• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Dúvida de Hardware PC Gamer com Windows XP

frcintra0

Hungry Member
Registrado
Pessoal quero montar um PC com foco nos jogos de 2007 pra trás e quero que o SO seja o Windows XP, gostaria de tentar montar com o Hardware máximo que o XP suporta, a principio pensei em uma placa mãe 775 e um core 2 quad, ficaria legal? O XP funciona bem com core 2 quad?
 
Sim, funciona legal.
Nada impede vc colocar uma 4090 com um 13900k e instalar windows XP em uma VM e emular tudo.
 
Sim, funciona legal.
Nada impede vc colocar uma 4090 com um 13900k e instalar windows XP em uma VM e emular tudo.
Isso eu tenho mas não está me divertindo muito .
Na máquina virtual funciona exatamente igual ?
 
Sim, funciona legal.
Nada impede vc colocar uma 4090 com um 13900k e instalar windows XP em uma VM e emular tudo.
impede a falta de drivers pra rodar no XP com esse hardware
 
Se você quer rodar programas de Windows XP, eu recomendo instalar uma distribuição Linux de sua preferência e depois instalar o Wine.

O Wine suporta a grande maioria dos programas de Windows, inclusive do Windows XP, e na verdade eu já consegui rodar até programa de Windows 3.1, por incrível que pareça.


Outra opção que existe é colaborar com testes no projeto do ReactOS, onde estão tentando reconstruir literalmente um Windows totalmente livre de Microsoft, atualmente a meta de compatibilidade deles é o Windows XP.

Nota: O escalonador de processos do kernel do ReactOS ainda não suporta mais que 1 núcleo de CPU.
 
Pessoal quero montar um PC com foco nos jogos de 2007 pra trás e quero que o SO seja o Windows XP, gostaria de tentar montar com o Hardware máximo que o XP suporta, a principio pensei em uma placa mãe 775 e um core 2 quad, ficaria legal? O XP funciona bem com core 2 quad?
Eu já tive que caçar isso pro meu pai uma vez, então só pra contribuir. O último soquete suportado oficialmente pelo windows XP foi o LGA 1155, geração Ivy Bridge. Isso oficialmente, porque obviamente a única coisa que limita a compatibilidade é a falta de drivers, e a geração Ivy Bridge já pode ter alguns problemas. Até Sandy Bridge é mais garantido. Ou soquete AM3+, logo Phenom, FX, também tem suporte, mas se a ideia é jogo melhor caçar algo da Intel mesmo.

Agora... O problema real é achar placa mãe que ainda funcione BEM. CPU você vai achar um monte, mas placa mãe... Eu sei que tem algumas empresas que andaram "reformando", ou seja, roubaram o chipset de alguma placa e refizeram o restante, mas não faço ideia de como são os drivers pra essas placas.
 
Pessoal quero montar um PC com foco nos jogos de 2007 pra trás e quero que o SO seja o Windows XP, gostaria de tentar montar com o Hardware máximo que o XP suporta, a principio pensei em uma placa mãe 775 e um core 2 quad, ficaria legal? O XP funciona bem com core 2 quad?
O máximo que o WinXP suporta é:
- CPU = Socket 1155 / AM3+ (e como o amigo @Vhasegawa bem disse, só os SandyBridge são garantidos, IvyBridge tem incompatibilidades)
- GPU = GTX 960 / R9 270X (para funcionar da GTX 970 até a TitanX precisa editar o .inf do instalador do driver, mas a GPU funciona normalmente apesar disso)
- MEM = Vai da versão do XP (32bit ou 64bit)

Isso de forma oficial, não oficialmente você pode ir além mas ai fica sem placa de som, USB e diversos drivers, e não vai muito longe (da quarta até a sétima geração Intel ele nem instala a menos que você injete drivers AHCI no ISO, e com os Ryzens é tanta gambiarra que parei de ler). Digo isso pois também pesquisei a uns 6 anos atrás até onde dava para ir, já que tenho um PC antigo só para o WinXP (Athlon64 5000+, 4GB RAM, X1650 AGP) e na época pensei em trocá-lo/aposentá-lo para testar o WinXP x64 em algo mais moderno (tipo, sair do AGP, permitindo jogar muito mais retro-games) mas desisti da ideia, apenas atualizei a placa de vídeo (era uma FX5200 128bit... lembro que o upgrade foi glorioso).

Hoje o PC está parado na estante e faz tempo que não ligo, quando achar alguma coisa que só rode no XP eu ligo ele e vejo se ainda vive xD
 
Nossa vai me ajudar demais, eu achava que o máximo que o xp suportava era Socket 775, agora o 1155 abre um lek enorme de vantagens, e meu intuito é ter todos os drivers oficiais e jogos de 2007 pra baixo . vou a caça, obrigado
 
Um Ci7 2600K + 3GB de memória DDR3(o Windows XP 32Bits nem reconhece mais do que isso) + AMD 270X 2GB vai ficar Top com o Windows XP 32Bits.

Se quiser ir de Nvidia recomendo uma GTX760 2GB que tem desempenho equivalente a uma GTX670. Mas a GTX760 trabalha mais fria e consome menos. O mesmo ocorre entre a R9 270X VS HD7870.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não recomendo pegar C2D porque os games da geração do Xbox 360 já usavam mais que dois núcleos físicos. Eles usavam os três núcleos físicos da CPu do Xbox 360. Portanto nem mesmo um parrudo C2D E8400 é recomendado.

A VGA pode ser uma GF9600GT 512MB. Já vai segurar bem os games lançados na geração de Xbox 360 + PS3.
 
Se quiser ir de Nvidia recomendo uma GTX760 2GB que tem desempenho equivalente a uma GTX670. Mas a GTX760 trabalha mais fria e consome menos. O mesmo ocorre entre a R9 270X VS HD7870.
Tenho uma gtx 960, o xp reconhece ?
 
Tenho uma gtx 960, o xp reconhece ?
Sim, o limite dele essa placa (acima dela só com edição do instalador, mas a geração 900 é a última suportada).

Driver para o WinXP 32bit:

Driver para o WinXP 64bit:
 
apesar do win XP suportar as primeiras gerações de core i7, GTX7xx eu não faria isso, ficaria nos hardware da época do auge do windows XP... hardware anteriores ao ano de lançamento do Windows Vista por exemplo...
Acho que a experiência nostálgica seria mais completa...
eu particularmente sonhava com as mobo chipset nvidia... nem eram os melhores para overclock, mas sei lá, era mto jovem, não entendia mto, sonhava em fazer um SLI em uma placa mãe chipset nforce... Tive uma Asus ROG Strike II formula, como amava aquela placa mãe com display, placa de audio offboard, dissipador cor de cobre.... mais usei pouco, deu RMA, acabei migrando para um i5 750 como mobo e memoria de entrada, era mais feliz no 775 e não sabia

GTX280, 9800GTX... processador Q9550, E8500, Q6600
 
Última edição:
apesar do win XP suportar as primeiras gerações de core i7, GTX7xx eu não faria isso, ficaria nos hardware da época do auge do windows XP... hardware anteriores ao ano de lançamento do Windows Vista por exemplo...
Acho que a experiência nostálgica seria mais completa...
eu particularmente sonhava com as mobo chipset nvidia... nem eram os melhores para overclock, mas sei lá, era mto jovem, não entendia mto, sonhava em fazer um SLI em uma placa mãe chipset nforce... Tive uma Asus ROG Strike II formula, como amava aquela placa mãe com display, placa de audio offboard, dissipador cor de cobre.... mais usei pouco, deu RMA, acabei migrando para um i5 750 como mobo e memoria de entrada, era mais feliz no 775 e não sabia

GTX280, 9800GTX... processador Q9550, E8500, Q6600
Só mencionei o suporte a Sandy Bridge pra expandir o que ele pode procurar. Não sei como que está a disponibilidade, última vez que procurei não achei nada que me inspirasse confiança sendo LGA 1155, imagina 775 :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo