Posso usar carregador com mesma tensão mas com amperagem menor no notebook?

ricshot_98

New Member
Registrado
Fala galera, sei que tem vários tópicos similares a este aqui no fórum, no entanto, minha dúvida é um pouco mais específica. Tenho um Thinkpad L440 com i5-4300m de 37w, o carregador deste notebook fornece 20V-4.5A, queria carregar este notebook com uma powerbank, no entanto, nenhuma delas é de 90w. Só que já encontrei powervanks com 20V-2A ou 20V-3A, eu ia usar a powerbank com o notebook em uso mt leve, então creio que ele consuma menos que 20w durante esse uso, a amperagem menor teoricamente já forneceria a energia necessária, e a tensão é a mesma, se eu fizer dessa forma, posso causar algum dano no notebook?
 
Se não atingir a corrente mínima necessária que o notebook requer, ele irá consumir a bateria juntamente até desligar
Isso costuma acontecer em notebooks gamer, onde a fonte não dá conta de 100% da demanda em casos de uso extremo
 
Se não atingir a corrente mínima necessária que o notebook requer, ele irá consumir a bateria juntamente até desligar
Isso costuma acontecer em notebooks gamer, onde a fonte não dá conta de 100% da demanda em casos de uso extremo
Entendi, mas então não tem problema? O máximo que pode acontecer então é se eu passar do limite que a powerbank pode oferecer, ele vai consumir a bateria do próprio notebook, é isso? Sem danos?
 
Você pode forçar sim seu notebook. Eu só usaria caso tivesse uns 20% ou mais de bateria
 
Powerbanks ou carregadores de celular usam protocolos específicos pra entregar essas tensões e correntes como QuickCharge (QC), Power Delivery (PD), etc. e necessitam que o equipamento a ser carregado tenha suporte ao mesmo e defina quais protocolos e perfil/tensão serão enviados. Pelo modelo do CPU do seu note eu creio que ele provavelmente não possua nenhum desses protocolos. Notebook que suportam os mesmos possuem uma porta USB-C para recarrega.

O que você pode comprar é um dispositivo chamado de QC trigger (também conhecido como PD trigger, USB decoy, etc), que faz o handshake de um desses protocolos e define o perfil/tensão de alimentação a ser enviado.







Recomendo que leia um pouco sobre o assunto pra não torrar seu equipamento e/ou causar um incêndio.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo