• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Boa noite!

Aproveitando o gancho, o Tp-link Er605 é uma boa pedida?
Numa pesquisa rápida vi que ele era fácil de configurar um failover. Uso doméstico, 300mbps.
cara, eu odeio esse equipamento... é extremamente capado e vivia pegando bug nas configurações dele. Até onde eu sei não saiu mais atualização pra ele, entao os bugs permanecem

esse foi um dos motivos que me levou a aprender e fazer certificações da Mikrotik

EDIT: pelo q vi, saiu atualizações no final do ano pro ER605, talvez tenham acertado alguns bugs

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, tô numa dúvida sinistra... vou recorrer a vcs! Qual comprar?? Vou comprar no Paraguai e essas são as melhores opções que encontrei por lá.

Huawei WS7206 AX3 Pro, Xiaomi AX3000 (torre) ou Xiaomi AX3200 RB01 ???​


Valeu!
cara, eu tenho um ax3000... excelente equipamento, intensidade do sinal extremamente alta, eu recomendo
 
Boa obrigado!!!
... busco um com bom sinal mesmo, meu apartamento é pequeno, mas o meu atual da operadora (um ZTE ZT199) não chega direito no meu quarto pq tem umas paredes, o 5G no quarto cai muito. Acho que qualquer um desses vai ser melhor que o atual, mas já que posso escolher quero o melhor, né?

Difícil encontrar informações técnicas sobre o sinal deles. Tô revirando o Google... hahah
cara, eu odeio esse equipamento... é extremamente capado e vivia pegando bug nas configurações dele. Até onde eu sei não saiu mais atualização pra ele, entao os bugs permanecem

esse foi um dos motivos que me levou a aprender e fazer certificações da Mikrotik

EDIT: pelo q vi, saiu atualizações no final do ano pro ER605, talvez tenham acertado alguns bugs

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


cara, eu tenho um ax3000... excelente equipamento, intensidade do sinal extremamente alta, eu recomendo
 
Boa obrigado!!!
... busco um com bom sinal mesmo, meu apartamento é pequeno, mas o meu atual da operadora (um ZTE ZT199) não chega direito no meu quarto pq tem umas paredes, o 5G no quarto cai muito. Acho que qualquer um desses vai ser melhor que o atual, mas já que posso escolher quero o melhor, né?

Difícil encontrar informações técnicas sobre o sinal deles. Tô revirando o Google... hahah
cara, meu ax3000 quando testei na intensidade maxima (versão chinesa, na tradução fica a opção "atravessar paredes") a rede 5Ghz estava chegando na entrada do meu bloco e moro no 2º andar, e a 2,4Ghz estava chegando dentro do carro parado enfrente ao bloco, muito forte... acabei colocando na intensidade padrão
 
Caramba!!! Muito bom isso, a global sei que vai ser capada, mas não deve ser muiiito pior.
Obrigado mais uma vez.
 
Caramba!!! Muito bom isso, a global sei que vai ser capada, mas não deve ser muiiito pior.
Obrigado mais uma vez.
Sim, a global segue a normativa da Europa, acaba diminuindo a intensidade do sinal... sinceramente não sei quanto fica de diferença, mas pelos comentários q li antes de comprar, acaba capando bastante o router (diria q entre 30 e 40%)
 
Pessoal,

Decidi usar dois Mikrotik, investi um pouco mais e meu foco tb é aprender um pouco mais sobre estes dois equipamentos.
Pretendo usar no escritório o AC2, para balancear os dois links da casa e o AC3 mais localizado no centro da casa (190m2 - Térrea).

FqtAVs2.jpg


Para conectar os pontos de rede vou usar o TP-Link Gigabit 16 portas gerenciável.

Estou usando este guia para fazer a configuração básica, agora a tarde devo gastar bastante tempo nisto:

Uma pergunta, pelo que entendo, seria possível fazer uma rede mesh usando cabos ethernet como backhaul através do CAPsMAN, alguém já fez esta configuração?
Aqui encontrei um passo-a-passo de um lab:

 
Olá amigos.

Comprei um Huawei ax3 pro e no ML o vendedor confirmou que era a versão chinesa pois eu queria a amplificação maior, porém acho que foi um golpinho. Ao instalar vi que era a versão 7206-30. Alguém consegue me confirmar se é br, global ou chinesa?

Obrigado!
 
Olá pessoal possuo um roteador Asus RT-AC59U desde 2020 como principal. Recentemente comecei a automatizar a iluminação aqui de casa com interruptores inteligentes wifi, pra isso coloquei um roteador antigo via cabo que tinha aqui parado OiwTech OIW-2431 150Mbps como repetidor, mas as veses um ou outro dispositivo fica offline. Estive pensando em comprar outro igual esse da Asus, mas não sei se ele aguentaria um monte de dispositivos conectados, se ainda vale a pena em 2024 tendo em vista que vai fazer 4 anos com esse roteador. Tambem cogitei comprar 2 Huawei Ws7000 Ax2s Wifi 6 2.4g&5ghz e colocar em mesh, não conheço muito da tecnologia, vi em algum lugar que em cada ponto perde 50% do desempenho.
 
Olá pessoal possuo um roteador Asus RT-AC59U desde 2020 como principal. Recentemente comecei a automatizar a iluminação aqui de casa com interruptores inteligentes wifi, pra isso coloquei um roteador antigo via cabo que tinha aqui parado OiwTech OIW-2431 150Mbps como repetidor, mas as veses um ou outro dispositivo fica offline. Estive pensando em comprar outro igual esse da Asus, mas não sei se ele aguentaria um monte de dispositivos conectados, se ainda vale a pena em 2024 tendo em vista que vai fazer 4 anos com esse roteador. Tambem cogitei comprar 2 Huawei Ws7000 Ax2s Wifi 6 2.4g&5ghz e colocar em mesh, não conheço muito da tecnologia, vi em algum lugar que em cada ponto perde 50% do desempenho.
Cara , eu tenho mesmo problema.

So que o meu é um Ax88u de principal e um Ax2 de AP.

Vira e mexe 3 dispositivos as vezes ficam off-line. Vou tentar dias coisas:

- IP estático para os dispositivos que ficam off-line
-Colocar um tempo maior na rede Wi-Fi.
 
Bom dia pessoal. Tenho 3 redmi AX5400 e gostaria de usar eles da seguinte forma:

a) Um deles como principal (ligado ao modem/router da vivo em bridge);
b) Outro em mesh com o principal;
c) O último como Access Point conectado por cabo ao principal;

Consegui fazer a configuração a e b sem grandes problemas, mas não está dando certo configurar o AP. Toda vez que conecto o cabo de rede nesse último roteador (porta wan) para tentar configura-lo, a rede wifi dele some. Parece que ele faz outro mesh, só que cabeado.

Alguém tem algum bizú? Ou será que não rola ter uma rede mesh e um access point ao mesmo tempo?

Obrigado,
 
Última edição:
Pessoal,

Decidi usar dois Mikrotik, investi um pouco mais e meu foco tb é aprender um pouco mais sobre estes dois equipamentos.
Pretendo usar no escritório o AC2, para balancear os dois links da casa e o AC3 mais localizado no centro da casa (190m2 - Térrea).

FqtAVs2.jpg


Para conectar os pontos de rede vou usar o TP-Link Gigabit 16 portas gerenciável.

Estou usando este guia para fazer a configuração básica, agora a tarde devo gastar bastante tempo nisto:

Uma pergunta, pelo que entendo, seria possível fazer uma rede mesh usando cabos ethernet como backhaul através do CAPsMAN, alguém já fez esta configuração?
Aqui encontrei um passo-a-passo de um lab:

excelentes equipamentos, mas eu seguiria o canal do Leo Vieira, o cara é fera e ensina demais a usar os equipamentos da MKT. Diria q aprendi 80% do sei com ele, o restante foi vendo outros videos e documentação oficial.

uma dica q já te dou sobre MKTs: não faça balanceamento de links com PCC, vc vai ter problemas com sites gov e bancos... use mangle e boa


sobre a rede mesh, sinceramente nunca fiz com RB, meus clientes costumam usar Unifi ou então os proprios APs da MKT.
 
cara, eu odeio esse equipamento... é extremamente capado e vivia pegando bug nas configurações dele. Até onde eu sei não saiu mais atualização pra ele, entao os bugs permanecem

esse foi um dos motivos que me levou a aprender e fazer certificações da Mikrotik

EDIT: pelo q vi, saiu atualizações no final do ano pro ER605, talvez tenham acertado alguns bugs

...
Show, obrigado pela opinião.

Então prefiro passar para algo mais confiável, nem que custe mais dinheiros e conhecimento também.
Considerando para o futuro, ligar até 3 ou 4 roteadores nele com 1Gbps do provedor, teria alguma recomendação?
 
Show, obrigado pela opinião.

Então prefiro passar para algo mais confiável, nem que custe mais dinheiros e conhecimento também.
Considerando para o futuro, ligar até 3 ou 4 roteadores nele com 1Gbps do provedor, teria alguma recomendação?
depende do seu nivel de conhecimento, aqui no topico pessoal recomenda bastante equipamentos da Xiaomi e Huawei, tem q dar uma fuçada nos posts

se quiser partir pra algo profissional, recomendo a RB3011 ou a RB4011 (tem opção com e sem wifi)... esses equipamentos aceitam de boa links 1Gbps (tem outras opções tbm da Mikrotik, como exemplo os modelos q o amigo acima postou hAP ac³ e hAP ac², porém esses modelos não cheguei a testar com links 1Gbps)

PS: aqui no meu ap em uso tenho um Xiaomi AX3000, porém tenho pra testes tenho uma RB2011 antiguinha
 
depende do seu nivel de conhecimento, aqui no topico pessoal recomenda bastante equipamentos da Xiaomi e Huawei, tem q dar uma fuçada nos posts

se quiser partir pra algo profissional, recomendo a RB3011 ou a RB4011 (tem opção com e sem wifi)... esses equipamentos aceitam de boa links 1Gbps (tem outras opções tbm da Mikrotik, como exemplo os modelos q o amigo acima postou hAP ac³ e hAP ac², porém esses modelos não cheguei a testar com links 1Gbps)

PS: aqui no meu ap em uso tenho um Xiaomi AX3000, porém tenho pra testes tenho uma RB2011 antiguinha
Seria algo exclusivo para failover. RB3011 acho que vai ser muito, seria só algo bom a nível de confiabilidade.
Não é pra mim, pro meu amigo, e quem sabe não quer ajudar, daí to vendo isso pra ele, só não tenho pratica com esses equipamentos.
Ele já tem wifi com 3 roteadores tp-link AX73 na propriedade.
Seria adicionar mais um equipamento pra fazer o failover da fibra com a starlink.
 
Seria algo exclusivo para failover. RB3011 acho que vai ser muito, seria só algo bom a nível de confiabilidade.
Não é pra mim, pro meu amigo, e quem sabe não quer ajudar, daí to vendo isso pra ele, só não tenho pratica com esses equipamentos.
Ele já tem wifi com 3 roteadores tp-link AX73 na propriedade.
Seria adicionar mais um equipamento pra fazer o failover da fibra com a starlink.
então, precisa ser alguma RB com processador ARM, pois os CPUs de entrada não dão conta de links de 1Gb, mesmo usando fasttrack

neste caso, recomendo vc dar uma olhada nos posts anteriores, pessoal comenta quais routers (Xiaomi, Huawei, TP-Link, etc) são bons para links de 1Gb, ai vc vai pagar mais barato que as RBs
 
então, precisa ser alguma RB com processador ARM, pois os CPUs de entrada não dão conta de links de 1Gb, mesmo usando fasttrack

neste caso, recomendo vc dar uma olhada nos posts anteriores, pessoal comenta quais routers (Xiaomi, Huawei, TP-Link, etc) são bons para links de 1Gb, ai vc vai pagar mais barato que as RBs
Show! Muito obrigado pelos esclarecimentos, vou correr atrás desses daí. 🤝
 
Cara , eu tenho mesmo problema.

So que o meu é um Ax88u de principal e um Ax2 de AP.

Vira e mexe 3 dispositivos as vezes ficam off-line. Vou tentar dias coisas:

- IP estático para os dispositivos que ficam off-line
-Colocar um tempo maior na rede Wi-Fi.
Caraca, estava olhando esse Ax88u é um baita roteador, parabéns. Vc concentrou todos seus dispositivos inteligentes no Ax2 de AP? Antes de postar minha mensagem anterior eu coloquei ip estático em todos interruptores inteligentes e não sei se é coincidência ou não mas aparentemente resolveu. Uma coisa que não tinha pensado em fazer é aumentar o tempo de rede wifi. Tb coloquei filtro de mac em todos eles. O que mais me incomodava é que o dispositivo que ficava offline era justamente o que estava na mesma sala do roteador que estava conectado. Comecei a desconfiar que não foi uma boa ideia ter ido para os dispositivos wifi em vez de zigbee.
 
Caraca, estava olhando esse Ax88u é um baita roteador, parabéns. Vc concentrou todos seus dispositivos inteligentes no Ax2 de AP? Antes de postar minha mensagem anterior eu coloquei ip estático em todos interruptores inteligentes e não sei se é coincidência ou não mas aparentemente resolveu. Uma coisa que não tinha pensado em fazer é aumentar o tempo de rede wifi. Tb coloquei filtro de mac em todos eles. O que mais me incomodava é que o dispositivo que ficava offline era justamente o que estava na mesma sala do roteador que estava conectado. Comecei a desconfiar que não foi uma boa ideia ter ido para os dispositivos wifi em vez de zigbee.
cara, eu tenho cameras, interruptores, Alexa, tvs, notebooks, etc. tudo pendurado em wifi, nunca tive problemas mesmo quando usava o modem da operadora... acredito q o problema era o q vc mesmo comentou
 
excelentes equipamentos, mas eu seguiria o canal do Leo Vieira, o cara é fera e ensina demais a usar os equipamentos da MKT. Diria q aprendi 80% do sei com ele, o restante foi vendo outros videos e documentação oficial.
uma dica q já te dou sobre MKTs: não faça balanceamento de links com PCC, vc vai ter problemas com sites gov e bancos... use mangle e boa
sobre a rede mesh, sinceramente nunca fiz com RB, meus clientes costumam usar Unifi ou então os proprios APs da MKT.

Show de bola, vou seguir o canal dele.

Tinha esta pergunta, o que usar para balanceamento, portanto vou descartar o PCC.

penso em usar o Failover WAN Backup


Essa semana devo continuar a configuração.
 
Show de bola, vou seguir o canal dele.

Tinha esta pergunta, o que usar para balanceamento, portanto vou descartar o PCC.

penso em usar o Failover WAN Backup


Essa semana devo continuar a configuração.
o Leo Vieira da boas dicas em como fazer failover e loadbalance

em meus clientes, quando possivel, segmento as redes corporativa, visitantes, colaboradores, etc. (com VLAN) e jogo o link secundário para as redes secundarias e o principal para a corporativa, e faço failover com elas via netwatch usando a tabela mangle, funciona lindamente e todos os links ficam operacionais

em sua casa vc pode definir IPs para seus equipamentos e fazer cada um individualmente sair por um ou outro link, e ajustar o failover... enfim, tem bastante possibilidade
 
o Leo Vieira da boas dicas em como fazer failover e loadbalance

em meus clientes, quando possivel, segmento as redes corporativa, visitantes, colaboradores, etc. (com VLAN) e jogo o link secundário para as redes secundarias e o principal para a corporativa, e faço failover com elas via netwatch usando a tabela mangle, funciona lindamente e todos os links ficam operacionais

em sua casa vc pode definir IPs para seus equipamentos e fazer cada um individualmente sair por um ou outro link, e ajustar o failover... enfim, tem bastante possibilidade

Boa dica.
Vou dar uma explorada essa semana ainda.

Ainda não liguei o AC3, quero terminar de entender como wifi é configurado, ontem estava vendo um treinamento e quero tb ver a questão de bloquear Ads direto no MK, mas talvez usar somente um DNS.

Vi algumas pessoas com pi-hole conectado na USB (o AC2 não tem) para fazer este trabalho.
 
Pessoal,

Decidi usar dois Mikrotik, investi um pouco mais e meu foco tb é aprender um pouco mais sobre estes dois equipamentos.
Pretendo usar no escritório o AC2, para balancear os dois links da casa e o AC3 mais localizado no centro da casa (190m2 - Térrea).

FqtAVs2.jpg


Para conectar os pontos de rede vou usar o TP-Link Gigabit 16 portas gerenciável.

Estou usando este guia para fazer a configuração básica, agora a tarde devo gastar bastante tempo nisto:

Uma pergunta, pelo que entendo, seria possível fazer uma rede mesh usando cabos ethernet como backhaul através do CAPsMAN, alguém já fez esta configuração?
Aqui encontrei um passo-a-passo de um lab:

Boas escolhas. Você vai aprender um caminhão de coisa configurando esses aparelhos, sem dúvida.

Recomendo você ficar por dentro das mudanças introduzidas na versão 7.13 do RouterOS pra que suas configurações já nasçam atualizadas. 👌

Se antes o pacote "wireless" era embutido no pacote "routeros" e tinha o pacote adicional "wifiwave2", agora pra fazer gestão de WiFi ac com o CAPsMAN tu precisa do pacote "wireless" separado e pra configurar redes WiFi ac tu precisa do pacote "wifi-qcom-ac" também separado.

E também vou deixar um alerta especial para a hAP ac², pois ela tem só 16 MB de storage e tem vários relatos de gente esbarrando na falta de espaço na hora de atualizar e instalar pacotes adicionais (especialmente pois na atualização automática, o sistema desmembra os pacotes "routeros" e "wireless"). No pior dos casos, pode ser necessário fazer um netinstall.

O nosmis abriu um tópico dedicado a explicar isso: https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=202578

Essa imagem aqui dá uma resumida boa: (fonte: https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=202423#p1041981)

5bSIEWr.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, também tem esse vídeo da MikroTik explicando as mudanças da versão 7.13 na questão dos pacotes:



Ah, e também houveram mudanças nos menus no Winbox
 
Última edição:
@yuripg1

Obrigado pelas dicas, aprendi agora a como subir os pacotes =D

Em relalacao ao wifi, pretendo usar o 5Ghz AX para os hosts e 2.4Ghz AX somente para cameras.
Caso algum dispositivo nao seja compativel com AX, irei conectar no AC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Notei as mudancas mesmo.
Mas estou conseguindo me virar.
 
@yuripg1

Obrigado pelas dicas, aprendi agora a como subir os pacotes =D

Em relalacao ao wifi, pretendo usar o 5Ghz AX para os hosts e 2.4Ghz AX somente para cameras.
Caso algum dispositivo nao seja compativel com AX, irei conectar no AC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Notei as mudancas mesmo.
Mas estou conseguindo me virar.
Bá, show de bola.

Quando li o post, pensei que eram os hAP ac² e hAP ac³.

Mas sendo os hAP ax² e hAP ax³, melhor ainda 👌

Só em vez do wifi-qcom-ac, é o wifi-qcom então. E pra controlar com CAPsMAN não deve precisar de pacote adicional pra WiFi ax, se entendi corretamente.
 
Bá, show de bola.
Quando li o post, pensei que eram os hAP ac² e hAP ac³.
Mas sendo os hAP ax² e hAP ax³, melhor ainda 👌
Só em vez do wifi-qcom-ac, é o wifi-qcom então. E pra controlar com CAPsMAN não deve precisar de pacote adicional pra WiFi ax, se entendi corretamente.

Isso, exatamente, AX2 e AX3

Baixei os pacotes, mas vc está certo, para configurar o WiFi ax não é necessário o routeros, acabei de desabilitar para remover.

Ops, minto, acabei de ver...

é o AX2 e o AC3

Eu acho que comprei errado! hahahaha
Que cagada!! O problema que o AC3 não tem AX
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo