Incêndio em boate em Santa Maria / RS provoca pânico e mortes

Compreendo a dor mas buscar vingança não trará os amados de volta. O que se pode fazer e devemos fazer é cobrar mudanças e que sejam criadas e postas em prática afim de se evitar situações absurdas como essa que poderia ter sido evitada. Exemplo: deixar as pessoas saírem ao invés de impedí-las, ter mais saídas de emergência, muito mais rigor quanto aos alvarás de abertura de casas noturnas, mais rigor de todos nós em relação à capacidade máxima permitida em dias de eventos, e por aí vai.

Verdadeiramente foi uma lição muito amarga e dolorosa não somente para vocês que vivenciaram de perto mas para muitos de nós brasileiros. Eu não os esqueci, volta e meia relembro de vocês.
Bombeiros/responsáveis pela fiscalização vão ganhar um tapinha na mão, donos do clube idem... às famílias resta publicar um livro com histórias a fim de buscar ao menos algum alento/consolo, as famílias não querem brigar pra ver os responsáveis na cadeia....ê BR viu...vamos esperar pela próxima boate Kiss e por mais cartas psicografadas contando que todos os mortos "botaram fogo" em vidas passadas e por isso eles pegaram fogo nessa :feelbad:
Acabei chegando a esse tópico só hoje. Sou amigo do Guilherme, o Pontes ou o Guima como era conhecido. Filho da Mariângela como está na reportagem, a tia Lála.
É revoltante ver que depois de dois anos do acontecimento nada aconteceu e, como sempre, vai estourar nos mais fracos. Ninguem questiona a condição de trabalho dos bombeiros, mas na hora de livrar o prefeito e os donos da boate, que tem dinheiro...
A cidade de Santa Maria parou depois do que acontceu, uma cidade universitária que era cheia de festas, vive até hoje um clima de tristeza pelas ruas.
Não consigo esquecer uma das últimas vezes que estive com o Guilherme, estávamos na nossa cidade, cerca de 120km de Santa Maria, ele fazia faculdade lá e estava começando a namorar com a Stefani. Ela estava numa festa, justamente na Boate Kiss e nós resolvemos, eu, ele e mais dois amigos, pegar o meu carro e ir até Santa Maria pra encontrar ela na festa...
Muitos conhecidos falam que na noite da tragédia chegaram a ver ele na rua, em frente a boate, mas que ele teria voltado lá pra dentro atrás da namorada, que não tinha conseguido sair...
Apesar da imprudência da banda, do controle dos bombeiros... a boate não tinha condições de receber o público que estava lá no dia, as grades de ferro impediam que o predio fosse evacuado rapidamente e os seguranças eram instruidos a bloquear a passagem de qualquer pessoa sem que antes passassem pelo caixa para pagar as comandas.
 
Compreendo a dor mas buscar vingança não trará os amados de volta. O que se pode fazer e devemos fazer é cobrar mudanças e que sejam criadas e postas em prática afim de se evitar situações absurdas como essa que poderia ter sido evitada. Exemplo: deixar as pessoas saírem ao invés de impedí-las, ter mais saídas de emergência, muito mais rigor quanto aos alvarás de abertura de casas noturnas, mais rigor de todos nós em relação à capacidade máxima permitida em dias de eventos, e por aí vai.

Verdadeiramente foi uma lição muito amarga e dolorosa não somente para vocês que vivenciaram de perto mas para muitos de nós brasileiros. Eu não os esqueci, volta e meia relembro de vocês.

Querer que os responsáveis pela fiscalização e os reponsáveis (a banda inclusive)/donos da boate sejam criminalmente punidos é Justiça, não Vingança.

O Brasil está cheio de casos assim, uma hora é boate, outra é hotel, outra é o prédio que simplesmente desabou...lembram desse? O povo desse mesmo prédio ainda vive sem eira nem beira.... Quando as coisas vão mudar? Quando cada um que for lesado, que tiver o pai, a mãe, o amigo e o irmão lesados/mortos tomar vergonha e ir atrás do que lhe é de direito como cidadão, não vingança, mas justiça... que vão as ruas... uma cidade inteira se sente "abalada" mas as festas continuam... até piada sobre o caso deve rolar... ninguém se importa mesmo. essa é a verdade.

Aos familiares de quem morreu, resta a carta psicografada? Se não fosse triste eu daria risada achando que é piada. A sociedade brasileira é podre, não existe um senso de comunidade, é sempre cada um por si e o diabo ajudando todo mundo a passar a perna no outro...
 
Uns poucos, bem poucos, que buscaram as cartas pra tentar amenizar ou entender a dor. Entre pedir "justiça" e vingança há uma linha bem tênue.

Entendi o seu ponto de vista.
Querer que os responsáveis pela fiscalização e os reponsáveis (a banda inclusive)/donos da boate sejam criminalmente punidos é Justiça, não Vingança.

O Brasil está cheio de casos assim, uma hora é boate, outra é hotel, outra é o prédio que simplesmente desabou...lembram desse? O povo desse mesmo prédio ainda vive sem eira nem beira.... Quando as coisas vão mudar? Quando cada um que for lesado, que tiver o pai, a mãe, o amigo e o irmão lesados/mortos tomar vergonha e ir atrás do que lhe é de direito como cidadão, não vingança, mas justiça... que vão as ruas... uma cidade inteira se sente "abalada" mas as festas continuam... até piada sobre o caso deve rolar... ninguém se importa mesmo. essa é a verdade.

Aos familiares de quem morreu, resta a carta psicografada? Se não fosse triste eu daria risada achando que é piada. A sociedade brasileira é podre, não existe um senso de comunidade, é sempre cada um por si e o diabo ajudando todo mundo a passar a perna no outro...
 


Em vidas que se foram, mamãe e papai, não raro, nos transformamos em incendiários e não foram poucos os filhos que, em nossas atitudes de violência, apartamos dos braços carinhosos de seus genitores.
Santa Maria (ou melhor, UM CURSO da UFSM) era um ponto de encontro de espíritos arsonistas/piromaníacos/incendiários. :notbad:
 


Tem fonte sobre os áudios? Na matéria da Guaíba apenas menciona que ele chegou a ser investigado por improbidade e teve o processo arquivado a pedido do MP.
 
Até agora o que me parece é que os proprietários foram negligentes em superlotar e usar a espuma na boate, mas os advogados da defesa estão dando muitas evidências de falhas de fiscalização do mp e outros órgãos públicos. Parece que todo mundo tem participação aí.
 
Até agora o que me parece é que os proprietários foram negligentes em superlotar e usar a espuma na boate, mas os advogados da defesa estão dando muitas evidências de falhas de fiscalização do mp e outros órgãos públicos. Parece que todo mundo tem participação aí.
O donos/gerentes são culpados
Os bombeiros que fizeram (ou não fizeram) a inspeção são culpados
Os empregados naquele momento são culpados por não terem permitido as pessoas sairem, está pegando fogo, abre tudo e acabou, não trancar da forma que fizeram.

Todos deveriam ir pra cadeia, prisão perpétua. Foram mais de 200 mortes.

Enquanto esse tipo de coisa continuar impune vai continuar acontecendo
 
O donos/gerentes são culpados
Os bombeiros que fizeram (ou não fizeram) a inspeção são culpados
Os empregados naquele momento são culpados por não terem permitido as pessoas sairem, está pegando fogo, abre tudo e acabou, não trancar da forma que fizeram.

Todos deveriam ir pra cadeia, prisão perpétua. Foram mais de 200 mortes.

Enquanto esse tipo de coisa continuar impune vai continuar acontecendo
Só to vendo trechos do julgamento, mas parece que a defesa ta fazendo um trabalho muito melhor que o mp, independente de quanto canalhas sejam os acusados. É como você falou, todo mundo é provavelmente culpado, infelizmente não vai dar pra culpar todo mundo.
 
A impressionante fotografia de uma sobrevivente em frente ao juiz, juri e réus.
Ao ser questionada pelo Juiz, sobre quais foram as sequelas herdadas do dia da tragédia na boate Kiss, a sobrevivente do fatídico evento citou: "Eu tive 18% do corpo queimado e perdi meu pé". A fala foi direcionada a um dos réus, que patrocinou um documentário que gerou polêmica em Santa Maria.
A associação de familiares das vítimas de Santa Maria foi processada pelo Ministério Público e por um dos réus, sob a acusação de difamação e calúnia. Pois, segundo os autores do processo, os possíveis responsáveis estavam sendo julgados, de forma injusta, pelos pais que perderam os filhos naquele fatídico 2013.

262079907_1375827346199936_6992056751637412739_n.jpg
 
A impressionante fotografia de uma sobrevivente em frente ao juiz, juri e réus.
Ao ser questionada pelo Juiz, sobre quais foram as sequelas herdadas do dia da tragédia na boate Kiss, a sobrevivente do fatídico evento citou: "Eu tive 18% do corpo queimado e perdi meu pé". A fala foi direcionada a um dos réus, que patrocinou um documentário que gerou polêmica em Santa Maria.
A associação de familiares das vítimas de Santa Maria foi processada pelo Ministério Público e por um dos réus, sob a acusação de difamação e calúnia. Pois, segundo os autores do processo, os possíveis responsáveis estavam sendo julgados, de forma injusta, pelos pais que perderam os filhos naquele fatídico 2013.

262079907_1375827346199936_6992056751637412739_n.jpg

Absolutamente absurdo que eles estejam sendo processados por "difamação". É o poste mijando no cachorro como sempre nesse país de merda.
 
Absolutamente absurdo que eles estejam sendo processados por "difamação". É o poste mijando no cachorro como sempre nesse país de merda.

BRASIL: CRIME OCORE NADA ACOTECE FEIJOADA

Frase que define tudo aqui na banânia.
 
Como foi dito já, tem tantos culpados que daria pra fazer uma salada. Infelizmente vão encontrar um bode espiatorio (o mais fraco, de preferência) e jogar tudo nas costas dele, inocentando o resto.

Como por exemplo, o carinha lá que acendeu o artefato e iniciou o fogo.

Chegou no tribunal chorando e gritando que é inocente. Tenso pra caramba. Ele não quis de forma alguma matar ninguém, julgamento extremamente complicado.

Acho muuito mais grave o fato de trancarem as portas, QUEM TRANCOU, se realmente foi trancado, enfim.

Ninguém em lugar nenhum é perfeito, todo mundo pode errar... fácil julgar quando não se conhece ninguem... vai dar muita treta isso aí
 
Como por exemplo, o carinha lá que acendeu o artefato e iniciou o fogo.

Chegou no tribunal chorando e gritando que é inocente. Tenso pra caramba. Ele não quis de forma alguma matar ninguém, julgamento extremamente complicado.

Acho muuito mais grave o fato de trancarem as portas, QUEM TRANCOU, se realmente foi trancado, enfim.

Ninguém em lugar nenhum é perfeito, todo mundo pode errar... fácil julgar quando não se conhece ninguem... vai dar muita treta isso aí
não interessa se ele quis, ele assumiu o risco no momento que acendeu aquilo e matou mais de 200 pessoas, sim ele é um dos responsáveis por matar mais de 200 pessoas queimadas.

Prisão perpetua pra ele e pros outros é o minimo que deveriam receber de pena.
 
não interessa se ele quis, ele assumiu o risco no momento que acendeu aquilo e matou mais de 200 pessoas, sim ele é um dos responsáveis por matar mais de 200 pessoas queimadas.

Prisão perpetua pra ele e pros outros é o minimo que deveriam receber de pena.

Exatamente. E é justamente por isso que existe o chamado Homicídio Culposo (quando não há intenção de matar, porém o indivíduo matou alguém, seja por negligência, imprudência, imperícia etc).

Por mais que não tenha tido intenção, ele assumiu o risco. Semelhante à pessoa que pega um carro e sai por ai dirigindo bêbado, mesmo que não tenha saído de casa com a intenção de matar alguém, está assumindo o risco ao decidir dirigir bêbado.
 
Última edição:
Exatamente. E é justamente por isso que existe o chamado Homicídio Culposo (quando não há intenção de matar, porém o indivíduo matou alguém, seja por negligência, imprudência, imperícia etc).

Por mais que não tenha tido intenção, ele assumiu o risco. Semelhante à pessoa que pega um carro e sai por ai dirigindo bêbado, por mais que não tenha saído de casa com a intenção de matar alguém, está assumindo o risco ao decidir dirigir bêbado.
Então parece que o mais justo seria os proprietarios e o musico serem condenados por homicidio culposo ou algo do tipo, e o Estado ser condenado pela negligência na fiscalização.
 
A casa de show era irregular não tinha AVCB, não tinha rotas de fuga e isso ajudou e muito no número de vitimas fatais,quantas casa de show seguem as normas? há alguma fiscalização real? não! e isso obviamente não isenta os donos só mostra que temos potencial para tragédia temos boates kiss espalhadas por todo brasil a próxima que pegar fogo, vai ser a mesma tragédia, muito aue nos meses seguintes do estado fingindo que ia fiscalizar, rapidamente foi freada pela poder e importância dos donos das casas de show, ou seja a fiscalização voltou a ser zona, novas casas abrem irregulares, enfim não se aprendeu nada, não se evoluiu nada com a tragédia, e a qualquer momento podemos ter outras.
 
Eu ainda acho que o maior culpado de tudo é o cara que tacou fogo num lugar fechado..."não se brinca com fogo" é basicamente a primeira coisa que todos os pais ensinam...

Os outros lá tem um pouco de culpa obviamente (trancar a porta foi outra coisa grave), mas tudo volta pro cara do incêndio...sem ele ter feito isso, ninguém lá morreria literalmente...

Numa analogia pra mim, é basicamente colocar fogo num busão lotado, nem todo mundo vai conseguir sair, motorista do busão pode errar em não abrir a porta, pessoas serão pisoteadas, gente vai morrer...o que causou tudo isso? um cara que tacou fogo no busão...

Pra quem quer ter uma noção do que aconteceu lá na Kiss, tem outros casos que descobri depois que foram praticamente iguais...esse aqui é tenso (não recomendo escutar com áudio, tem gente implorando pra sair no final e tu sabe que todos na porta ali morreram), Station Night Club em Rhode Island...

[+21]
 
Exatamente. E é justamente por isso que existe o chamado Homicídio Culposo (quando não há intenção de matar, porém o indivíduo matou alguém, seja por negligência, imprudência, imperícia etc).

Por mais que não tenha tido intenção, ele assumiu o risco. Semelhante à pessoa que pega um carro e sai por ai dirigindo bêbado, mesmo que não tenha saído de casa com a intenção de matar alguém, está assumindo o risco ao decidir dirigir bêbado.
Eu acho um pouco diferente:

- o cara que acendeu o artefato não podia imaginar que a boate estaria totalmente fora de norma, além de fecharem as (poucas) saídas. Ou seja, desconhecia o potencial risco, configurando culposo (a menos que ele soubesse das irregularidades do local, aí a coisa muda).

- o cara que dirige bêbado está ciente dos riscos, eu vejo dolo na ação de combinar bebida e direção. Assim como vejo dolo em todos os outros envolvidos: projetistas, fiscais, donos, empregados que fecharam as portas.
 
Eu acho um pouco diferente:

- o cara que acendeu o artefato não podia imaginar que a boate estaria totalmente fora de norma, além de fecharem as (poucas) saídas. Ou seja, desconhecia o potencial risco, configurando culposo (a menos que ele soubesse das irregularidades do local, aí a coisa muda).

É que é bem relativo isso também.

Imagina que o lugar é todo correto, tem sprinklers no teto, tem saídas adequadas, tem teto anti-incêndio...o cara acende o fogo de artifício lá dentro, ativa o sistema de sprinklers, molha todo mundo lá dentro, galera tenta vazar pra fugir do banho de água e as portas estão trancadas porque a ordem é "não deixa ninguém sair sem pagar"...no final de quem seria a culpa de ter estragado a festa?

Claro que é algo totalmente diferente, mas a pessoa que causou o problema desde o início continua sendo a mesma...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo