• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Existe sim, toda bios tem uma versão e numeração diferente, mas caso você precisar da garantia é só colocar a bios original que vem no laptop.
sim sim, quando quiser procedimento, foi relacionado a padrão de atendimento mesmo, processo.
 
Gravei o benchmark de Shadow of the Tomb Raider em 4K no pressed Máxima (highest) sem DLSS e mesmo gravando subiu em 2 FPS a média, sem gravar foi 5fps a mais ou seja, 10%. No vídeo da pra ver as temperaturas também, mais um vez ficou bem mais estável quase o tempo todo a baixo de 80oC.

 
Fala galera, a BIOS nova trava o acesso a undervolt?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fiz aqui com o padrão 115w, e deu 57, não acho que compense 3,5% a mais de performance numa bios que não é oficial do site da dell, memso vc gravando, normalmente vai acrescentar mais uns 5% de FPS ai sem gravar, ainda ficando numa margem de 8% pra baixo, prefiro perder os % e não correr o risco com garantia, pois se da uma zebra no note, e não tem como reverter a bios, com certeza se for verificado algo, já era.

Esse ganho de % a mais não é algo que va impactar de forma importante no gameplay de qq forma, mas se liberar no site da dell ai sim usaria sussa.

123321.jpg
Temos um laptop que o repaste não viola garantia. A instalação de vBIOS violaria? Acho pouco provável, ainda mais sendo possível retornar para a vbios original.
 
Existe sim, toda bios tem uma versão e numeração diferente, mas caso você precisar da garantia é só colocar a bios original que vem no laptop.

O problema e queimar algum componente que não deixe mais acessar a bios... Por isso pra quem possui garantia longa, realmente não acho que seja valido o risco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala galera, a BIOS nova trava o acesso a undervolt?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Temos um laptop que o repaste não viola garantia. A instalação de vBIOS violaria? Acho pouco provável, ainda mais sendo possível retornar para a vbios original.


Viola, porque não é oficial.
Se colocarem como opção oficial usaria normalmente.
Agora você tem um note de 15k, vale a pena qualquer risco, que isente sua garantia por violar o uso de bios permitido, pra ganhar uma porcentagem que não influi em nada basicamente ?
No meu caso eu investi em 5 anos de garantia justamente pra não esquentar a cabeça, então temperatura não me incomoda em nada, pois sei que o problema se algo estragar vai ter solução.
 
O problema e queimar algum componente que não deixe mais acessar a bios... Por isso pra quem possui garantia longa, realmente não acho que seja valido o risco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Viola, porque não é oficial.
Se colocarem como opção oficial usaria normalmente.
Agora você tem um note de 15k, vale a pena qualquer risco, que isente sua garantia por violar o uso de bios permitido, pra ganhar uma porcentagem que não influi em nada basicamente ?
No meu caso eu investi em 5 anos de garantia justamente pra não esquentar a cabeça, então temperatura não me incomoda em nada, pois sei que o problema se algo estragar vai ter solução.
Cada escolha uma renuncia concordo plenamente com você.
 
O problema e queimar algum componente que não deixe mais acessar a bios... Por isso pra quem possui garantia longa, realmente não acho que seja valido o risco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Sim mas confesso que a probabilidade disso acontecer é bem remota, fazendo o flash da bios não tem erro e claro sempre de olho nas temperaturas.
 
Sim mas confesso que a probabilidade disso acontecer é bem remota, fazendo o flash da bios não tem erro e claro sempre de olho nas temperaturas.


Ai e que esta, o note sempre acima de 80-90 graus, pode facilmente queimar algum componente muito mais fácil que um desktop bem refrigerado.
Bom mas, cada um analise os ricos como quer.
 
Sim mas confesso que a probabilidade disso acontecer é bem remota, fazendo o flash da bios não tem erro e claro sempre de olho nas temperaturas.
exato, eu mesmo já fiz N vezes desde o PC que está na assinatura.
 
Ai e que esta, o note sempre acima de 80-90 graus, pode facilmente queimar algum componente muito mais fácil que um desktop bem refrigerado.
Bom mas, cada um analise os ricos como quer.
Mas aqui pelo menos a rtx 3070 nunca passou de 82°C isso que estou usando a Bios da Strix 130w mas claro sempre jogando no AC a 24°C.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

exato, eu mesmo já fiz N vezes desde o PC que está na assinatura.
Tem risco mas se saber fazer as chances de da merda é zero!
 
Ai e que esta, o note sempre acima de 80-90 graus, pode facilmente queimar algum componente muito mais fácil que um desktop bem refrigerado.
Bom mas, cada um analise os ricos como quer.
com essa bios estabiliza por volta de 75oC, isso que achei incrível, as vezes passa e volta rapidamente. Meu animou a temperatura mais estável.. causa menos stuttering, o jogo fica bem mais suave.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas aqui pelo menos a rtx 3070 nunca passou de 82°C isso que estou usando a Bios da Strix 130w mas claro sempre jogando no AC a 24°C.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem risco mas se saber fazer as chances de da merda é zero!
O risco ocorre durante o flash da bios, se faltar luz, se vc desligar o PC ou sei lá. Risco após só se vc colocou uma bios corrompida ou maliciosa.
 
O detalhe mais peculiar é que essa Bios alterada que você esta usando, o Manufacture continua sendo a Dell no GPU-Z. Geralmente quando se flash a bios de outra fabricante, o manufacture muda, ex: Asus, Galax, Gigabyte, etc. Possivelmente essa sua bios é da própria Dell, somente com a voltagem editada via hex editor. É só uma suposição...
 
O detalhe mais peculiar é que essa Bios alterada que você esta usando, o Manufacture continua sendo a Dell no GPU-Z. Geralmente quando se flash a bios de outra fabricante, o manufacture muda, ex: Asus, Galax, Gigabyte, etc. Possivelmente essa sua bios é da própria Dell, somente com a voltagem editada via hex editor. É só uma suposição...
Pode ser.. talvez tenham copiado os parâmetros daquele MSI com o mesmo conjunto i7 11800h + 3070, pq ele atinge 140w.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz mais um teste, dessa vez rodando o benchmarks de Red Dead Redemption 2 em 4K no presset ultra com DLSS no modo Qualidade.
Por estar gravando e jogando no notebook perdi 3~4 FPS em média. Por se tratar de um jogo BEM pesado (e mal otimizado) da pra ver bem as temperaturas e a VGA consumindo 140w.

 
Nesse link você baixa a ROM: https://www.techpowerup.com/vgabios/239307/239307
Nesse link você baixa o software da Nvidia para trocar a ROM da placa de video: https://www.techpowerup.com/download/nvidia-nvflash/

Nesse link você encontra os comandos para fazer backup da ROM original, e também comandos para instalar a nova ROM: https://miningsoft.org/en/tools/nvflash/

Também é possível fazer o backup da ROM pelo CPU-Z
Fala Bruno

Quando eu tento fazer o -protectoff não aparece o que o link sugere : "Remove EEPROM write protect complete:"
Na realidade nao aparece nada

C:\>nvflash64 --protectoff
NVIDIA Firmware Update Utility (Version 5.728.0)
Copyright (C) 1993-2021, NVIDIA Corporation. All rights reserved.


C:\>



É isso mesmo? Como apareceu pra você aí? se tiver ocorrido a mesma coisa, vou dar o play na nova vBios (239307.rom).
 
Última edição:
Nova BIOS continua com Undervolt liberado.
rodando algumas bateladas no R23 acredito que esteja mais estável no sentido de P1/P2 pois fazendo uns testes sem UV chegava a bater nos 99 graus(mesmo com LM) e fazendo cerca de 13.5k. Consumindo cerca de 108w na CPU
Com -105mV o resultado é de cerca de 13.8k e temp. max de 89.
Antigamente em qualquer cenário após algumas sequencias de testes o clock caia dos 4.2 para 4.0 e assim vai.... agora parece estar mais constante por mais tempo.
Edit: Só pra adicionar : 13.659 pontos rodando no 10minutos.... antes o máximo era 12k se nao me engano.
 
Última edição:
Existe sim, toda bios tem uma versão e numeração diferente, mas caso você precisar da garantia é só colocar a bios original que vem no laptop.
Mais aqui se no próprio site da Dell disponibiliza a bios eu não posso instalar ela não ?
 
Fala Bruno

Quando eu tento fazer o -protectoff não aparece o que o link sugere : "Remove EEPROM write protect complete:"
Na realidade nao aparece nada

C:\>nvflash64 --protectoff
NVIDIA Firmware Update Utility (Version 5.728.0)
Copyright (C) 1993-2021, NVIDIA Corporation. All rights reserved.


C:\>



É isso mesmo? Como apareceu pra você aí? se tiver ocorrido a mesma coisa, vou dar o play na nova vBios (239307.rom).
já deve estar liberada, roda o próximo comando que é flashar a nova rom.
 
Feito. Mas quando abro a CPU Z mostra que o TDP está em 115 W. Não deveria ser 125 ?
reiniciou? o cpu-z não é o mais indicado pra ver isso, vai no Painel de Controle da NVIDIA -> Ajuda -> Informações do Sistema
 
reiniciou? o cpu-z não é o mais indicado pra ver isso, vai no Painel de Controle da NVIDIA -> Ajuda -> Informações do Sistema
Fiz um teste aqui ingame. Deu pra notar realmente que a potencia passava dos 125, o que mostra que a vBIOS tá funcionando. No entanto, com Vsync off, percebi que puxa pra kct do cpu encravando em 100 degC dando crash em seguida. Resolvi retornar pra vbios normal porque o meu realmente é capenga na refrigeração, diferente do seu que é de raça rs...
 
Mas aqui pelo menos a rtx 3070 nunca passou de 82°C isso que estou usando a Bios da Strix 130w mas claro sempre jogando no AC a 24°C.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem risco mas se saber fazer as chances de da merda é zero!


gpu sempre esquenta menos no note, mas vc n pode levar isso em consideração, pois o cpu é soldado junto da gpu numa mesma placa, então o risco dele ir pro pau, ou levar algum componente pro pau, é altíssimo, e vc não conseguiria mais voltar uma bios da gpu por exemplo.
 
gpu sempre esquenta menos no note, mas vc n pode levar isso em consideração, pois o cpu é soldado junto da gpu numa mesma placa, então o risco dele ir pro pau, ou levar algum componente pro pau, é altíssimo, e vc não conseguiria mais voltar uma bios da gpu por exemplo.
Mas não estou levando em consideração, estou usando outra bios a mais de meses e até agora estou contente com os resultados e praticamente mantive a mesma temperatura dela com a bios original e ainda ganhei performance na maioria dos jogos mas estou ciente que tem o risco de acontecer algo.
 
gpu sempre esquenta menos no note, mas vc n pode levar isso em consideração, pois o cpu é soldado junto da gpu numa mesma placa, então o risco dele ir pro pau, ou levar algum componente pro pau, é altíssimo, e vc não conseguiria mais voltar uma bios da gpu por exemplo.
Não é bem assim, a CPU e a GPU não estão soldadas junto, eles estão na mesma placa mãe e bem separadas uma da outra.. o que geralmente liga uma a outra é o sistema de resfriamento que normalmente é um só para todo o notebook, mas tem microsistemas diferentes, normalmente até a velocidade dos Fans é diferente para cpu e gpu.

Se algum desses componentes vir a queimar praticamente inviabiliza qualquer teste para saber a versão da bios (para quem faz underclock) ou vbios (para quem colocou outra por exemplo). Única forma de saber qual estava sendo utilizada seria retirar a NAND da CPU e GPU, torcer para elas não terem sido danificadas, colocar em outra placa mãe, torcer para não queimar a nova placa mãe e aí sim tentar extrair.. é algo que nenhuma assistência técnica faz, é muito trabalho, pra pegar 0,0001% de supostos casos..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz um teste aqui ingame. Deu pra notar realmente que a potencia passava dos 125, o que mostra que a vBIOS tá funcionando. No entanto, com Vsync off, percebi que puxa pra kct do cpu encravando em 100 degC dando crash em seguida. Resolvi retornar pra vbios normal porque o meu realmente é capenga na refrigeração, diferente do seu que é de raça rs...
Você ligou o modo alta performance no Notebook? Aqui só libera os 140w e passa a controlar mais o uso CPU/GPU depois que ligo esse modo, apertando FN + F1 no teclado do notebook (não funciona com teclado externo). Se eu não ligo o modo alta performance meio que não muda nada, fica na mesma de antes.
Retirou todos os ssoftwares da Alienware/Dell? Eu fiz isso aqui, com esses softwares o comportamento era esquisito, perdia performance e as temperaturas eram levemente maiores.
 
No final saiu 10.300 do note + headset, garantia padrão (vou estender mais pra frente)
ótimo preço, o meu paguei 11400 em 15x , recebi 500 de cashback (ainda está preso na Meiluz) + 400 reais de vale compras no sub (veio pelas léguas do cartão). 10900 em 15x sem juros e ainda um bonus de 400 reais.

ps.: só o note sem headset.
 
Você ligou o modo alta performance no Notebook? Aqui só libera os 140w e passa a controlar mais o uso CPU/GPU depois que ligo esse modo, apertando FN + F1 no teclado do notebook (não funciona com teclado externo). Se eu não ligo o modo alta performance meio que não muda nada, fica na mesma de antes.
Retirou todos os ssoftwares da Alienware/Dell? Eu fiz isso aqui, com esses softwares o comportamento era esquisito, perdia performance e as temperaturas eram levemente maiores.

Fala bruno, resolvi retornar pra vBIOS 140W. Vendo os logs do windows vi que o crash tinha relação com estabilidade (tava testando -95 mV e tinha esquecido de remover). Acho que o máximo do meu é -90mV mesmo...

Em relação a remover tudo de alienware, percebi uma sutil melhora na temperatura mas especialmente na estabilidade do sistema. No relatório de confiabilidade do windows, antes da data de remoção desses software (AWCC, em especial), quase 100% dos crashs vinham de "parada ou funcionamento incorreto" do AWCC.

Agora fazendo um gancho, quando removemos o AWCC, congelamos a velocidade dele no ultimo momento, correto? O problema disso, é que em varios momentos, fico incomodado com o ruído. Como controlar sem o AWCC? Como vocês têm lidado com isso? Se eu pudesse controlar a velocidade do fan através de outros apps, seria ideal. Queria criar perfis.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo