• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Temperaturas Ryzen 7 5800X

JoãoCarvalho

New Member
Registrado
Boa tarde galera,

preciso de um help aqui, recentemente comprei um 5800X para o meu pc, mesmo sabendo que o processador já possui temperaturas relativamente altas, porém estou querendo reduzir a mesma, pois até navegando apenas no computador, a temp fica em torno de 45 graus, ocorrendo uns picos para 60 ou mais, em jogos chega a passar de 80 graus, próximo do seu limite de 90 graus. Com o processador, utilizo a seguinte config:

Placa mãe: Asus TUF B450-PLUS GAMING;
Placa de video: Radeon RX580 8GB;
Memória: 32GB 3200Mhz Corsair;
Fonte: XPG Core reactor 850W plus gold;
Water cooler: PCYes sangue frio 120mm
HD 1TB;
SSD 256GB padrão;
SSD 1TB nvme;
Gabinete: Cooler Master K501L Mid Tower, com duas fans, além do water cooler.

Imagino que o water cooler não seja suficiente para segurar esse processador, talvez um corsair 240mm consiga dar conta, lembrando que utilizo uma pasta térmica da cooler master, a masterlGel pro.

Dito tudo isso, com base nessa configuração que tenho hoje, o que seria necessário mudar para melhorar essas temperaturas, o water cooler? Em caso de sim, recomendam um bom custo benéficio que segure tranquilamente o processador?

OBS: Não alterei as configurações do processador, está tudo default na BIOS.

Agradeço desde já!
 
Não tenho experiência com esses novos Ryzens, mas sei que 5800X esquentam consideravelmente dependendo do uso.
Tem um artigo com resposta de um representante da AMD aqui.
O cpu foi projetado para manter o melhor desempenho e boost enquanto as temperaturas estiverem dentro do limite suportado pelo silício.

Para ter uma ideia tem um review que testou o 5800X com wc de 280, veja resultado no final da página aqui.
 
Não tenho experiência com esses novos Ryzens, mas sei que 5800X esquentam consideravelmente dependendo do uso.
Tem um artigo com resposta de um representante da AMD aqui.
O cpu foi projetado para manter o melhor desempenho e boost enquanto as temperaturas estiverem dentro do limite suportado pelo silício.

Para ter uma ideia tem um review que testou o 5800X com wc de 280, veja resultado no final da página aqui.
Edson, obrigado pelo direcionamento, bom saber que operar próximo dessas temperaturas de 90 graus está dentro do proposto pela AMD com essa serie 5000. De qualquer forma vou estar melhorando a configuração do pc, colocando um water cooler mais potente e colocando mais fan's no gabinete tbm, assim que tiver tudo e testar, volto aqui para comentar se teve alguma diferença significante.
 
Como está posicionado o seu cooler? Tipo, eu aqui coloquei ele na frente, pegando ar frio de fora, e tenho temperatura melhor do que deixando-o no teto ou na traseira usando ar quente de dentro do gabinete pra resfriar o radiador.
 
Edson, obrigado pelo direcionamento, bom saber que operar próximo dessas temperaturas de 90 graus está dentro do proposto pela AMD com essa serie 5000. De qualquer forma vou estar melhorando a configuração do pc, colocando um water cooler mais potente e colocando mais fan's no gabinete tbm, assim que tiver tudo e testar, volto aqui para comentar se teve alguma diferença significante.
O Segredo pra domar é um AIO no minimo de 240mm , e colocar ele na frente do gabinete puxando ar frio. O meu em pico chega a 80 graus.
 
É esse seu cooler de 120mm aí...
 
Como está posicionado o seu cooler? Tipo, eu aqui coloquei ele na frente, pegando ar frio de fora, e tenho temperatura melhor do que deixando-o no teto ou na traseira usando ar quente de dentro do gabinete pra resfriar o radiador.
Ele está posicionado na parte superior do gabinete, vou testar colocando na parte frontal, vlw pela dica.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Segredo pra domar é um AIO no minimo de 240mm , e colocar ele na frente do gabinete puxando ar frio. O meu em pico chega a 80 graus.
Vlw pela dica amigo, vou pegar um wc novo e posicionar melhor no gabinete.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É esse seu cooler de 120mm aí...
Imaginava que seria, pegar um melhor de no minimo 240 e ver o comportamento.
 
Uai, o processador tem PBO, deixa ele esquentar, não há problema nisto. Ele oscila a potencia de acordo com a demanda. Pra isso ele precisa dar picos rápidos e volta a baixo desempenho. É intrínseco ao processador. Se quer melhorar isso coloca um WC de 240mm pelo menos e pronto. Mas não acho que você deve se preocupar com isto. Se está operando dentro do limite, basta ser feliz.
 
Comprei scythe fuma 2, e to usando, gabinete fechado, no 5800x idle 50C-60C (se abro algo, youtube vai pra 60-63 mas normalmente fica 52C-55C.), e jogando 75C e dependendo vai até 85C, stressando 100% vai 85C e depois de 5min vai pra 90C.

normal ? to achando alto, nao mexi no processador.
 
Comprei scythe fuma 2, e to usando, gabinete fechado, no 5800x idle 50C-60C (se abro algo, youtube vai pra 60-63 mas normalmente fica 52C-55C.), e jogando 75C e dependendo vai até 85C, stressando 100% vai 85C e depois de 5min vai pra 90C.

normal ? to achando alto, nao mexi no processador.
Ta alto sim, das duas uma ou o fluxo não ta bom dentro do gabinete até chegar no cooler, ou o cooler não aguenta mesmo esse 5800x, aqui uso o AIO na frente do case sempre puxando o ar frio.
 
Ta alto sim, das duas uma ou o fluxo não ta bom dentro do gabinete até chegar no cooler, ou o cooler não aguenta mesmo esse 5800x, aqui uso o AIO na frente do case sempre puxando o ar frio.
cara meu gabinete eh todo de vidro, a entrada de ar na frente eh horrivel pq tem um vidrao e so dos ladinhos bem pequeno a entrada de ar, e 3 coolers que eram pra puxar ar ali mal puxam por causa do vidro, coloquei 1 pra tirar ar atrás e 1 em cima, o resto vira um forno, a placa de video a 80C pelando e processador como mencionei, com o gabinete aberto o 5800x cai 10-15c. a placa fica normal baixa uns 5C so.
 
cara meu gabinete eh todo de vidro, a entrada de ar na frente eh horrivel pq tem um vidrao e so dos ladinhos bem pequeno a entrada de ar, e 3 coolers que eram pra puxar ar ali mal puxam por causa do vidro, coloquei 1 pra tirar ar atrás e 1 em cima, o resto vira um forno, a placa de video a 80C pelando e processador como mencionei, com o gabinete aberto o 5800x cai 10-15c. a placa fica normal baixa uns 5C so.
Então você ja sabe a solução hehe, troca o gabinete ou tira o vidro.
 
Então você ja sabe a solução hehe, troca o gabinete ou tira o vidro.
cara, o problema eh que se eu deixar o gabinete aberto igual antes, entra MUITA poeira nele, meu quarto eh tenso nunca vi tanta poeira, em coisa de 3-6 meses vai ta cheio de poeira nos coolers, antes com watercooler era de boa, mas com aircooler limpar ele vai ser mais tenso. kkkk mesmo com ele aberto pensei q iria diminuir bem a temperatura em comparacao com meu cmlite 120mm de 5 ano de uso que tava fazendo mais barulho que carro velho, porem diminuiu coisa de 10c só. o 5800x eh mto quente, ele comeca a perder desempenho apartir de 90c sera ?
 
cara, o problema eh que se eu deixar o gabinete aberto igual antes, entra MUITA poeira nele, meu quarto eh tenso nunca vi tanta poeira, em coisa de 3-6 meses vai ta cheio de poeira nos coolers, antes com watercooler era de boa, mas com aircooler limpar ele vai ser mais tenso. kkkk mesmo com ele aberto pensei q iria diminuir bem a temperatura em comparacao com meu cmlite 120mm de 5 ano de uso que tava fazendo mais barulho que carro velho, porem diminuiu coisa de 10c só. o 5800x eh mto quente, ele comeca a perder desempenho apartir de 90c sera ?
10 graus em um processador que se regula mais do que tudo em temperatura, é muita coisa não? 10 graus é muita coisa jovem, você tem que achar uma solução para garantir que esses 10 graus fiquem do seu lado, sendo assim seu ganho em performance será bem maior e degradação bem menor.
 
Pessoal, comprei um kit de fans da corsair com 3 + Corsair H100X (Watercooler), o wc posicionado na frente, duas fans em cima e uma atrás, puxando o ar quente para fora do gabinete, melhorou muito as temperaturas, antes jogando, batia até 82, agora fica no máximo 70 no pico, média de 65 graus.
 
Pessoal, comprei um kit de fans da corsair com 3 + Corsair H100X (Watercooler), o wc posicionado na frente, duas fans em cima e uma atrás, puxando o ar quente para fora do gabinete, melhorou muito as temperaturas, antes jogando, batia até 82, agora fica no máximo 70 no pico, média de 65 graus.
o problema aqui eh que na frente eh 90% vidro, pouca entrada de ar, entao so sai ar quente e nao entra frio, o meu eh igual o seu, 1 atrás e 2 emcima tirando o ar.
 
Pcyea sangue frio, credo.
Que virge Maria te benza te cure.
Processador: 3000 reais
Cooler: 150 reais.

Ainda reclama que aquece.
 
tem algum problema em botar o WC na parte de cima pra refrigerar esse proc. ? o meu tá chegando semana que vem e já gostaria de saber, o meu WC é esse aqui :
Na parte da frente já tem 3 fãns puxando o ar pra dentor do gabinete, o gabinete é o da assinatura, obs: tenho Ar condicionado no quarto !

Acho que a maioria dos fabricantes recomenda por padrão por na parte de cima mesmo, mas, no entanto, não é o setup com melhor performance, principalmente se tiver VGA esquentando o interior, pois todo esse ar quente seria utilizado para "esfriar o radiador" que estaria na parte superior sugando o ar interno quente.

Eu mudaria os coolers do gabinete da frente e os colocaria em cima, deixando o radiador na frontal mesmo, puxando o ar frio de fora.
 
Comprei scythe fuma 2, e to usando, gabinete fechado, no 5800x idle 50C-60C (se abro algo, youtube vai pra 60-63 mas normalmente fica 52C-55C.), e jogando 75C e dependendo vai até 85C, stressando 100% vai 85C e depois de 5min vai pra 90C.

normal ? to achando alto, nao mexi no processador.
Trocou o Scythe Fuma 2 por WC ? Alguém recomenda algum modelo de WC ?
 
Faltando menos de 200kill pra pegar a maestria da coreana lá, e pouco mais de 100 horas de jogo, chego a uma conclusão que por incrivel que pareça, o Orbital é o mapa mais bonito pra mim, sim o ORBITAL !! pode ser efeito placebo mas toda vez que entro no mapa, a impressão que dá é que as texturas lá são mais bonitas, principalmente a parte de vegetação e as rochas, e tem o mapa manifesto que é bonito na parte de vegetação tmb, o jogo fica ainda mais bonito quando chove. Estou jogando no High. AK-24 new meta ?
2Bz9RYy.png

2EMHkWz.png
 
Atualmente 5800x usando o Scythe Fuma 2
Estou com um 3700x ( e o 5800x comprado, só esperando vim), e já adiantei e comprei um deepcool castle 360ex pra ele. Antes do wc tinha um Scythe fuma 2 nele.

Porém, os ryzen (usando pbo) tendem a jogar a tensão pra cima e aumentar o clock enquanto tiver dentro do limite de temperatura. Mesmo com o wc de 360mm, o 3700x tem picos de 75+ (anteriormente ia pra 84+, sendo que estava com bastante poeira). Porém notei uma performance maior, clocks mais estáveis no limite superior. O 5800x deve se comportar igual.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo