[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Amigos, tudo bem?
Gostaria de pedir sugestões sobre a melhor maneira de resolver minha situação.

Montei um desktop e estou utilizando um archer t2uh ac600 para receber o wifi do roteador, modelo C6500, instalado no quarto ao lado.
A recepção é ok, mas sei que poderia ser melhor. Atrás deste desktop existe um cabo coaxial com sinal de internet. Gostaria de utilizar esse cabo para melhorar minha situação.

Pensei em duas algumas alternativas:
- Comprar um cable modem e plugar meu desktop direto nele.
- Comprar um Adaptador Coaxial Para Rj45, utilizar algum roteador e plugar meu desktop nele.
- Trocar o C6500 por outro roteador mais potente.

Não gostaria de trocar o, C6500, pois ele atende as demandas da casa. Embora se essa for a melhor saída, posso realizar a troca.

O apartamento é todo cabeado utilizando cabo coaxial, é remota a possibilidade de refazer o cabeamento.

Não pretendo usar esse desktop para jogos online, talvez, eventualmente, jogar flight simulator.

Abraços.
Você precisa de um kit MoCA.
Aqui no BR procurei um tempo atrás e não achei, e lá fora não sai por menos de 200 mangos americanos.
 
Além de ilegal até onde sei você não conseguirá utilizar mais de um modem da NET/Claro no mesmo cabo pois basicamente não irá funcionar (um equipamento é liberado por contrato).

Transferir o C6500 para o cômodo onde está o PC não é uma opção? Dessa forma ele poderia ser conectado ao cabo, mas teria que ver como ficaria a cobertura no restante da casa.

Particularmente desconheço a existência de adaptadores RJ45 para coaxial, se tiver tomadas próximas aos dispositivos e que compartilhem o mesmo disjuntor/caixa de distribuição de energia outra alternativa pode ser através de um par de adaptadores Powerline.

Se atualmente a conectividade está satisfatória no PC e não há necessidade de latência baixa/estável para jogos eu provavelmente deixaria como está, há boas chances de você gastar dinheiro e continuar insatisfeito em algum aspecto.

Então qualquer aparelho de wifi precisa estar conectado ao C6500?
Pensava que bastava conectar aos cabos da net.

A transferência não é viável, pois o aparelho está na parte central do apartamento.

Esse adaptador tem outro tipo de aplicação e não serve para transmissão de dados dessa forma, note que ele tem apenas 2 fios no conector RJ45.
Pela resposta anterior essa opção está descartada.

Você precisa de um kit MoCA.
Aqui no BR procurei um tempo atrás e não achei, e lá fora não sai por menos de 200 mangos americanos.
A solução do powerline parece bastante razoável, mas agradeço a sugestão.


Procurando opções de Powerline encontrei o TL-WPA4226KIT por R$350, acho que vou comprar ele.

Agradeço os esclarecimentos dos amigos.


Abraços.
 
Olá pessoal. Instalei um TL-R605 para ter mais uma camada de segurança mas não consigo acessar ele pelo Omada, somente pela interface web. Após ele está um Archer ax20, que faz o roteamento wireless. Alguém sabe como acessar o TL-R605 pelo Omada?
 
Pessoal, alguém já utilizou conversores de mídia (gigabit para fibra óptica)?

O ping entre os dois pontos chega a ficar com quantos milisegundos?
 
1. Qual é sua operadora e velocidade?
Net/Claro de 100MB.

2. Quando vc diz que tem um cabo coaxial com internet, o que vc quer dizer? Que é o mesmo cabo que vc liga no C6500? Ou é tipo HPNA que a Vivo usa pra distribuir IPTV?
São os cabos que eram utilizados no sinal de televisão. É o mesmo cabo que está ligado no C6500.

3. Como vc pretende fazer a autenticação do seu cable modem na rede da sua operadora?
Não é só plugar o cabo no roteador?
Bom, como vc deve ter percebido nas perguntas e nas respostas, a coisa é muito mais complexa do que parece..

Imagine o contrário: Se pra ter internet no coaxial fosse só plugar um cable modem, todo mundo pediria só TV e teria internet só plugando o cable modem comprado..
Isso não é possível. É preciso uma autenticação na estrutura da Claro para que o cable modem possa liberar os dados..
Só o técnico é capaz de cadastrar o cable modem (que não pode ser seu, tem que ser da NET por motivos de segurança) na estrutura da rede coaxial da Claro.
 
Última edição:
Pessoal, alguém já utilizou conversores de mídia (gigabit para fibra óptica)?

O ping entre os dois pontos chega a ficar com quantos milisegundos?

Conversor de mídia não insere um delay significativo... menos de 1ms.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então qualquer aparelho de wifi precisa estar conectado ao C6500?
Pensava que bastava conectar aos cabos da net.

A transferência não é viável, pois o aparelho está na parte central do apartamento.


Pela resposta anterior essa opção está descartada.


A solução do powerline parece bastante razoável, mas agradeço a sugestão.


Procurando opções de Powerline encontrei o TL-WPA4226KIT por R$350, acho que vou comprar ele.

Agradeço os esclarecimentos dos amigos.


Abraços.

Pergunta do milhão: não dá pra passar um cabo de rede entre o C6500 e o seu computador? vc diz que no cômodo já tem um cabo coaxial, não dá pra usar ele como guia pra passar um cabo de rede? é a solução mais barata e mais eficiente.
 
Olá a todos, estou com um probleminha relacionado ao servidor DNS do meu provedor, a internet só funciona e carrega sites normalmente se usar um DNS alternativo (Google, Open DNS e etc…), basta eu colocar o roteador pra obter o DNS automaticamente que já começa os problemas, não sei se isso está relacionado a alguma configuração mal feita na ONU ou é problema do provedor mesmo, lembrando que uso internet fibra óptica FTTH 100/100 MB e basicamente uma ONU com Wi-Fi modelo stavix mp-g421r. Tenho total acesso ao roteador e posso fazer alterações caso alguém possa me ajudar, já entrei sim em contato com o suporte mas nem eles souberam me responder, eles simplesmente colocam um DNS alternativo e já era, gostaria de usar o deles por ser mais rápido, agradeço quem puder me ajudar. Abraço !
 
Olá a todos, estou com um probleminha relacionado ao servidor DNS do meu provedor, a internet só funciona e carrega sites normalmente se usar um DNS alternativo (Google, Open DNS e etc…), basta eu colocar o roteador pra obter o DNS automaticamente que já começa os problemas, não sei se isso está relacionado a alguma configuração mal feita na ONU ou é problema do provedor mesmo, lembrando que uso internet fibra óptica FTTH 100/100 MB e basicamente uma ONU com Wi-Fi modelo stavix mp-g421r. Tenho total acesso ao roteador e posso fazer alterações caso alguém possa me ajudar, já entrei sim em contato com o suporte mas nem eles souberam me responder, eles simplesmente colocam um DNS alternativo e já era, gostaria de usar o deles por ser mais rápido, agradeço quem puder me ajudar. Abraço !
É preciso saber se eles realmente tem um DNS próprio para você usar.. Esse DNS Próprio normalmente é colocado manualmente no seu roteador, e não solicitado automaticamente.
Pelo menos sempre foi assim com a Net e Vivo que eu tive desde 2010..

Mas se o problema é usar um DNS mais rápido, vc pode usar o DNS Benchmark para testar qual server é melhor pra vc..
 
É preciso saber se eles realmente tem um DNS próprio para você usar.. Esse DNS Próprio normalmente é colocado manualmente no seu roteador, e não solicitado automaticamente.
Pelo menos sempre foi assim com a Net e Vivo que eu tive desde 2010..

Mas se o problema é usar um DNS mais rápido, vc pode usar o DNS Benchmark para testar qual server é melhor pra vc..
Eles me disseram que tem sim um servidor DNS próprio e quando coloco pro roteador obter ele automaticamente as pesquisas ficam ligeiramente mais rápida, porém tem esse problema que citei, não sei se pode ser alguma configuração na ONU ou é b.o no próprio provedor….
 
N consegui de forma que eu imaginava
Você conseguiu usar o load balance da ASUS?
Se eu habilitar para de funcionar a internet na hora, só consigo usar como failover.
 
Pessoal, se possível, gostaria da ajuda de vcs para que eu possa descobrir e talvez confirmar que o problema está com o meu provedor de internet. No momento, não consigo atualizar a hora do windows 10 pela rede, sempre dá erro.

Uns meses atrás descobri que o problema da data/hora do windows não atualizar era pelo fato de eu estar em cgnat, recorri ao provedor exigindo uma solução, pois como não tinham ipv6 disponível, me cederam um ipv4 público, isso resolveu o problema da data/hora não atualizar automaticamente.

Nesse momento, continuo com ipv4 público, outro, pois o anterior eles removeram quando o ipv6 ficou disponível para os assinantes. Só que o ipv6 foi removido temporariamente, pois ainda estão adaptando a rede, me deram novamente outro ipv4 público, só que hoje tive a curiosidade para ver se a hora tava atualizando automaticamente, não estava, dá erro, informando que não foi possível acessar os servidores de data e hora e outros coisas.

Tenho certeza que estou com ip público, pois consigo porta aberta nos torrents e meu ip começa com 45.xxx, nada do infame 100.64. Tem alguma forma de eu fazer testes e comprovar se o problema é no meu sistema ou não? Caso seja culpa do provedor, como peço suporte a eles na resolução desse erro?
 
Boa tarde.

Estou com uma dúvida boba:

Estou passando cabo cat6 pela casa, em 3 quartos, e vai sair provavelmente de um roteador AX73 da Tplink.

Nos quartos, tenho a opção de deixar o cabo "direto" do roteador plugando no PC, ou colocar keystone cat6 na parede, e dali plugo um patch Cord no PC. Isso deixaria mais organizado e podendo mudar a disposição dos equipamentos sem malabarismo.

Minha dúvida é, com a keystone, teria muita degradação do sinal?

Internet via Fibra, cabo de aproximadamente 30 a 40m.
 
Boa tarde.

Estou com uma dúvida boba:

Estou passando cabo cat6 pela casa, em 3 quartos, e vai sair provavelmente de um roteador AX73 da Tplink.

Nos quartos, tenho a opção de deixar o cabo "direto" do roteador plugando no PC, ou colocar keystone cat6 na parede, e dali plugo um patch Cord no PC. Isso deixaria mais organizado e podendo mudar a disposição dos equipamentos sem malabarismo.

Minha dúvida é, com a keystone, teria muita degradação do sinal?

Internet via Fibra, cabo de aproximadamente 30 a 40m.
Alguma perda sempre vai acontecer, mas normalmente não é muita coisa se usar conectores de qualidade.. Dependendo da velocidade de internet que vc vai usar, vai sentir pouca coisa..
 
Pessoal,

Alguma dica de configuração de adblck pro OpenWrt? as configurações padrões já estaria OK?

Abs,
 
Pessoal,

Alguma dica de configuração de adblck pro OpenWrt? as configurações padrões já estaria OK?

Abs,

Em casa eu uso o PiHole num Raspberry Pi dedicado. Numa casa de um sítio uso o "Simple AdBlock" num DIR859 com OpenWRT. Uso esse em especifico pois esse roteador tem apenas 64MB de RAM.

Acho que o AdBlock é diferente do Simple AdBlock. Para o Simple AdBlock uso as configurações default.
 
Olá pessoal!

Primeiramente, feliz ano novo! XD

Enfim, agora no final do ano, recebi uma nova oferta do provedor, onde subiria a velocidade do meu plano de internet, que antes era fibra 120/120 e mudaria para 300mbps.
Optei por aceitar, e depois me liguei que esqueci de perguntar se era 300/300, depois do contrato assinado, descobri que é 300/150(ta melhor que antes e é o mesmo valor kkkk, então acho que esta bom).

Enfim, eis que surge o problema, fui fazer os testes de velocidade via wi-fi, e na rede 5GHz, o celular não passa de 130mbps de download, raríssimas as vezes que chegou a 150mbps.

Bem na real, não acredito que eu irei precisar de 300mb no smartphone, mas isso me chamou a atenção.

Por fim, gostaria de saber se alguém já passou por essa experiência, ou sabe se pode ser alguma configuração do roteador, ou do smartphone(outros compatíveis com 5GHz, tbm estão limitando na mesma velocidade).

Internet atual: 300/150
Roteador: Archer C6
 
Última edição:
Olá pessoal!

Primeiramente, feliz ano novo! XD

Enfim, agora no final do ano, recebi uma nova oferta do provedor, onde subiria a velocidade do meu plano de internet, que antes era fibra 120/120 e mudaria para 300mbps.
Optei por aceitar, e depois me liguei que esqueci de perguntar se era 300/300, depois do contrato assinado, descobri que é 300/150(ta melhor que antes e é o mesmo valor kkkk, então acho que esta bom).

Enfim, eis que surge o problema, fui fazer os testes de velocidade via wi-fi, e na rede 5GHz, o celular não passa de 130mbps de download, raríssimas as vezes que chegou a 150mbps.

Bem na real, não acredito que eu irei precisar de 300mb no smartphone, mas isso me chamou a atenção.

Por fim, gostaria de saber se alguém já passou por essa experiência, ou sabe se pode ser alguma configuração do roteador, ou do smartphone(outros compatíveis com 5GHz, tbm estão limitando na mesma velocidade).

Internet atual: 300/150
Roteador: Archer C6
Tento o roteador quanto o cliente precisam ter a mesma capacidade de se conectar à certas velocidades.
Para velocidades acima de 300mbps em 5Ghz, o roteador e o cliente precisam funcionar a pelo menos 80MHz de largura de banda.. Se o limite for 40MHz, o a velocidade máxima teórica fica em torno de 200mbps, o que daria uns 150 na vida real.

E vale lembrar que para 80MHz de largura funcionar bem, é importante que não haja outras redes 5GHz usando os canais próximos.
 
Tento o roteador quanto o cliente precisam ter a mesma capacidade de se conectar à certas velocidades.
Para velocidades acima de 300mbps em 5Ghz, o roteador e o cliente precisam funcionar a pelo menos 80MHz de largura de banda.. Se o limite for 40MHz, o a velocidade máxima teórica fica em torno de 200mbps, o que daria uns 150 na vida real.

E vale lembrar que para 80MHz de largura funcionar bem, é importante que não haja outras redes 5GHz usando os canais próximos.
Entendi.

Não sabia dessa questão xD
Onde posso encontrar essas informações sobre qual a largura de banda que o dispositivo trabalha?

Por exemplo, o roteador informa que o wifi 5GHz funciona a 867Mbps.(não sei se é a mesma informação.)
Informações do fabricante:
Velocidade de WiFi:
AC1200
5 GHz: 867 Mbps (802.11ac)
2.4 GHz: 300 Mbps (802.11n).

Grato pelo auxílio.
 
Entendi.

Não sabia dessa questão xD
Onde posso encontrar essas informações sobre qual a largura de banda que o dispositivo trabalha?

Por exemplo, o roteador informa que o wifi 5GHz funciona a 867Mbps.(não sei se é a mesma informação.)
Informações do fabricante:
Velocidade de WiFi:
AC1200
5 GHz: 867 Mbps (802.11ac)
2.4 GHz: 300 Mbps (802.11n).

Grato pelo auxílio.
Essa informação mostra que seu roteador tem capacidade de fornecer até 866mbps máximos teóricos. Essa velocidade será compartilhada entre todos os dispositivos conectados num mesmo espaço de tempo.
Há 3 formas do roteador fornecer essa velocidade:

Um único sinal de 160MHz de largura de 866mbps;
Dois sinais simultaneos de 80MHz, cada um com 433mbps;
Quatro Streams simultaneas de 40Mhz, cada uma com algo em torno de 200mbps.

É preciso saber quantas streams seu roteador fornece.. normalmente essa informação está na caixa, descrita como MiMo.
Mas o C6 nós sabemos que é 2x2 com 80MHz de largura..

Mas como comentei, nao adianta o roteador ser capaz de fornecer 6000mbps de velocidade se o cliente só conecta em uma única stream de 40MHz... A velocidade vai ficar limitada em 200mbps teoricos, ou 150mbps reais..

Se vc detalhar quais clientes voce esta tentando conectar, podemos procurar quais as specs de Wifi que vc tem em mãos..
 
Pessoal uma duvida, tenho modem ali da vivo normal e tals, e tenho um roteador para distribuir o sinal na outra parte da casa e me conectar no pc, não estou recebendo ipv6, apenas quando coloco ele como repetidor, e para torrent ele fica meio com cgnat, só quando tá como repetidor ele conecta no outros pers, alguem tem solução?
 
Pessoal uma duvida, tenho modem ali da vivo normal e tals, e tenho um roteador para distribuir o sinal na outra parte da casa e me conectar no pc, não estou recebendo ipv6, apenas quando coloco ele como repetidor, e para torrent ele fica meio com cgnat, só quando tá como repetidor ele conecta no outros pers, alguem tem solução?
Deixa ele como repetidor (ou access point)
Senao voce estará criando uma rede (do seu roteador) dentro de outra rede (da vivo). O famoso DuploNAT..
 
Essa informação mostra que seu roteador tem capacidade de fornecer até 866mbps máximos teóricos. Essa velocidade será compartilhada entre todos os dispositivos conectados num mesmo espaço de tempo.
Há 3 formas do roteador fornecer essa velocidade:

Um único sinal de 160MHz de largura de 866mbps;
Dois sinais simultaneos de 80MHz, cada um com 433mbps;
Quatro Streams simultaneas de 40Mhz, cada uma com algo em torno de 200mbps.

É preciso saber quantas streams seu roteador fornece.. normalmente essa informação está na caixa, descrita como MiMo.
Mas o C6 nós sabemos que é 2x2 com 80MHz de largura..

Mas como comentei, nao adianta o roteador ser capaz de fornecer 6000mbps de velocidade se o cliente só conecta em uma única stream de 40MHz... A velocidade vai ficar limitada em 200mbps teoricos, ou 150mbps reais..

Se vc detalhar quais clientes voce esta tentando conectar, podemos procurar quais as specs de Wifi que vc tem em mãos..
Entendi.


No caso, aqui em casa somente os smartphones tem conexão 5GHz, os demais ficaram no 2,4GHz.

Considerando isso, os aparelhos que testei, foram:
Redmi Note 6 Pro, Asus Zenfone 4 e um Samsung S20 FE.

Todos apresentaram um valor próximo de 140~150Mbps.
 
Uma dúvida: como faço para eu ter acesso a minha onu pelo openwrt? No padavan eu sabia configurar mas no openwrt não faço ideia do que fazer. Se não for um incômodo, vcs poderiam me explicar como faço isso? A onu é uma intelbras 110 b.

E também quero melhorar a comunicação entre o action rg1200 e o mi router 3g, pois o action rg1200 está perdendo conexão constante com o mi3g e não faço ideia do motivo.

Minha onu está em bridge, o mi3g está no modo router fazendo a discagem pppoe, o action rg1200 estou utilizando como ponto de acesso wifi apenas, meu pc uso cabeado no mi3g.

Na minha situação, qual a forma correta de configurar tudo? Será que estou configurando algo errado no openwrt que está fazendo o action rg1200 perder conexão constantemente?
 
Uma dúvida: como faço para eu ter acesso a minha onu pelo openwrt? No padavan eu sabia configurar mas no openwrt não faço ideia do que fazer. Se não for um incômodo, vcs poderiam me explicar como faço isso? A onu é uma intelbras 110 b.

E também quero melhorar a comunicação entre o action rg1200 e o mi router 3g, pois o action rg1200 está perdendo conexão constante com o mi3g e não faço ideia do motivo.

Minha onu está em bridge, o mi3g está no modo router fazendo a discagem pppoe, o action rg1200 estou utilizando como ponto de acesso wifi apenas, meu pc uso cabeado no mi3g.

Na minha situação, qual a forma correta de configurar tudo? Será que estou configurando algo errado no openwrt que está fazendo o action rg1200 perder conexão constantemente?

É extremamente facil e rapido acessar o modem\ont quando vc usar o openwrt.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo