[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

zerei o dying light 2 e hoje o grid legends no steam deck, experiência bem daora

tava procurando outro jogo pra jogar, mas não to encontrando...

To pensando em days gone ou uncharted
Os dois valem a pena. Days Gone mundo aberto, e o Uncharted linear. Dá para ir jogando ambos, alternadamente.
 
Alguém já testou o FSR3 + gerador de quadros no Deck (oficialmente implementado no game, ou seja, sem ser mod)?
O que achou do desempenho? De quanto foi o ganho?

Vi que o AFMF (Amd Fluid Motion Frames), que é o gerador de quadros implementado diretamente no driver de vídeo e que por isso pode ser ativado em qualquer game, só é útil em games que já rodam na faixa dos 60 FPS. Resumindo: a função dele é melhorar o que já estava bom. Isso acontece pq ele exige muito processamento e por isso causa acaba causando input lag. Desta forma, ele não seria muito útil no caso do Deck. Talvez ajude apenas para jogar indies em telas maiores, cenário onde um desempenho extra pode ser importante para títulos multiplayer, por exemplo. Mas aí só testando...

Já o gerador de frames do FSR3 implementado diretamente no game é diferente e tem potencial para melhorar bastante o desempenho, como inclusive pudemos ver pelos mods da comunidade que se popularizaram recentemente. Porém, o resultado pode variar conforme o game. Mas essa tecnologia pode ser fundamental para manter o Deck no jogo até que a Valve lance uma nova versão do portátil, que atualmente tem previsão apenas para o final de 2026.
Por enquanto estes são os games que já possuem suporte oficial ao FSR3:
  1. Forspoken (Setembro 2023) -> Demo disponível
  2. Immortals of Aveum (Setembro 2023) -> Demo disponível
  3. Avatar: Frontiers of Pandora (Dezembro 2023)
  4. Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name (Dezembro 2023)
  5. MotorCubs RC (Janeiro 2024)
  6. Call of Duty Modern Warfare III & Warzone (Janeiro 2024)
  7. Farming Simulator 22 (Janeiro 2024)
  8. The Talos Principle 2 (Janeiro 2024)
  9. Estencel (Janeiro 2024)

A AMD revelou que outros títulos irão receber suporte muito em breve. São eles:
  • Cyberpunk 2077
  • Starfield
  • Frostpunk 2
  • Black Myth: Wukong
  • Crimson Desert
  • Like a Dragon: Infinite Wealth
  • Eve Online
  • Warhammer 40.000: Darktide
  • Warhammer 40.000: Space Marine II
  • Warhammer Age of Sigma: Realms of Ruin
  • Pax Dei
  • The Alters
  • Squad
  • Starship Troopers Extermination
 
Essa loja nova era games é confiável? Vi no anúncio que eles mandam com um lacre, será se é um lacre de perca de garantia se abrir o aparelho?

Alguém que use o case de cobre pro ssd pode me passar o link?

To pensando em pegar um deck e já vou colocar a case de cobre no ssd e trocar a pasta térmica como vi recomendarem
 
Essa loja nova era games é confiável? Vi no anúncio que eles mandam com um lacre, será se é um lacre de perca de garantia se abrir o aparelho?
Não conheço a loja para recomendar, mas ontem mesmo estava lendo o anuncio do ROG Ally deles e é isso mesmo, eles vão ABRIR a caixa e colocar um lacre deles no aparelho, se voce abrir ja era a garantia com eles...
 
Qual loja e cidade?
Studio Center Importados, Pedro Juan Caballero.
Engraçado que no Shopping China, que é maior e mais tradicional, não tinha o Oled.
 
Como faço pra jogar os jogos do GamePass no Deck?
E qual emulador legal pra Switch?
 
Somente por streaming com X cloud ou streaming de outro PC usando o Moonlight.

A outra alternativa é instalar Windows pra isso.
Vou ver se dá pra colocar o Windows num Micro SD.
 
Pessoal, 2 duvidas de novato:

1- É perigoso desativar o shadercache? Toda hora ele fica baixando, e pelo que vi, você baixa da 'nuvem', de outros jogadores, logo, pode estar baixando coisa que nao vai usar (de uma config Ultra por ex.). Desativado eu vi que aumenta os stutters, pq ele vai gerando enquanto joga, mas é o seu cache, logo, mais otimizado.

2- Tem alguma config boa no RetroArch da Steam? Sei que tem uma versão do Linux mesmo, mas prefiro a da Steam pra ter cloudsave, mas nela não consigo dar save state no PCSX2 e no Dolphin vejo que a perfomance está ruim, mas não sei se é normal pra essa versão.

Obrigado
 
Vixe, então vou deixar quieto.
Uma alternativa seria tentar boot pelo USB com um SSD externo. Nunca tentei, mas acho que dá pra fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É possível sim:

 
Uma alternativa seria tentar boot pelo USB com um SSD externo. Nunca tentei, mas acho que dá pra fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É possível sim:

E de quebra deve ficar bem mais rapido
 
Dá, mas na maioria das vezes mata o SD pelo que eu vi
Realmente... Eu mesmo tive um Kingston de 512 GB que morreu, e olha que nem usei muito. Inclusive ele parou quando eu tava usando somente pra jogos. Mas tem um detalhe: ele era do padrão A1 e dizem que o recomendado é o A2.

Agora já recebi outro (a Kingston dá garantia de 10 anos, se não me engano), mas ainda assim eu estou com receio de usá-lo, mesmo que seja só com jogos e mesmo que o próprio site da Kingston indique esse modelo pra uso com o Steam Deck! Kkkkkkkk
 
Realmente... Eu mesmo tive um Kingston de 512 GB que morreu, e olha que nem usei muito. Inclusive ele parou quando eu tava usando somente pra jogos. Mas tem um detalhe: ele era do padrão A1 e dizem que o recomendado é o A2.

Agora já recebi outro (a Kingston dá garantia de 10 anos, se não me engano), mas ainda assim eu estou com receio de usá-lo, mesmo que seja só com jogos e mesmo que o próprio site da Kingston indique esse modelo pra uso com o Steam Deck! Kkkkkkkk
Olha mas se morreu com o uso certo há uma grande chance de vc ter comprado um falsificado... a menos q tenha comprado de rede oficial de loja grande... ai deu azar mesmo hahahaha

Eu sei lá... nunca vi vantagem em usar o SD... preço dele sai quase o preço de um SSD novo... ta certo q hoje com a porcaria do Remessa Conforme complica... mas por 300 e pouco comprava um de 1TB
 
Como faço pra jogar os jogos do GamePass no Deck?

Somente por streaming com X cloud ou streaming de outro PC usando o Moonlight.
Para o Xcloud eu uso um APP chamado XPLAY, é vendido (baratinho) dentro da própria loja Steam. Acho excelente, pois ele tem algumas funcionalidades específicas como a possibilidade de ja mandar um atalho pra steam do game que voce quer la do Xcloud. Além de voce ja poder executar a partir da própria interface dos jogos.
 
Para o Xcloud eu uso um APP chamado XPLAY, é vendido (baratinho) dentro da própria loja Steam. Acho excelente, pois ele tem algumas funcionalidades específicas como a possibilidade de ja mandar um atalho pra steam do game que voce quer la do Xcloud. Além de voce ja poder executar a partir da própria interface dos jogos.
Eu terei que renovar o game pass final desse mês, mas nem vou mais pegar o ultimate porque a qualidade caiu muito. Filas, queda de conexão e streaming ruim que antes não existiam. A MS está vacilando.

Agora pra rodar jogo do GP vou baixar no desktop e jogar por streaming no Deck. Bem mais tranquilo.
 
comecei playthrough de kingdom come e notei de novo instabilidade, com direito até a glitch/artifact na hud do steamos quando o jogo tava rodando
diminui o undervolt de novo, agora -20/-20/-20
normalizou

Realmente... Eu mesmo tive um Kingston de 512 GB que morreu, e olha que nem usei muito. Inclusive ele parou quando eu tava usando somente pra jogos. Mas tem um detalhe: ele era do padrão A1 e dizem que o recomendado é o A2.

Agora já recebi outro (a Kingston dá garantia de 10 anos, se não me engano), mas ainda assim eu estou com receio de usá-lo, mesmo que seja só com jogos e mesmo que o próprio site da Kingston indique esse modelo pra uso com o Steam Deck! Kkkkkkkk
se não me falhe a memoria, tem varios relatos de microsd da kingston falhando nos foruns por ai (steamcommunity, reddit tem varios relatos)
inclusive um amigo meu teve que usar garantia da kingston 3 vezes por isso; todas as vezes o baguio deixou de funcionar quando usava no deck dele
recomendo samsung evo plus (que as vezes tem promocoes na loja samsung members deles que fica praticamente igual a comprado da china)
 
Eu terei que renovar o game pass final desse mês, mas nem vou mais pegar o ultimate porque a qualidade caiu muito. Filas, queda de conexão e streaming ruim que antes não existiam. A MS está vacilando.

Agora pra rodar jogo do GP vou baixar no desktop e jogar por streaming no Deck. Bem mais tranquilo.
O remote play pra mim não tava rolando legal, acredito que pela diferença de telas do Deck e PC, todo jogo que eu mando meu PC executar no Deck a imagem fica HORRIVEL no Deck, tudo escuro, e se eu mexer nas configs para ajustar ao Deck, quando for jogar no pc vai estar tudo zuado... Ai prefiro usar o Xcloud mesmo e baixar o que precisar direto no Deck pra jogar.
 
O remote play pra mim não tava rolando legal, acredito que pela diferença de telas do Deck e PC, todo jogo que eu mando meu PC executar no Deck a imagem fica HORRIVEL no Deck, tudo escuro, e se eu mexer nas configs para ajustar ao Deck, quando for jogar no pc vai estar tudo zuado... Ai prefiro usar o Xcloud mesmo e baixar o que precisar direto no Deck pra jogar.
Streaming do Steam não presta, tem que usar o Moonlight. Claro que quanto melhor for o roteador, melhor resultado vai conseguir.

Aqui é imperceptível a diferença entre jogar na tela do PC e no SD por streaming com o Moonlight. A única coisa que faço pra evitar problema é deixar a resolução do PC em 800p pelo painel da placa de vídeo.
 
Peguei um Evo Plus de 512gb no Ali, ficou menos de 200 pilas já com o imposto do amor.
 
Streaming do Steam não presta, tem que usar o Moonlight. Claro que quanto melhor for o roteador, melhor resultado vai conseguir.

Aqui é imperceptível a diferença entre jogar na tela do PC e no SD por streaming com o Moonlight. A única coisa que faço pra evitar problema é deixar a resolução do PC em 800p pelo painel da placa de vídeo.
Então, a qualidade do streaming em si fica excelente, não percebo nenhum lag nem nada, mas a imagem como falei fica MUIIITOOOOO diferente. Não sei se o Moonlight resolveria esse problema, mas não custa testar, vou dar uma olhada depois, vlw!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei um Evo Plus de 512gb no Ali, ficou menos de 200 pilas já com o imposto do amor.
Só torce para ser original rsrs, como é dificil identificar, cartão SD eu só compro em site de grande varejo se o produto for vendido pelo próprio (Por exemplo, vendido e entregue pela Amazon ou comprado direto na loja da samsung).
 
Então, a qualidade do streaming em si fica excelente, não percebo nenhum lag nem nada, mas a imagem como falei fica MUIIITOOOOO diferente. Não sei se o Moonlight resolveria esse problema, mas não custa testar, vou dar uma olhada depois, vlw!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só torce para ser original rsrs, como é dificil identificar, cartão SD eu só compro em site de grande varejo se o produto for vendido pelo próprio (Por exemplo, vendido e entregue pela Amazon ou comprado direto na loja da samsung).
Peguei de uma loja bem qualificada e com muito dele vendido e muito bem avaliado, até com foto mostrando a autenticidade pelo app da própria Samsung. Torcer pro meu ser assim tbm kkkkk.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo