[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Os roteadores mais recentes possuem chips que ainda não foram totalmente "homologados" pelos firmwares terceiros como a OpenWRT. Então encontrar roteadores Wifi 6 (como os Archer AX50 ou Xiaomi AX3600) ainda não são oficialmente suportados.
Há um trabalho da comunidade para conseguir implementar o OpenWRT nesses roteadores.. Abaixo, o topico do AX3600, onde já é possível deixa-lo rodando com um ou outro bug ainda em análise..

Mas se a ideia é usar Wifi5, existe um bom numero de roteadores (como o Archer C6 ou Xiaomi 4A Giga) que são homologados pra rodar a ultima versão do openWRT.
Já quero partir pro WIFI6 msm colega. Vi alguns modelos da Xiaomi e da Tenda no Ali, mas é complicado arriscar no chute. Não sei se suportam o openWRT.
 
Já quero partir pro WIFI6 msm colega. Vi alguns modelos da Xiaomi e da Tenda no Ali, mas é complicado arriscar no chute. Não sei se suportam o openWRT.
Provavelmente não suportam.. Os chipsets mais novos não tem suporte pra rodar o OpenWRT, que precisa entender como é o funcionamento nesses novos chips para funcionar. As vezes essas instruções são publicas e podem ser acessadas para criar um novo release do OpenWRT.
Outros chips são confidenciais, e só são acessíveis em algum leak ou tentativa e erro, como é o caso dos chips Wifi6 da Qualcomm..

A lista de roteadores homologados tá nesse site:

 
Fala, pessoal. Tudo certo?

Por favor, gostaria da opinião de vocês neste caso:

Um brother meu importou um Xiaomi AX3000 versão CN no 11/11 do Ali, porém ele acabou dando bobeira e não viu a caixa de mensagens, onde a vendedora (muito atenciosa e de uma ótima loja, inclusive) pediu desculpas, pois não tinha mais em estoque o modelo chinês e ofereceu no lugar a versão global. Na mensagem ela deixou claro que, caso o pedido não fosse cancelado até o prazo de X dias, a loja enviaria o modelo global.

Como meu amigo não viu a mensagem, a loja enviou o modelo que tinha em estoque. Então estou tentando ajuda-lo rs. Conversei com um funcionário (sempre prestativo) e ele disse que me enviaria o link para instalação do firmware CN (arquivo “miwifi_ra80_firmware_release_a330a_1.0.30”). Mas infelizmente a instalação não deu certo. Na hora de selecionar o arquivo, informa “unable to verify file”. Então o atendente me pediu um tempo para verificar com a engenharia da Xiaomi uma solução para o caso. Segundo ele, ambas as versões possuem o mesmo hardware.

Enquanto aguardo resposta, fui buscar mais alguma informação sobre essa versão global. As diferenças que encontrei além do escrito na carcaça “Xiaomi Mesh System AX3000” (versão CN: “Xiaomi Router AX3000”), foi que a versão global é denominada como “ra82”, enquanto a chinesa é “ra80”. Será que é por isso que o arquivo enviado pelo atendente não deu certo?

Outras informações que encontrei na descrição foi que, enquanto na chinesa diz que são 4 antenas de alto ganho, a global informa apenas antenas de alto ganho.

Na prática, pelos testes que fiz o sinal dele no 5G é surpreendente, no canal 36 ele consegue uma boa cobertura com qualidade. A única coisa que ele perde para o modem da operadora que tenho aqui (Technicolor TC3102) é na distância do sinal em 2.4, que é um pouco inferior provavelmente pela limitação do firmware.

Vocês acham que existe a possibilidade da Xiaomi lançar um firmware chinês para essa versão? Descartei a alternativa de devolução, pois definitivamente não compensa $$$.

Agradeço muito a ajuda.


Manual:

rwgLHX2.jpg



Caixa:

Aqui informa ter processador de 3 núcleos, mas na descrição do site diz 2
enT98nS.jpg


zVz5Id0.jpg
 
Vocês acham que existe a possibilidade da Xiaomi lançar um firmware chinês para essa versão? Descartei a alternativa de devolução, pois definitivamente não compensa $$$.
Eu acho que não.. O Firmware chines deve ser apenas para o equipamento chines..
Mas, assim como o AX3600 global que tem o mesmo hardware do chinês, deve ser possível fazer o bypass e instalar o firmware chines.
Na verdade, o que acontece é que o firmware global possui uma checagem de região que se estiver setada para Europa, vai limitar a potencia para 23dB (200mW) em todos os canais. No chines, não existe essa checagem (pois teoricamente ele não deveria ser usado em nenhum outro lugar que não fosse a china), o que libera os 5.8GHz pra 30dB (~1000mW).
 
Eu acho que não.. O Firmware chines deve ser apenas para o equipamento chines..
Mas, assim como o AX3600 global que tem o mesmo hardware do chinês, deve ser possível fazer o bypass e instalar o firmware chines.
Na verdade, o que acontece é que o firmware global possui uma checagem de região que se estiver setada para Europa, vai limitar a potencia para 23dB (200mW) em todos os canais. No chines, não existe essa checagem (pois teoricamente ele não deveria ser usado em nenhum outro lugar que não fosse a china), o que libera os 5.8GHz pra 30dB (~1000mW).
Valeu, mano!
Esse procedimento é muito complicado de fazer ou melhor deixar como está e segue o jogo?
 
Valeu, mano!
Esse procedimento é muito complicado de fazer ou melhor deixar como está e segue o jogo?
Não é fácil.. Eu nunca fiz nem soube de alguém daqui que tenha feito, mas seguindo os passos, seria preciso:
  1. liberar acesso ao Telnet,
  2. extrair os dados da nvram,
  3. fazer um Dump da partiçãp mdt-9,
  4. alterar a região para CN usando um Hex-Editor,
  5. Refazer o checksum,
  6. destravar a partição bdata por crash unlock
  7. Refazer o Flash com a nova partição bdata setada para CN
  8. Calcular o novo password para acessar o Root por telnet.
Toda a saga no AX3600 tá descrita aqui:

não é algo fácil e nao sei se funciona no AX3000 (até por que os scripts dessa pagina sao pro AX3600)..
Eu continuaria tentando colocar o firmware chines manualmente.. O AX3000 estava ligado com internet na WAN quando vc tentou fazer o update do firmware?
 
Não é fácil.. Eu nunca fiz nem soube de alguém daqui que tenha feito, mas seguindo os passos, seria preciso:
  1. liberar acesso ao Telnet,
  2. extrair os dados da nvram,
  3. fazer um Dump da partiçãp mdt-9,
  4. alterar a região para CN usando um Hex-Editor,
  5. Refazer o checksum,
  6. destravar a partição bdata por crash unlock
  7. Refazer o Flash com a nova partição bdata setada para CN
  8. Calcular o novo password para acessar o Root por telnet.
Toda a saga no AX3600 tá descrita aqui:

não é algo fácil e nao sei se funciona no AX3000 (até por que os scripts dessa pagina sao pro AX3600)..
Eu continuaria tentando colocar o firmware chines manualmente.. O AX3000 estava ligado com internet na WAN quando vc tentou fazer o update do firmware?
Sim. Depois tentei com o cabo conectado na LAN1 apenas.
 
Tenha em mente que pra altas velocidades, você precisaria de um bom processamento, principalmente se tiver varios dispositivos consumindo toda essa banda de 1gbps ao mesmo tempo.

Pegar um roteador AX de entrada, como AX10, AX20 da TP-Link, ou outro abaixo dos R$500 pode te causar gargalo se tiver muita coisa pendurada.
Falando de potencia e alcance, pegar um roteador com baixa potencia pode te causar um alcance bem restrito, ou velocidades baixas à medias distancias.

Com tudo isso dito, eu compilei umas infos sobre os roteadores AX da TP-Link, Veja que há roteadores mais simples com bom processador, mas com pouca potencia (AX10), assim como roteadores potentes, mas com pouco processamento (AX50), além de é claro um com processamento bom e alta potencia, mas que custa caro.... então tem um sabor para cada paladar..

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1Broadcom BCM6750Broadcom BCM6755Intel (Lantiq) GRX350A3Broadcom BCM6750
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
Flash1 ChipWinbond W25Q128JVSQESMT F50L1C41AASY1-104RESMT F59L1G81MA-25TWinbond W25Q128JVSQ
Flash1 Size16 MiB16 MiB128 MiB16 MiB
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
RAM1 ChipSamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMAESMT M15T4G16256A-DEB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW

O AX50 tem melhor alcance nos canais 2.4ghz?

Tô pensando em pegar ele ao invés do AX73, teriam no maximo 12 dispositivos conectados.

Também tenho uma dúvida se o sinal se espalha pra cima também, como num sobrado (sem atravessar parede, o pé direito é alto e vai até o andar de cima, com os cômodos em "volta" desse "buraco".)
 
O AX50 tem melhor alcance nos canais 2.4ghz?

Tô pensando em pegar ele ao invés do AX73, teriam no maximo 12 dispositivos conectados.

Também tenho uma dúvida se o sinal se espalha pra cima também, como num sobrado (sem atravessar parede, o pé direito é alto e vai até o andar de cima, com os cômodos em "volta" desse "buraco".)
Tenta esse Dlink AX 5400 peguei por 820 na Americanas, não tem como cancelar agora.
 
O AX50 tem melhor alcance nos canais 2.4ghz?

Tô pensando em pegar ele ao invés do AX73, teriam no maximo 12 dispositivos conectados.

Também tenho uma dúvida se o sinal se espalha pra cima também, como num sobrado (sem atravessar parede, o pé direito é alto e vai até o andar de cima, com os cômodos em "volta" desse "buraco".)
Ele tem maior potencia.. mas pouca coisa a mais.. não deve dar mais que um ou dois metros a mais..
Sobre o sinal, tenha em mente o seguinte: O sinal se espalha pela lateral da antena. Então, a região logo acima de onde a antena está apontada seria onde teria o sinal mais fraco.
Mas nada impede que voce deixe a antena "deitada" para enviar o sinal para cima.

Tenta esse Dlink AX 5400 peguei por 820 na Americanas, não tem como cancelar agora.
Ele tem 0.25dBm de potencia a mais em 2.4GHz e um pouco menos potencia em 5GHz que o AX20, mas fica distante do AX50.

Mas ele parece ter um processador tri-core de 1.5GHz e 512Mb de RAM..

BandDLink AX5400Archer AX20Archer AX50Archer AX73
2.412-2.462 GHz554.6 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz495.5 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz497.7 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW
 
Ele tem maior potencia.. mas pouca coisa a mais.. não deve dar mais que um ou dois metros a mais..
Sobre o sinal, tenha em mente o seguinte: O sinal se espalha pela lateral da antena. Então, a região logo acima de onde a antena está apontada seria onde teria o sinal mais fraco.
Mas nada impede que voce deixe a antena "deitada" para enviar o sinal para cima.


Ele tem 0.25dBm de potencia a mais em 2.4GHz e um pouco menos potencia em 5GHz que o AX20, mas fica distante do AX50.

Mas ele parece ter um processador tri-core de 1.5GHz e 512Mb de RAM..

BandDLink AX5400Archer AX20Archer AX50Archer AX73
2.412-2.462 GHz554.6 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz495.5 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz497.7 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW
Vou pegar o AX73 mesmo, tem mais antenas, da pra espalhar melhor o sinal.

Vlw pela contribuição!
 
Manos eu tenho a provedora Naja Net de 300mb down / 65mb up, pelo cabo de rede ela é ótima mas pelo wifi é horrível, isso é por causa do roteador? Praticamente toda hora cai a 5Ghz e praticamente sempre tenho que ficar na 2.4Ghz, e as vezes cai as 2 redes. Já reconfiguraram o roteador e nada, é um Huawei com antena interna, só não lembro o modelo... Podem me ajudar? Se o problema for o roteador, recomendem um que não seja tão caro... =)
 
Saudações galera. Estou trocando de provedora e irei optar pelo pacote de 300mbps down/100mbps upload. Gostaria de recomendações de roteadores até no máximo 250 reais.
 
Fala, pessoal. Tudo certo?

Por favor, gostaria da opinião de vocês neste caso:

Um brother meu importou um Xiaomi AX3000 versão CN no 11/11 do Ali, porém ele acabou dando bobeira e não viu a caixa de mensagens, onde a vendedora (muito atenciosa e de uma ótima loja, inclusive) pediu desculpas, pois não tinha mais em estoque o modelo chinês e ofereceu no lugar a versão global. Na mensagem ela deixou claro que, caso o pedido não fosse cancelado até o prazo de X dias, a loja enviaria o modelo global.

Como meu amigo não viu a mensagem, a loja enviou o modelo que tinha em estoque. Então estou tentando ajuda-lo rs. Conversei com um funcionário (sempre prestativo) e ele disse que me enviaria o link para instalação do firmware CN (arquivo “miwifi_ra80_firmware_release_a330a_1.0.30”). Mas infelizmente a instalação não deu certo. Na hora de selecionar o arquivo, informa “unable to verify file”. Então o atendente me pediu um tempo para verificar com a engenharia da Xiaomi uma solução para o caso. Segundo ele, ambas as versões possuem o mesmo hardware.

Enquanto aguardo resposta, fui buscar mais alguma informação sobre essa versão global. As diferenças que encontrei além do escrito na carcaça “Xiaomi Mesh System AX3000” (versão CN: “Xiaomi Router AX3000”), foi que a versão global é denominada como “ra82”, enquanto a chinesa é “ra80”. Será que é por isso que o arquivo enviado pelo atendente não deu certo?

Outras informações que encontrei na descrição foi que, enquanto na chinesa diz que são 4 antenas de alto ganho, a global informa apenas antenas de alto ganho.

Na prática, pelos testes que fiz o sinal dele no 5G é surpreendente, no canal 36 ele consegue uma boa cobertura com qualidade. A única coisa que ele perde para o modem da operadora que tenho aqui (Technicolor TC3102) é na distância do sinal em 2.4, que é um pouco inferior provavelmente pela limitação do firmware.

Vocês acham que existe a possibilidade da Xiaomi lançar um firmware chinês para essa versão? Descartei a alternativa de devolução, pois definitivamente não compensa $$$.

Agradeço muito a ajuda.


Manual:

rwgLHX2.jpg



Caixa:

Aqui informa ter processador de 3 núcleos, mas na descrição do site diz 2
enT98nS.jpg


zVz5Id0.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala, pessoal. Tudo certo?

Por favor, gostaria da opinião de vocês neste caso:

Um brother meu importou um Xiaomi AX3000 versão CN no 11/11 do Ali, porém ele acabou dando bobeira e não viu a caixa de mensagens, onde a vendedora (muito atenciosa e de uma ótima loja, inclusive) pediu desculpas, pois não tinha mais em estoque o modelo chinês e ofereceu no lugar a versão global. Na mensagem ela deixou claro que, caso o pedido não fosse cancelado até o prazo de X dias, a loja enviaria o modelo global.

Como meu amigo não viu a mensagem, a loja enviou o modelo que tinha em estoque. Então estou tentando ajuda-lo rs. Conversei com um funcionário (sempre prestativo) e ele disse que me enviaria o link para instalação do firmware CN (arquivo “miwifi_ra80_firmware_release_a330a_1.0.30”). Mas infelizmente a instalação não deu certo. Na hora de selecionar o arquivo, informa “unable to verify file”. Então o atendente me pediu um tempo para verificar com a engenharia da Xiaomi uma solução para o caso. Segundo ele, ambas as versões possuem o mesmo hardware.

Enquanto aguardo resposta, fui buscar mais alguma informação sobre essa versão global. As diferenças que encontrei além do escrito na carcaça “Xiaomi Mesh System AX3000” (versão CN: “Xiaomi Router AX3000”), foi que a versão global é denominada como “ra82”, enquanto a chinesa é “ra80”. Será que é por isso que o arquivo enviado pelo atendente não deu certo?

Outras informações que encontrei na descrição foi que, enquanto na chinesa diz que são 4 antenas de alto ganho, a global informa apenas antenas de alto ganho.

Na prática, pelos testes que fiz o sinal dele no 5G é surpreendente, no canal 36 ele consegue uma boa cobertura com qualidade. A única coisa que ele perde para o modem da operadora que tenho aqui (Technicolor TC3102) é na distância do sinal em 2.4, que é um pouco inferior provavelmente pela limitação do firmware.

Vocês acham que existe a possibilidade da Xiaomi lançar um firmware chinês para essa versão? Descartei a alternativa de devolução, pois definitivamente não compensa $$$.

Agradeço muito a ajuda.


Manual:

rwgLHX2.jpg



Caixa:

Aqui informa ter processador de 3 núcleos, mas na descrição do site diz 2
enT98nS.jpg


zVz5Id0.jpg
Depois de 2 tentativas consegui atualizar o meu AX3000, para a versão 1.0.30, apesar de uma ligeira melhora ainda continuo tendo problema referente a conexão cai de vez em quando, e o led laranja acende, já tentei de tudo modo roteador, AP e sem mantém na mesma, inclusive recentemente foi trocado o modem da operadora VIVO pelo ASKEY rtf8115vw, coloquei em modo BRIDGE pelo ip: 192.168.15.1, mas o problema com esse router continua o mesmo, já troquei de plug que vêm, cabo de rede, wifi, conectado via cabo, perto do router, longe e não muda nada, acho que a única coisa que não fiz ainda foi trocar a fonte, pois estou em dúvida se o pino é padrão 12V 1.5 A.
 
Última edição:
Boa noite,

Peguei um EC230 vendo os comentários aqui. Chegou aqui e já configurei pra funcionar em modo bridge. Fui testar em um torrent e tudo certo, pegando velocidade máxima, o único problema é que depois de um tempo a conexão só do dispositivo que tô usando o torrent cai, os outros aparelhos continuam normal na rede.

Imagino que o roteador não está aguentando o número de conexões, pq a mesma coisa acontecia quando eu estava usando só o roteador da operadora, só que no caso caia a internet de todos os aparelhos e demorava um pouco pra voltar.

Isso é normal nesse modelo? Se sim, recomendam algum que vai aguentar de boa torrents?
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Depois de 2 tentativas consegui atualizar o meu AX3000, para a versão 1.0.30, apesar de uma ligeira melhora ainda continuo tendo problema referente a conexão cai de vez em quando, e o led laranja acende, já tentei de tudo modo roteador, AP e sem mantém na mesma, inclusive recentemente foi trocado o modem da operadora VIVO pelo ASKEY rtf8115vw, coloquei em modo BRIDGE pelo ip: 192.168.15.1, mas o problema com esse router continua o mesmo, já troquei de plug que vêm, cabo de rede, wifi, conectado via cabo, perto do router, longe e não muda nada, acho que a única coisa que não fiz ainda foi trocar a fonte, pois estou em dúvida se o pino é padrão 12V 1.5 A.
Seu AX3000 é versão global também?
 
Boa noite,

Peguei um EC230 vendo os comentários aqui. Chegou aqui e já configurei pra funcionar em modo bridge. Fui testar em um torrent e tudo certo, pegando velocidade máxima, o único problema é que depois de um tempo a conexão só do dispositivo que tô usando o torrent cai, os outros aparelhos continuam normal na rede.

Imagino que o roteador não está aguentando o número de conexões, pq a mesma coisa acontecia quando eu estava usando só o roteador da operadora, só que no caso caia a internet de todos os aparelhos e demorava um pouco pra voltar.

Isso é normal nesse modelo? Se sim, recomendam algum que vai aguentar de boa torrents?
Estranho.. esse rotedor tem processador de 750MHz e 128Mb de RAM.. Quantas conexões simultaneas ele está fazendo?

Saudações galera. Estou trocando de provedora e irei optar pelo pacote de 300mbps down/100mbps upload. Gostaria de recomendações de roteadores até no máximo 250 reais.
Com esse valor voce vai pegar coisa simples, com baixo alcance e capacidade de poucos clientes simultaneamente..
Olhando na Kabum, abaixo dos R$250 vc vai encontrar o AC12G, o DIR842, Mi 4A Giga, DIR846, RG1200 e Archer C6 v3, que deve ser o melhorzinho do grupo..
 
Estranho.. esse rotedor tem processador de 750MHz e 128Mb de RAM.. Quantas conexões simultaneas ele está fazendo?

No client torrent limitei 50 no máximo global e continuou acontecendo. Já dispositivos conectados são 6, sendo que só o dispositivo com torrent tava puxando uma banda alta.
Outra coisa interessante que aconteceu, minha internet é de 250, mas em modo bridge tá batendo 350 e o upload tá um pouco melhor também.
 
No client torrent limitei 50 no máximo global e continuou acontecendo. Já dispositivos conectados são 6, sendo que só o dispositivo com torrent tava puxando uma banda alta.
Outra coisa interessante que aconteceu, minha internet é de 250, mas em modo bridge tá batendo 350 e o upload tá um pouco melhor também.
Faça um teste e limite para 32 clientes ou menos no total e veja se o problema permanece..
Quanto ao uso da banda, tem lógica o Torrent acabar consumindo quase toda a banda, deixando os outros equipamentos com apenas uma fração da conexão.
O problema é que se vc tentar colocar uma regra, um QoS, o processador provavelmente não vai aguentar e vai derrubar a velocidade.
 
Onde? Estava querendo um pra usar com openwrt, mas só tenho visto acima dos 400
 
Pessoal

Oq vcs tem a dizer sobre o ax3 dual core da Huawei ? Boa opção ? Queria usar 2 em mesh pra substituir meus 3 twibis que estão em mesh tbm.
 
Pessoal

Oq vcs tem a dizer sobre o ax3 dual core da Huawei ? Boa opção ? Queria usar 2 em mesh pra substituir meus 3 twibis que estão em mesh tbm.
Corre..

 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo