[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Versão PRO vc não consegue.. a chave desse notebook é mais básica.
Eu meu veio com o windows 11 pro, mas pedi para a DELL add e paguei pela licença. Eu uso alguns recursos do pro. Mas é possível mudar a Key comprando por fora, mas só vale a pena se vc usa algum recurso do pro.
 
Eu meu veio com o windows 11 pro, mas pedi para a DELL add e paguei pela licença. Eu uso alguns recursos do pro. Mas é possível mudar a Key comprando por fora, mas só vale a pena se vc usa algum recurso do pro.
Será que a Dell vende essa chave por fora?
Eu também uso alguns recursos da versão PRO, e o fato de toda vez ter um trabalhão pra ativar a key que comprei no Ali, dá canseira kkkk
 
Será que a Dell vende essa chave por fora?
Eu também uso alguns recursos da versão PRO, e o fato de toda vez ter um trabalhão pra ativar a key que comprei no Ali, dá canseira kkkk
Eu acho que sim. Conversa com eles e pede para mudar tua versão de home para pro.
 
Pelo seu relato, pode ser um chute muuuuito longo, mas...

Como você colocou a vbios esquentadinha e não mudou nada, leva a crer que o "gargalo" era no processador.

Já vi alguns comentários que o AWCC bugou o mantinha o processador no profile Silencioso direto, mesmo escolhendo o Performance ou Velocidade Total, entregando menos que os 45w padrão, isso estava segurando os FPS.

Se puder tira o mesmo print que tu postou antes, pq na imagem da pra ver nos gráficos que a resposta da CPU praticamente flat nos dois. Agora ela deve acompanhar mais a variação da GPU.
Oi NeoConker segue print
 
Pessoal, mais alguns dados de testes que estou fazendo após instalar a vBIOS de 140w e retirar todos os programas da Dell do Notebook.

Logo que recebi o Alienware gravei um vídeo jogando Forza Horizon 5 em 4K no presset extreme (reduzindo alguns recursos de sombra pra rodar mais próximo de 60fps sem gravar), nesse vídeo da pra ver como era a temperatura e o FPS.
Agora com a vBIOS de 140w regravei o vídeo na mesma pista, e senti um melhora tanto na temperatura quanto no FPS do jogo.

Video 1, notebook stock do jeito que veio:




Video 2, vBIOS 140w, nenhum software Alienware/Dell e com o Windows 11 que veio de fabrica:




Repeti a mesma configuração do jogo nos dois vídeos e demonstro. Podem tirar suas próprias conclusões, vou continuar fazendo testes para ter uma opinião mais embasada.

PS: O segundo vídeo ainda está renderizando em 4K, já já tem a opção disponível.
 
Pessoal, mais alguns dados de testes que estou fazendo após instalar a vBIOS de 140w e retirar todos os programas da Dell do Notebook.

Logo que recebi o Alienware gravei um vídeo jogando Forza Horizon 5 em 4K no presset extreme (reduzindo alguns recursos de sombra pra rodar mais próximo de 60fps sem gravar), nesse vídeo da pra ver como era a temperatura e o FPS.
Agora com a vBIOS de 140w regravei o vídeo na mesma pista, e senti um melhora tanto na temperatura quanto no FPS do jogo.

Video 1, notebook stock do jeito que veio:




Video 2, vBIOS 140w, nenhum software Alienware/Dell e com o Windows 11 que veio de fabrica:




Repeti a mesma configuração do jogo nos dois vídeos e demonstro. Podem tirar suas próprias conclusões, vou continuar fazendo testes para ter uma opinião mais embasada.

PS: O segundo vídeo ainda está renderizando em 4K, já já tem a opção disponível.

Engraçado que a gpu mesmo estando a 99% de uso, com bios de 140w, o consumo ficou entre 130/133w, como é em stock.
Mas a temperatura cair de 100 para 80 é surpreendente.
Para bater o martelo, seria legal você retornar a bios stock e fazer este mesmo teste para ver se a gpu volta a bater 100c. Se bater, você simplesmente solicionou o problema de aquecimento.
 
Engraçado que a gpu mesmo estando a 99% de uso, com bios de 140w, o consumo ficou entre 130/133w, como é em stock.
Mas a temperatura cair de 100 para 80 é surpreendente.
Para bater o martelo, seria legal você retornar a bios stock e fazer este mesmo teste para ver se a gpu volta a bater 100c. Se bater, você simplesmente solicionou o problema de aquecimento.
Na verdade o que batia 100oC era o CPU, a GPU cravava em 85 e ficava agora ela fica em 77 junto com o CPU. A ordem no primeiro e segundo vídeo está invertida, não tinha notado. Em alguns games bate 139w e fica, red dead 2 é um exemplo.

Fiz esse teste de ir e voltar com a vBIOS antiga <-> nova, porém no Red dead 2 e no Shadow of the Tomb R. em ambos a temperatura teve o mesmo comportamento.
 
Olá pessoal.

Caramba, quanto post. Difícil acompanhar tudo aqui.

Gostaria só de relatar minhas impressões iniciais, uma vez que em reviews vi coisas diferentes.

Produto: m15 r6 com rtx 3070. Comprei pelo site da Dell mesmo no final de dezembro passado. O meu veio com:

- Tela sharp, bem amarelada. Aliás, um amarelado bem parecido com a configuração de um monitor gamemax que tive aqui (ou meu antigo concordia. Já não lembro). Em ambos os casos, consegui calibrar a imagem para algo mais decente.
- Memórias x8, ao invés das x16.
- Dissipadores em ambos espaços de ssd.

Curiosamente, o driver da nvidia que o alienware manda instalar gera um desempenho muito pobre da placa de vídeo. Consegui um aumento bastante considerável no heavens benchmark só atualizando o driver via nvidia geforce.

CPU e GPU correm quente, a menos que ligue o desempenho máximo. Aí diminui legal quando o notebook está em cima da base.

Até agora estou gostando. Saí de um g3 com a gtx 1660 ti que conseguia fazer um belo undervolt mas acho que nesse vou deixar como está por enquanto. Uso o laptop mais fora de casa já que em casa tenho um desktop bom já plugado.
 
Pessoal, mais alguns dados de testes que estou fazendo após instalar a vBIOS de 140w e retirar todos os programas da Dell do Notebook.

Logo que recebi o Alienware gravei um vídeo jogando Forza Horizon 5 em 4K no presset extreme (reduzindo alguns recursos de sombra pra rodar mais próximo de 60fps sem gravar), nesse vídeo da pra ver como era a temperatura e o FPS.
Agora com a vBIOS de 140w regravei o vídeo na mesma pista, e senti um melhora tanto na temperatura quanto no FPS do jogo.

Video 1, notebook stock do jeito que veio:




Video 2, vBIOS 140w, nenhum software Alienware/Dell e com o Windows 11 que veio de fabrica:




Repeti a mesma configuração do jogo nos dois vídeos e demonstro. Podem tirar suas próprias conclusões, vou continuar fazendo testes para ter uma opinião mais embasada.

PS: O segundo vídeo ainda está renderizando em 4K, já já tem a opção disponível.

Animal. Valeu por postar!
Uma curiosidade, vi que o clock da CPU. Isso não poderia ter causado essa diminuição ? Ok que o drive é referente a GPU, mas sabemos que há uma forte influencia da temperatura do conjunto por parte unicamente da CPU...

Eu não quero nem saber, vou instalar saporra assim que possível kkkkk
 
Animal. Valeu por postar!
Uma curiosidade, vi que o clock da CPU. Isso não poderia ter causado essa diminuição ? Ok que o drive é referente a GPU, mas sabemos que há uma forte influencia da temperatura do conjunto por parte unicamente da CPU...

Eu não quero nem saber, vou instalar saporra assim que possível kkkkk
Eu acho que essa VBios controla mais o uso da CPU quando a GPU é mais demandada, só achismo mesmo.. Antes de atualizar, em vários jogos a CPU estava com 25% de uso, porém com 4,4ghz! Pra mim sem motivo algum, agora quando a CPU está em 25% ela fica em 3ghz, 2.algo.. mas testei em jogo CPU bound como Diablo 2 Ressurected e aí sim ela chega a 4.5ghz e fica.
 
Eu acho que essa VBios controla mais o uso da CPU quando a GPU é mais demandada, só achismo mesmo.. Antes de atualizar, em vários jogos a CPU estava com 25% de uso, porém com 4,4ghz! Pra mim sem motivo algum, agora quando a CPU está em 25% ela fica em 3ghz, 2.algo.. mas testei em jogo CPU bound como Diablo 2 Ressurected e aí sim ela chega a 4.5ghz e fica.
Aqui tb tem esse comportamento, em performance ou velocidade total a gpu fica em 125/130w e a cpu fica em uns 2.4-3.0ghz… Ja no modo equilibrado a gpu fica 115w e a cpu se mantem nos 4ghz por ai, é meio maluco, deve ser algum perfil de gerenciamento de energia. O mais bizarro é que a performance pouco muda. Só deixo em equilibrado pra jogo que usa mto processador tipo gta v e mesmo assim a vantagem é de 1 ou 2 fps.

Passando tb pra dizer que to mto satisfeito com o note, a força dele é brutal, ja passou mais de um mes e nem fui mecher em overclock, undervolt etc

E tudo certo com o cashback do zoom, recebi os R$3400 sem stress nenhum

Unica coisa é que me arrependi de abrir o fone do lacre, devia ter vendido.. A qualidade dele é mto boa, o conforto tb, mas pra mim tem que ser sem fio. Os 2m de cabo é pouco pra usar jogando na TV
 
Aqui tb tem esse comportamento, em performance ou velocidade total a gpu fica em 125/130w e a cpu fica em uns 2.4-3.0ghz… Ja no modo equilibrado a gpu fica 115w e a cpu se mantem nos 4ghz por ai, é meio maluco, deve ser algum perfil de gerenciamento de energia. O mais bizarro é que a performance pouco muda. Só deixo em equilibrado pra jogo que usa mto processador tipo gta v e mesmo assim a vantagem é de 1 ou 2 fps.

Passando tb pra dizer que to mto satisfeito com o note, a força dele é brutal, ja passou mais de um mes e nem fui mecher em overclock, undervolt etc

E tudo certo com o cashback do zoom, recebi os R$3400 sem stress nenhum

Unica coisa é que me arrependi de abrir o fone do lacre, devia ter vendido.. A qualidade dele é mto boa, o conforto tb, mas pra mim tem que ser sem fio. Os 2m de cabo é pouco pra usar jogando na TV
Noss, 3400 é um baita de um cashback. Por quanto saiu no final das contas? Eu paguei 12500 por ele + o headset e 1 ano de garantia premium lá.
 
Pessoal, mais alguns dados de testes que estou fazendo após instalar a vBIOS de 140w e retirar todos os programas da Dell do Notebook.

Logo que recebi o Alienware gravei um vídeo jogando Forza Horizon 5 em 4K no presset extreme (reduzindo alguns recursos de sombra pra rodar mais próximo de 60fps sem gravar), nesse vídeo da pra ver como era a temperatura e o FPS.
Agora com a vBIOS de 140w regravei o vídeo na mesma pista, e senti um melhora tanto na temperatura quanto no FPS do jogo.

Video 1, notebook stock do jeito que veio:




Video 2, vBIOS 140w, nenhum software Alienware/Dell e com o Windows 11 que veio de fabrica:




Repeti a mesma configuração do jogo nos dois vídeos e demonstro. Podem tirar suas próprias conclusões, vou continuar fazendo testes para ter uma opinião mais embasada.

PS: O segundo vídeo ainda está renderizando em 4K, já já tem a opção disponível.



faz o benchmark ai no FH5 que eu faço igual pra comparar
 
faz o benchmark ai no FH5 que eu faço igual pra comparar
Nem sabia que tinha benchmark, vou fazer sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz o benchmark em 4K no presset Ultra, deu 59 fps o resultado. Lembrando que estou jogando e gravando no notebook, sem placa de captura.

Aqui o vídeo:



PS: Ainda não renderizou em 4K, mas já já libera esta opção.
 
Última edição:
Nem sabia que tinha benchmark, vou fazer sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz o benchmark em 4K no presset Ultra, deu 59 fps o resultado. Lembrando que estou jogando e gravando no notebook, sem placa de captura.

Aqui o vídeo:



PS: Ainda não renderizou em 4K, mas já já libera esta opção.



fiz aqui com o padrão 115w, e deu 57, não acho que compense 3,5% a mais de performance numa bios que não é oficial do site da dell, memso vc gravando, normalmente vai acrescentar mais uns 5% de FPS ai sem gravar, ainda ficando numa margem de 8% pra baixo, prefiro perder os % e não correr o risco com garantia, pois se da uma zebra no note, e não tem como reverter a bios, com certeza se for verificado algo, já era.

Esse ganho de % a mais não é algo que va impactar de forma importante no gameplay de qq forma, mas se liberar no site da dell ai sim usaria sussa.

123321.jpg
 
fiz aqui com o padrão 115w, e deu 57, não acho que compense 3,5% a mais de performance numa bios que não é oficial do site da dell, memso vc gravando, normalmente vai acrescentar mais uns 5% de FPS ai sem gravar, ainda ficando numa margem de 8% pra baixo, prefiro perder os % e não correr o risco com garantia, pois se da uma zebra no note, e não tem como reverter a bios, com certeza se for verificado algo, já era.

Esse ganho de % a mais não é algo que va impactar de forma importante no gameplay de qq forma, mas se liberar no site da dell ai sim usaria sussa.

123321.jpg
Concordo que é um risco sim, e também não instalaria só pelo ganho de desempenho.. instalei pq tbm percebi uma sensível melhora na temperatura.
 
Concordo que é um risco sim, e também não instalaria só pelo ganho de desempenho.. instalei pq tbm percebi uma sensível melhora na temperatura.


Quem n vai comprar garantia, seria viável se der dif na temp mesmo.
Mas eu como botei 5 anos, n faria sentido correr o risco, se for pra queimar, que queime a 100 graus, a dell que se vire e me de um novo.
 
Quem n vai comprar garantia, seria viável se der dif na temp mesmo.
Mas eu como botei 5 anos, n faria sentido correr o risco, se for pra queimar, que queime a 100 graus, a dell que se vire e me de um novo.
Final do ano, já vou comprar mais 2 anos de garantia kkkkk
Somar com os 3 que já comprei.
 
Quem n vai comprar garantia, seria viável se der dif na temp mesmo.
Mas eu como botei 5 anos, n faria sentido correr o risco, se for pra queimar, que queime a 100 graus, a dell que se vire e me de um novo.
Eu vou comprar mais 3 anos de garantia, e na real? não tem como a Dell perceber que você trocou a vBios, assim como não vão perceber o underclock, não existe procedimento para checar isso.
 
Eu vou comprar mais 3 anos de garantia, e na real? não tem como a Dell perceber que você trocou a vBios, assim como não vão perceber o underclock, não existe procedimento para checar isso.
Cara, uma coisa que eu aprendi é: Nunca subestime um fabricante hehe
 
Eu vou comprar mais 3 anos de garantia, e na real? não tem como a Dell perceber que você trocou a vBios, assim como não vão perceber o underclock, não existe procedimento para checar isso.
Existe sim, toda bios tem uma versão e numeração diferente, mas caso você precisar da garantia é só colocar a bios original que vem no laptop.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo