[TÓPICO DEDICADO] Depressão - Falar faz bem, procure também apoio especializado

Hoje eu acordei com vontade de pular da janela do apartamento aonde eu moro com minha mãe(décimo terceiro andar) por que caiu a última parcela do Auxilio emergencial e estou sem renda(e sim já venho procurando emprego não é de hoje mas não consigo nada) e entrei no "modo desespero" por que tenho minhas contas e não sei como vou fazer para pagar no mes que vem.

Acho que eu não consigo emprego por que sou uma pessoa estranha, gorda e que usa roupas femininas.
 
Não sei se isso pode ser depressão, se pode ser preguiça, se pode ser natural de mim...
99% de chance de ser depressão.

Tenho os exatos MESMOS sintomas, e quando fazia o tratamento ajudava muito.

Parei por conta do aumento do apetite e da disfunção sexual que os remédios que tentei me causavam.

Atualmente essa mesma sensação que eu tinha antigamente está umas 20 vezes mais forte, ainda me nego a buscar ajuda mas está foda.
 
Hoje eu acordei com vontade de pular da janela do apartamento aonde eu moro com minha mãe(décimo terceiro andar) por que caiu a última parcela do Auxilio emergencial e estou sem renda(e sim já venho procurando emprego não é de hoje mas não consigo nada) e entrei no "modo desespero" por que tenho minhas contas e não sei como vou fazer para pagar no mes que vem.

Acho que eu não consigo emprego por que sou uma pessoa estranha, gorda e que usa roupas femininas.
não estou fazendo nenhum julgamento ou discriminaçãop, mas fico curioso do porque você usa roupas femininas, sendo que não vi você dizer que é gay ou se identifica como mulher ou algo similar.
 
Companhei o tópico original e agora li todo este tópico.

Eu sugiro que os amigos se segurem para não postarem julgamentos ou questionamentos infrutíferos.

Se este for um espaço para se abrir, que seja assim. Aberto.

Eu ia contar minha experiência, mas resolvi deixar para lá.

Força, amigos!
 
Já ensaiei tanto desabafo aqui, que sou tão fechado que nem isso eu consigo, é fueda.
Quando puder, só escreve.

Deixa ai o desabafo.
Hoje eu acordei com vontade de pular da janela do apartamento aonde eu moro com minha mãe(décimo terceiro andar) por que caiu a última parcela do Auxilio emergencial e estou sem renda(e sim já venho procurando emprego não é de hoje mas não consigo nada) e entrei no "modo desespero" por que tenho minhas contas e não sei como vou fazer para pagar no mes que vem.

Acho que eu não consigo emprego por que sou uma pessoa estranha, gorda e que usa roupas femininas.
Faz isso não.

Eu estou no mesmo barco que você, desempregado. As oportunidades que me surgem são ruins e minha grana acabando. Tenho várias responsabilidades desde contas a pagar e cuidar da saúde e estou levando da maneira que posso.

Enfim, não sei em que área você atua, mas tente procurar algo que você possa fazer por conta própria, ainda assim não deixa de levantar uma grana.

Não sou religioso, mas agradeça a Deus ou no que acredita pela sua vida e foque em pensar em coisas boas.

Isso que você está passando é uma fase da vida e ela vai passar, serve mesmo para nos deixar fortes para outros obstáculos
 
Pessoal vou deixar aqui o meu relato.

Descobri que estava com depressão a 2 semanas atrás...
Estou passando por um término de relacionamento ( a 1mês ) e me peguei sem vontade de viver, sensação de vazio e com pensamentos ruins, pensamentos de morte, do tipo "Se eu morresse essa dor acabava" etc... Caí na real e vi que precisava de ajuda, sabia que esses pensamentos não eram normais e que eu também não deveria ficar tão abalado por conta do término de relacionamento, não entendia porque aquilo estava me afetando tanto.

Busquei o contato de uma conhecida que eu sabia que era psicóloga e perguntei a ela como fazia para marcar uma consulta porque eu estava precisando de ajuda...
Conversamos, contei tudo que estava acontecendo, tudo que estava vivendo e tudo que estava passando e pra minha surpresa, estou com depressão a algum tempo e só agora com o término é que agravou. Já estou indo para a terceira semana de terapia e já me sinto um pouco melhor e por isso estou conseguindo vir aqui e me abrir com vocês...

Onde eu quero chegar, eu achava que a pessoa com depressão ficava sem vontade de viver, se trancava no quarto, não queria comer ou dormia o dia inteiro. Meus sintomas eram completamente ao contrário.

Vou listar alguns sintomas de depressão para ajudar os amigos aqui e vou marcar os que eu sentia antes do término do relacionamento e os que eu passei a sentir depois do término do relacionamento.

Vontade de comer incontrolavelmente - ( Muitas vezes confundido com ansiedade, porque é um sintoma de ansiedade também e muitas vezes ansiedade anda junto ou muito perto da depressão) - ( Durante o relacionamento )
Tristeza profunda ( Depois do término do relacionamento )
Sensação de vazio ( Durante o relacionamento )
Falta de energia e vontade para fazer atividades que costumavam dar prazer ( Durante o relacionamento )
Cansaço constante ( Não tive esse sintoma )
Irritabilidade ( Durante o relacionamento ) - Segundo minha ex esse foi um dos principais motivos para o término, segundo ela por diversas vezes eu era extremamente ignorante, sem perceber
Dores de cabeça, nas costas ou problemas de estômago - ( Durante o relacionamento )
Alterações no corpo, como queda de cabelo, unhas quebradiças, aumento de peso e inchaço nas pernas - ( Tive aumento de peso )
Falta de concentração - ( Depois do término do relacionamento )
Pensamento de morte e desejo de suicídio - ( Depois do término do relacionamento )
Lentidão - ( Não tive esse sintoma )
Alteração da libido - ( Durante o relacionamento )
Culpa excessiva - ( Depois do término do relacionamento

Foi tudo uma surpresa pra mim, aparentemente eu estava passando por uma crise depressiva e provavelmente minhas mudanças de comportamento e atitudes afetaram meu relacionamento.

É uma doença sorrateira e muitas vezes difícil de diagnosticar, eu por exemplo só fui me dar conta quando pensei em acabar com a vida. Portanto meus amigos, busquem ajuda, seja ela qual for, se precisarem conversar conversem, se precisarem desabafar desabafem, se precisarem chorar chorem, mas se atentem aos sinais e não tenham medo de buscar ajuda.

Junto com a psicóloga ainda estamos tentando descobrir qual a causa da depressão, mas ela meio que me obrigou a voltar a fazer exercícios, segundo ela a depressão é meio que um processo químico no cérebro e quando você faz exercício físico seu organismo produz uma substância que combate esse processo químico da depressão.
 
Onde eu quero chegar, eu achava que a pessoa com depressão ficava sem vontade de viver, se trancava no quarto, não queria comer ou dormia o dia inteiro. Meus sintomas eram completamente ao
Isso acontece muito, as pessoas têm um conhecimento muito equivocado dos sintomas, algumas pessoas acham que quem tem depressão vai está em cima de uma cama 24hrs, chorando/dormindo.

É como já falei aqui, as vezes o cara depressivo é aquele cara que faz a turma de amigos rirem.

Eu mesmo quando estou na "alta" sou uma metralhadora de piadas.
 
Isso acontece muito, as pessoas têm um conhecimento muito equivocado dos sintomas, algumas pessoas acham que quem tem depressão vai está em cima de uma cama 24hrs, chorando/dormindo.

É como já falei aqui, as vezes o cara depressivo é aquele cara que faz a turma de amigos rirem.

Eu mesmo quando estou na "alta" sou uma metralhadora de piadas.
O Chester do linkin park poucos dias antes do suicidio foi fotografado rindo no carro. Parece não ter nenhuma lógica.
 
Estou passando por um término de relacionamento ( a 1mês ) e me peguei sem vontade de viver, sensação de vazio e com pensamentos ruins, pensamentos de morte, do tipo "Se eu morresse essa dor acabava" etc... Caí na real e vi que precisava de ajuda, sabia que esses pensamentos não eram normais e que eu também não deveria ficar tão abalado por conta do término de relacionamento, não entendia porque aquilo estava me afetando tanto.
Minha experiência foi parecida com a sua, namorei entre os 14-15 até uns 20 anos. Sendo que no último ano eu já estava morando com minha ex.

Tive todos os sintomas que você citou. E assim como você, irritabilidade foi um dos motivos que levou a ex a se afastar. Eu estava sempre cansado e estressado e muitas vezes passava a noite no meu canto sendo "seco" quando a garota queria atenção. Sempre puto da vida.

Eu não tinha amor próprio nenhum, nem objetivos de vida próprios, tudo que eu almejava para o futuro incluía ela, e naturalmente, com o término, eu fiquei totalmente sem chão.

A grande questão, como tu mesmo destacou, é que muitas vezes essa "bad" pós relacionamento não é resultado do término em si. O término não passa de um gatilho pra estourar um problema que já estava lá bem antes. E isso pode acontecer com uma série de acontecimentos, as vezes nossa mente já está se degradando a algum tempo, e algum fato mais pesado é o que engatilha e traz a tona os problemas que estavam crescendo escondidos.

Meu pai é um negacionista de problemas psicológicos, ele acredita que tudo é frescura e a não ser que tu já nasça com alguma dificuldade mental, todo o resto é só frescura. Por isso eu mesmo cresci com uma mentalidade parecida. Até ter o choque de ver minha mãe chorando de madrugada e passando dias levantando da cama só pra comer e ir ao banheiro ... E eventualmente até eu mesmo me ver sentando em um banco da faculdade e chorando de soluçar, por uma sensação esmagadora de tristeza pura simplesmente do nada, sem motivo aparente, e foi assustador.

Durante anos foram algumas terapias sem sucesso aparente, até finalmente encontrar uma que me deixava muito desconfortável. Ela me forçava a me questionar, a entender minhas emoções quando elas aparecessem, a entender meus motivos de fazer as coisas. E eventualmente surgia uma pergunta que simplesmente me travava, e eu não sabia responder. E por que não? Porque eu não me entendia, eu não me escutava, eu não me permitia sentir. E aí aos poucos ela foi me ajudando a encontrar o que eu queria lá e o que eu queria da vida. Todas as respostas estavam em mim, mas eu estava sempre ocupado demais, confuso demais, pra poder me ouvir.

No fim é sobre isso. É sobre auto conhecimento. É sobre reconhecer os próprios sentimentos. Aceitar quando você não está bem, e entender as possíveis raízes disso. E valorizar quando você está bem e ser grato ao se sentir leve.


Junto com a psicóloga ainda estamos tentando descobrir qual a causa da depressão, mas ela meio que me obrigou a voltar a fazer exercícios, segundo ela a depressão é meio que um processo químico no cérebro e quando você faz exercício físico seu organismo produz uma substância que combate esse processo químico da depressão.
Em uma das terapias que fiz estava usando Oxalato de Escitalopram, um inibidor de recaptação da Serotonina.

O mecanismo a grosso modo é o seguinte:

Você tem os receptores de Serotonina ("hormonio da felicidade", um neurotransmissor que auxilia na manutenção de funções básicas do corpo, humor incluso).

Teu corpo libera serotonina, ela "passeia" pelo organismo e é captada por esses receptores. O que o remédio faz é "bloquear" esses receptores pra que a serotonina fique mais tempo disponível no organismo. Se tu tem um desequilíbrio que faz seu corpo liberar menos serotonina, o remédio funciona como uma muleta, fazendo sem corpo aproveitar mais essa menor quantidade de serotonina.

A Sertralina, outro anti depressivo que usei. Funciona igual, mas além da Serotonina, ela tem uma ação menor também nos receptores de dopamina, no mesmo esquema.

Ficou claro o mecanismo desses anti depressivos inibidores? Ok.

Entende que o problema aqui é o desequilíbrio bioquímico? Bem como sua psicóloga disse.

E sabe o que aumenta o nível dos "hormonios da felicidade"? Exercício físico. Regularmente é o que vai te dar uma descarga de hormônios benéficos no corpo e literalmente atuar como anti depressivo. Não porque tá inibindo a recaptação da Serotonina e companhia, mas sim porque tá aumentando a produção deles.

Interações sociais, dar risada com os amigos, se divertir, mesma coisa, vai te fazer bem bioquimicamente.

Alimentação saudável e equilibrada também é importante. Aminoacidos como o Triptofano não são produzidos pelo organismo e auxiliam na manutenção da serotonina no organismo, mas tu pode ingerir através de castanhas, amendoim, queijo, ovo, abacate...

Então comer bem e se exercitar são importantíssimos para a mente. Se tu consegue entrar nesses trilhos sem o auxílio de remédios, é o melhor caminho e terá bons resultados.
 
Tenho distimia diagnósticada desde os 8 anos de idade, borderline e agorafobia aos 18 , fiquei dos 11 aos 18 anos trancado dentro de casa , já fui hospitalizado várias vezes em várias tentativas de tirar minha própria vida. A única coisa que poderia dizer para alguém com que se encontra na mesma situação que eu é ter foco fé e muita paciência, praticar exercícios e desabafar com um profissional pq o que sentimos hoje é momentâneo e só assim conseguimos enganar nossa mente para continuar em frente .

Sinto pena de quem está julgando o outro e diria para a moderação ter uma atenção a mais nesse tópico .
 
Caros colegas , o texto será longo mas pode ser de grande ajuda para alguns.
A alguns dias tenho acompanhado esse tópico porém confesso que não li todos os posts, confesso também que algumas coisas que li aqui me deixaram irritado pois a maioria ou quase todos os problemas que li são reversíveis apesar de difícil de se resolver pois depressão não é fácil e cada um tem o seu sofrimento.
Estou iniciando esse post sem a menor intenção de dizer qual dor, problema ou sofrimento é pior ou melhor que outro, mas sim para dizer que com foco , fé em DEUS e ajuda é reversível sim , para tudo se tem um jeito , apenas para a morte que não.

Sou o Danilo , tenho 35 anos , casado e pai de 2 lindos meninos Lucas de 2 anos 11 meses e 21 dias e Levi 1 ano e 1 mês . Sempre achei que depressão fosse besteira e mimimi de gente fraca sem autoestima, por diversas vezes fui repreendido por pensar dessa maneira mas tinha a convicção que era besteira , onde já se viu Winderson Nunes rico , famoso , podendo ter tudo que quiser ter depressão? Padre Fabio de Melo um homem sábio conhecedor da palavra de Deus ter depressão? Padre Marcelo Rossi ? E outros ?
Para , tudo frescura. Assim dizia.

03/11/2015 nasce meu primeiro filho.
Lucas que menino, uma benção em nossas vidas , uma criança perfeita , inteligente , falando inglês sozinho aos 2 anos um orgulho para nós, não conseguia enxergar nada de errado , afinal eu tinha alcançado o ápice da vida de um homem que é ter um filho com a esposa amada e seguir na construção de um lar.
As cobranças internas eram constantes , pagar escola boa pensando em um futuro melhor, oferecer o bom e o melhor , passeios ,enfim tudo que pai e mãe querem, o melhor. Mas dentro de nossa realidade faziamos o possível e estava tudo lindo , felicidade pura e depressão não existia , afinal era coisa de fraco.

Outubro de 2018 , tudo mudou.
Em outubro de 2018 meu filho até então saudável precisou ser hospitalizado devido uma "pneumonia" , foram 17 dias de internação mas seguiamos fortes pois ele estava bem no quadro geral porém não apresentava melhora, exames não apresentavam nada de errado ,porém ao ouvir o pulmão era nítido que algo estava errado.
Não irei entrar nos detalhes pois não é o foco do texto, mas no 14º dia de internação houve uma piora no quadro do meu filho e após um procedimento foi constatado um câncer extremamente raro no pulmão. Três dias depois (24/10/2018) com apenas 2 anos 11 meses e 21 dias Deus levou meu filho de volta.

Não preciso dizer que aquele homem forte que dizia que depressão era coisa para fracos foi derrotado pela vida e viu a depressão e o desejo de suicídio tomar com de si dia após dia. Após o ocorrido dormi incontáveis horas junto de minha esposa na esperança de apenas sonhar com o Lucas , não queria comer , trabalhar então nem se fala pois para que iria trabalhar se a razão do meu viver havia partido?
Lembra que eu disse que precisa ter fé? Pois bem, meu filho faleceu na quarta-feira e no sábado fomos congregar , muitos disseram que fomos fortes (minha esposa e eu) pois nos levantamos e fomos buscar a Deus como sempre faziamos, para muitos o culpado disso tudo é Deus afinal ele permitiu acontecer isso com nosso filho , mas não, não tive revolta com Deus e pelo contrário , nos aproximamos mais ainda pois somente Deus poderia nos dar forças para sobreviver e ter a FÉ de que um dia poderemos nos reencontrar novamente no reino eterno. Os questionamentos existem e é algo que espero um dia deixar de lado, mas é difícil entender o porque de ter acontecido.

Dias após dias perguntas começaram a surgir. Como vou viver sem meu filho? Serei feliz novamente? Vou conseguir ser pai em vida novamente? Como vai ficar meu casamento? E se eu morrer? Alguém poderia me assaltar e eu reagir? Posso arrumar uma brigar em algum lugar e morrer? Ou talvez tomar remédios, pular da ponte , uma corda , cortar o pulso??????? Ninguém teria as respostas , ninguém diria algo que me fizesse voltar a ser feliz, jamais a felicidade seria plena, lembro de ter lido em um site a seguinte frase dita por todos os pais. "Se acontecer algo com meus filhos eu morro." Descobri que essa frase é verdadeira pois meu corpo apesar de estar na terra eu havia morrido, a sensação de nada, a sensação de não poder fazer nada era o mesmo que ter morrido, afinal como eu pude deixar algo acontecer com meu filho?

Por um ano e 1 mês eu pesquisei dia após dia a melhor maneira de morrer, qual iria doer menos ,qual iria ser mais rápida e qual seria menos impactante para minha esposa , mas sempre chegava na conclusão que minha esposa e mãe não mereciam mais esse sofrimento, mas eu também não merecia viver sofrendo com a perda e queria/estava determinado a ir embora de qualquer jeito.

Lembra da ajuda? Sim ela veio em um momento crucial e de uma forma inesperada. Certo dia um grupo de irmãos da nossa igreja que nem conheciamos mas que ficaram sabendo de nossa história veio nos visitar e ali uma mão me segurou para não afundar ainda mais . Minha familia e amigos talvez com medo do que dizer ficaram ausentes por um tempo e quando tentavam aproximação eu evitava , para minha mãe eu dizia sempre estar bem e levando a vida.
Nesse período fui diagnosticado com depressão severa, perdi 10kg , energia zero , falta de perpectiva e a vontade de morrer que não ia embora, iniciei um tratamento a base de remédios porém não conseguia encontrar um profissional que pudesse me ajudar pois achava que nenhum servia.

Ainda em 2019 veio uma ótima noticia, seriamos pais mais uma vez, apesar da alegria a tristeza era enorme pois tinha uma sensação de traição com o Lucas , como eu iria ter outro filho sem que fosse ele? Deixei de tomar o remédio pois voltei a sorrir mesmo com dificuldades , voltamos a sonhar mesmo com um pesadelo nos acompanhando e voltamos a ter alegria , porém a sombra da tristeza não nos deixava. 3 meses após tivemos mais uma perda , minha esposa perdeu o bebê.
Voltou aquele vazio tremendo, a falta de esperança ,perguntas , perguntas e perguntas, foi um momento difícil mas com fé seguiamos de pé sobrevivendo.

Janeiro de 2020.
Outra grande noticia chegou em nossas vida, minha esposa engravidou novamente mas dessa vez ficamos receosos de ter uma nova frustração e não contamos para ninguém além da médica.

03/09/2020
O Levi chegou, grande, saudável , perfeito , lindo. No fundo eu pedia para Deus que mandasse o Lucas srsrsrs mesmo sabendo que isso não seria possível e realmente o Levi é totalmente diferente do Lucas.

No decorrer do primeiro ano do Levi tivemos momentos de dificuldade pois as comparações ,lembranças são inevitaveis até hoje, mas iremos passar por esse período.

A depressão continua minha companheira, eu havia parado o medicamento por conta própria após a chegada do Levi achando que tudo estava bem , engano meu.
Esse mês de outubro iniciei um novo tratamento de depressão, voltei a tomar remédios porém muita coisa mudou comparado ao primeiro tratamento que fiz.

Sintomas que apresentei e ainda estou tentando me livrar .
-Irritabilidade
-Intolerância com pessoas
-Falta de apetite
-Desanimo total
-Falta de libido sexual
-Vontade morrer
-Vontade de ficar sozinho em uma caverna
-Problemas com excesso de sono/sonolência

Falei tudo isso não para dizer que meu sofrimento é maior que de outros, mas sim para mostrar que é possível seguir adiante e para tudo tem solução , exceto para a morte.
Busquem ajuda, se apeguem em Deus e tenha foco. Ficar no sofá não resolve , eu fiquei e ainda fico as vezes só no sofá em momentos de recaída mas sei que não é o correto.
Evitem redes sociais , hoje o mundo esta uma merda principalmente na web onde cada um é o que quiser e destrata as pessoas , haters estão cada vez mais ficando evidentes e muitos adoram menosprezar pessoas com o nosso quadro e isso só piora.

Para terem um ideia eu bloqueei todos os status do whatsapp, meu instagram é somente sobre finanças, comida, carro e games , não participo de facebook e grupinhos de besteira, talvez o único lugar que ainda participo é aqui no fórum.

Força gente.
 
Última edição:
Caros colegas , o texto será longo mas pode ser de grande ajuda para alguns.
A alguns dias tenho acompanhado esse tópico porém confesso que não li todos os posts, confesso também que algumas coisas que li aqui me deixaram irritado pois a maioria ou quase todos os problemas que li são reversíveis apesar de difícil de se resolver pois depressão não é fácil e cada um tem o seu sofrimento.
Estou iniciando esse post sem a menor intenção de dizer qual dor, problema ou sofrimento é pior ou melhor que outro, mas sim para dizer que com foco , fé em DEUS e ajuda é reversível sim , para tudo se tem um jeito , apenas para a morte que não.

Sou o Danilo , tenho 35 anos , casado e pai de 2 lindos meninos Lucas de 2 anos 11 meses e 21 dias e Levi 1 ano e 1 mês . Sempre achei que depressão fosse besteira e mimimi de gente fraca sem autoestima, por diversas vezes fui repreendido por pensar dessa maneira mas tinha a convicção que era besteira , onde já se viu Winderson Nunes rico , famoso , podendo ter tudo que quiser ter depressão? Padre Fabio de Melo um homem sábio conhecedor da palavra de Deus ter depressão? Padre Marcelo Rossi ? E outros ?
Para tudo frescura , assim dizia.

03/11/2015 nasce meu primeiro filho.
Lucas que menino, uma benção em nossas vidas , uma criança perfeita , inteligente , falando inglês sozinho aos 2 anos um orgulho para nós, não conseguia enxergar nada de errado , afinal eu tinha alcançado o ápice da vida de um homem que é ter um filho com a esposa amada e seguir a construção de um lar.
As cobranças internas eram constantes , pagar escola boa pensando em um futuro melhor, oferecer o bom e o melhor , passeios ,enfim todo pai e mãe querem o melhor. Mas dentro de nossa realidade fazemos o possível e estava tudo lindo , felicidade pura e depressão não existia , afinal era coisa de fraco.

Outubro de 2018 , tudo mudou.
Em outubro de 2018 meu filho até então saudável precisou ser hospitalizado devido uma "pneumonia" , foram 17 dias de internação mas seguiamos fortes pois ele estava bem no quadro geral porém não apresentava melhora, exames não apresentavam nada de errado ,porém ao ouvir o pulmão era nítido que algo estava errado.
Não irei entrar nos detalhes pois não é o foco do texto, mas no 14º dia de internação houve uma piora no quadro do meu filho e após um procedimento foi constatado um câncer extremamente raro no pulmão. Três dias depois (24/10/2018) com apenas 2 anos 11 meses e 21 dias Deus levou meu filho de volta.

Não preciso dizer que aquele homem forte que dizia que depressão era coisa para fracos foi derrotado pela vida e viu a depressão e o desejo de suicídio tomar com de si dia após dia. Após o ocorrido dormi incontáveis horas junto de minha esposa na esperança de apenas sonhar com o Lucas , não queria comer , trabalhar então nem se fala pois para que iria trabalhar se a razão do meu viver havia partido?
Lembra que eu disse que precisa ter fé? Pois bem, meu filho faleceu na quarta-feira e no sábado fomos congregar , muitos disseram que fomos fortes (minha esposa e eu) pois nos levantamos e fomos buscar a Deus como sempre faziamos, para muitos o culpado disso tudo é Deus , afinal ele permitiu acontecer isso com meu filho , mas não, não tive revolta com Deus e pelo contrário , nos aproximamos mais ainda pois somente Deus poderia nos dar forças para sobreviver e ter a FÉ de que um dia poderemos nos reencontrar novamente no reino eterno. Os questionamentos existem e é algo que espero um dia deixar de lado, mas é difícil entender o porque de ter acontecido.

Dias após dias perguntas começaram a surgir. Como vou viver sem meu filho? Serei feliz novamente? Vou conseguir ser pai em vida novamente? Como vai ficar meu casamento? E se eu morrer? Alguém poderia me assaltar e eu reagir? Posso arrumar um brigar em algum lugar e morrer? Ou talvez tomar, remédios, pular da ponte , uma corda , cortar o pulso??????? Ninguém teria as respostas , ninguém diria algo que me fizesse voltar a ser feliz, jamais a felicidade seria plena, lembro de ter lido em um site a seguinte frase dita por todos os pais. "Se acontecer algo com meus filhos eu morro." Descobri que essa frase é verdadeira pois meu corpo apesar de estar na terra eu havia morrido, a sensação de nada, a sensação de não poder fazer nada era o mesmo que ter morrido, afinal como eu pude deixar algo acontecer com meu filho?

Por um ano e 1 mês eu pesquisei dia após dia a melhor maneira de morrer, qual iria doer menos ,qual iria ser mais rápida e qual seria menos impactante para minha esposa , mas sempre chegava na conclusão que minha esposa e mãe não mereciam mais esse sofrimento, mas eu também não merecia viver sofrendo com a perda e queria estava determinado a ir embora de qualquer jeito.

Lembra ajuda? Sim ela veio em um momento crucial e de uma forma inesperada. Certo dia um grupo de irmãos da nossa igreja que nem conheciamos mas que ficaram sabendo de nossa história veio nos visitar e ali uma mão me segurou para não afundar ainda mais , porém ainda esta ali me segurando. Minha familia e amigos talvez com medo do que dizer ficaram ausentes por um tempo e quando tentavam aproximação eu evitava , para minha mão eu dizia sempre estar bem e levando a vida.
Nesse período fui diagnosticado com depressão severa, perdi 10kg , energia zero , falta de perpectiva e a vontade de morrer que não ia embora, iniciei um tratamento a base de remédios porém não conseguia encontrar um profissional que pudesse me ajudar pois achava que nenhum servia.
Ainda em 2019 veio uma ótima noticia, seriamos pais mais uma vez, apesar da alegria a tristeza era enorme pois tinha uma a sensação de traição com o Lucas , como eu iria ter outro filho sem que fosse ele? Deixei de tomar o remédio pois voltei a sorrir mesmo com dificuldades , voltamos a sonhar mesmo com um pesadelo nos acompanhando e voltamos a ter alegria , porém a sombra da tristeza não nos deixava. Mas 3 meses após tivemos mais uma perda , minha esposa perdeu o bebê.
Voltou aquele vazio tremendo, a falta de esperança e perguntas , perguntas e perguntas, foi um momento difícil mas com fé seguiamos de pé sobrevivendo.

Janeiro de 2020.
Outra grande noticia chegou em nossas vida, minha esposa engravidou novamente mas dessa vez ficamos receosos de ter uma nova frustração e não contamos para ninguém além da médica.

03/09/2020
O Levi chegou, grande, saudável , perfeito , lindo. No fundo eu pedia para Deus que mandasse o Lucas srsrsrs mesmo sabendo que isso não seria possível e realmente o Levi é totalmente diferente do Lucas.

No decorrer do primeiro ano do Levi tivemos momentos de dificuldade pois as comparações ,lembranças são inevitaveis até hoje, mas iremos passar por esse período.

A depressão continua minha companheira, eu havia parado o medicamento por conta própria após a chegada do Levi achando que tudo estava bem , engano meu.
Esse mês de outubro iniciei um novo tratamento de depressão, voltei a tomar remédios porém muita coisa mudou comparado ao primeiro tratamento que fiz.

Sintomas que apresentei e ainda estou tentando me livrar .
-Irritabilidade
-Intolerância com pessoas
-Falta de apetite
-Desanimo total
-Falta de libido sexual
-Vontade morrer
-Vontade de ficar sozinho em uma caverna
-Problemas com excesso de sono/sonolência

Falei tudo isso não para dizer que meu sofrimento é maior que de outros, mas sim para mostrar que é possível seguir adiante e para tudo tem solução , exceto para a morte.
Busquem ajuda, se apeguem em Deus e tenha foco. Ficar no sofá não resolve , eu fiquei e ainda fico as vezes só no sofá em momentos de recaída mas sei que não é o correto.
Evitem redes sociais , hoje o mundo esta um merda principalmente na web onde cada um é o que quiser m destrata as pessoas , haters estão cada vez mais ficando evidentes e muitos adoram menosprezar pessoas como o nosso quadro e isso só piora.

Para terem um ideia eu bloqueei todos os status do whatsapp, meu instagram é somente sobre finanças, comida, carro e games , não participo de facebook e grupinhos de besteira, talvez o único lugar ainda participo é aqui no fórum.

Força gente.
Esqueci de concluir um parte.

Sim é possível ser feliz , não sou 100% feliz devido a perda do meu filho mas sim , sou feliz na medida do possível.
 
Esqueci de concluir um parte.

Sim é possível ser feliz , não sou 100% feliz devido a perda do meu filho mas sim , sou feliz na medida do possível.
E quem será que é 100% feliz? Não é muito arriscado condicionar o fato de ser 100% feliz a coisas externas como por exemplo, a vida de um filho? Talvez seja mais uma questão de decisão pessoal do que ter uma família "comercial de margarina".
Já que você é religioso, porque não se informa sobre o espiritismo? Sendo verdade ou não, traz uma visão melhor e mais confortante sobre a morte, mesmo que de crianças.
 
E quem será que é 100% feliz? Não é muito arriscado condicionar o fato de ser 100% feliz a coisas externas como por exemplo, a vida de um filho? Talvez seja mais uma questão de decisão pessoal do que ter uma família "comercial de margarina".
Já que você é religioso, porque não se informa sobre o espiritismo? Sendo verdade ou não, traz uma visão melhor e mais confortante sobre a morte, mesmo que de crianças.
Hoje eu posso dizer sim que era 100% e não sabia.
Quanto a religião não gostaria de entrar no mérito de crenças e tal, mas agradeço o convite.
 
Hoje eu posso dizer sim que era 100% e não sabia.
Quanto a religião não gostaria de entrar no mérito de crenças e tal, mas agradeço o convite.
pô danilão, naum sabia dessa sua barra, eu perdi minha mãe em 2018, nesse mesmo esquema, cancêr muito agressivo no estomâgo, em 2 semanas ela foi embora ... mas sendo filho, uma criança, realmente, doí muito mais ... mas, infelizmente, é a natureza, coisas que fogem ao nosso controle ... mas, enfim, como no seu caso, como no meu, a nossa parte foi feita, tem que tocar a vida e focar em quem tá aqui ...
 
Falei tudo isso não para dizer que meu sofrimento é maior que de outros, mas sim para mostrar que é possível seguir adiante e para tudo tem solução , exceto para a morte.
Busquem ajuda, se apeguem em Deus e tenha foco. Ficar no sofá não resolve , eu fiquei e ainda fico as vezes só no sofá em momentos de recaída mas sei que não é o correto.
Evitem redes sociais , hoje o mundo esta um merda principalmente na web onde cada um é o que quiser m destrata as pessoas , haters estão cada vez mais ficando evidentes e muitos adoram menosprezar pessoas como o nosso quadro e isso só piora.

Para terem um ideia eu bloqueei todos os status do whatsapp, meu instagram é somente sobre finanças, comida, carro e games , não participo de facebook e grupinhos de besteira, talvez o único lugar ainda participo é aqui no fórum.

Força gente.
Obrigado por abrir o coração e doar suas experiências e tempo pra tentar ajudar todo mundo aqui. Te desejo força (que você já tem muita) e que o seu caminho seja cada vez mais iluminado.

Como tu disse, enquanto a gente tá vivo, pra tudo tem jeito. É importante buscar ajuda, se abrir com alguém, se por algum motivo não tiver apoio da família, buscar nos amigos, na igreja, num profissional, onde for ... Se você tá sofrendo, não é besteira.

Legal também sua dica sobre as redes sociais. Essas redes tem todo um pessoal por trás que trabalha pra fazer com que as pessoas caiam no uso compulsivo sem perceber. E os usuários tendem a mostrar só o lado que querem que as pessoas vejam, então mostra-se o sucesso mas dificilmente os fracassos, e pra quem tá mal psicologicamente, acaba gerando esses pensamentos de não ser suficiente, porque "todo mundo" é muito melhor. Mas tudo aquilo é só a fachada. E esse é só um dos problemas né.

Tem tanta coisa bacana que a gente pode fazer ao invés de ficar rolando o facebook. Jogar, ler, cozinhar, praticar esportes, ficar com a família. E quando formos usar as redes, é bom sermos críticos e pensarmos até onde aquilo agrega pra gente. O fórum aqui também é uma rede social. Mas aqui a gente pode navegar só nos tópicos que nos interessam, ao invés de ficar numa timeline infinita de coisa aleatória, acaba sendo um uso mais intencional.

No mais, obrigado novamente Danilão. E obrigado a todos que contribuem.
 
Minha mãe de uns dias para cá tem me mandado mensagem no Whatsapp perguntando se eu estou bem(ela não fazia isso antes) e tenho mentido que está tudo bem sendo que não está.

Falaram acima de alguns sintomas da depressão e ultimamente tenho percebido algumas coisas:

- Estou tendo dificuldades em dormir(demoro horas e horas mesmo estando com muito sono) e quando durmo quase sempre vai além de 8horas de sono
- Meus pensamentos em querer me matar tem sido constantes(inclusive estava estendendo minha roupa agora pouco no varal e fiquei com vontade de cortar a rede e pular da janela)
- Tenho comentado com meus amigos que sou um fracasso em pessoa.
- Falta de apetite constante e comendo só para "passa uma imagem que está tudo bem" e quando tenho fome estou comendo demais.
- Além da vontade de pular da janela fico pensando em maneiras de como acabar com tudo isso

Entre outras coisas.
 
Minha mãe de uns dias para cá tem me mandado mensagem no Whatsapp perguntando se eu estou bem(ela não fazia isso antes) e tenho mentido que está tudo bem sendo que não está.

O ideal seria tu poder se abrir com ela. Mas entendo que existem situações que isso é complicado. Eu mesmo não consegui me abrir com meus pais.

Entendo que pela sua situação financeira é difícil partir pra ajuda profissional. Se na sua cidade tiver faculdade pública, verifica se eles tem consultas gratuitas com psicólogo. Provavelmente é a alternativa mais rápida que o SUS (através do CAPS).

Se não der em alguma faculdade. Pesquisa se tem alguma ONG ou Centro de voluntariado que ofereça esse atendimento na faixa, aí como funciona vai depender totalmente de cada instituição.

Se não, veja na primeira página do tópico os links de ajuda online e tenta algum(s) deles. Não custa tentar, mas não desista. Como o @dAniILo Timao disse, força, foco e fé, continua insistindo e tenta essas opções de ajuda que não exigem pagamento nenhum. Se sua mãe está perguntando, ela está preocupada e quer ajudar, mesmo não sabendo como ... Mesmo que todo o mundo pareça te dar as costas, essa preocupação dela é a prova de que você é querido e amado, por mais que as vezes pense que não.
 
Minha mãe de uns dias para cá tem me mandado mensagem no Whatsapp perguntando se eu estou bem(ela não fazia isso antes) e tenho mentido que está tudo bem sendo que não está.

Falaram acima de alguns sintomas da depressão e ultimamente tenho percebido algumas coisas:

- Estou tendo dificuldades em dormir(demoro horas e horas mesmo estando com muito sono) e quando durmo quase sempre vai além de 8horas de sono
- Meus pensamentos em querer me matar tem sido constantes(inclusive estava estendendo minha roupa agora pouco no varal e fiquei com vontade de cortar a rede e pular da janela)
- Tenho comentado com meus amigos que sou um fracasso em pessoa.
- Falta de apetite constante e comendo só para "passa uma imagem que está tudo bem" e quando tenho fome estou comendo demais.
- Além da vontade de pular da janela fico pensando em maneiras de como acabar com tudo isso

Entre outras coisas.
cara, só pensa naquelas pessoas catando osso para fazer sopa ... ir atrás de um psicólogo e equilibrar a química cara, é muito mais simples ... o cara ae em cima perdeu um filho e tá tocando a vida ... força mano
 
Finalmente, depois de muito tempo, minha mãe aparentemente "está preocupada*" comigo por que no domingo passado eu disse a ela que se um dia chegar aqui em casa e ver a rede rasgada já sabe que eu pulei da janela.

* Na verdade eu tenho dúvidas que ela realmente levou a sério isso.
 
Última edição:
Meu pai está com depressão, eu e minha esposa fazemos tudo pra ajudar, mas é incrível, se deixar ele 30 minutos sozinho ele pula no buraco novamente, ele faz tudo que pode pra se prejudicar.

se ele tiver que decidir entre duas coisas, ele decidirá sobre a que ele fique mais na pior. Parece que ele precisa se auto sabotar o tempo inteiro. Muito difícil ajudar. Já perdi a conta quantas vezes tive que invadir a casa dele por medo de ele ter feito alguma besteira.

Por exemplo ele cortou o dedo acidentalmente, e não queria levar ponto, eu levei no hospital, daí ele não queria tomar os remédios que receitram, daí tem que trocar o curativo ele não quer refazer o curativo. Em tudo que pode ele opta em se prejudicar.
 
se ele tiver que decidir entre duas coisas, ele decidirá sobre a que ele fique mais na pior. Parece que ele precisa se auto sabotar o tempo inteiro. Muito difícil ajudar. Já perdi a conta quantas vezes tive que invadir a casa dele por medo de ele ter feito alguma besteira.

Eu já li coisa parecida sobre transtorno de personalidade. Vc mostra e explica mil argumentos. A pessoa rebate com 1001 argumentos contra. Não sei oq fazer.
 
Finalmente, depois de muito tempo, minha mãe aparentemente "está preocupada*" comigo por que no domingo passado eu disse a ela que se um dia chegar aqui em casa e ver a rede rasgada já sabe que eu pulei da janela.

* Na verdade eu tenho dúvidas que ela realmente levou a sério isso.

Com certeza ela se importa e lembre-se você não está sozinho, Deus é contigo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo