[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Em 1 mês usando o Debian 12.1, afirmo que é uma das melhores distribuição que já utilizei.

Saí de um Ubuntu 22.04 todo bugado, principalmente porque utilizo um notebook com uma RTX3060 e tela QHD que não conseguia colocar acima de 40hz a taxa de atualização e por diversas vezes ligava o note e a tela ficava piscando, ficando impossível utilizá-lo sem correr o risco de ter um ataque epilético. A tela suporte 165hz
 
Não tem diferença de performance entre as distros, vai do seu conhecimento sobre elas. O Pop_OS é recomendado por já ter várias ferramentas embutidas, que agilizam o processo.
Existem diferenças, mas geralmente tendem a estar na margem de erro, ou a estar na casa dos 10%.

De forma geral, distros bleeding edge ou rolling release como Arch Linux, Manjaro e OpenSUSE Tumbleweed tendem a ter performance melhor, por ter drivers e Mesa mais atualizado, mas eu não ofereço nenhuma garantia de que isto seja verdade.

Enfim, no fim das contas, considero que a distro certa é aquela que resolve seus problemas, não aquela que tem uma performance superior a todas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

uma pergunta
como compila o kernel pra uma arquitetura arm ?
como faz pra ver a lista dos oficialmente suportados ?
Pra compilar para uma arquitetura específica, você precisa ler o manual do seu compilador preferido, que lá tem as flags (ou parâmetros) que você define pra criar binários da arquitetura alvo.

Sugestões de comandos pra ler o manual:
man gcc
man clang

Se você usa o make, leia a documentação.
 
Última edição:
Existem diferenças, mas geralmente tendem a estar na margem de erro, ou a estar na casa dos 10%.

De forma geral, distros bleeding edge ou rolling release como Arch Linux, Manjaro e OpenSUSE Tumbleweed tendem a ter performance melhor, por ter drivers e Mesa mais atualizado, mas eu não ofereço nenhuma garantia de que isto seja verdade.

Enfim, no fim das contas, considero que a distro certa é aquela que resolve seus problemas, não aquela que tem uma performance superior a todas.

Eu não considero muito isso, porque nem sempre o mais novo é necessariamente mais rápido que o antigo. Existem regressões, bugs. O que importa mesmo de fato são os drivers de GPU e vc consegue ter elas atualizadas até no Debian.

Mesa faz mais diferença para quem tem AMD e Intel, para Nvidia isso é irrelevante.
 
Olha só eu aqui no início do tópico quando comecei a me aventurar com Linux...
Usei por um tempo o Ubuntu com Unity naquele notebook, depois o Ubuntu Gnome no desktop. Foi naquela época que eu fui traumatizado pelo Gnome, porque no início até estava funcionando bem, só que a cada atualização ao invés de melhorar o sistema piorava porque os desenvolvedores do Gnome removiam recursos! E claro, os infames e inesquecíveis vazamentos de memória que tornavam o sistema impossível de usar naquele computador.
Lembram? Gnome teve sorte de a Canonical ter abandonado o Unity, porque um monte de desenvolvedores do Unity começaram a corrigir os erros e falhas incorrigíveis do Gnome que aqueles incompetentes nem tinha a capacidade de admitir que existiam. Desgraçados.

Por causa disso abandonei o Linux por um tempo, até que arrumei um outro notebook usado e resolvi experimentar nele.
Fui de Ubuntu Gnome porque era o que conhecia, mas o giga a mais de RAM que esse notebook tinha não era o suficiente, tinha que monitorar o tempo todo o consumo de RAM porque se chegasse perto do limite o sistema praticamente travava, infelizmente Linux tem esse problema. Como voltar para o Windows não era opção, depois de pesquisar um pouco e Gnome não sendo opção, fui de KDE Neon, e foi justo na época do lançamento do Plasma 5.12LTS.
KDE já estava bom, mas essa foi a época de ouro. Sistema estava maduro, estável e leve. MUITO level, incrivelmente leve!

8XVWHA5.jpg


Senti como se tivesse descoberto o maior segredo do mundo Linux.
A partir dessa época apenas restava aos desenvolvedores refinar a interface.
Estou nele desde então, e aguardando ansiosamente pelo lançamento do Plasma 6 no final do mês.

Minha única frustração com o Linux hoje é a maldita aceleração de vídeo em navegadores baseados no Chorume!
Ninguém deveria usar navegador baseado no Chorume, mas infelizmente é a base que o Vivaldi usa.
 
Última edição:
Olha só eu aqui no início do tópico quando comecei a me aventurar com Linux...
Usei por um tempo o Ubuntu com Unity naquele notebook, depois o Ubuntu Gnome no desktop. Foi naquela época que eu fui traumatizado pelo Gnome, porque no início até estava funcionando bem, só que a cada atualização ao invés de melhorar o sistema piorava porque os desenvolvedores do Gnome removiam recursos! E claro, os infames e inesquecíveis vazamentos de memória que tornavam o sistema impossível de usar naquele computador.
Lembram? Gnome teve sorte de a Canonical ter abandonado o Unity, porque um monte de desenvolvedores do Unity começaram a corrigir os erros e falhas incorrigíveis do Gnome que aqueles incompetentes nem tinha a capacidade de admitir que existiam. Desgraçados.

Por causa disso abandonei o Linux por um tempo, até que arrumei um outro notebook usado e resolvi experimentar nele.
Fui de Ubuntu Gnome porque era o que conhecia, mas o giga a mais de RAM que esse notebook tinha não era o suficiente, tinha que monitorar o tempo todo o consumo de RAM porque se chegasse perto do limite o sistema praticamente travava, infelizmente Linux tem esse problema. Como voltar para o Windows não era opção, depois de pesquisar um pouco e Gnome não sendo opção, fui de KDE Neon, e foi justo na época do lançamento do Plasma 5.12LTS.
KDE já estava bom, mas essa foi a época de ouro. Sistema estava maduro, estável e leve. MUITO level, incrivelmente leve!

8XVWHA5.jpg


Senti como se tivesse descoberto o maior segredo do mundo Linux.
A partir dessa época apenas restava aos desenvolvedores refinar a interface.
Estou nele desde então, e aguardando ansiosamente pelo lançamento do Plasma 6 no final do mês.

Minha única frustração com o Linux hoje é a maldita aceleração de vídeo em navegadores baseados no Chorume!
Ninguém deveria usar navegador baseado no Chorume, mas infelizmente é a base que o Vivaldi usa.
Dá uma olhada:


A Canonical conseguiu ativar automaticamente no Chromium snap, mas só funciona em Intel.


No meu caso, não funcionou muito bem, mas eu tenho o combo Intel antigo + Nvidia e acho que em Nvidia não funciona.

Porém o Firefox funciona, ao menos quando vejo em vídeos em 4k, a CPU fica com pouco uso.

Outra opção é usar a extensão h264ify, que força o Youtube a rodar em MP4, que tem aceleração de hardware.


Tem esse enhanced-h264ify que é a mesma coisa, mas permite escolher outros codecs:

 
Minha única frustração com o Linux hoje é a maldita aceleração de vídeo em navegadores baseados no Chorume!
Tem várias builds do chromium com VA-API, caso seja algo muito urgente pra vc.
chegasse perto do limite o sistema praticamente travava, infelizmente Linux tem esse problema.
Isso me parece config de swapiness errada, dá pra resolver.
 
Dá uma olhada:

Já tentei tudo, desisti.
Como disse uso Vivaldi. Teve versão snapshot em que a aceleração funcionava, daí vinha a porra do Goolag e mudava algo na base do Chorume e parava de funcionar.
Não tem jeito, e minha iGP é Skylake.

Isso me parece config de swapiness errada, dá pra resolver.

Não, é algo do comportamento do Linux quando esgota a memória.
Ou era, não sei como está agora porque uso outro notebook com 8GB de RAM e rara, raramente uso 4GB.
 
Não, é algo do comportamento do Linux quando esgota a memória.
Não é do linux, isso é config da sua distro. É questão tanto do swapiness (o quanto de "pressão" pra mover coisas da RAM pra swap), e do oom-killer. No meu caso, quando acabo a ram e swap, o OOM simplesmente mata a aplicação, mas uso o oom-killer do systemd. Meu vm.swappiness tá setado pra 60.
Como disse uso Vivaldi. Teve versão snapshot em que a aceleração funcionava, daí vinha a porra do Goolag e mudava algo na base do Chorume e parava de funcionar.
Não tem jeito, e minha iGP é Skylake.
Problema do Vivaldo então e como fazem a build do chromium deles. Se realmente quiser usar com VA-API, tem de usar o Chromium. Acho que até o Chrome já suporta nativamente no linux:
 
Não é do linux, isso é config da sua distro. É questão tanto do swapiness (o quanto de "pressão" pra mover coisas da RAM pra swap), e do oom-killer. No meu caso, quando acabo a ram e swap, o OOM simplesmente mata a aplicação, mas uso o oom-killer do systemd. Meu vm.swappiness tá setado pra 60.

Problema do Vivaldo então e como fazem a build do chromium deles. Se realmente quiser usar com VA-API, tem de usar o Chromium. Acho que até o Chrome já suporta nativamente no linux:

Nos dois casos, não.
Problema de o sistema praticamente travar é/era problema sim do Linux, discuti isso bastante na época. Ele simplesmente se comportava pior do que o Windows nessas situações em que a RAM acabava. Se passasse 1MB do limite já era.

E quando disse que "já tentei tudo" isso inclui outros navegadores baseados no Chorume, incluindo é claro o próprio.
Combinação de ruindade do próprio Chorume e zona de pacotes essenciais para Linux. As vezes funciona, na maioria das vezes não.
 
Também não tenho esse problema, recentemente usei 2 VMs + Android Studio, consumindo 18 GB de RAM (tenho 16) e não houve travamentos.

Quanto ao navegador, o Firefox não é uma opção?

Outra opção é ver o vídeo do Youtube no Haruna Media Player (frontend do mpv em QT). Copia a url e clica em Open URL. Ele vai fazer streaming do vídeo.
 
Chorume foi foda kkkkk...
Cara o GnomE é pesado demais, fico imaginando as soluções e peripécias que alguém utiliza pra conviver com as travadas que essa D.E. proporciona.
Voce comentou da época de ouro do kde, lembro que testei o Devuan ali em 2018 num pc celeron daqueles da xuxa, com 2gb ram ddr3 de notebook e 64bit num hdd de notebook, a performance do bichinho era simplesmente soberba, lembro que a plaquinha era SoC da intel com o celeron soldado, mas era simplesmente suave de rodar, pena que deve ser mais complicado de fazer isso hoje em dia com algo tão simples, obrigado!!
 
Gnome atual é bem performático, não acho pesado assim não. Eu acho que as pessoas confundem performance com velocidade das animações, que é algo pré-definido (mas modificável) ao invés de ser algo inferido do sistema.

Outro erro grave é achar que uso de memória quer dizer alguma coisa sobre o sistema, sendo que já tem uns 20 anos que isso não é regra mais em nenhum sistema operacional. Todos hoje em dia fazem cache de aplicações e outras coisas, para tornar tudo mais rápido. Memória não usada é memória desperdiçada.
 
Chorume foi foda kkkkk...
Cara o GnomE é pesado demais, fico imaginando as soluções e peripécias que alguém utiliza pra conviver com as travadas que essa D.E. proporciona.
Voce comentou da época de ouro do kde, lembro que testei o Devuan ali em 2018 num pc celeron daqueles da xuxa, com 2gb ram ddr3 de notebook e 64bit num hdd de notebook, a performance do bichinho era simplesmente soberba, lembro que a plaquinha era SoC da intel com o celeron soldado, mas era simplesmente suave de rodar, pena que deve ser mais complicado de fazer isso hoje em dia com algo tão simples, obrigado!!

Plasma continua com ótimo desempenho. Essa "época de ouro" foi quando o Plasma 5 estava ficando ajeitado demais para conseguirem inventar desculpa de que ainda não estava bom, depois dos perrengues do KDE 4 e a renovação do KDE 5.
De lá para cá o consumo de RAM aumentou, mas ficou apenas "normal" ao invés de "não acredito que está usando tão pouca memória para tanto recurso".
Pelo visto as mudanças internas do Plasma 6 e QT6 tornarão o KDE 6 ainda mais ágil.

Gnome atual é bem performático, não acho pesado assim não. Eu acho que as pessoas confundem performance com velocidade das animações, que é algo pré-definido (mas modificável) ao invés de ser algo inferido do sistema.

Outro erro grave é achar que uso de memória quer dizer alguma coisa sobre o sistema, sendo que já tem uns 20 anos que isso não é regra mais em nenhum sistema operacional. Todos hoje em dia fazem cache de aplicações e outras coisas, para tornar tudo mais rápido. Memória não usada é memória desperdiçada.

Uso de memória do Gnome 4x ainda não se justifica, mas pelo menos agora está funcionando como deveria ao invés de ter vários problemas de vazamento de memória e lentidão como antes.
Sério, Canonical salvou o Gnome.

E não, memoria não usada não é desperdiçada não, não para computadores com pouca memória.
Com Gnome o uso de memória era maior e era impossível usar aquele notebook velho. Com KDE o uso de memória era menor e era possível fazer muito mais com aquele notebook velho. Esse papo é puro "gaslighting", insistindo que a experiência real e concreta está errada, que a realidade está errada porque a teoria diz outra coisa.
 
Última edição:
Problema de o sistema praticamente travar é/era problema sim do Linux, discuti isso bastante na época.
Última vez que falo, não é, isso é algo externo ao kernel. Digo isso como alguém que usa rotineiramente e encher memória com bastante frequência (isso pq tenho 128gb de ram e mesma quantidade como swap em um nvme).

O ubuntu provavelmente vem com defaults ruins pra esse caso e vc não configurou.
E quando disse que "já tentei tudo" isso inclui outros navegadores baseados no Chorume, incluindo é claro o próprio.
Combinação de ruindade do próprio Chorume e zona de pacotes essenciais para Linux. As vezes funciona, na maioria das vezes não.
Bem, no meu notebook uso va-api sem broncas com Chrome atualmente.
 
Última vez que falo, não é, isso é algo externo ao kernel. Digo isso como alguém que usa rotineiramente e encher memória com bastante frequência (isso pq tenho 128gb de ram e mesma quantidade como swap em um nvme).

O ubuntu provavelmente vem com defaults ruins pra esse caso e vc não configurou.

Pela última vez, não vou mais responder isso.
Não, não era problema de configuração, pois assim como para fazer a aceleração de vídeo funcionar no navegador eu também testei de tudo.
E não, algo para matar o programa que estava usando e queria continuar usando não é solução. Por essa lógica a solução seria não usar Linux.
 
Calma amiguinhos, open source na cabeça e no coração, eu entendo o igor e ele só quer te ajudar mesmo, o chrome é uma tralha mesmo, infelizmente...
 
viram isso @Sonymaster
Achei o título meio sensacionalista, praticamente não tem nada a ver com linux (mas o projeto não deixa de ser legal).
 
O que acharam do elementary OS?
Só eu que achei o appcenter meio bugado?
 
Se ouviram problemas com o Plasma 6.0.0 foi mais problemas na ISO do Neon do que no Plasma, mas de todo modo ninguém deveria usar versões .0.0.
Supostamente hoje será lançado o Plasma 6.0.1, então está liberado para atualizarem e usar.
 
Se ouviram problemas com o Plasma 6.0.0 foi mais problemas na ISO do Neon do que no Plasma, mas de todo modo ninguém deveria usar versões .0.0.
Supostamente hoje será lançado o Plasma 6.0.1, então está liberado para atualizarem e usar.

Tive problemas no Arch, mas eu estava testando a versão RC. Mas pelo o que li, no r/archlinux, pessoas estava tendo problemas com a versão final também.
Estou aguardando o update, mas como você disse, versões 0.0 normalmente veem cheias de problemas.

O problema que tenho com essa versão, é que os temas precisam ser atualizados e isso vai levar um tempo. Mesmo que o Breeze tenha sido atualizado, ele continua meio apático. Alguns efeitos e widgets também precisam ser atualizados.

pa3ikgK.jpeg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo