O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Não tá exatamente errado o jeito que você pensa, mas o que sempre deve se lembrar em relação ao Brasil é que temos 200 milhões de pessoas. É MUITO mais do que os países da Europa.

Outro ponto que vale a pena lembrar é que no Brasil, se você nasce em família classe média pra alta, a chance de você ter um ensino bom é muito maior, o que em torno faz com que muitas pessoas se tornam professores muito bons, ensinando em grandes universidades.

A teoria que eu tenho pessoalmente, de achismo mesmo, é que os melhores brasileiros, irrelevante a area, moram fora do Brasil. E pra piorar, a maioria deve ter estudado em universidade pública, então o Brasil literalmente paga para os bons brasileiros saírem do país.
Eu = Mestrado em CC na UFSC (mas ensino basico+medio sempre foi em escola estadual)
Patroa = Bacharelado em Historia na UFSC

Meu caso eh bem anedotico, pois conheco varios outros brasilerios BONS que sempre estudaram em universidade pequena/privada.
 
Na na ni na nao
Minha esposa faz mestrado numa universidade alema e claramente o meu mestrado na UFSC foi MUITO superior aquilo que ela tem la.
Ela mesmo critica e compara o mestrado e o nivel dos alunos/professores aos graduandos da turma dela na UFSC.
Ano que vem ela esta indo fazer um intercambio na Universidade de Sapienza, simplesmente a maior universidade da Italia. E pelo que vimos da grade curricular deles, nenhum curso de humanidades no Brasil fica devendo em nada.

Nem vou entrar no merito dos profissionais de IT com os quais eu trabalho...

Entao, sim, ficar colocando em pedestal o profissional europeu/americano eh sim viralatismo.
Concordo. Na época do meu PhD na Bélgica observei dezenas de mestrandos (área biomédica) pelo instituto e inclusive no meu laboratório. O nível é comparável a iniciação científica durante a graduação nas federais. Tinha eu e uma amiga BR no mesmo laboratório, e os pós-doutorandos Belgas quando começamos ficavam impressionados com a quantidade de conhecimento teórico e técnico que tinhamos, e quando descrevemos como é graduação/pós-graduação no BR entenderam o porquê.
 
Bom finalmente minha cidadania canadense saiu, agora estou inclinado a tentar uma vaga nos EUA e me mudar para la.

Idealmente seria visto EB mas como cidadao canadense posso aplicar para o TN-1 tambem, mas o caminho para o green card eh mais complicado do que com visto EB.

Alguem que tenha conseguido uma oferta de ir para os EUA como Pen Tester, Desenvolvedor e que possa explicar como foi e como eles reagem a alguem querendo uma vaguinha la?
Sei que eh um pouco especifico mas qualquer experiencia serve para entender como fazer os passos corretamente.
 
Bom finalmente minha cidadania canadense saiu, agora estou inclinado a tentar uma vaga nos EUA e me mudar para la.

Idealmente seria visto EB mas como cidadao canadense posso aplicar para o TN-1 tambem, mas o caminho para o green card eh mais complicado do que com visto EB.

Alguem que tenha conseguido uma oferta de ir para os EUA como Pen Tester, Desenvolvedor e que possa explicar como foi e como eles reagem a alguem querendo uma vaguinha la?
Sei que eh um pouco especifico mas qualquer experiencia serve para entender como fazer os passos corretamente.
Curiosidade: Você consegue entrar e sair dos EUA igual a um canadense com a cidadania? (Sei q posso tá confundindo cidadania com PR, cidadania dá "mais direitos" né?)
 
Curiosidade: Você consegue entrar e sair dos EUA igual a um canadense com a cidadania? (Sei q posso tá confundindo cidadania com PR, cidadania dá "mais direitos" né?)
Cidadao canadense nao precisa de visto para entrar nos EUA, so o passaporte canadense ja serve, e te abre umas portas para trabalhar nos EUA onde salario chega a ser o dobro em determinadas areas.
 
oi pessoal,

como anda a vida de vcs? pra quem ta na europa, preocupados com toda treta com a Russia?

faz 1 ano que estou aqui na Alemanha, viajo para o Brasil essa semana para um casamento, mas to meio baqueado kkkk otimo que deu tudo certo a patroa ta com emprego, em teoria tudo ajeitado, mas to meio assim q nao conhecemos ninguem por aqui, tipo fora o pessoal do trabalho (a patroa trabalha remoto para uma empresa de Berlin), entao nao sei kkkk vcs tem algum circulo social por aqui?

Abs
 
oi pessoal,

como anda a vida de vcs? pra quem ta na europa, preocupados com toda treta com a Russia?

faz 1 ano que estou aqui na Alemanha, viajo para o Brasil essa semana para um casamento, mas to meio baqueado kkkk otimo que deu tudo certo a patroa ta com emprego, em teoria tudo ajeitado, mas to meio assim q nao conhecemos ninguem por aqui, tipo fora o pessoal do trabalho (a patroa trabalha remoto para uma empresa de Berlin), entao nao sei kkkk vcs tem algum circulo social por aqui?

Abs
Quase 3 anos de Berlin aqui, e posso dizer que estou muito bem com o meu nao-ciclo de amizades alemães.
Porem a minha esposa tem um punhado de amigas/colegas de trabalho (elas saem para beber/comer de vez em qndo).
Uma dessas amigas dela inclusive jah faz parte da nossa tradição natalina: nos ultimos dois anos ela e o filho participam da nossa ceia (24) e almoço (25) de natal.
Fora isso, eu nao tenho contato com outras pessoas que nao sejam meus colegas de trabalho. Eu estou muito bem com isso. Eu ate saio para tomar umas birita e jantar com a rapaziada, mas sempre fica restrito a coisas depois do trabalho, ou eventos bancados pela firma aos fins de semana.
Tenho alguns conhecidos meus brasileiros morando em Berlin, mas eu nao interajo presencialmente com nenhum por aqui.

PS: 3 anos ininterruptos de Berlin. Talvez eu va para o Brasil final do ano.
 
oi pessoal,

como anda a vida de vcs? pra quem ta na europa, preocupados com toda treta com a Russia?

faz 1 ano que estou aqui na Alemanha, viajo para o Brasil essa semana para um casamento, mas to meio baqueado kkkk otimo que deu tudo certo a patroa ta com emprego, em teoria tudo ajeitado, mas to meio assim q nao conhecemos ninguem por aqui, tipo fora o pessoal do trabalho (a patroa trabalha remoto para uma empresa de Berlin), entao nao sei kkkk vcs tem algum circulo social por aqui?

Abs
Preocupado sim, vamos ver o que vai acontecer. Se rolar uma guerra na Europa acho que terei que mudar de volta para o Brasil.

Em questão de vida social aqui na Europa meio que se resume aos colegas de trabalho e o pessoal aqui do condomínio que tem cachorro. Mas é só quando tem algum evento ou algo do tipo não é como se fossem amigos de vir em casa nem nada do tipo. Meus amigos estão todos espalhados pela Europa então eu só os vejo quando viajo para onde estão ou quando estamos no Brasil. Um difícil fazer amizades, principalmente em cidades grandes como Londres onde a movimentação é muito grande... acaba que você conhece alguém e daqui 1 ano ela ja mora do outro lado da cidade (ou até em outro país) e fica inviável se ver.
 
Estou para completar 3 anos como desenvolvedor iOS,

E estou começando a disparar uns CVs para ver se consigo alguma coisa na inglaterra, estou mandando para vagas de junior e uma ou outra de pleno.

Estudei o sistema de pontos para inglaterra e essa me parece ser a melhor porta de entrada para um país de primeiro mundo, também avaliei pensando na cultura, idioma, acho que me adaptaria bem ao Reino Unido.

Mudei meu endereço no linkedin para ver como está a busca por profissionais, e tá bem parado, não sei se tem a haver com a possível recessão global a vista, mas tá bem mais parado do que aqui no Brasil que ta bombando ainda, até o meu alcance em pesquisa relacionada diminui, não sei se configurei direito o meu linkedin, mas caiu uns 40%.

Alguém ai que conseguiu essa façanha de imigrar com apenas 3 anos de exp nas costas ? Qual foi a media de NÃO recebidos antes do grande SIM ?
Alias já recebi o primeiro não, devido não ter work permit hahha por enquanto está 1x0.
 
Estou para completar 3 anos como desenvolvedor iOS,

E estou começando a disparar uns CVs para ver se consigo alguma coisa na inglaterra, estou mandando para vagas de junior e uma ou outra de pleno.

Estudei o sistema de pontos para inglaterra e essa me parece ser a melhor porta de entrada para um país de primeiro mundo, também avaliei pensando na cultura, idioma, acho que me adaptaria bem ao Reino Unido.

Mudei meu endereço no linkedin para ver como está a busca por profissionais, e tá bem parado, não sei se tem a haver com a possível recessão global a vista, mas tá bem mais parado do que aqui no Brasil que ta bombando ainda, até o meu alcance em pesquisa relacionada diminui, não sei se configurei direito o meu linkedin, mas caiu uns 40%.

Alguém ai que conseguiu essa façanha de imigrar com apenas 3 anos de exp nas costas ? Qual foi a media de NÃO recebidos antes do grande SIM ?
Alias já recebi o primeiro não, devido não ter work permit hahha por enquanto está 1x0.
Se eu tivesse vaga pra junior/mid até te indicava aqui. Mas pelo que eu tenho visto está sim um pouco mais lento... O que acontece é que numa recessão as empresas vão dar preferência a contratar senior+ (por exemplo tenho 2 vagas pra senior mobile dev aqui na empresa e estamos tentando contratar há quase 2 meses). A movimentação diminui um pouco no geral. Eu acho que com um pouco de sorte você consegue vaga mid. Tenta entrar em contato com recruiters, eles ganham por contratação.
 
Se eu tivesse vaga pra junior/mid até te indicava aqui. Mas pelo que eu tenho visto está sim um pouco mais lento... O que acontece é que numa recessão as empresas vão dar preferência a contratar senior+ (por exemplo tenho 2 vagas pra senior mobile dev aqui na empresa e estamos tentando contratar há quase 2 meses). A movimentação diminui um pouco no geral. Eu acho que com um pouco de sorte você consegue vaga mid. Tenta entrar em contato com recruiters, eles ganham por contratação.
Obrigado pela consideração,

Sobre os recruiters, um me adicionou, porém ao contrario dos brasileiros que já entram em contato em seguida ele não me mandou mensagem oferecendo vaga, porém vi que ele postou que está procurando por iOS developer. Você saberia dizer se é comum a gente abordar os recruiters ao contrário do que é aqui, mesmo que ele te adicione ?
 
Sei lá se é normal, mas se tu sabe que ele tá procurando alguém pra isso que queres fazer, fala com ele. “Obrigado por conectar comigo aqui no LinkedIn, percebi que você está procurando alguém para vaga tal. Você poderia compartilhar mais detalhes sobre a vaga?” .. algo assim, no idioma que for haha
 
Obrigado pela consideração,

Sobre os recruiters, um me adicionou, porém ao contrario dos brasileiros que já entram em contato em seguida ele não me mandou mensagem oferecendo vaga, porém vi que ele postou que está procurando por iOS developer. Você saberia dizer se é comum a gente abordar os recruiters ao contrário do que é aqui, mesmo que ele te adicione ?
Eu acho que não faz diferença, se ele tem vaga e acha que vale a pena gastar o tempo dele e o da empresa tentando contratar você então eles vão, como eu disse eles ganham por contratação hehe. Tudo vai depender se a empresa está patrocinando visto, se você está no nível desejado, etc. Me manda uma MP pra gente se adicionar no LinkedIn, posso passar um ou dois contatos
 
Sei lá se é normal, mas se tu sabe que ele tá procurando alguém pra isso que queres fazer, fala com ele. “Obrigado por conectar comigo aqui no LinkedIn, percebi que você está procurando alguém para vaga tal. Você poderia compartilhar mais detalhes sobre a vaga?” .. algo assim, no idioma que for haha
Ah sim, não custa mandar msg. kkkk
Mas minha dúvida era mais para entender como funciona os recruiters lá fora.
Eu acho que não faz diferença, se ele tem vaga e acha que vale a pena gastar o tempo dele e o da empresa tentando contratar você então eles vão, como eu disse eles ganham por contratação hehe. Tudo vai depender se a empresa está patrocinando visto, se você está no nível desejado, etc. Me manda uma MP pra gente se adicionar no LinkedIn, posso passar um ou dois contatos
Valeu vou mandar!
 
O único maluco que conheci que imigrou pro Reino Unido foi por indicação.

O que você talvez possa fazer é entrar em contato com algum brasileiro dessa empresa e pedir indicação. Se o bônus de indicação for bom acho que ele nem vai piscar de te indicar hahaha
 
O único maluco que conheci que imigrou pro Reino Unido foi por indicação.

O que você talvez possa fazer é entrar em contato com algum brasileiro dessa empresa e pedir indicação. Se o bônus de indicação for bom acho que ele nem vai piscar de te indicar hahaha
Pelo que estou vendo a concorrencia está bem forte, principalmente para junior-pleno...
Mas vou continuar na saga. hehe
 
O único maluco que conheci que imigrou pro Reino Unido foi por indicação.

O que você talvez possa fazer é entrar em contato com algum brasileiro dessa empresa e pedir indicação. Se o bônus de indicação for bom acho que ele nem vai piscar de te indicar hahaha
Eu fui fazendo entrevista, mas ajudou que foi pre-brexit e com passaporte europeu.
Mas é, sempre tem uns bonus de indicação bem bons. Aqui é £4k hahaha
 
Eu fui fazendo entrevista, mas ajudou que foi pre-brexit e com passaporte europeu.
Mas é, sempre tem uns bonus de indicação bem bons. Aqui é £4k hahaha
caramba, £4k por indicação que dá certo é grana pra caramba hein.
:notbad:

No mais também não conheço ninguém que tenha conseguido entrar no UK não, a aparencia que dá é que é bem mais restrito...
 
Boa noite, entrando agora no topico, sem querer ser repetitivo (nao sei se ja falaram antes) mas quem trampa em TI, qual a area ?
Sabem de algo que esteja 'fraco' la fora e eles estao com maior demanda de contratação aqui ?

Minha meta era inicialmente (ate pra sempre quem sabe hehe) trampar aqui remoto para alguma empresa de fora.
Sou de Infra, mas vou ter um AVC se continuar mais um ano nessa #$%@, então to vendo pra migrar de area, e vejo que minha xp de mais de 7 anos não é nada, sou igual um engenheiro ou medico que vem pra TI, outsider. Então queria aprender algo que sei que tem mercado.
Estou a alguns meses estudando Data (Python\SQL) mas só vejo pegarem gente pleno e senior, junior só se fode, então acho que to perdendo meu tempo.
Me disseram que C#, Java e dev iOS são as 3 areas carentes, to inclinado a estudar a fundo mesmo C#, mas queria uma luz de quem já está no mercado.

Obrigado!
 
Boa noite, entrando agora no topico, sem querer ser repetitivo (nao sei se ja falaram antes) mas quem trampa em TI, qual a area ?
Sabem de algo que esteja 'fraco' la fora e eles estao com maior demanda de contratação aqui ?

Minha meta era inicialmente (ate pra sempre quem sabe hehe) trampar aqui remoto para alguma empresa de fora.
Sou de Infra, mas vou ter um AVC se continuar mais um ano nessa #$%@, então to vendo pra migrar de area, e vejo que minha xp de mais de 7 anos não é nada, sou igual um engenheiro ou medico que vem pra TI, outsider. Então queria aprender algo que sei que tem mercado.
Estou a alguns meses estudando Data (Python\SQL) mas só vejo pegarem gente pleno e senior, junior só se fode, então acho que to perdendo meu tempo.
Me disseram que C#, Java e dev iOS são as 3 areas carentes, to inclinado a estudar a fundo mesmo C#, mas queria uma luz de quem já está no mercado.

Obrigado!
Mas qual o objetivo, trabalhar no Brasil ou fora ?
 
Mas qual o objetivo, trabalhar no Brasil ou fora ?
seria fora, mas vejo que isso é algo a longo prazo
ACREDITO que um trabalho remoto pra empresa gringa seja mais facil do que trabalhar localmente lá, estou chutando

Por isso queria aprender algo util para o mercado
 
seria fora, mas vejo que isso é algo a longo prazo
ACREDITO que um trabalho remoto pra empresa gringa seja mais facil do que trabalhar localmente lá, estou chutando

Por isso queria aprender algo util para o mercado
Estou tendo a percepção de que react está bem forte na europa.
Mas falando no geral sempre há demanda para profissionais acima da média. E pensando nisso, c#, Java ou iOS/swift são tecnologias bem diferente e vale a pena focar em uma que tenha mais a haver com seu perfil, pois assim vc vai conseguir se desenvolver mais.
 
Boa noite, entrando agora no topico, sem querer ser repetitivo (nao sei se ja falaram antes) mas quem trampa em TI, qual a area ?
Sabem de algo que esteja 'fraco' la fora e eles estao com maior demanda de contratação aqui ?

Minha meta era inicialmente (ate pra sempre quem sabe hehe) trampar aqui remoto para alguma empresa de fora.
Sou de Infra, mas vou ter um AVC se continuar mais um ano nessa #$%@, então to vendo pra migrar de area, e vejo que minha xp de mais de 7 anos não é nada, sou igual um engenheiro ou medico que vem pra TI, outsider. Então queria aprender algo que sei que tem mercado.
Estou a alguns meses estudando Data (Python\SQL) mas só vejo pegarem gente pleno e senior, junior só se fode, então acho que to perdendo meu tempo.
Me disseram que C#, Java e dev iOS são as 3 areas carentes, to inclinado a estudar a fundo mesmo C#, mas queria uma luz de quem já está no mercado.

Obrigado!

C# é mais nichado por ser ferramenta da Microsoft, até há certa demanda, mas acredito que com o Java você terá muito mais oferta. Mas, primeiramente, eu sugiro que você se decida qual área quer atuar: back, front ou mobile, e à partir daí começar a estudar a tecnologia. Não adianta nada você investir no Java e não gostar de backend, por exemplo.

Se quiser ter uma ideia da demanda, procure em sites de emprego específicos de cada país ou, se for só pra ter uma ideia, procure no linkedin pelas vagas de Dev e veja o que estão pedindo.
 
O maior problema está sendo que o mercado pra júnior está muito saturado, e também por conta da recessão, a maioria das empresas estão contratando somente senior+. Está um pouco complicado no momento. Está mais fácil ganhar experiência no brasil e mudar como senior.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo