• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Gargalo é só quando está em 100%?

A essa altura do campeonato, só trabalho com ibagens rs. Faz um vídeo com uma partida de warzone ou uno, ou sei lá.
 
Pior que esses 3 eu já troquei. Antes eu usava um SSD Sata, e agora um NVME. O HD é novo, tem uns 3 meses que comprei ele. E a fonte eu tinha uma de 500w e agora coloquei essa de 600w da EVGA.

O warzone está no HD ou NVme ?
 
O warzone está no HD ou NVme ?
Todos os jogos estão no HD, o único que está no SSd é o Forza Horizon 5, cujo qual também tenho alguns stutterings, mas ele é bem jgável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc altera configurações do Windows ou usa Windows alterado? Por exemplo paginação? Ou aqueles Windows modificados que andam por ai? Seu monitor tem freesync/gsync?
Nada, Windows original. Já formatei ele várias e várias vezes e sempre continua da mesma forma. E sim, meu monitor tem freesync.
 
Todos os jogos estão no HD, o único que está no SSd é o Forza Horizon 5, cujo qual também tenho alguns stutterings, mas ele é bem jgável.

Para mim é isso, sempre tive stutterings jogando no hd, mais acentuados quando rodo a mais frames(leia-se 60fps).
 
Todos os jogos estão no HD, o único que está no SSd é o Forza Horizon 5, cujo qual também tenho alguns stutterings, mas ele é bem jgável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nada, Windows original. Já formatei ele várias e várias vezes e sempre continua da mesma forma. E sim, meu monitor tem freesync.
Já tentou desabilitar o Freesync?
 
Já tentou desabilitar o Freesync?
Ja sim, e na verdade não deu em nada. Estou subindo um vídeo para o YouTube e já envio aqui para você o link.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se da pra ver direito as métricas por conta do HDR. Mas aqui está um vídeo onde tenho stutterings.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E também tem esse do Far Cry 6 que tenho umas quedas bem esquisitas.
 
Última edição:
Ja sim, e na verdade não deu em nada. Estou subindo um vídeo para o YouTube e já envio aqui para você o link.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se da pra ver direito as métricas por conta do HDR. Mas aqui está um vídeo onde tenho stutterings.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E também tem esse do Far Cry 6 que tenho umas quedas bem esquisitas.

Não deu pra observar engasgo em nenhum dos dois vídeos.

Nem no visual e nem na linha de tempo. Apesar que o primeiro não dá pra enxergar a linha do tempo, mas no visual não vi qualquer engasgo.

Obs: Porque vc limita o jogo em 60FPS?
 
Não deu pra observar engasgo em nenhum dos dois vídeos.

Nem no visual e nem na linha de tempo. Apesar que o primeiro não dá pra enxergar a linha do tempo, mas no visual não vi qualquer engasgo.

Obs: Porque vc limita o jogo em 60FPS?
Limito porque no caso do Battlefield o processador acaba não aguentando mais do que isso. Mas infelizmente não dá pra ver as gagueiras, porque no caso de comandos eu senti meio como se tivesse puxando.
 
Acabei de baixar o Dying Light 2 e estou com problemas de quedas e stutterings. É assim que fica em todos os jogos.
 
Acabei de baixar o Dying Light 2 e estou com problemas de quedas e stutterings. É assim que fica em todos os jogos.

Tá rodando DX11? Tem alguns stuttering ai, o que é normal pro DL2 mesmo. As quedas que não deveriam estar ocorrendo. Coloca DX12. Não se deve jogar nada DX11 se tem disponível DX12. Mas vc disse que pegou por agora, então acho que essa versão ai não roda DX12 sem crashar.

Vc tá usando o frame limit do jogo? Experimenta usar do próprio software que gere o driver da nVidia. É muito superior e gera 0 problemas. Enquanto limitador pelo jogo é sempre uma desgraça, que inclusive gera stutterings.

Ah, e faça um favor a si mesmo. Sempre que o jogo tiver DLSS disponível, ligue. Então ativa o DLSS ai também. Não é só pra aumentar a performance, mas também para melhorar MUITO a qualidade da imagem.
 
Queda de frame no bf = a cpu tava meio tensa ali, 80-90%, fora que eu mesmo tenho uns stutters no bf aqui em dx11. Aí até dá pra culpar a cpu.

O FC6 (e o FC5, New Dawn) é um jogo bem single threaded, e gosta de ipc e clock alto. Normal ter os drops ali, fora que foram só drops, não stutter. Um 12400f/5600 fariam esses drops sumirem, creio eu.

Dying Light eu não tenho pra testar, mas em certas partes o uso tava em 90%. Pode ser que o jogo peça mais cpu mesmo. Testou o modo DX12? Capaz até de ter mais stutter lol, mas ser mais estável.

Mas é, quer ver isso sumir, o negócio é investir num i5 ou r5 mas recente.

E outra irmão, bota ao menos um jogo desses que te dá problema num ssd pra ver se resolve. Rodar coisa em HD hoje é pedir pra se estressar, fora o tempo perdido em loading e fast travel de jogos abertos. Tem SSD de 1tb por menos de 300 conto no ali. São super simples, mas mais que o suficiente pra guardar jogos. É o que eu tenho aqui. Morri uns 360 há pouco mais de 1 ano atrás, e só uso pra colocar jogo.
 
Queda de frame no bf = a cpu tava meio tensa ali, 80-90%, fora que eu mesmo tenho uns stutters no bf aqui em dx11. Aí até dá pra culpar a cpu.

O FC6 (e o FC5, New Dawn) é um jogo bem single threaded, e gosta de ipc e clock alto. Normal ter os drops ali, fora que foram só drops, não stutter. Um 12400f/5600 fariam esses drops sumirem, creio eu.

Dying Light eu não tenho pra testar, mas em certas partes o uso tava em 90%. Pode ser que o jogo peça mais cpu mesmo. Testou o modo DX12? Capaz até de ter mais stutter lol, mas ser mais estável.

Mas é, quer ver isso sumir, o negócio é investir num i5 ou r5 mas recente.

E outra irmão, bota ao menos um jogo desses que te dá problema num ssd pra ver se resolve. Rodar coisa em HD hoje é pedir pra se estressar, fora o tempo perdido em loading e fast travel de jogos abertos. Tem SSD de 1tb por menos de 300 conto no ali. São super simples, mas mais que o suficiente pra guardar jogos. É o que eu tenho aqui. Morri uns 360 há pouco mais de 1 ano atrás, e só uso pra colocar jogo.
Então, eu estava justamente procurando um Kit Upgrade com o Ryzen 5 5600 pra dar esse up no PC. To com ele em mente por enquanto, eu até colocaria o 12400f, mas o problema é em upgrades futuros, onde a intel muda o socket e tem que ficar trocando a placa mãe. Então eu preferiria ir de Ryzen mesmo.
 
Então, eu estava justamente procurando um Kit Upgrade com o Ryzen 5 5600 pra dar esse up no PC. To com ele em mente por enquanto, eu até colocaria o 12400f, mas o problema é em upgrades futuros, onde a intel muda o socket e tem que ficar trocando a placa mãe. Então eu preferiria ir de Ryzen mesmo.
É, mas nesse caso, é o contrário. O AM4 é um socket "morto", então o que saiu, saiu. O socket 1700 teve a série 12, e agora vai ter a série 13, ou seja, se pegar uma placa mais parrudinha, uma TUF B660 Plus da Asus, por exemplo, vai poder botar até um i7 de 13a geração.

A não ser que você já esteja com ideia de pegar a série 7000 da AMD. Aí são outros 500, mas até agora, não se sabe a longevidade do AM5, pq pouco falaram oficialmente. Tenha em mente que AM5 vai ser só DDR5 também, que embora vá baratear, continua mais caro que alguns kits simples de 3600mhz DDR4.
 
É, mas nesse caso, é o contrário. O AM4 é um socket "morto", então o que saiu, saiu. O socket 1700 teve a série 12, e agora vai ter a série 13, ou seja, se pegar uma placa mais parrudinha, uma TUF B660 Plus da Asus, por exemplo, vai poder botar até um i7 de 13a geração.

A não ser que você já esteja com ideia de pegar a série 7000 da AMD. Aí são outros 500, mas até agora, não se sabe a longevidade do AM5, pq pouco falaram oficialmente. Tenha em mente que AM5 vai ser só DDR5 também, que embora vá baratear, continua mais caro que alguns kits simples de 3600mhz DDR4.
Sim, no caso, futuramente eu iria pegar um Ryzen 7000. Seria vantajoso, ou seria melhor o i5 12400? E a única placa que dará suporte para as CPUs mais novas é a B660M?
 
Sim, no caso, futuramente eu iria pegar um Ryzen 7000. Seria vantajoso, ou seria melhor o i5 12400? E a única placa que dará suporte para as CPUs mais novas é a B660M?
Se já está pensando em pegar um 7000, melhor segurar, não? A não ser que se não se incomode de vender mobo + memórias + cpu mais pra frente. Particularmente, se eu fosse comprar um kit agora, pegaria o 12400f + b660, apesar de serem um pouco mais careiros do que um 5600 + b450 ou b550 baratas. Mas tem como usar o chipset H610 pro 12400f também, mas se for colocar uma cpu mais pra frente, vai ter que ser um possível i5 13400, pq 7 a mobo não vai aguentar. O H610m também tem muito menos features que o B660.

Porém, todavia, entretanto, se você tentar a sorte num kit 5600 no ali, vai ficar bem em conta hein. Tem a B550 Soyo, que é a queridinha do CxB agora:





Fica uns 330-340 com cupom direto.

O 5600 fica menos de 800 direto:

https://pt.aliexpress.com/item/1005....0.0.56727f06v4l2Ff&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Com o cupom 6I14 fica 764 agora.

Não tôm contanto memória pq não se se tu tem. Se não tiver, direto tem as Cuso 3600 ou 3200, o par de 2x8gb por 250 com cupom.

Pela Ali, é um caso a se pensar o up.
 
Sim, porém no caso, eu trocaria para o 7 bem mais pra frente, em upgrades bem futuros, isso quando eu trocar a placa de vídeo no futuro e tudo mais.
Eu estava pensando aqui e tem outro processador em jogo. O i5 11400f seria uma má escolha? Eu vi que ele chega a ser mais barato que o ryzen 5 5600 e no Youtube estava vendo que ambos entregam praticamente a mesma coisa.
Neste caso, rankeando, qual qual seria a melhor escolha? (contando com valores da placa mãe, vi que a B660M da MSI para a 12 geração, está custando uns 850 reais, e da 11 geração, literalmente o mesmo modelo com socket diferente, esta custando 520) Visando custo beneficio e compatibilidade com a RTX 3060.

i5 12400f;
i5 11400f
ou Ryzen 5 5600?
 
Sim, porém no caso, eu trocaria para o 7 bem mais pra frente, em upgrades bem futuros, isso quando eu trocar a placa de vídeo no futuro e tudo mais.
Eu estava pensando aqui e tem outro processador em jogo. O i5 11400f seria uma má escolha? Eu vi que ele chega a ser mais barato que o ryzen 5 5600 e no Youtube estava vendo que ambos entregam praticamente a mesma coisa.
Neste caso, rankeando, qual qual seria a melhor escolha? (contando com valores da placa mãe, vi que a B660M da MSI para a 12 geração, está custando uns 850 reais, e da 11 geração, literalmente o mesmo modelo com socket diferente, esta custando 520) Visando custo beneficio e compatibilidade com a RTX 3060.

i5 12400f;
i5 11400f
ou Ryzen 5 5600?
Deixa, acabei de ver que entre o 1400 e o 5600 o 5600 é melhor mesmo
 
Deixa, acabei de ver que entre o 1400 e o 5600 o 5600 é melhor mesmo
Não vale. O 11400f também é beberrão comparado com o 10400f e 12400f, só pra citar o antecessor e predecessor. Tem placa mãe fraca que engasga nele. Fora que não valeria o preço. Com uma b550 tu pode botar um 5700x ou 5800x3d usados mais no futuro por um preço mais em conta no ali. Ou pega o 5600 ou já pula pro 12400f. Com ambos, a performance vai ser tão melhor, que você talvez nem queira mudar pra série nova da amd ou intel.
 
Não vale. O 11400f também é beberrão comparado com o 10400f e 12400f, só pra citar o antecessor e predecessor. Tem placa mãe fraca que engasga nele. Fora que não valeria o preço. Com uma b550 tu pode botar um 5700x ou 5800x3d usados mais no futuro por um preço mais em conta no ali. Ou pega o 5600 ou já pula pro 12400f. Com ambos, a performance vai ser tão melhor, que você talvez nem queira mudar pra série nova da amd ou intel.
Sim, eu estava pensando em colocar uma B660M com o 12400f mesmo, seria mais vantajoso em tudo né. e sem gargalos praticamente.
 
As vezes o problema não é nem vc, nem seu processador, nem seu windows, nem nada.
Tem game que tem engine torta e bugada e a única solução é trocar de jogo.

Respondendo a sua pergunta, gargalo é quando um componente está em 100% de uso.
Você sempre terá um gargalo, o ideal é vc não ter mais de um.

Exemplos de gargalo:
CPU I9 12900KS
Nvidia 3090ti
2GB memória RAM <<< gargalo
128 TB NVME PCIE gen 8 3d

CPU Xiaoxin Z3 << gargalo
RX 6950 XT
Memória 256GB DDR4
22 TB NVME

Ryzen 7650 XT 3D V2 (32C 64T @ 6,45Ghz cooler a nitrogênio numa base na Antártida onde a temperatura é -20ºC)
Nvidia 4090TI
48GB DDR6
160GB SATA 1 <<< gargalo

Pentium 3 800Mhz
Nvidia 1630 <<< Gargalo
4GB RAM DDR3
128 GB SSD
Fiquei emocionado com seu post meu primeiro Pc foi um Pentium 3 800 MHz , 128 MB ram e um hd de 20 gb kkkk
 
Boa noite pessoal. Passando aqui para atualizar que recentemente comprei um Kit com uma B550M Aorus Elite e um Ryzen 5 5600x. Instalei tudo certinho e estou testando faz praticamente duas semanas, formatei o Windows e estou conseguindo jogar vários jogos. Mas estou com o porém de que ainda tenho alguns pequenos stutterings. E agora não sei do que se trata, já que troquei praticamente tudo, menos a memória RAM, e é uma coisa que meu orçamento não consegue cobrir no momento.
Gostaria de saber se tem alguma configuração de BIOS que eu deveria fazer com esse Kit além do XMP.

Atualmente meu PC está assim:
Processador - R5 5600x
Placa mãe - B550M Aorus elite
RAM - T-Force Vulcan 2x8 2666
Fonte - EVGA 600w 80 Plus White
GPU - RTX 3060 MSI Gaming X
Armazenamento - SSD NVME Kingston 500Gb // HDD Seagate 2Tb
Sistema e BIOS tudo devidamente atualizado. E sim, os jogos estão instalados no HD que é novo, tem uns 3 meses que comprei.
 
Boa noite pessoal. Passando aqui para atualizar que recentemente comprei um Kit com uma B550M Aorus Elite e um Ryzen 5 5600x. Instalei tudo certinho e estou testando faz praticamente duas semanas, formatei o Windows e estou conseguindo jogar vários jogos. Mas estou com o porém de que ainda tenho alguns pequenos stutterings. E agora não sei do que se trata, já que troquei praticamente tudo, menos a memória RAM, e é uma coisa que meu orçamento não consegue cobrir no momento.
Gostaria de saber se tem alguma configuração de BIOS que eu deveria fazer com esse Kit além do XMP.

Atualmente meu PC está assim:
Processador - R5 5600x
Placa mãe - B550M Aorus elite
RAM - T-Force Vulcan 2x8 2666
Fonte - EVGA 600w 80 Plus White
GPU - RTX 3060 MSI Gaming X
Armazenamento - SSD NVME Kingston 500Gb // HDD Seagate 2Tb
Sistema e BIOS tudo devidamente atualizado. E sim, os jogos estão instalados no HD que é novo, tem uns 3 meses que comprei.
Ryzen é chato com memória, mas Zen 3 nem tanto assim. No mais, agora não tem como saber qual a causa dos stutterings, e se eles sequer tem a ver com o hardware, pq há jogos e jogos. A única parte zoada do kit são as memos. Recomendo que você tente fazer over nelas pra 3000 ou 3200 pra ver se melhora.

Por acaso, eu mesmo segui minhas dicas lá em cima, e peguei um kit Soyo B550 + 5600, e de quebra também foram juntos uma RX 6600M e 2x 16Gb 3200 C16 rs. Tô brincando com tudo faz 1-2 semanas, e não poderia estar mais feliz, vindo de um Xeon 2666v3 + RX 570. A gigantesca maioria de stuter por falta de performance, vram, gargalo com cpu etc sumiram quase que totalmente. Só em jogos conhecidos por serem zoadinhos mesmo eles se manteram. E olha que largue o hardware todo em cima de uma instalação do windows do xeon. Pra semana estarei passando meu kit anterior pra frente e instalando o W11 do zero pra ver como fica.

Outra recomendação seria rodar no nvme. Tem jogo que é chato e vai dar stutter com hd hoje em dia, mesmo ele sendo bom. Principalmente os AAA. Eles já nem tento rodar em HD mecânico, que é perda de tempo.
 
Última edição:
Baixei o Boderlands 3 e fiz um teste de benchmark, e nele tem vários stutterings. Agora não sei de onde pode estar vindo (Eu sei que a GPU está em 100%, mas eu costumo jogar com o fps travado e ela fica uns 70% de uso e mesmo assim tenho stutterings.

 
Baixei o Boderlands 3 e fiz um teste de benchmark, e nele tem vários stutterings. Agora não sei de onde pode estar vindo (Eu sei que a GPU está em 100%, mas eu costumo jogar com o fps travado e ela fica uns 70% de uso e mesmo assim tenho stutterings.


As vezes não tem como evitar. Os jogos de mundo aberto precisam carregar o mapa conforme vc vai se movendo. Aí dependendo do que tá carregando pode dar um stutter. Não tem muito o que fazer.

Como os SSDs eram inacessíveis no passado, e só a relativamente pouco tempo superaram as vendas de HDD, as primeiras ferramentas pra usar toda a velocidade disponível só ficaram prontas agoras (tipo no UE5). Aí só os jogos desenvolvidos com essas ferramentas é que vão se beneficiar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo