[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

parabéns pela compra, o que esta achando do roteador? Ja pensou em usar DUAL LINK e aproveitar as duas portas de WAN para colocar dois links da VIVO ou CLARO ou VIVO/CLARO?
Ele é um roteador fora da caixinha, mas não uso ele como roteador uso como AP apenas, tenho meu próprio roteador.
 
Eu uso um AC86u desde 2018 e posso afirmar que é um baita roteador ainda hoje sim.

Infelizmente hoje os preços subiram e ele está na casa dos R$ 1.000,00, mas tem como achar por menos.
E recomendo fortemente. É super estável com o FW do Merlin, cheio de recursos, hardware dá conta do recado e uso ele até como pi hole.
Só tem um problema: ele esquenta um tanto.
Mas quanto a isso dá de contornar fazendo um mod interno, colocando uns dissipadores extras no backplate, trocando os thermalpads, adicionando um fan em 5v, adicionando uma pasta térmica descente (Achei uma prolimatech pk antiga, comprada em 2016, lacrada ainda).

Deu uma puta diferença na temp do processador.
Atualmente ela ficava na faixa dos 69º C (temp ambiente aqui de 20 ºC).
Dropou pra menos de 50 ºC.

Fazendo uma manutenção básica preventiva e cuidando do seu router ele dura muitos anos

 
Pessoal vou explicar como está minha rede atualmente, tenho uma ONU ZTE multilaser pro, onde chega a fibra e autentica a conexão e um roteador Asus RT ac68u que destribui a rede, os dois com Nat ativado, coloco o IP do Asus na dmz da ONU ZTE, e assim a Nat fica aberta no Xbox. Mas gostaria de saber se ligando o Xbox diretamente na ONU seria o mais correto e melhoraria a conexão nele, ou deixo conectado no Asus mesmo?
 
Pessoal vou explicar como está minha rede atualmente, tenho uma ONU ZTE multilaser pro, onde chega a fibra e autentica a conexão e um roteador Asus RT ac68u que destribui a rede, os dois com Nat ativado, coloco o IP do Asus na dmz da ONU ZTE, e assim a Nat fica aberta no Xbox. Mas gostaria de saber se ligando o Xbox diretamente na ONU seria o mais correto e melhoraria a conexão nele, ou deixo conectado no Asus mesmo?
O melhor era sair fora desse duplo NAT.
Não é possível deixar o ONU em bridge e o Asus fazer a autenticação?
Se não for possível, deixa o Asus como AP.
 
O melhor era sair fora desse duplo NAT.
Não é possível deixar o ONU em bridge e o Asus fazer a autenticação?
Se não for possível, deixa o Asus como AP.
Infelizmente a empresa é regional, não libera fazer isso se não sem dúvidas era a melhor opção, como deixo o Asus em AP?
 
Infelizmente a empresa é regional, não libera fazer isso se não sem dúvidas era a melhor opção, como deixo o Asus em AP?
Administration -> Operation Mode -> Access Point mode
Antes disso, lembrar algumas coisas.
O Asus passa apenas a distribuir o sinal via WiFi e cabo, ele não faz mais nenhum tipo de roteamento. As configurações que você vai controlar nele vão ser basicamente relacionadas ao WiFi, como nome e senha da rede.
Pesquisar em que porta eth do Asus vai ter que ligar o cabo que vem da ONU, eu acho que continua sendo na WAN, mas não tenho certeza.
E caso você não consiga na ONU ver a lista DHCP para saber qual vai ser o IP do Asus, tem um programa da Asus que faz isso, Device Discovery Utility ou algo assim.

Basicamente é isso, todo o resto é a ONU que vai fazer, que é o que já acontece hoje. DHCP, roteamento de portas, etc...
 
Administration -> Operation Mode -> Access Point mode
Antes disso, lembrar algumas coisas.
O Asus passa apenas a distribuir o sinal via WiFi e cabo, ele não faz mais nenhum tipo de roteamento. As configurações que você vai controlar nele vão ser basicamente relacionadas ao WiFi, como nome e senha da rede.
Pesquisar em que porta eth do Asus vai ter que ligar o cabo que vem da ONU, eu acho que continua sendo na WAN, mas não tenho certeza.
E caso você não consiga na ONU ver a lista DHCP para saber qual vai ser o IP do Asus, tem um programa da Asus que faz isso, Device Discovery Utility ou algo assim.

Basicamente é isso, todo o resto é a ONU que vai fazer, que é o que já acontece hoje. DHCP, roteamento de portas, etc...
Show mano, valeu!
 
Bom dia pessoal!

Precisei trocar de roteador, e por ouvir falar tão bem do "ASUS RT-AC68U" acabei comprando.

Acontece que quando rodo um filme que está no meu NAS Synology, o filme trava depois de alguns minutos.

Se eu volto para o roteador antigo (TP-Link), isso não acontece.

Achei que fosse defeito do roteador e devolvi para a loja, agora depois de um tempo eu peguei outro roteador igual e acontece o mesmo problema.

Já tentei ativar o Qos, mas não resolveu.

Alguém teria alguma ideia de como resolver isso?

Abs!
 
Pessoal estou me estressando demais com repetidores.

Tenho um AC86U rodando stock, com frequência os repetidores, param de navegar, ja testei todas configurações possiveis de DHCP, IP fixo, etc.

Duvida.

Valeria a pena deixar o AC86U apenas como Roteador e comprar um sistema mash de 2 pontos ( recomendam algum ? )

ou comprar um AC68U, que esta saindo por 570 na Kabum e "duplicar" meu WIFI power.

O que acham ?

Minha casa tem 280 M² .

Obrigado
 
Pessoal estou me estressando demais com repetidores.

Tenho um AC86U rodando stock, com frequência os repetidores, param de navegar, ja testei todas configurações possiveis de DHCP, IP fixo, etc.

Duvida.

Valeria a pena deixar o AC86U apenas como Roteador e comprar um sistema mash de 2 pontos ( recomendam algum ? )

ou comprar um AC68U, que esta saindo por 570 na Kabum e "duplicar" meu WIFI power.

O que acham ?

Minha casa tem 280 M² .

Obrigado

Parar ligar em MESH, precisa estar ligado por cabo.
 
Não necessariamente. Aqui uso um RT-AC86U e um RT-AC68U em Mesh apenas via wifi.
Eu sei disso, mas uma casa de 280 m2 e no wifi tem perda, não tem jeito.
No ap da minha mãe, ap de 260 m2 tem 6 roteadores ao todo, todos por cabo.
 
Não necessariamente. Aqui uso um RT-AC86U e um RT-AC68U em Mesh apenas via wifi.
Eu consigo trazer um cabo para os 2, o andar de baixo é bem aberto, acredito que 1 em cada andar para início, você recomenda? Funciona bem?

Comprar um Ac68 = 549
Comorer sistema Mesh inteiro e usar ac86 como rotear apenas = 899
 
Eu consigo trazer um cabo para os 2, o andar de baixo é bem aberto, acredito que 1 em cada andar para início, você recomenda? Funciona bem?

Comprar um Ac68 = 549
Comorer sistema Mesh inteiro e usar ac86 como rotear apenas = 899

Se for um Ac68 e um Ac86 eu colocaria o Ac86 no ambiente mais fechado. Se puder, eu iria de uma vez em dois Ac86.
 
Internet aqui é 1 GB. Por que vai piorar minha internet ele?
Porque ele é fraco de processamento, ele não tem poder para rotear 1Gb e ainda fazer controle de QoS, se ativar o QoS ele vai limitar a velocidade da sua internet em mais ou menos 200Mb.
E com 1Gb de internet, porque você quer QoS?
 
Porque ele é fraco de processamento, ele não tem poder para rotear 1Gb e ainda fazer controle de QoS, se ativar o QoS ele vai limitar a velocidade da sua internet em mais ou menos 200Mb.
E com 1Gb de internet, porque você quer QoS?
então é o seguinte, eu estava com internet vivo fibra 600mb e dando mt bufferbloat nos testes. esse roteador estava na caixa e li um pouco alguns posts aqui e pensei que colocando ele na minha rede iria melhorar isso. agora contratei um segundo provedor e coloquei ja o roteador, queria fazer o teste pra deixar ele focado pra executar um jogo específico que era o que tava apresentando mais problemas. Contratei 1gb da linq
 
então é o seguinte, eu estava com internet vivo fibra 600mb e dando mt bufferbloat nos testes. esse roteador estava na caixa e li um pouco alguns posts aqui e pensei que colocando ele na minha rede iria melhorar isso. agora contratei um segundo provedor e coloquei ja o roteador, queria fazer o teste pra deixar ele focado pra executar um jogo específico que era o que tava apresentando mais problemas. Contratei 1gb da linq
bufferbloat acontece quando a conexão está saturada, up, down ou ambos.
Com conexões cada vez mais rápidas, vai ficando cada vez menos provável de saturar a banda e causar problemas de bufferbloat.
Os testes de bufferbloat, caso feitos sem usar algum QoS, sempre iram dizer que você tem algum bufferbloat porque eles estão saturando a banda...
O que o QoS faz a grosso modo é por exemplo você tem 600Mb de internet, então vai liberar apenas 550Mb, com isso você não irá saturar o link e o seu ping continuará em níveis normais não causando o bufferbloat.

O problema que você tem com esse jogo usando a vivo fibra não deve ser relacionado a bufferbloat, a não ser é claro que tivesse outras pessoas usando o máximo que dava da banda.
É mais provável ser alguma coisa de rota, trocando o provedor ou usando alguma VPN podem resolver pelo simples fato de ter uma rota diferente.

Em todo o caso, se ainda assim quiser QoS para 1Gb de internet, isso aí complica! Tem poucos roteadores SOHO que conseguem isso, acho que o mais barato deve ser um AX86u, que para essa questão em específico é melhor que o AX88u por exemplo. Precisa pesquisar bem, antes de comprar qualquer coisa.
Na minha opinião e uso, QoS para conexões acima de 300Mb é desnecessário.
 
Bom dia pessoal , tem como voltar da firmware Merlin para a Stock ?

Tô com problema no dual WAN do asus ax88u. Ele não tá mudando a conexão para a WAN secundária quando fico sem conexão na WAN primária. Aqui tá no modo failover.

Queria ver se seria algum tipo de bug na Merlin
 
bufferbloat acontece quando a conexão está saturada, up, down ou ambos.
Com conexões cada vez mais rápidas, vai ficando cada vez menos provável de saturar a banda e causar problemas de bufferbloat.
Os testes de bufferbloat, caso feitos sem usar algum QoS, sempre iram dizer que você tem algum bufferbloat porque eles estão saturando a banda...
O que o QoS faz a grosso modo é por exemplo você tem 600Mb de internet, então vai liberar apenas 550Mb, com isso você não irá saturar o link e o seu ping continuará em níveis normais não causando o bufferbloat.

O problema que você tem com esse jogo usando a vivo fibra não deve ser relacionado a bufferbloat, a não ser é claro que tivesse outras pessoas usando o máximo que dava da banda.
É mais provável ser alguma coisa de rota, trocando o provedor ou usando alguma VPN podem resolver pelo simples fato de ter uma rota diferente.

Em todo o caso, se ainda assim quiser QoS para 1Gb de internet, isso aí complica! Tem poucos roteadores SOHO que conseguem isso, acho que o mais barato deve ser um AX86u, que para essa questão em específico é melhor que o AX88u por exemplo. Precisa pesquisar bem, antes de comprar qualquer coisa.
Na minha opinião e uso, QoS para conexões acima de 300Mb é desnecessario.
Esse 86u n vai limitar minha banda que é de 1gb com o qos ligado? Usei o qos do 68u no jogo que tinha citado e houve mt melhora. Pensei nos edge router tb. Qual vc indicari pra minha finalidade?
 
Esse 86u n vai limitar minha banda que é de 1gb com o qos ligado? Usei o qos do 68u no jogo que tinha citado e houve mt melhora. Pensei nos edge router tb. Qual vc indicari pra minha finalidade?
O AX86u? Acredito que não, é um dos Asus mais fortes que tem, mas precisa pesquisar para saber ao certo.
Sobre edge router, se você está com dificuldade de configurar QoS no Asus, no edge router você não vai saber nem começar... eu indico ficar nos Asus mesmo.

Sobre o QoS no AC68u e melhorou o jogo e tal, bom como eu já expliquei, QoS só vai fazer alguma coisa se a banda estiver saturada, caso contrário ele não muda nada!
Se durante o jogo, não tem mais nada usando a banda na sua rede, como downloads e tal, não tem como ter melhorado nada no jogo, é placebo...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo