Recuperar NAS

MarceloRGS

Member
Registrado
Boa noite pessoal!

Ha 3 anos configurei um NAS com 12 hds em Raid 5. É um servidor de arquivos e também tem 2 Luns iscsi para vms e mais 2 Luns para uma aplicação. É um bom storage da Synology mas está sustentando por um nobreak antigo de baixa autonomia. Orientei 2 vezes o cliente sobre o nobreak e a necessidade de sistema de backup, mas foi em vão.

No começo da semana fui chamado porque caiu a energia na empresa e o NAS parou. O painel do NAS mostrava que o Raid se ṕerdeu. Investiguei o estado dos discos, um tinha problemas e outro não aparecia no painel. Nem pŕeciso dizer que o gerente de t.i. está desesperado porque vai perder o emprego.

Estudo uma forma responsável de pelo menos resgatar as Luns. A vida da empresa está lá e sem esses dados eles podem até falir.
 
Tentou ver se o disco que não é reconhecido funciona em outro slot do NAS?

Se você não tem expertise nessa área eu sugiro que só mande eles desligarem o equipamento da tomada e levarem tudo a uma empresa de recuperação de dados.
 
Um dos hds está morto e não é reconhecido em nenhum equipamento. Ou outro eu nem vou mexer para não piorar as coisas.

O cenário é difícil e os dados criticos , entao não posso deixar em qualquer lugar. Falei com 2 empresas que encontrei no google e que se dizem "especializadas" em NAS (uma na noe de azevedo e outra na av. paulista) mas nao senti firmeza. Muito propaganda e nivel tecnico baixo, sem contar os prazos que podem chegar a dois meses. Até lá o cliente já faliu. Agora estou esperando contato de uma empresa chamada que foi indicada por um colega, vao me ligar ainda hoje. Logo passo novidades. Obrigado.
 
Não é qualquer lugar que vai recuperar dados de um ambiente desses. Realmente o risco de ter problemas com impericias é grande.
Posso te recomendar a Hosco. Para você ter ideia foi um parceiro da IBM da Tutoia que indicou eles para a gente quando tivemos um caso parecido.


Mas antes de entrar em desespero, deveriam pesquisar a existencia de backups. Vai que o tal "gerente" não tem alguma copia disso e nem sabe? Também acho interessante você se resguardar sobre ter orientado o cliente sobre não ter backup.
 
Última edição:
Amigo é justamente com eles que acabei de falar. Pelo menos me atendeu um analista com conhecimento de infra e discutimos sobre a possível recuperação das benditas Luns que estão presas no servidor. Vou recomendar mandarem esse storage para a Hosco.

Tenho guardado emails de quando recomendei um nobreak decente e o sistema de backup. Estou tranquilo sobre isso.

Qualquer novidade escrevo aqui.

obrigado de coração!
 
Belex, esta empresa foi a primeira que pesquisei até pelo excesso de propaganda que eles fazem. Mas ela apresenta divergências que me deixaram com pé atrás, além de ser fora de questão para o cenário que precisa ser recuperado.

Já estou em contato com a outra empresa que vocês sugeriram. Respondo quando tiver novidade.
 
Última edição:
cara como isso e importante e não tem um nobreak ligado no nas :\
se os discos são detectados mais o raid não ta montando a partição caiu um testidisk resolve essa parte em cada disco individual
 
Bom dia!

O cliente mandou os discos do NAS, no domingo, para a Hosco e eu fui responsável por acompanhar o processo. A analise levou umas 24 horas, os arquivos foram recuperados na quinta, mandaram a validação ontem e devolveram os dados no fim da tarde.

A infra deles deve ser grande, levando em conta o pouco tempo para terminar um processo com 12 HDs. Também percebi um bom conhecimento por parte dos dois analistas que conversei. É uma empresa que recomendaria com tranquilidade.

O cliente não teria esse prejuizo se tivesse investido em um nobreak decente e uma solução de disaster recovery.

Obrigado pela recomendação @Snayperskaya e @MarcoCesar
 
Última edição:
Que bom que conseguiram restaurar os dados do arranjo. Espero que o gerente do setor use essa experiência de RD pra reavaliar a importância de investir em uma solução de backup e quiçá aumentar a resiliência da infra, ainda mais por se tratar de um equipamento crítico pra empresa.
 
@Snayperskaya agora eles aprenderam. Por pouco não tiveram um prejuízo milionário.

Já estão providenciando nobreaks. E a propria Hosco, que é associada com a Bacula da América Latina, indicou um representante para conosco na próxima semana. Pra mim é tranquilo, já trabalhei com Bacula. Esse desastre fez o cliente fechar um contrato anual com a gente. Vamos desenhar um novo projeto com readequações necessárias.

Além desse Synology , eles tem um Qnap e outro Seagate que está parado há uns 2 anos. Esses equipamentos low end são de uso doméstico e ambientes com baixa carga. A demanda deles é para servidor e storage mid/high end. Logo no inicio da semana vou fazer contações com parceiros Dell e HP.
 
>> E a propria Hosco, que é associada com a Bacula da América Latina, indicou um representante para conosco na próxima semana.
>> A demanda deles é para servidor e storage mid/high end. Logo no inicio da semana vou fazer cotações com parceiros Dell e HP.
Até onde sei Hosco e Bacula tinham parceria de exclusividade na America Latina.
O Bacula backup é muito completo e bastante robusto, além de ótimo CxB. Você pode testar a versão Community.

Esses NAS de entrada têm poucos recursos. Também não oferecem desempenho e disponibilidade que cenarios maiores precisam. A maioria não suporta SAS e vem com HDs que nem são enterprise. Eu também iria para uma solução HP ou DELL, mas não descartaria o Synology, já que ele suporta 12 discos então acredito que seja um modelo pouco mais completo. Se for o caso, você pode usá lo como servidor de backup.
 
E o gerente de T.I. Teve a butinada que merecia? pq gerente de t.i. que deixa algo assim acontecer é no minimo um incompetente. Outra coisa a hosco que vc mandou é esta aqui? https://hosco.io/ de vez em quando aparece hd pra recuperar dados mas não tem sido 100% recuperado penso em trocar de empresa pra fazer a recuperação de dados por uma melhor.
 
Boa noite pessoal!

Ha 3 anos configurei um NAS com 12 hds em Raid 5. É um servidor de arquivos e também tem 2 Luns iscsi para vms e mais 2 Luns para uma aplicação. É um bom storage da Synology mas está sustentando por um nobreak antigo de baixa autonomia. Orientei 2 vezes o cliente sobre o nobreak e a necessidade de sistema de backup, mas foi em vão.

No começo da semana fui chamado porque caiu a energia na empresa e o NAS parou. O painel do NAS mostrava que o Raid se ṕerdeu. Investiguei o estado dos discos, um tinha problemas e outro não aparecia no painel. Nem pŕeciso dizer que o gerente de t.i. está desesperado porque vai perder o emprego.

Estudo uma forma responsável de pelo menos resgatar as Luns. A vida da empresa está lá e sem esses dados eles podem até falir.
nao backpeou os dados desses 12 discos em outro local so tinha essa copia la? uma curiosidade qual tamanho da particao total?
 
E o gerente de T.I. Teve a butinada que merecia? pq gerente de t.i. que deixa algo assim acontecer é no minimo um incompetente. Outra coisa a hosco que vc mandou é esta aqui? https://hosco.io/ de vez em quando aparece hd pra recuperar dados mas não tem sido 100% recuperado penso em trocar de empresa pra fazer a recuperação de dados por uma melhor.
Sim, foi na Hosco. Vale a pena pelo menos consultar. Se você tiver bons conhecimentos de infra vai perceber eles entendem bem, fora a infra deles que deve ser muito boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nao backpeou os dados desses 12 discos em outro local so tinha essa copia la? uma curiosidade qual tamanho da particao total?
Dispensaram as recomendações de backup e faziam cópias aleatórias em discos externos...
O array tinha 20 teras e as luns variavam.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo