• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Fala pessoal, tudo bem?

Nas últimas semanas o aliexpress estava com promoções ótimas para processadores. Consegui um 5800x + Asus TUF B550M Plus Wifi por 2.2k, e um 5600x por 1.4k. Comprei ambos e estou esperando chegar, mas não sei com qual vou ficar ainda(vou vender o outro com um preço um pouco acima do que paguei pra ganhar um $$). Vi que o 5800x é uma CPU muito esquentada, e entendo que seria necessário um bom cooler pra manter ele numa temperatura aceitável.

Eu uso meu PC principalmente para jogar (Lost Ark, Valorant e CS:GO são os principais, mas de vez em quando vou pra jogos mais pesados como RDR2, Cyberpunk 2077, etc). Para segurar um 5800x, qual cooler seria o recomendado(não pretendo fazer overclock), por um preço não muito salgado? Tenho preferência por WC(apesar de nunca ter usado um), mais pela questão estética(já que estarei pegando um case novo com vidro temperado), mas não tenho problemas com Air Coolers.

E para um 5600x, quais seriam bons Air e Water Coolers pra segurar ele?

Aproveito para perguntar: O 5800x consome mais energia do que o 5600x, certo? Haveria muita diferença na conta de luz usando o 5800x ao invés do 5600x?

Agradeço demais pela ajuda!
 
Fala pessoal, tudo bem?

Nas últimas semanas o aliexpress estava com promoções ótimas para processadores. Consegui um 5800x + Asus TUF B550M Plus Wifi por 2.2k, e um 5600x por 1.4k. Comprei ambos e estou esperando chegar, mas não sei com qual vou ficar ainda(vou vender o outro com um preço um pouco acima do que paguei pra ganhar um $$). Vi que o 5800x é uma CPU muito esquentada, e entendo que seria necessário um bom cooler pra manter ele numa temperatura aceitável.

Eu uso meu PC principalmente para jogar (Lost Ark, Valorant e CS:GO são os principais, mas de vez em quando vou pra jogos mais pesados como RDR2, Cyberpunk 2077, etc). Para segurar um 5800x, qual cooler seria o recomendado(não pretendo fazer overclock), por um preço não muito salgado? Tenho preferência por WC(apesar de nunca ter usado um), mais pela questão estética(já que estarei pegando um case novo com vidro temperado), mas não tenho problemas com Air Coolers.

E para um 5600x, quais seriam bons Air e Water Coolers pra segurar ele?

Aproveito para perguntar: O 5800x consome mais energia do que o 5600x, certo? Haveria muita diferença na conta de luz usando o 5800x ao invés do 5600x?

Agradeço demais pela ajuda!
tem próprio usuário aqui que tem o fuma 2 e segura bem o 5800x mesmo brincando com overclock, cara pro 5600x pegaria o gammaxx 400v2, custa pouco e tem ótimo cxb.
 
Aproveito para perguntar: O 5800x consome mais energia do que o 5600x, certo? Haveria muita diferença na conta de luz usando o 5800x ao invés do 5600x?
5600x em stock puxa até 76w, e com PBO auto sobe pra 105w na minha mobo aqui, o 5800x em stock puxa até 142w, não sei como fica se ligar o PBO nele, comprei um também e to esperando chegar pra testar, uso um heatsink pequeno (PCYes Nótus B) e só troquei o fan e pretendo testar as temps em breve

Pelo que pesquisei depois de ver tanto user com 5800x reclamando de temperatura, é que o 5800x em stock simplesmente não é eficiente, o 5900x/5950x usam os mesmos 142w em stock mas esses tem 2 chiplets então é mais fácil dissipar o calor e acabam rodando mais frios, MAS, alterando os limites do PBO do 5800x e limitando pra algo entre 95-110w~ as temperaturas reduzem em 10-20c, tendo uma perda mínima de multi-core (5%~) sem afetar o single-core, e dá pra otimizar mais ainda com Curve Optimizer, notei que muitos users aqui também deixam PBO auto/ligado as vezes e acabam piorando a situação das temps sem nem saber

No meu 5600x a diferença de PBO off pra PBO auto foi de 76w > 105w consumo e as temperaturas subiram 13c, pra um ganho 4% multi-core e 0% single-core, precisa nem dizer o quão ineficiente é e como isso em alguns casos pode ser a diferença entre rodar a 70c ou a 85-90c dependendo do gabinete/cooler/fans e temp ambiente da pessoa

Então sim, ele consome um pouco mais mas é um processador que vale a pena dar uma "ajeitada" pra deixar ele um pouco mais eficiente na minha opinião, lembrando que esses valores de 76w e 142w são os máximos, e se não tá exigindo tanto do processador vai ser menor (além de ser extremamente fácil limitar), sobre diferença na conta de luz aí depende de quanto tempo de uso e carga, e se usaria o 5800x em 142w stock ou menos/mais

Não conheço nada de WC, então de AC pro 5600x o Gammaxx 400 V2 ou o Nótus B dão conta, pro 5800x recomendaria o Fuma 2 também, e como você citou que seria mais pra jogos, se usar o 5800x provavelmente vale a pena limitar um pouco os limites padrão, e caso queira ajustar mais, depois dá pra mexer no curve optimizer também
 
Última edição:
Pessoal, vcs que manjam mais que eu, me deem suas opiniões, um conhecido, comprou um Noctua NH-U12S chromax BLACK e disse segundo ele q dps q ele colocou no pc dele, a tampa do gabinete n fechou, no fim ele acabou comprando outro e esse ficou guardado, eis q ele me ofereceu o msm por 300 reais, sera q vira?
 
Pessoal, vcs que manjam mais que eu, me deem suas opiniões, um conhecido, comprou um Noctua NH-U12S chromax BLACK e disse segundo ele q dps q ele colocou no pc dele, a tampa do gabinete n fechou, no fim ele acabou comprando outro e esse ficou guardado, eis q ele me ofereceu o msm por 300 reais, sera q vira?
Vale sim um novo tá saindo bem mais que esse valor, mas qual o estado dele?
 
Vale sim um novo tá saindo bem mais que esse valor, mas qual o estado dele?
n sei, no caso é um colega q troco ideia em rede social, mas ai ele me mandaria fotos se eu quiser, a venda seria pelo ML, mas fico meio na duvida, sei q essa marca é bem famosa né...
 
n sei, no caso é um colega q troco ideia em rede social, mas ai ele me mandaria fotos se eu quiser, a venda seria pelo ML, mas fico meio na duvida, sei q essa marca é bem famosa né...
Sim a marca é excelente e umas das melhores em relação a cooler e fan, se tiver em bom estado vale.
 
5600x em stock puxa até 76w, e com PBO auto sobe pra 105w na minha mobo aqui, o 5800x em stock puxa até 142w, não sei como fica se ligar o PBO nele, comprei um também e to esperando chegar pra testar, uso um heatsink pequeno (PCYes Nótus B) e só troquei o fan e pretendo testar as temps em breve

Pelo que pesquisei depois de ver tanto user com 5800x reclamando de temperatura, é que o 5800x em stock simplesmente não é eficiente, o 5900x/5950x usam os mesmos 142w em stock mas esses tem 2 chiplets então é mais fácil dissipar o calor e acabam rodando mais frios, MAS, alterando os limites do PBO do 5800x e limitando pra algo entre 95-110w~ as temperaturas reduzem em 10-20c, tendo uma perda mínima de multi-core (5%~) sem afetar o single-core, e dá pra otimizar mais ainda com Curve Optimizer, notei que muitos users aqui também deixam PBO auto/ligado as vezes e acabam piorando a situação das temps sem nem saber

No meu 5600x a diferença de PBO off pra PBO auto foi de 76w > 105w consumo e as temperaturas subiram 13c, pra um ganho 4% multi-core e 0% single-core, precisa nem dizer o quão ineficiente é e como isso em alguns casos pode ser a diferença entre rodar a 70c ou a 85-90c dependendo do gabinete/cooler/fans e temp ambiente da pessoa

Então sim, ele consome um pouco mais mas é um processador que vale a pena dar uma "ajeitada" pra deixar ele um pouco mais eficiente na minha opinião, lembrando que esses valores de 76w e 142w são os máximos, e se não tá exigindo tanto do processador vai ser menor (além de ser extremamente fácil limitar), sobre diferença na conta de luz aí depende de quanto tempo de uso e carga, e se usaria o 5800x em 142w stock ou menos/mais

Não conheço nada de WC, então de AC pro 5600x o Gammaxx 400 V2 ou o Nótus B dão conta, pro 5800x recomendaria o Fuma 2 também, e como você citou que seria mais pra jogos, se usar o 5800x provavelmente vale a pena limitar um pouco os limites padrão, e caso queira ajustar mais, depois dá pra mexer no curve optimizer também

Rapaz, pois você ta fazendo o teste errado no 5600x em single core, porque aqui pbo off ( vou citar como exemplo o CS:GO fps caiu de 730 ( mapa de bench) para 646 ( pbo:eek:ff).
E no cpuz. Single core perdi 20 pontos por ai, com pbo: off ).
E digo mais, melhor maneira de usar foi a que encontrei no reddit como no topic aqui de pbo ( - CO , e colocando limite no PPT, TDC,EDC, quanto ao PBO eu deixei em auto, porque se colocar ++ esquenta mais e não vale ). Perdi fps apenas nas altas no multi-core. No single não alterou.
 

ZALMAN lança coolers de CPU AIO da série Alpha com inovação de bomba "Triple Flow".


A ZALMAN lançou hoje a linha Alpha de coolers líquidos all-in-one para CPU. Disponível em três variantes com base no tamanho do radiador - Alpha 36 (360 mm x 120 mm), Alpha 28 (280 mm x 140 mm) e Alpha 24 (240 mm x 120 mm), cada uma com subvariantes com base na cor - branco e preto; a principal venda com a série Alpha é uma inovação com o design de bloco de bomba.

A ZALMAN projetou a bomba para apresentar três caminhos de fluxo de refrigerante independentes para a entrada e saída, o que funciona para evitar a sobrecarga da bomba. Seus projetistas afirmam que isso também melhora o desempenho de refrigeração, reduzindo o fluido residual na câmara da bomba. A base de dissipação de calor é feita de cobre, com uma grande rede de micro-aletas, com aletas de 0,15 mm. O bloco de bomba possui um controlador de ventilador embutido que gerencia os ventiladores do radiador com base nas necessidades de resfriamento. O bloco de bomba também possui um topo iluminado ARGB em forma de cúpula que se move livremente, para que você possa orientar o logotipo ZALMAN da maneira que desejar.


x4UjaKC.jpg



aOtY0Wh.jpg



zX82jbb.jpg



3ObH684.jpg



8fgrQEK.jpg



Cada uma das ventoinhas de 120 mm incluídas no Alpha 36 e Alpha 24 giram entre 500 a 1.800 RPM, com pressão estática de 1,90 mm H₂O e ruído máximo de 33 dBA, enquanto as ventoinhas de 140 mm incluídas no Alpha 28 giram em 500 a 1.600 RPM, com pressão estática de H₂O de 1,70 mm e ruído máximo de 34 dBA. A empresa não revelou a vazão. Entre os tipos de soquete de CPU suportados por todos os modelos estão LGA1700, AM4 e LGA1200. A empresa não revelou preços.
 
Rapaz, pois você ta fazendo o teste errado no 5600x em single core, porque aqui pbo off ( vou citar como exemplo o CS:GO fps caiu de 730 ( mapa de bench) para 646 ( pbo:eek:ff).
E no cpuz. Single core perdi 20 pontos por ai, com pbo: off ).
E digo mais, melhor maneira de usar foi a que encontrei no reddit como no topic aqui de pbo ( - CO , e colocando limite no PPT, TDC,EDC, quanto ao PBO eu deixei em auto, porque se colocar ++ esquenta mais e não vale ). Perdi fps apenas nas altas no multi-core. No single não alterou.
Eu testei com prints aqui, CPU-Z singlecore varia entre 635-645, se deixar o PC 100% idle tende a 645, se abrir janelas etc ele desce um pouco (motivo de dar uma variada pequena aqui), curve optimizer é algo legal de fazer em todos os Zen 3 mesmo que o ganho seja pequeno as vezes mas nem todo mundo tem paciência ou vontade de testar estabilidade core por core, já os limites PPT/TDC/EDC pelo que vejo é a opção n°1 pras pessoas que tem o 5800x especificamente e estão tendo problemas de temperatura (dissipando >140w em 1 chiplet sem refrigeração suficiente) porque não vai afetar na prática o single-core (nem o multi-core aliás) tanto quanto as pessoas imaginam (da mesma forma que pensam que undervolt GPU é capar performance), lembrando que se limitar a 65w obviamente o resultado não vai ser o mesmo de 115w, e workloads diferentes podem ter resultado diferente

Algo pra considerar é que nem todos jogam CSGO/R6 etc (que são de longe os casos mais escancarados), nesses jogos que batem >500 fps realmente, qualquer 1% o fps varia muito, mas o comportamento em X nem sempre é o comportamento em Y, pra outros jogos/workloads geralmente fica na faixa de 0-5% pelos relatos, e algumas pessoas vão se sentir mais confortáveis rodando a 100fps e 65c do que 102fps e >80c, ou as vezes a pessoa deixa 12h fazendo render e aumenta pra 12h15min mas o consumo diminui de 140w pra 100-110w e a temp cai >10c, e também essa alteração de limites de PPT/TDC/EDC do PBO é uma mudança que qualquer um faz em 5 segundos na bios e beneficia principalmente o 5800x, curve optimizer vai variar bastante processador por processador e é bom testar estabilidade, o PPT/TDC/EDC tem tudo mastigado e dá pra usar valores testados já sem medo e ver qual é o resultado de cada um na prática

É algo que cada um tem que testar por conta por ter variação de chip pra chip e comportamento de placa-mãe/bios, não posso afirmar que todas trabalham 100% igual, quando eu usava a B450M Steel Legend só de atualizar a bios as vezes o comportamento da CPU mudava, e lembrar que quando digo PBO estou me referindo apenas aos limites de PPT/TDC/EDC, não ao boost override nem curve optimizer, pelo menos na minha mobo, PBO Auto é = ON, que deixa os limites em 500w/130a/110a (default do 5600x é 76w/60a/90a, que é PBO = disabled aqui) e nos 5 jogos que tenho aqui a diferença foi 0, assim como a diferença de single-core nos benchs não mudou, só muda o single-core aqui se eu usar o clock boost override, e mesmo em +200 o ganho é de ridículo pra imperceptível no meu caso, não sei o que seria botar o PBO em ++

EDIT: Pra ficar mais claro usando a bios da MSI como exemplo, estou me referindo apenas ao PBO Limits (PPT/TDC/EDC), se você botou o Precision Boost Overdrive em off aí cancelaria as mudanças de curve optimizer caso tivesse alguma ativa (que também altera o resultado)

NtoXUSf.png
 
Última edição:
Pessoal, eu aqui dnv, alguém sabe um air-cooler de até 300 reais q resfrie bem um Ryzen 5 3600 numa GA ab350m ds3h v2, com o cooler box percebi q esta fazendo o processador bate os 78ºC de pico com pc apenas ligado, sem usar, com médias em 65ºC, em jogos chega em 93, 94°C sendo q o limite dele é de 95°C...

Só que tem um porém, tem q ser um air-cooler de fácil instalação pq nunca fiz isso, de instalar um ac, de preferencia um q dê pra instalar sem tirar a placa mãe do gabinete
 
Pessoal, eu aqui dnv, alguém sabe um air-cooler de até 300 reais q resfrie bem um Ryzen 5 3600 numa GA ab350m ds3h v2, com o cooler box percebi q esta fazendo o processador bate os 78ºC de pico com pc apenas ligado, sem usar, com médias em 65ºC, em jogos chega em 93, 94°C sendo q o limite dele é de 95°C...

Só que tem um porém, tem q ser um air-cooler de fácil instalação pq nunca fiz isso, de instalar um ac, de preferencia um q dê pra instalar sem tirar a placa mãe do gabinete
Tem o queridinho Fuma 2 que você encontra novo por até uns 350 e usado por uns 300. Eu mesmo tenho um e devo passar ele pra frente pra tentar pegar um desses water-cooler de até uns 500 reais pra tentar resfriar ainda mais meu dragão 9900k.
 
Tem o queridinho Fuma 2 que você encontra novo por até uns 350 e usado por uns 300. Eu mesmo tenho um e devo passar ele pra frente pra tentar pegar um desses water-cooler de até uns 500 reais pra tentar resfriar ainda mais meu dragão 9900k.
acho q o fuma 2 n cabe aqui no meu gabinete CC-9011166-WW da Corsair... faalando em air cooler usado, um colega me ofereceu o Noctua NH-U12S chromax BLACK dele por 300 reais, ele comprou mas parece q o gabinete n fechou, ai como passo os 7 dias ele n trocou, n sei se compro, to indeciso
 
acho q o fuma 2 n cabe aqui no meu gabinete CC-9011166-WW da Corsair... faalando em air cooler usado, um colega me ofereceu o Noctua NH-U12S chromax BLACK dele por 300 reais, ele comprou mas parece q o gabinete n fechou, ai como passo os 7 dias ele n trocou, n sei se compro, to indeciso
Cabe sim o Fuma 2 ai.

Cara, vc comentou desse Noctua e vários users já falaram que é um negócio bom, o preço está bom e o produto tb é bom
 
Pessoal, eu aqui dnv, alguém sabe um air-cooler de até 300 reais q resfrie bem um Ryzen 5 3600 numa GA ab350m ds3h v2, com o cooler box percebi q esta fazendo o processador bate os 78ºC de pico com pc apenas ligado, sem usar, com médias em 65ºC, em jogos chega em 93, 94°C sendo q o limite dele é de 95°C...

Só que tem um porém, tem q ser um air-cooler de fácil instalação pq nunca fiz isso, de instalar um ac, de preferencia um q dê pra instalar sem tirar a placa mãe do gabinete
Porque não pega o Noctua NH-U12S chromax que o cara ta vendendo ? Eu pegaria na hora se estiver em bom estado.
 
Salve galera, adquiri um pc recentemente e busco indicação de watercooler com mostrador de temperatura. Até o momento só encontrei um NZXT kraken Z73 360mm e sei que existe um da Aorus e ambos tem um preço bem alto, um colega me disse que o NZXT costuma dar problema de vazamento. Cogitei usar air cooler mas onde moro faz muito calor a maior parte do ano. Alguma indicação?


SETUP
TUF x570 plus gaming
Ryzen 7 5700G
ram 4x8 3200mhz (CL16)
3 FANS frente e 3 FANS superiores

Gabinete Galax Andromeda
Suporta Watercooler:
Superior: 240, 280 e 360 mm
Frente: 420, 360, 280 ou 240 mm
Traseira: 120 e 140 mm


Grata a quem puder ajudar.
 
Salve galera, adquiri um pc recentemente e busco indicação de watercooler com mostrador de temperatura. Até o momento só encontrei um NZXT kraken Z73 360mm e sei que existe um da Aorus e ambos tem um preço bem alto, um colega me disse que o NZXT costuma dar problema de vazamento. Cogitei usar air cooler mas onde moro faz muito calor a maior parte do ano. Alguma indicação?


SETUP
TUF x570 plus gaming
Ryzen 7 5700G
ram 4x8 3200mhz (CL16)
3 FANS frente e 3 FANS superiores

Gabinete Galax Andromeda
Suporta Watercooler:
Superior: 240, 280 e 360 mm
Frente: 420, 360, 280 ou 240 mm
Traseira: 120 e 140 mm


Grata a quem puder ajudar.
Recomendo o fuma2 para a sua configuração ainda mais em ambiente
quente.


 
Recomendo o fuma2 para a sua configuração ainda mais em ambiente
quente.


Obg pela indicação.
Cheguei a pesquisar alguns air cooler e o custo desse ai é muito bom e de modo geral o air cooler tem um excelente custo beneffício, mas como aqui onde moro a sensação térmica no verão é 33 ºC a 38ºC não estou confiante que um air cooler vai aguentar o tranco.
 
Cheguei a pesquisar alguns air cooler e o custo desse ai é muito bom e de modo geral o air cooler tem um excelente custo beneffício, mas como aqui onde moro a sensação térmica no verão é 33 ºC a 38ºC não estou confiante que um air cooler vai aguentar o tranco.
Eu acredito que mesmo um cooler mais básico como o Gammaxx 400 ou PCYes Nótus B dão conta do 5700g, também iria tranquilo no Fuma 2 mesmo, se realmente quiser mostrador de temp não tenho recomendação mas o Fuma 2 dá conta de processadores que esquentam bem mais que o 5700g, e é bem silencioso, na Pichau/Terabyte tem pelo mesmo preço +-, as vezes fica frete mais barato/rápido em alguma delas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo