• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Fala bruno, resolvi retornar pra vBIOS 140W. Vendo os logs do windows vi que o crash tinha relação com estabilidade (tava testando -95 mV e tinha esquecido de remover). Acho que o máximo do meu é -90mV mesmo...

Em relação a remover tudo de alienware, percebi uma sutil melhora na temperatura mas especialmente na estabilidade do sistema. No relatório de confiabilidade do windows, antes da data de remoção desses software (AWCC, em especial), quase 100% dos crashs vinham de "parada ou funcionamento incorreto" do AWCC.

Agora fazendo um gancho, quando removemos o AWCC, congelamos a velocidade dele no ultimo momento, correto? O problema disso, é que em varios momentos, fico incomodado com o ruído. Como controlar sem o AWCC? Como vocês têm lidado com isso? Se eu pudesse controlar a velocidade do fan através de outros apps, seria ideal. Queria criar perfis.
Acho que não congela não, meu AWCC utilizava sempre no equilibrado e mudava para velocidade total quando ia jogar algo pesado. Aqui continua como no modo equilibrado porém ainda da pra ativar o modo velocidade total apertando FN + F1 no teclado do notebook, apenas nesse modo a GPU consegue ir aos 140w.
 
Acho que não congela não, meu AWCC utilizava sempre no equilibrado e mudava para velocidade total quando ia jogar algo pesado. Aqui continua como no modo equilibrado porém ainda da pra ativar o modo velocidade total apertando FN + F1 no teclado do notebook, apenas nesse modo a GPU consegue ir aos 140w.
Congelar que falo é no sentido de manter a velocidade constante. Tô percebendo isso pelo ruiído, É o mesmo ruído quando o fan tava em 74% (Desempenho). Fiz um teste quando o fan tava em 50% (bem silencioso) e ele congelou nesse mesmo ruído. Como isso causa um aumento da temperatura em idle, eu instalei novamente, esperei ele pegar 74% e desinstalei novamente. Agora tô aqui com essa turbina de avião no pé do ouvido...

Claro que não é tão alto quanto fn+f1 mas incomoda... Sem AWCC o seu varia a velocidade?
 
Congelar que falo é no sentido de manter a velocidade constante. Tô percebendo isso pelo ruiído, É o mesmo ruído quando o fan tava em 74% (Desempenho). Fiz um teste quando o fan tava em 50% (bem silencioso) e ele congelou nesse mesmo ruído. Como isso causa um aumento da temperatura em idle, eu instalei novamente, esperei ele pegar 74% e desinstalei novamente. Agora tô aqui com essa turbina de avião no pé do ouvido...

Claro que não é tão alto quanto fn+f1 mas incomoda... Sem AWCC o seu varia a velocidade?
Sim, varia. Agora que estou só com o Chrome aberto não escuto a ventoinha, quando abro algum jogo ela aumenta um pouco. Seria bom deixar algum jogo em modo janela e abrir um hwinfo da vida pra ver a velocidade das fans.
 
Sim, varia. Agora que estou só com o Chrome aberto não escuto a ventoinha, quando abro algum jogo ela aumenta um pouco. Seria bom deixar algum jogo em modo janela e abrir um hwinfo da vida pra ver a velocidade das fans.
A velocidade do meu tá travado. Eu instalei o HWinfo não me mostra essa velocidade. Tens ideia do que pode ser?
 
A velocidade do meu tá travado. Eu instalei o HWinfo não me mostra essa velocidade. Tens ideia do que pode ser?
não, olhei no meu hwinfo aqui e tbm não mostra a velicidade das fans.. achei que mostraria.
 
não, olhei no meu hwinfo aqui e tbm não mostra a velicidade das fans.. achei que mostraria.
Ele até reconhece, mas não dá acesso aos valores. Se o AWCC consegue, imagino que exista alguma política no windows que faça esse bloqueio...

De toda forma, me deixa curioso o fato do seu regular conforme a temperatura...

PS: Vc o utiliza com base cooler?
 
Alguém poderia me ajudar a identificar se minha gpu tá sofrendo throttling, qual software vcs utilizam?
 
Ele até reconhece, mas não dá acesso aos valores. Se o AWCC consegue, imagino que exista alguma política no windows que faça esse bloqueio...

De toda forma, me deixa curioso o fato do seu regular conforme a temperatura...

PS: Vc o utiliza com base cooler?
Utilizo com base elevada mas sem cooler, tem algumas fotos umas 100 páginas pra trás.

Existem softwares que permitem editar a curva de temperatura/rotação dos fans, mas tem que pegar um específico para Alienware, vou pesquisar aqui pra ver se acho de novo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém poderia me ajudar a identificar se minha gpu tá sofrendo throttling, qual software vcs utilizam?
Aqui utilizo o RivaTuner, não é 100% preciso mas é fácil perceber quando tem uma queda de FPS e junto uma diminuição de consumo/clock na GPU.
 
Pessoal, estou tendo problemas no BF2042, nos reviews que vi era pra estar rodando a 110 fps no ultra, mal consigo no meu 70 fps, as temperaturas estao boas, outra duvida e em relacao ao windows 11, ele realmente e lerdo dessa forma em alguns aplicativos
 
Pessoal, estou tendo problemas no BF2042, nos reviews que vi era pra estar rodando a 110 fps no ultra, mal consigo no meu 70 fps, as temperaturas estao boas, outra duvida e em relacao ao windows 11, ele realmente e lerdo dessa forma em alguns aplicativos
Você está utilizando o Monitor do Notebook ou Externo?

Aqui consegui jogar e gravar no ultra em 2K com ray tracing e ficou bem legal o FPS.
 
Você está utilizando o Monitor do Notebook ou Externo?

Aqui consegui jogar e gravar no ultra em 2K com ray tracing e ficou bem legal o FPS.

estou usando o monitor do proprio notebook
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você está utilizando o Monitor do Notebook ou Externo?

Aqui consegui jogar e gravar no ultra em 2K com ray tracing e ficou bem legal o FPS.

outra duvida que tenho e a respeito do teclado, no meu aperto o local onde tem os dois pontos e sai o cedilha, no windows 10 eu sabia arrumar, mas nesse aqui nao to conseguindo
 
estou usando o monitor do proprio notebook
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


outra duvida que tenho e a respeito do teclado, no meu aperto o local onde tem os dois pontos e sai o cedilha, no windows 10 eu sabia arrumar, mas nesse aqui nao to conseguindo
Se está utilizando o monitor do notebook tem que desligar o OPTIMUS na BIOS, tem 2 placas de vídeo no notebook, a da Intel integrada e a Nvidia dedicada, uma interfere na outra para economizar bateria.
 
Pessoal boa tarde meu m15 com a rtx 3070 chegou hj, o que recomendam fazer
Atualizar tudo pelo Alienware update, atualizar o windows, utilizar uma base de elevação. Se achar que máquina está quente para vc, utilizar o TCCoffset via bios. Ser feliz. Parabéns aí.
 
O meu note está para chegar essa semana, alguém pegou kit 32gb (2x16 GB)? Aquele lance de single rank vs dual rank ainda é importante ou só procurar por latências melhores?
A Dell permite upgrade sem perder garantia, certo?
 
Pessoal, estou tendo problemas no BF2042, nos reviews que vi era pra estar rodando a 110 fps no ultra, mal consigo no meu 70 fps, as temperaturas estao boas, outra duvida e em relacao ao windows 11, ele realmente e lerdo dessa forma em alguns aplicativos
Parabéns amigo, você pegou a versão amaldiçoada assim como a minha. Nos teste dos Tomb Raider em 4k, galera pega 50 fps de média enquanto o meu, pega 39. Pode formatar, fazer a configuração que for que nada muda. Deve ser alguma questão de hardware.
 
Atualizar tudo pelo Alienware update, atualizar o windows, utilizar uma base de elevação. Se achar que máquina está quente para vc, utilizar o TCCoffset via bios. Ser feliz. Parabéns aí.
TCCoffset é uma boa? Isso não seria transformar o i7 num i5?
 
TCCoffset é uma boa? Isso não seria transformar o i7 num i5?
Eu uso aqui o TCCoffset em 15. Temp máxima do processador em 85 C. O sistema de refrigeração é compartilhado entre GPU e CPU, ele atinge normalmente os 4.2 GHZ nos 8 núcleos e 4.6 ghz em 1 núcleo com o TCC ativado, só que uso base de elevação, então esquenta bem menos.
O segredo é resfriar bem a máquina. Como já foi postado nesse grupo, se vc rodar benchmark com ar-condicionado ligado, tua máquina pode ter melhores scores.
Eu vejo thermal throttling entre 5 e 8% por causa do TCC usando 100% de CPU e GPU em teste sintético. Desconheço app que use tudo isso no dia a dia. Perde alguma coisa, perde, mas não vira um core i5, isso eu te garanto.
Veja esse vídeo, o que uma boa base não faz nessa máquina.

 
Parabéns amigo, você pegou a versão amaldiçoada assim como a minha. Nos teste dos Tomb Raider em 4k, galera pega 50 fps de média enquanto o meu, pega 39. Pode formatar, fazer a configuração que for que nada muda. Deve ser alguma questão de hardware.
Mas no caso dele a GPU está com 67% de uso, me parece algo de software barrando a GPU.
ja desativei o optimus, o uso da placa de video ta bem baixo


Desligou o Vsync? muito estranho a GPU com 67%.. basicamente ela está ociosa. Experimenta ligar o modo desempenho, aperto no teclado do Note FN + F1
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

TCCoffset é uma boa? Isso não seria transformar o i7 num i5?
Isso é ponto de discussão aqui no fórum, uns acham completamente descabível reduzir o processamento para ter temperaturas mais amenas, outros acham que vale a pena em prol da longevidade, conforto sonoro etc.. são pontos de vista diferentes e temos que respeitar ambos.
Eu sou do time que quer reduzir a temperatura sem cogitar TCCOFSSET.

PS.: Se não me engano quem citou que o i7 com TCCoffset ligado se torna um i5 fui eu, foi um exagero da minha parte, não é bem assim.. o i7 ainda é mais forte que um i5 mesmo capado, porém fica bem aquém de todo seu potencial.
 
Última edição:
Mas no caso dele a GPU está com 67% de uso, me parece algo de software barrando a GPU.


Desligou o Vsync? muito estranho a GPU com 67%.. basicamente ela está ociosa. Experimenta ligar o modo desempenho, aperto no teclado do Note FN + F1
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso é ponto de discussão aqui no fórum, uns acham completamente descabível reduzir o processamento para ter temperaturas mais amenas, outros acham que vale a pena em prol da longevidade, conforto sonoro etc.. são pontos de vista diferentes e temos que respeitar ambos.
Eu sou do time que quer reduzir a temperatura sem cogitar TCCOFSSET.

PS.: Se não me engano quem citou que o i7 com TCCoffset ligado se torna um i5 fui eu, foi um exagero da minha parte, não é bem assim.. o i7 ainda é mais forte que um i5 mesmo capado, porém fica bem aquém de todo seu potencial.
Nossa. Não precisa usar o termo capado. Eu já falei acima quanto perde 5 - 8% isso em 100% de CPU e GPU. Eu considero ótimo perder 5% em Full load para ter 15 C a menos. Lembrando que vc pode usar valores mais brandos de TCCoffset.
 
Pessoal boa tarde meu m15 com a rtx 3070 chegou hj, o que recomendam fazer

- Check geral na parte externa, se não problemas no acabamento, teve um caso aqui de botão power meio afundado.
- Confere se a tela está alinhada, também já teve um caso aqui, veja se tem dead/stuck pixels ou bleeding exagerado.
- Instala os games e aproveita.

Parabéns amigo, você pegou a versão amaldiçoada assim como a minha. Nos teste dos Tomb Raider em 4k, galera pega 50 fps de média enquanto o meu, pega 39. Pode formatar, fazer a configuração que for que nada muda. Deve ser alguma questão de hardware.

Cara. Em 4K, a grande maioria não comenta, mas desativa o Anti Aliasing, dizem que por ser uma resolução tão alta que não precisa... Você faz o teste com ou sem?
 
Parabéns amigo, você pegou a versão amaldiçoada assim como a minha. Nos teste dos Tomb Raider em 4k, galera pega 50 fps de média enquanto o meu, pega 39. Pode formatar, fazer a configuração que for que nada muda. Deve ser alguma questão de hardware.

Tenta ligar o optimus se estiver desligado na bios, eu sei que em monitor externo isso não deveria influenciar em nada mas aqui o note fica completamente maluco em jogos se eu deixo desligado, mesmo o hdmi tendo um bypass
 
Eu uso aqui o TCCoffset em 15. Temp máxima do processador em 85 C. O sistema de refrigeração é compartilhado entre GPU e CPU, ele atinge normalmente os 4.2 GHZ nos 8 núcleos e 4.6 ghz em 1 núcleo com o TCC ativado, só que uso base de elevação, então esquenta bem menos.
O segredo é resfriar bem a máquina. Como já foi postado nesse grupo, se vc rodar benchmark com ar-condicionado ligado, tua máquina pode ter melhores scores.
Eu vejo thermal throttling entre 5 e 8% por causa do TCC usando 100% de CPU e GPU em teste sintético. Desconheço app que use tudo isso no dia a dia. Perde alguma coisa, perde, mas não vira um core i5, isso eu te garanto.
Veja esse vídeo, o que uma boa base não faz nessa máquina.


vc usa outra configuracao a nao ser o tcc offset? e o optimus desligado? estou meio decepcionado com esse notebook, qual a media de fps no gta 5 no seu? o meu ta com uma media de 100 fps enquanto no benchmark da adrenaline fala q a media foi de 150 fps, o notebook e muito bonito, mas e completamente bugado, muito diferente do legion 5i que eu tinha q era so tirar da caixa e usar, esse tem que ficar fazendo gambiarra ou ajustes, vou esperar ate sexta, se nao conseguir resolver vou devolver o notebook, nao tem sentido pagar mais caro e ter perfomance de rtx 3060. Devo devolver e buscar um legion 7 na gringa, infelizmente os notebooks da dell sao so estetica pelo que vi ate agora
 
vc usa outra configuracao a nao ser o tcc offset? e o optimus desligado? estou meio decepcionado com esse notebook, qual a media de fps no gta 5 no seu? o meu ta com uma media de 100 fps enquanto no benchmark da adrenaline fala q a media foi de 150 fps, o notebook e muito bonito, mas e completamente bugado, muito diferente do legion 5i que eu tinha q era so tirar da caixa e usar, esse tem que ficar fazendo gambiarra ou ajustes, vou esperar ate sexta, se nao conseguir resolver vou devolver o notebook, nao tem sentido pagar mais caro e ter perfomance de rtx 3060. Devo devolver e buscar um legion 7 na gringa, infelizmente os notebooks da dell sao so estetica pelo que vi ate agora
Apenas TCCoffset em 15, drivers e windows atualizado, base de elevação, nada mais. Eu e mais 2 colegas. Eu pretendo em março trocar minha base de elevação por uma com cooler. Pelo que sei no Lenovo vc terá que fazer a mesma coisa.
Não tenho GTA5, esse jogo tem problema no windows 11? Me lembro de ter visto algo na Net. Tem que levar em consideração o windows 11 tbm em relação a problemas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo