu sou 100% contra, porque primeiro (antes de aplicar o detergente) é necessário colocar os óculos debaixo de uma torneira com muita água, e somente após molhá-los totalmente é que você começa a aplicar (o detergente).

Com o dedo indicador (primeiro lave bem suas mãos, claro) é que se coloca o detergente neutro (e aqui eu repito: SÓ O NEUTRO não danifica) e muito gentilmente, sem esfregar, sem forçar nem nada é que se move com muito cuidado por toda a lente, e isso precisa ser feito dos 2 lados de cada uma. Após isso é que você debaixo da torneira molha bastante, eu fico quase 1 minuto no antes e depois só jorrando água.

Feito isso vem a hora de enxugar as lentes dos óculos. Mas aí também não recomendo mesmo com o pano de microfibra forçar nem que seja o mínimo, é só ficar balançando o pano na parte molhada até que ela seque e o resíduo de água vá pro paninho e não fique mais na lente em si.

A estrutura da armação dos óculos você pode até não fazer isso e aplicar alguma força pra tirar a água, mas não esfregue as lentes, porque são muito frágeis. Demora um pouco pra enxugar desse jeito, mas dessa forma os óculos duram anos a fio. Assim como meu iPAD se você olhar as armações que tenho não vai dizer que elas tem quase 5 anos. Eu tenho 2 pares de óculos (um sem bloqueio de luz azul) e o estado deles é impecável até hoje, e tem nego com 6 meses que já está todo arranhado. A cada 10 dias eu limpo, porque não tem jeito da poeira não acumular. Outro ponto que 90% das pessoas erram é querer aplicar pano mesmo de microfibra seco em óculos, ou não enxaguar as lentes o bastante. Não, você tem que molhar os 2 lados das lentes totalmente debaixo da torneira, porque se tiver algum resíduo de sujeira lá o seu dedo irá riscar a lente de forma permanente.

O que eu recomendo no caso de telas de monitor e TV é ter extremo cuidado com qualquer produto químico que vá ser usado, porque às vezes você acha que mesmo o detergente neutro é inofensivo e tem algum ingrediente ali que danifica de forma permanente seu equipamento.

E quando digo DANIFICA é porque se isso acontecer já era todo aquele investimento seu, porque você não vai querer gastar tipo R$ 1000 pra trocar a película da tela.

Eu no máximo, mas no máximo mesmo, estourando, coloco só água e em pano de microfibra pra eletrônico. Mas ainda água eu teria receio de dar problema.

Os produtos hoje em dia dão defeito com extrema facilidade, e reparem que é quase sempre após o 1 ano de garantia acabar.

Vocês precisam ver como o fabricante recomenda fazer a limpeza, porque se errarem nesse ponto vão tomar na jaca. :rip:
Tem razão, escrevi sabão neutro mas é detergente na verdade.
Conhecimento adquirido por anos usando óculos, felizmente hoje não preciso mais, pois operei.
 
Semana passada eu limpei pela primeira vez esse XV280K-B (monitor novo) aplicando o pano de microfibra seco na tela. Mas dois erros específicos eu havia cometido com o antigo:

- Pra começar um equívoco clássico: JAMAIS LIMPE um monitor (ou mesmo TV) com o aparelho de qualquer maneira ligado na tomada. Isso inclusive chega a danificar, com queima de pixel, ademais desligado fica fácil ver onde está eventual mancha. Nesse meu havia apenas uma no canto inferior direito.

Esse LCD novo eu só passava de leve o pano de microfibra específico pra eletrônicos, e seco (totalmente), pois a poeira fica toda em volta dele, atrás, em cima, e no suporte, em questão de DIAS. Apenas ao TOCAR o cabo de energia ele apagou, e não acendeu mais. Antes disso fez um barulho estranho, e rápido.

Eu até achei que havia dado zebra, mas não houve absolutamente nada: foi apenas o leve toque que deu o mal contato. Na hora eu desliguei tudo, e encaixei de novo o cabo de energia. Acendeu OK.

O manual desse meu aparelho diz o seguinte:

**********
Limpeza do monitor

Obedeça às linhas de orientação indicadas abaixo quando pretender limpar o monitor:

• Desligue sempre o monitor da corrente elétrica antes de o limpar.
• Utilize o pano macio para limpar a tela e a caixa do monitor.

**********

Pano macio não é qualquer pano. Tem que ser um exclusivo pra isso, pra limpeza de eletrônicos. Qualquer outro irá agredir a tela.

O manual fala sempre pra manter longe de água. Sobre como limpar encontrei também (da própria ACER):

Para limpar a tela do monitor LCD:

• Desligue o monitor LCD e desconecte o cabo de alimentação.
(eu disse isso antes)
• Borrife uma solução de limpeza não solvente num pano e limpe a tela cuidadosamente. (aqui achei errado. Nenhum líquido deve ser usado, nem água)
2. Não coloque o monitor LCD junto a uma janela. Expor o monitor a chuva, umidade, ou luz solar pode danificá-lo seriamente.
3. Não exerça pressão sobre a tela do LCD. Pressão excessiva pode causar danos permanentes
(correto, assim como se faz com lente dos óculos, jamais se pode esfregar com qualquer força, é pra se passar com a menor pressão que o músculo da mão possa ter, quase como se não tivesse esfregando em absoluto)

Se vcs derem uma olhada na Wikihow:

E em links como esse: https://community.acer.com/en/kb/articles/138-how-to-clean-and-disinfect-your-acer-products

Além de desligar vão falar até pra retirar o cabo de força. É porque precisamos nos certificar que não esteja passando NENHUMA CORRENTE. Não vai adiantar desligar o PC e o nobreak ou filtro de linha continuar ligado.

O monitor pode continuar energizado, e em standby. Fácil de resolver: meu filtro de linha está do lado (um da CLAMPER) e só é o trabalho de desligar pelo interruptor. Já não precisa ficar desplugando o cabo.

*******
Use only a soft, lint-free cloth to wipe down your product. Avoid using abrasive materials such as abrasive cloths, towels, paper towels or similar materials.
*******

O texto fala em um pano macio e esse "lint free" pode significar apenas que seja de microfibra pra eletrônicos, esse seria antiestático e que não solta fiapos:

O que eu uso é um preto, pesquisando na Amazon por "Microfiber Cleaning Cloth for Electronic Devices (5-Pack)" dá pra ver mais a respeito, o fabricante é JPCase. Só achei dos EUA. Uso também pra limpar o iPAD.

O Wikihow explica que os de microfibra que são assim, e que servem também pra limpeza de lentes de óculos. Que são "gentis" ao passarmos na tela.

A forma de aplicar o pano é explicada nesse site, tem até 2 GIFs mostrando.

A respeito de líquido, apesar do manual do meu ACER tocar nesse ponto, o problema é que é que nem toda tela de LCD reage da mesma forma. Algumas tem uma camada bem fina, o que permite apenas que uma quantidade ridiculamente ínfima seja aplicada no pano, e passada nela. Já outros proibem 100% que se use QUALQUER LÍQUIDO. Os aparelhos da Apple parece que tem essa camada fina, já os PCs e laptops normalmente não, segundo o site.

Tem outro agravante: esse monitor tem as bordas (os cantos dele - laterais) muito finas, de modo que se vc aplicar o pano com qualquer umidade é 90% garantido que isso vai vazar justo pro canto. E o link bem lembra que se vc detonar um LCD por culpa de líquido não vai exercer a garantia.

No caso do iPAD eu já cheguei, óbvio, a usar um tico de nada de água, porque tem sujeira que é 100% impossível tirar a seco.

Tem um trecho que me chamou atenção:

**********
Using tap water occasionally isn’t a big deal, but distilled water is preferable since it doesn’t contain minerals
**********

Diz que água de torneira geralmente não traz problema pra uma tela, mas a destilada é preferível, por não conter minerais.

Esse link em português comenta o mesmo:

Sendo que nesses casos é preciso que o LCD seque totalmente, pra não ser danificado ao ligar. E pra telas de LED tem de esfriar depois que vc desliga, antes de aplicar. Um erro comum é borrifar a água no vidro - isso só se faz no pano.

Eu acho que nem água deve ser usada, pois o risco de danificar um equipamento desses, por menor que seja, nunca deve ser descartado. Pra mim essas orientações pra aplicar um tiquinho de nada no pano e passar não devem valer pra monitor. Não dá pra gente saber a qualidade da água ou se não veio nada junto com ela.

Qualquer produto químico já nem preciso dizer o que vai causar...

E cuidado pra própria mão de vocês não tocar minimamente que seja no LCD, pois hoje com álcool gel e tudo mais é bem comum o dano vir justamente da pontinha do seu dedo, ao segurar nas laterais. Isso pode rolar até na primeira instalação. É melhor lavar as mãos com sabonete mesmo, antes, e secar bem.

OBS: ao aplicar esse meu pano seco eu vi que a mancha lateral saiu. Então ele resolveu, sim.
 
Última edição:
Vocês vão dar risada mas uso limpa lentes desde sempre, borrifo direto na tela do monitor, e passo um pano também de limpeza de lente de óculos.

Fica limpinho e nunca tive problema.

 
Vocês vão dar risada mas uso limpa lentes desde sempre, borrifo direto na tela do monitor, e passo um pano também de limpeza de lente de óculos.

Fica limpinho e nunca tive problema.

Qual a lista de ingredientes?

Todas essas dicas de como limpar é porque eu já cansei de ver casos em que o fabricante praticamente mandou o cliente se fo... ferrar, teve um aí em que o monitor ficou com problema 1 mês após o fim do 1 ano de garantia, e queriam cobrar R$ 1000 pro reparo.

O que eu percebi (e isso vale especialmente pra aparelho Apple) é que defeitos por menores que sejam não são consertáveis, os caras praticamente empurram que vc pague por um novo. Se for algo óbvio tipo não ligar de cara vá lá, mas o resto acho difícil ajeitarem.

O que eu mais não havia me ligado é justamente esses sprays que eu aplicava no meu quarto, vai do álcool 70 até a desodorante, isso daí perto de um monitor é óbvio que mesmo você não conseguindo enxergar a olho nu se forma uma nuvem, tal como quando a gente fala ou espirra (é claro que também que esse último não deve ser feito na frente da tela).

Aí com o tempo o monitor começa a ter dead pixel ou alguma anomalia que talvez se manifeste tipo 1 ano depois ou se agrave cada vez mais, aí já era.

Esse iPAD que citei só por eu ter comprado esses paninhos apesar de ser de 2017 ainda está impecável, sem riscos, praticamente novo, num estado de conservação absurdamente melhor que o de qualquer pessoa. Idem pras lentes dos meus óculos, mas essas eu se muito usei 2x aquele spray da Zeiss, e sim detergente neutro + muita água (o spray é só pra quando estiver fora de casa, e eu tenho certeza que é inútil pra limpar de verdade, deve a longo prazo ser muito pior que o detergente).

Eu sequer aplico o paninho de microfibra diretamente, fico apenas balançando na frente, pra absorver as gotas, das lentes de óculos. Lente é ainda pior pra não aplicar pressão ao esfregar.

Esfregar uma tela LCD ainda que com a menor pressão possível ou mesmo uma lente é apenas em último caso. Já tela de iPAD é óbvio que vc precisa fazer isso, pois a sujeira gruda e ela foi feita pra resistir ao seu dedo e a APPLE PENCIL aplicando pressão o tempo todo. Mas reparem que a PENCIL já foi acusada de riscar a tela justamente porque a pessoa não passou um paninho antes, tem resíduo de poeira que é capaz de causar esse risco, e é algo que vc também não enxerga olhando rapidamente.

X1.jpg


Tela de iPAD e iPhone é a que mais me faz sempre aplicar esse paninho de microfibra, pois tem revestimento que protege contra o suor e resíduos de óleo dos dedos. Uma tela de LCD com 99.9% de certeza deve ser frágil pra caramba, experimenta botar pressão nela, com a mesma ligada, e ainda por cima com água, capaz até de tomar um choque.

Eu não confio nesses equipamentos modernos, são com toda certeza muito mais frágeis.

E vejam que ainda que eu aplique um tico de nada de umidade nesse pano pra passar no meu iPAD eu tenho que tomar cuidado de não fazer isso na câmera, pois seria justo nela (e na traseira também) que eu estragaria. É por isso também que além desse tipo de pano faz sentido botar capa traseira e frontal (Smart Cover).

Eu só não recomendo botar película, pois é difícil saber qual é realmente boa, e desconfio que isso estrague a sensibilidade do touchscreen (inclusive da Pencil), além de provavelmente arruinar a camada antireflexo (que pra aparelho APPLE dizem ser praticamente a melhor do mercado) e degradar a qualidade de imagem.

Película é desnecessária se vc já tem o tal pano de microfibra pra eletrônicos e botou as capas. Além disso a película exige que vc contrate alguém pra instalar (até pra não ficar com bolha), pois uma vez fui eu mesmo aplicar, colei nela mesma e tive de jogar fora. Não é algo que vc aplique hoje e possa tirar com facilidade amanhã.
 
Última edição:
Qual a lista de ingredientes?

Todas essas dicas de como limpar é porque eu já cansei de ver casos em que o fabricante praticamente mandou o cliente se fo... ferrar, teve um aí em que o monitor ficou com problema 1 mês após o fim do 1 ano de garantia, e queriam cobrar R$ 1000 pro reparo.

O que eu percebi (e isso vale especialmente pra aparelho Apple) é que defeitos por menores que sejam não são consertáveis, os caras praticamente empurram que vc pague por um novo. Se for algo óbvio tipo não ligar de cara vá lá, mas o resto acho difícil ajeitarem.

O que eu mais não havia me ligado é justamente esses sprays que eu aplicava no meu quarto, vai do álcool 70 até a desodorante, isso daí perto de um monitor é óbvio que mesmo você não conseguindo enxergar a olho nu se forma uma nuvem, tal como quando a gente fala ou espirra (é claro que também que esse último não deve ser feito na frente da tela).

Aí com o tempo o monitor começa a ter dead pixel ou alguma anomalia que talvez se manifeste tipo 1 ano depois ou se agrave cada vez mais, aí já era.

Esse iPAD que citei só por eu ter comprado esses paninhos apesar de ser de 2017 ainda está impecável, sem riscos, praticamente novo, num estado de conservação absurdamente melhor que o de qualquer pessoa. Idem pras lentes dos meus óculos, mas essas eu se muito usei 2x aquele spray da Zeiss, e sim detergente neutro + muita água (o spray é só pra quando estiver fora de casa, e eu tenho certeza que é inútil pra limpar de verdade, deve a longo prazo ser muito pior que o detergente).

Eu sequer aplico o paninho de microfibra diretamente, fico apenas balançando na frente, pra absorver as gotas, das lentes de óculos. Lente é ainda pior pra não aplicar pressão ao esfregar.

Esfregar uma tela LCD ainda que com a menor pressão possível ou mesmo uma lente é apenas em último caso. Já tela de iPAD é óbvio que vc precisa fazer isso, pois a sujeira gruda e ela foi feita pra resistir ao seu dedo e a APPLE PENCIL aplicando pressão o tempo todo. Mas reparem que a PENCIL já foi acusada de riscar a tela justamente porque a pessoa não passou um paninho antes, tem resíduo de poeira que é capaz de causar esse risco, e é algo que vc também não enxerga olhando rapidamente.

Tela de iPAD e iPhone é a que mais me faz sempre aplicar esse paninho de microfibra, pois tem revestimento que protege contra o suor e resíduos de óleo dos dedos. Uma tela de LCD com 99.9% de certeza deve ser frágil pra caramba, experimenta botar pressão nela, com a mesma ligada, e ainda por cima com água, capaz até de tomar um choque.

Eu não confio nesses equipamentos modernos, são com toda certeza muito mais frágeis.

E vejam que ainda que eu aplique um tico de nada de umidade nesse pano pra passar no meu iPAD eu tenho que tomar cuidado de não fazer isso na câmera, pois seria justo nela (e na traseira também) que eu estragaria. É por isso também que além desse tipo de pano faz sentido botar capa traseira e frontal (Smart Cover).

Eu só não recomendo botar película, pois é difícil saber qual é realmente boa, e desconfio que isso estrague a sensibilidade do touchscreen (inclusive da Pencil), além de provavelmente arruinar a camada antireflexo (que pra aparelho APPLE dizem ser praticamente a melhor do mercado) e degradar a qualidade de imagem.

Película é desnecessária se vc já tem o tal pano de microfibra pra eletrônicos e botou as capas. Além disso a película exige que vc contrate alguém pra instalar (até pra não ficar com bolha), pois uma vez fui eu mesmo aplicar, colei nela mesma e tive de jogar fora. Não é algo que vc aplique hoje e possa tirar com facilidade amanhã.

A lista de ingredientes está no link que adicionei:

A linha Mello Clean traz o melhor produto para todos os tipos de lentes e tratamentos, eliminando os riscos de prejudicar a superfície das lentes. - Antiestático; - Antiembaçante; - Indicado para lentes com tratamento antirreflexo; - Elimina manchas de gordura, maquiagem e pó; - Limpa telas e lentes de equipamentos eletrônicos; - Produto utilizado para limpeza e proteção de superfície de vidro, policarbonato, plástico e acrílico; - Não contém álcool.

Lauril eter sulfato de sodio, sequestrante, acido citrico e agua

edit: de qualquer forma, a responsabilidade é sua, eu só comentei o que eu faço pra limpar a tela dos meus equipamentos (TV, Monitor, celular, óculos etc).

Use por sua conta e risco, sempre.
 
Essa parada de não usar água da torneira é uma que eu nunca tinha sido informado. Eu era crente que água era água. Veja que foi mencionada a tal da destilada.


DO NOT use the following:
  • Paper products
  • Glass cleaner
  • Tap Water (aqui)
Pra remover apenas poeira é que o pano é usado - mas tem casos em que a sujeira gruda e só o pano seco não resolve, isso pra tudo. Tela de LCD não é vidro, é plástico. Várias soluções de limpeza podem danificar de forma permanente. Quanto a ácido cítrico, a única menção que achei foi sobre limpeza de TV: https://www.tvfindr.com/how-to-clean-your-tv-screen/

********
Please do not use any strong cleaner that is based on vinegar, citric acid, aceton or alcohol. It also should not contain any rubber particles cause that will certainly ruin your screen.
********

Eu falei que química nenhuma deveria entrar em contato com a tela, se tão recomendando contra até água da pia e advertindo que isso pode entrar na camada do LCD, eu que não vou arriscar. Esses manuais até falam (vc viu lá em cima) pra "usar uma solução de limpeza não solvente" (mas engraçado que eles não falam exatamente QUAL devemos comprar), mas veja o que aconteceu quando eu perguntei pra ZEISS (fabricante da minha lente de óculos) se poderia usar detergente (ou pro fabricante do detergente, se não me engano):

- Não nos responsabilizamos por eventuais danos que possam ocorrer.

Tem que ser justamente o detergente neutro, mas existem algumas marcas que não usam os mesmos ingredientes, por exemplo, tem um que é neutro, mas usa álcool laurílico sulfatado (derivado de óleo de palma e palmiste) na composição. Isso é dessa marca abaixo:

Compare ela com o detergente neutro que vc acha em qualquer supermercado e custa 2-3x menos: o que eu uso praticamente toda semana pra limpar os óculos começa a lista de ingredientes por LAURIL ÉTER SULFATO DE SÓDIO. E eu posso afirmar que depois de ANOS aplicando nas minhas lentes nunca percebi anomalia ALGUMA. Por aí a gente percebe que nem todo detergente neutro é a mesma coisa.

Assim como produtos supostamente usados pra limpeza e que dizem não causar problema se vc aplicar no paninho não são iguais.

Bastaria um ingrediente ruim nessa lista pra causar algum dano irreversível. Aqui: https://www.apartmenttherapy.com/distilled-water-is-best-to-cle-93353

O autor diz: "All you need to get started cleaning all the dust and debris from your screen is a soft cloth (microfiber cloth is great!), a spray bottle and some distilled water (tap water contains tiny minerals that could scratch the screen)." (tudo que vc precisa é de pano macio (de microfibra pra eletrônicos é perfeito) e água destilada, pois a de torneira contém minerais que podem arranhar a tela).

Tem a dica de misturar partes iguais dessa água destilada com vinagre branco e álcool isopropílico, e aplicar um tico no pano. Mais detalhes em:


Até eles falam a mesma coisa:

A água destilada é pura e, portanto, segura para limpar uma tela LCD. Não use água da torneira, pois os minerais podem prejudicar o acabamento da tela.
 
Última edição:
Com o monitor desligado eu uso um pano de limpeza novo (Perfex) umedecido em água filtrada, passo na tela levemente, sem pressionar, o que é suficiente para tirar toda a poeira e sujeiras presentes no monitor. Então após a secagem passo um lenço de papel na tela e pronto.
Usando esse método, meu monitor até hoje (vários anos após a compra) permanece em perfeito estado e sem nenhum arranhão na tela.
 
Esse monitor deve ser muito bom, pois lenço não pode ser usado EM LUGAR NENHUM. Nem em LCD, nem em lente de óculos, e muito menos em tablets/smartphones. Ou se tiver problemas você não está vendo.

Não existe outra opção a não ser pano de microfibra específico pra eletrônicos.




Use Soft Cloths

While it may be tempting to do so, never use Kleenex, paper towels, or other coarse rags to clean LCD screens. The aforementioned materials may contain abrasives that can damage the delicate surfaces or protective surface coatings of LCD screens. In addition, materials, such as facial tissue can be quite dusty and will leave lint on your screen during the cleaning process. The best materials to clean LCD screens with are lint-free microfiber towels, clean cotton rags, or disposable dust cloths.


O Kleenex mencionado é justamente um conhecido tipo de lenço de papel. Ele, toalhas de papel e similares nunca foram por ninguém. O dano pode ocorrer tanto na superfície quanto na camada protetiva (antireflexo) dessas telas. Sem contar que deixam fiapos. O pano sugerido não deixa pó/poeira, esfregar com resíduos é garantia de arranhar.

Essa tela de tablet e smartphone é o inverso do LCD: foi feita pra resistir a dedos, porém fica suja 1000x mais fácil. Mas até ela so se usa esse pano seco ou se a sujeira grudar no máximo água. Alá:

********
Toalhas de papel, papel higiênicos, lenços de papel e camisetas também devem ser evitados, pois materiais desse tipo podem riscar a tela. Muitas vezes recorremos a esse tipo de utensílio, pois estão quase sempre à mão, mas eles podem causar danos permanentes ao seu monitor.
********

Levem a limpeza desses equipamentos a sério, pois 1 errinho pode detonar de vez, e não precisa ser a tela inteira, basta uma parte dela. Eu agora tomo cuidado e procuro me inteirar de todo tipo de ameaça a eles porque dinheiro não tá dando em árvore, do contrário a gente trocaria de monitor ou TV todo ano. Eu pretendo que dure MUITOS anos, sem contar essas garantias pífias de 1 ano que não servem pra nada. Tem LCD aí que só resolve dar defeito depois do fim dela. E eu desconfio que em muitos casos seja justo por negligência nesses momentos.
 
Última edição:
Ontem notei que uma sujeirinha minúscula não saía de jeito nenhum desse LCD, nem esfregando a seco. Tive que molhar um tico de nada com a água da pia, e aplicar de leve. Saiu, e tudo sem problemas.

Com menos de 1 semana esse monitor já emporcalha de poeira, que é um treco pavoroso no sentido de acúmulo. No caso da poeira também é recomendável que o monitor seja 100% desligado. Basta (claro, sem aplicar força) passar em volta, e se necessário vários panos iguais, porque cada um que vc passa já fica bem sujo. Todos eles secos, se o objetivo for apenas deslocar a poeira, e sem nenhum resíduo nem na sua mão e nem no pano.

Tomem muito cuidado pra não sujar a mão de vocês com algum produto químico (tipo o conhecido álcool gel/70) e repassar isso ou pro pano ou pro próprio monitor, sem querer.

Além de desligar 100% da energia (tirem da tomada se preciso) é bom lavar as mãos direito com sabonete, antes de começar a limpeza.

O erro mais grosseiro que eu cometia era tentar essas limpezas com ele ligado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo