• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Como é o nivel de cobertura do ax3 dual core na rede de 2,4ghz? Sera q ele tem um nivel de cobertura em 2,4ghz comparavel ao Deco M4?
A potencia do WS7100 é quase 3 vezes menor que a potencia do M4 em 2.4GHz..
Isso nao significa que ele terá apenas 1/3 do alcance pois a escala é logarítmica, não linear.. Mas eu chutaria que o M4 deve ter uns 30% mais cobertura, dependendo do numero de obstaculos e ruído de outras redes.

Frequency RangeWS7100M4
2.412-2.462 GHz 221.3 mW610 mW
5.18-5.24 GHz 88.3 mW480 mW
5.745-5.825 GHz 111.4 mW500 mW
 
A potencia do WS7100 é quase 3 vezes menor que a potencia do M4 em 2.4GHz..
Isso nao significa que ele terá apenas 1/3 do alcance pois a escala é logarítmica, não linear.. Mas eu chutaria que o M4 deve ter uns 30% mais cobertura, dependendo do numero de obstaculos e ruído de outras redes.

Frequency RangeWS7100M4
2.412-2.462 GHz221.3 mW610 mW
5.18-5.24 GHz88.3 mW480 mW
5.745-5.825 GHz111.4 mW500 mW

Amigo, eu possuo um antigo tp link TL WR841N que de acordo com o fcc possui 893.3 MW de potencia em 2,4GHZ (https://fccid.io/TE7WR841NXV9) e para mim apesar da idade possue boa cobertura. Sera q o M4 por possuir apenas 610MW em 2,4ghz vai possuir uma cobertura muito inferior ao meu 841N? Gostaria de um roteador com cobertura pelo menos igual ao meu roteador antigo e que nao fosse muito caro.
 
Eu tô ( na verdade estava ) mas já queria pegar algo pro futuro ( Wi-Fi 6 )

mas vou te dizer , o Twibi tem um alcance muito maior que o AX3.
É o que eu costumo dizer.. O AX3 é um dos roteadores AX de menor potência do mercado..
Ele deve ser muito bom para ter diversos espalhados nos comodos da casa e garantir velocidade sem obstruções.
Frequency RangeWS7100M4MW6 (Twibi Giga)
2.412-2.462 GHz221.3 mW610 mW951 mW
5.18-5.24 GHz88.3 mW480 mW867 mW
5.745-5.825 GHz111.4 mW500 mW898 mW

Amigo, eu possuo um antigo tp link TL WR841N que de acordo com o fcc possui 893.3 MW de potencia em 2,4GHZ (https://fccid.io/TE7WR841NXV9) e para mim apesar da idade possue boa cobertura. Sera q o M4 por possuir apenas 610MW em 2,4ghz vai possuir uma cobertura muito inferior ao meu 841N? Gostaria de um roteador com cobertura pelo menos igual ao meu roteador antigo e que nao fosse muito caro.

Usando a calculadora de sinal x distancia, 610mW do M4 dá uns 27.8dB e 893mW do WR841 dá uns 29,5dB..
A 10 metros da fonte, um sinal de 2.4GHz saindo do M4 (27.8dB) vai chegar com uma intensidade de -32.3dBm.
Fazendo a conta inversa, para o sinal de 29dB do WR841 ter a mesma intensidade, a distancia será de 12,2 metros.
Ou seja: Há um incremento de 22% de alcance usando o WR841 comparado com o M4.

Vale lembrar que é tudo teórico ao ar livre e existem outros fatores que podem melhorar/piorar o alcance dependendo do ambiente e do próprio equipamento (obstaculos, algoritmos de filtragem de sinal, ruído de outras redes, etc)
 
Última edição:
É o que eu costumo dizer.. O AX3 é um dos roteadores AX de menor potência do mercado..
Ele deve ser muito bom para ter diversos espalhados nos comodos da casa e garantir velocidade sem obstruções.
Frequency RangeWS7100M4MW6 (Twibi Giga)
2.412-2.462 GHz221.3 mW610 mW951 mW
5.18-5.24 GHz88.3 mW480 mW867 mW
5.745-5.825 GHz111.4 mW500 mW898 mW



Usando a calculadora de sinal x distancia, 610mW do M4 dá uns 27.8dB e 893mW do WR841 dá uns 29,5dB..
A 10 metros da fonte, um sinal de 2.4GHz saindo do M4 (27dB) vai chegar com uma intensidade de -32.3dBm.
Fazendo a conta inversa, para o sinal de 29dB do WR841 ter a mesma intensidade, a distancia será de 12,2 metros.
Ou seja: Há um incremento de 22% de alcance usando o WR841 comparado com o M4.

Vale lembrar que é tudo teórico ao ar livre e existem outros fatores que podem melhorar/piorar o alcance dependendo do ambiente e do próprio equipamento (obstaculos, algoritmos de filtragem de sinal, ruído de outras redes, etc)

E sera q por o MW6 possuir 951mw em 2,4ghz, ele vai ter uma cobertura muito superior ao M4?
 
E sera q por o MW6 possuir 951mw em 2,4ghz, ele vai ter uma cobertura muito superior ao M4?
Na calculadora dá pra ter uma noção..

10 Metros com o M4 de 610mW (27.8dB) fica com uma intensidade de -32.3dBm.
Para o MW6 de 951mW (29.8dB) ter a mesma intensidade, ele precisa de 12.6 metros..
Em outras palavras, o MW6 teria um range 26% maior que o M4.
 
Me dá uma ajuda pessoal, apartamento 2 andares o Deco m4 já deixando a desejar em algumas partes da casa (casa toda alexa) estou querendo substituir por outro e já que vou atualizar algo com WIFI 6, como já tinha acostumado com o sistema da tplink fui pesquisar o Deco x60 mas, lembrei do tópico e resolvi procurar ajuda com o pessoas que esta mais atualizado! O que indicam?
 
Me dá uma ajuda pessoal, apartamento 2 andares o Deco m4 já deixando a desejar em algumas partes da casa (casa toda alexa) estou querendo substituir por outro e já que vou atualizar algo com WIFI 6, como já tinha acostumado com o sistema da tplink fui pesquisar o Deco x60 mas, lembrei do tópico e resolvi procurar ajuda com o pessoas que esta mais atualizado! O que indicam?
Tem que ver quais são suas prioridades, qual a velocidade do seu Link e o quanto vc espera ter de velocidade em certo local..

Frequency RangeM4X60
2.412-2.462 GHz610 mW615.2 mW
5.18-5.24 GHz480 mW814.7 mW
5.745-5.825 GHz500 mW688.7 mW

Exemplo: Sonoff e Alexa funcionando em 2.4GHz, mudar um M4 pra um X60 não vai te trazer nenhum ganho real de alcance, visto que ambos possuem ~610mW de potencia nessa banda..
O X60 tem mais potencia em 5GHz, o que poderia melhorar um pouco o alcance.. mas é preciso ver o que realmente vai usar essa banda..
Seus M4 estao ligados por cabo de rede?
 
Tem que ver quais são suas prioridades, qual a velocidade do seu Link e o quanto vc espera ter de velocidade em certo local..

Frequency RangeM4X60
2.412-2.462 GHz610 mW615.2 mW
5.18-5.24 GHz480 mW814.7 mW
5.745-5.825 GHz500 mW688.7 mW

Exemplo: Sonoff e Alexa funcionando em 2.4GHz, mudar um M4 pra um X60 não vai te trazer nenhum ganho real de alcance, visto que ambos possuem ~610mW de potencia nessa banda..
O X60 tem mais potencia em 5GHz, o que poderia melhorar um pouco o alcance.. mas é preciso ver o que realmente vai usar essa banda..
Seus M4 estao ligados por cabo de rede?
O problema na verdade não é velocidade e sim baixo sinal em alguns pontos do apartamento....Link de 500 net/claro.

Pagar em outro m4 para adicionar seria complicado pois só existe por 500, ai colocaria um m5 500 reais também, ai compraria um x60 como principal e deixaria dois m4 embaixo mas ai já fico com receio de problemas de compatibilidade e não valer o investimento, ai vender os m4 e comprar 2 x60 já seria um gasto alto e talvez não resolvesse o problema...

Então, muitas dúvidas... Se um m5 ou m4 fosse 300 reais a unidade estava fácil, colocaria mais um e acredito resolver o problema.

Não sei qual dos Deco m tem um sinal mais forte. Aqui fica um no segundo andar e dois no primeiro, pensei em colocar 2 no primeiro. Muitos prédios em volta e muita rede 2.4ghz, não funciona muito bem aqui, então quando os aparelhos que precisam de velocidade (celular por exemplo) conecta em 2.4ghz meus Deus... é melhor levantar e mudar de local.
 
compraria um x60 como principal e deixaria dois m4 embaixo mas ai já fico com receio de problemas de compatibilidade
Nao sei se está se referindo sobre problemas de compatibilidade entres os Decos ou com os teus dispositivos clientes, mas aqui uso x60 (principal) + 2 M9... Também ja testei adicionando 2 M5 que tenho sobrando aqui... Tudo funcionou fluido... A grande vantagem do ecossistema Deco é essa retrocompatibilidade/Interoperabilidade entre os modelos Decos.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: JEK
Não sei qual dos Deco m tem um sinal mais forte. Aqui fica um no segundo andar e dois no primeiro, pensei em colocar 2 no primeiro. Muitos prédios em volta e muita rede 2.4ghz, não funciona muito bem aqui, então quando os aparelhos que precisam de velocidade (celular por exemplo) conecta em 2.4ghz meus Deus... é melhor levantar e mudar de local.
Eu fiz um comparativo entre o E4, M4 e M5 nesse post:

O M5 é mais fraco em 2.4Ghz (M5: 403mW e M4: 610mW - o que daria uma perda de uns 20% no alcance) e 10% mais forte nos 5GHz (M5 540mW e M4: 480mW - o que dá um ganho de uns 6% no alcance) que o M4..
Na verdade o M5 não é para ter mais alcance ou velocidade que o M4, e sim para conectar mais clientes simultaneamente (mais de 32 clientes por satelite) sem fazer gargalo no processamento.

Entao fazer uma mudança de M4 para M5 não seria necessariamente um upgrade de velocidade ou alcance.. Já o M9 do colega acima já teria 700~800mW de potencia.. o ganho no alcance seria mais evidente.

Mas vc não comentou se está ligando-os por cabo ou Wifi.. Se for por wifi, ele vai usar quase metade da sua capacidade para se comunicar com o ponto principal.. Usar um cabo de rede pode livrar esse uso e deixar 100% disponível para os clientes, o que pode melhorar a velocidade.
 
  • Curtir
Reações: JEK
Eu fiz um comparativo entre o E4, M4 e M5 nesse post:

O M5 é mais fraco em 2.4Ghz (M5: 403mW e M4: 610mW - o que daria uma perda de uns 20% no alcance) e 10% mais forte nos 5GHz (M5 540mW e M4: 480mW - o que dá um ganho de uns 6% no alcance) que o M4..
Na verdade o M5 não é para ter mais alcance ou velocidade que o M4, e sim para conectar mais clientes simultaneamente (mais de 32 clientes por satelite) sem fazer gargalo no processamento.

Entao fazer uma mudança de M4 para M5 não seria necessariamente um upgrade de velocidade ou alcance.. Já o M9 do colega acima já teria 700~800mW de potencia.. o ganho no alcance seria mais evidente.

Mas vc não comentou se está ligando-os por cabo ou Wifi.. Se for por wifi, ele vai usar quase metade da sua capacidade para se comunicar com o ponto principal.. Usar um cabo de rede pode livrar esse uso e deixar 100% disponível para os clientes, o que pode melhorar a velocidade.
Deixa eu tentar ser mais claro, um apartamento, o cabo sai do aparelho da net e entra no m4 principal no segundo andar, entra em um pc, o principal.
No primeiro andar tem mais um Deco m4 que precisa ficar em um quarto pois tem outro computador e qualquer adaptador wireless não consegui estabilidade na maquina, então tive que colocar o deco m4 nesse computador ligado por cabo mas, ele recebe o sinal do primeiro sem fio.

Na sala, onde ele ficava antes de ir ao pc, que seria o local ideal para o m4 do primeiro andar o sinal está péssimo para celulares, na dispensa e cozinha. Nunca consegui ter um sinal 2.4ghz bom nesse apartamento, só funcionava perfeito com 5.0ghz.

Pelo que entendi comprando dois x60 e tirando os m4 iria ter o mesmo problema, o certo seria comprar mais um aparelho, o triste é pagar 1000 reais no m9plus, seria o mesmo preço do x60 ou acabar comprando mais 2 m4, que custam 650 sendo que um 450... ou 500 no m5... estou realmente perdido.
 
Última edição:
Pelo que entendi comprando dois x60 e tirando os m4 iria ter o mesmo problema, o certo seria comprar mais um aparelho, o triste é pagar 1000 reais no m9plus, seria o mesmo preço do x60 ou acabar comprando mais 2 m4, que custam 650 sendo que um 450... ou 500 no m5... estou realmente perdido.
Eu iria de x20 ou x60 já pensando no futuro, inicialmente apenas uma unidade... E manteria os M4... Com isso você expande a tua cobertura e faz um investimento inicial "baixo"... Com tempo vai migrando pros Deco's AX.
 
Deixa eu tentar ser mais claro, um apartamento, o cabo sai do aparelho da net e entra no m4 principal no segundo andar, entra em um pc, o principal.
No primeiro andar tem mais um Deco m4 que precisa ficar em um quarto pois tem outro computador e qualquer adaptador wireless não consegui estabilidade na maquina, então tive que colocar o deco m4 nesse computador ligado por cabo mas, ele recebe o sinal do primeiro sem fio.

Na sala, onde ele ficava antes de ir ao pc, que seria o local ideal para o m4 do primeiro andar o sinal está péssimo para celulares, na dispensa e cozinha. Nunca consegui ter um sinal 2.4ghz bom nesse apartamento, só funcionava perfeito com 5.0ghz.

Pelo que entendi comprando dois x60 e tirando os m4 iria ter o mesmo problema, o certo seria comprar mais um aparelho, o triste é pagar 1000 reais no m9plus, seria o mesmo preço do x60 ou acabar comprando mais 2 m4, que custam 650 sendo que um 450... ou 500 no m5... estou realmente perdido.
Suas conexões são todas por Wifi então.. O sinal do M4 principal do andar de cima precisa atravessar laje e paredes para chegar nos M4 no andar de baixo.. então o sinal vai ficar fraco mesmo, e o M4 vai repetir o sinal fraco que chega nele..

A melhor coisa era tentar passar um cabo entre o M4 do andar de cima e do andar de baixo.. Tire o PC ligado no M4 e plugue ele direto no roteador da NET e tente passar um cabo de rede entre os andares de cima e de baixo para ligar os M4.
 
Suas conexões são todas por Wifi então.. O sinal do M4 principal do andar de cima precisa atravessar laje e paredes para chegar nos M4 no andar de baixo.. então o sinal vai ficar fraco mesmo, e o M4 vai repetir o sinal fraco que chega nele..

A melhor coisa era tentar passar um cabo entre o M4 do andar de cima e do andar de baixo.. Tire o PC ligado no M4 e plugue ele direto no roteador da NET e tente passar um cabo de rede entre os andares de cima e de baixo para ligar os M4.
Quando o m4 do primeiro andar ficava na sala que seria o melhor ponto não tinha esse problema, por isso pensei em adicionar um novo deco na sala pois o sinal chegaria melhor e mandaria melhor para o do quarto também e o resto da casa, não tinha esse problema antes.

O cabeamento seria praticamente impossível sem quebrar tudo, mas eu tenho uma dúvida, eu posso ligar dois cabos saindo do Roteador NET um para cada deco ou precisa sair de um deco para outro?
 
O cabeamento seria praticamente impossível sem quebrar tudo, mas eu tenho uma dúvida, eu posso ligar dois cabos saindo do Roteador NET um para cada deco ou precisa sair de um deco para outro?
Não tem conduíte de cabo coaxial, telefone, etc?

Sobre ligar os M4 nas LAN do roteador da NET, é possível desde que os M4 estejam em modo AP.
 
Não tem conduíte de cabo coaxial, telefone, etc?

Sobre ligar os M4 nas LAN do roteador da NET, é possível desde que os M4 estejam em modo AP.
Não, o segunda andar só energia, complicado.

Descobrir um problema.... Quando trocou o roteador da net eu o m4 ficou em roteador e na verdade ele esta em ponto de acesso com isso ele ficou apenas com 100mb de velocidade, eu mudei para ponto de acesso e começou a chegar os 500mb, como ele esta em modo ap eu posso ligar o outro no cabo também, correto? Talvez resolva meu problema, arranjar um dia para desmontar tudo, rack com muita coisa pra desmontar e passar os cabos...
 
Galera... ap tem 115m², quero botar 3 ou 4 decos. M4, M5 ou X20?

Claro que o X20 deve ser melhor, mas fico me perguntando sobre esse wifi 6 se é tudo isso mesmo rs...

A maioria das coisas que puxam wifi são "fracas", pois não utilizo notebook pra jogar e continuarei com os pcs via cabo.

Televisões já estão vindo com wifi 6 sem ser o olho da cara? Essas mais "normais" já tem wifi 6? Se não tiver, quando será que começarão a vir?

Estou terminando a reforma do meu ap e vai ser tudo inteligente... tomadas, luzes, interruptores, televisões (3) vão se conectar a internet, etc, mas acho q nenhum terá um uso muito hardcore de wifi, exceto quando estiver vendo um filme ou outro via streaming na tv.

Justifica wifi 6 na opinião de vcs? estou pensando em pegar 3 m5 ou 4 m4, o que acham?

Ah... detalhe: todos os cômodos que terão os deco contam com ponto de cabo cat 6 já passados e, portanto, todos os decos serão interligados via cabo por meio de um switch da própria tplink.

O que me dizem?

Valeu!
 
Então em resumo pessoal, vou ter que adicionar um novo aparelho, teoricamente o Deco com melhor alcance seria o M9plus para juntar com os dois m4?
 
Então em resumo pessoal, vou ter que adicionar um novo aparelho, teoricamente o Deco com melhor alcance seria o M9plus para juntar com os dois m4?
Um equipamento de alcance grande não necessariamente é algo bom, pois as antenas dos aparelhos celulares e tv são fracas. Eles enxergam o AP mas enviam sinal ruim na volta.
O melhor cenário são vários APs com menos potência espalhados por aí.
 
Galera... ap tem 115m², quero botar 3 ou 4 decos. M4, M5 ou X20?

Claro que o X20 deve ser melhor, mas fico me perguntando sobre esse wifi 6 se é tudo isso mesmo rs...

A maioria das coisas que puxam wifi são "fracas", pois não utilizo notebook pra jogar e continuarei com os pcs via cabo.

Televisões já estão vindo com wifi 6 sem ser o olho da cara? Essas mais "normais" já tem wifi 6? Se não tiver, quando será que começarão a vir?

Estou terminando a reforma do meu ap e vai ser tudo inteligente... tomadas, luzes, interruptores, televisões (3) vão se conectar a internet, etc, mas acho q nenhum terá um uso muito hardcore de wifi, exceto quando estiver vendo um filme ou outro via streaming na tv.

Justifica wifi 6 na opinião de vcs? estou pensando em pegar 3 m5 ou 4 m4, o que acham?

Ah... detalhe: todos os cômodos que terão os deco contam com ponto de cabo cat 6 já passados e, portanto, todos os decos serão interligados via cabo por meio de um switch da própria tplink.

O que me dizem?

Valeu!
Seu link de internet é de 1gbps que justifique o Wifi6?

Alcance por alcance, os 3 Deco são praticamente iguais, com 500mW de potencia em média nos 5GHz.

Televisão com Wifi6 eu não vejo necessidade.. na verdade, qualquer link de 50mbps pra TV já é mais que o suficiente para o tipo de streaming que usamos hoje em dia..
Netflix a 4K exige 25mbps de link, mas o bitrate fica em torno de uns 15mbps..
A não ser que alguém queira fazer o streaming de um BD 4K com 100mbps de bitrate por Wifi.. mas aí um Wifi5 já daria conta.

Então tudo depende do quando vc pretende investir, de quantos pontos vc pretende pegar e o o que vc espera do futuro..
Se seu link hoje já é de 600mbps, um próximo upgrade pode subir pra 1gbps, onde o Wifi6 pode ter mais disponibilidade de velocidade..
 
Seu link de internet é de 1gbps que justifique o Wifi6?

Alcance por alcance, os 3 Deco são praticamente iguais, com 500mW de potencia em média nos 5GHz.

Televisão com Wifi6 eu não vejo necessidade.. na verdade, qualquer link de 50mbps pra TV já é mais que o suficiente para o tipo de streaming que usamos hoje em dia..
Netflix a 4K exige 25mbps de link, mas o bitrate fica em torno de uns 15mbps..
A não ser que alguém queira fazer o streaming de um BD 4K com 100mbps de bitrate por Wifi.. mas aí um Wifi5 já daria conta.

Então tudo depende do quando vc pretende investir, de quantos pontos vc pretende pegar e o o que vc espera do futuro..
Se seu link hoje já é de 600mbps, um próximo upgrade pode subir pra 1gbps, onde o Wifi6 pode ter mais disponibilidade de velocidade..

Opa, tecpix, valeu pela resposta!

Acabei pegando 2 deco m5 e 2 deco m4... Todos ficarão ligados por switch nos cômodos do apartamento e creio q ficará bom e bem distribuído, inclusive controlando bem a quantidade de aparelhos conectados em cada um.

Saiu bem em conta porque fiz um bem bolado, rs.

Ainda não me convenci muito a respeito do wifi 6 (deve ser por ignorância mesmo), então fica pra depois... daqui uns 5+ anos quem sabe.

Inclusive... sou leigo, mas nessas minhas pesquisas me pareceu que a ""revolução"" mesmo será o wifi6-E, que criará uma nova frequência (ou banda, sei la o nome) de 6GHz que aí sim parece que é mudança mais substancial.

Por enquanto, vou economizar e ir no feijão com arroz kkk.. E como na reforma do apartamento fiz uma previsão de cabo rj45 em todos os cômodos, etc, onde eu quiser muito desempenho, basta colocar o cabo pra "cortar na alta" rsrs.

Valeu!
 
Inclusive... sou leigo, mas nessas minhas pesquisas me pareceu que a ""revolução"" mesmo será o wifi6-E, que criará uma nova frequência (ou banda, sei la o nome) de 6GHz que aí sim parece que é mudança mais substancial.
É mas nao é tanto..
O Wifi 6 vai usar as bandas de 5.9 a 7.1 GHz.. por um lado elas são capazes de transmitir maiores velocidades, mas por outro elas terão o alcance ainda mais limitado que o 5Ghz usados no Wifi 5..

Pelas contas que fiz usando o FSPL, é de se esperar um alcance 25% menor que nos 5GHz..
Um sinal de -50dBi de um roteador de 200mW ao ar livre operando a 5.1Ghz chega a 20m de distancia.

Usando 7.1Ghz, essa mesma intensidade de -50dBi vai acontecer com 15 metros..

Aí seria preciso compensar essa diferença com maior potencia nessa banda..
 
É mas nao é tanto..
O Wifi 6 vai usar as bandas de 5.9 a 7.1 GHz.. por um lado elas são capazes de transmitir maiores velocidades, mas por outro elas terão o alcance ainda mais limitado que o 5Ghz usados no Wifi 5..

Pelas contas que fiz usando o FSPL, é de se esperar um alcance 25% menor que nos 5GHz..
Um sinal de -50dBi de um roteador de 200mW ao ar livre operando a 5.1Ghz chega a 20m de distancia.

Usando 7.1Ghz, essa mesma intensidade de -50dBi vai acontecer com 15 metros..

Aí seria preciso compensar essa diferença com maior potencia nessa banda..

É verdade... maior banda, menor alcance, né? Pode compensar também com mais nós de mesh... rsrsrs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo