• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

MSI MAG A850GL 850W - Não aguentou uma RX590. É bomba?

FaustoFanti

oi amiguinhos
Registrado
[RESOLVIDO - VER ULTIMO POST - ERA A PORRA DO HWINFO64 TRAVANDO O SISTEMA TODO, PEGA SENSOR DA PLACA CHINESA QUE NÃO DA PRA FICAR PUXANDO SEMPRE E TRAVA]

Olá. Contexto: Montei PC novo.

Peças novas: 14700k + DDR5 64gb + z790 maxsun, fonte MSI MAG A850GL 850W, ssd 4tb 990 evo.
Peças a serem reaproveitadas: RX590 Powercolor Red Dragon (4 anos de uso pesado). É praticamente uma RX580, pra quem conhece sabe como é robusta. Uso essa GPU faz anos em todo PC, é velha de guerra, pasta termica trocada, fan perfeito. Coloco entre 100-120% de power e mesmo assim fica estável. Preciso usar essa GPU ou alguma mais fraca (testar games/trabalho).

Teste1: 14700k + 64GB + z790 + MSI MAG. Montei sem GPU, video onboard. Testei tudo de mais pesado quanto possível.
Resultado: Estável, mesmo puxando incriveis 270W com OC pesado no processador. 8 horas de benchmark e testes reais. ZERO CRASHES.

Teste2: 14700k + 64GB + z790 + MSI MAG + RX590 (conector PCI-E 6+2 "normal"). TUDO STOCK, driver/bios/etc atualizado.
Resultado: Crash/instável em praticamente todo uso. Crash em benchmark, youtube, desktop.

Teste3: 14700k + 64GB + z790 + MSI MAG + RX590 (conector PCI-E 6+2 "normal") com power limit em 85%
Resultado: Estável - 12h de teste em benchmarks e uso de produtividade.
eZjAwPb.png


"Será que queimou a GPU nesses testes? Bora testar"
Teste4: 4770 (pc antigo) + H61 + CX600M com 8 anos de uso + RX590 TUDO STOCK
Resultado: Estável. GPU perfeita.

"Não é possível que uma fonte comprada em 2024 seja pior que uma velha pra cacete"
Coloquei a CX600M velha de guerra no PC novo.
Teste5: 14700k + 64GB + z790 + CX600M + RX590 (conector PCI-E 6+2 "normal") STOCK
Resultado: Estável. 8h de teste, aguenta aida64 stress test, qualquer coisa.

Resumo: MAG não aguenta a RX590 em 100% de power limit, crasha toda hora. Aguenta no máximo em 85% (-15% power limit). Fonte antiga CX600M aguenta a RX590 em qualquer computador/config/etc.

Hipóteses:
1) MSI MAG A850GL 850W conseguiria mandar mais "energia" no conector dedicado de 16 pinos (que a RX590 não tem suporte). Minha teoria é que o conector "normal" de 8 pinos dela talvez não mande muita energia em comparação com o de 16pin. Pra mim não faz sentido, sendo que a CX600M que testei é inferior em tudo e obviamente usa o pci-e de 8 pinos dela normal. Faz sentido isso? Fonte mais "antiga" ser otimizada pra mandar toda energia por esse conector pci já que é o "principal" dela?
2) Alguma configuração na BIOS tá deixando (?) de alguma forma a GPU puxar energia infinita da MSI MAG. Não entendo pq teria aguentado com a CX600M antiga.
3) MAG é ruim.
4) MAG veio com problema.
5) RX590 é um monstro e uma fonte de 850w não aguenta ela junto do 14700k (n faz sentido pra mim).
6) Eu sou jegue e deixei escapar alguma coisa.

Aceito qualquer opinião, muito obrigado. Pra mim única coisa que faz sentido é uma fonte moderna entregar menos energia no conector de 8 pinos já que ela talvez seja otimizada pro de 16 pinos novinho(?).

[edit]

Aqui resumo de todos testes que fiz:
image.thumb.png.cfcf69c6c9ab148841f94b953fb67c19.png
 
Última edição:
Olha, eu tenho o mesmo proc que o seu, mobo com mesmo chipset, mas uso com uma 4070 ti e conector PCI-E5. Aqui não tive nenhum problema quando está tudo em stock. Único problema que tive foi quando tentei fazer undervolt. Antes dessa fonte, eu estava usando uma XFX XFR2 de 750W e também com zero problemas. Se for uma questão como você disse da entrega de energia nos conectores PCI-E de 8 pinos, é algo bem preocupante. Qual o TDP dessa RX590?
 
Olha, eu tenho o mesmo proc que o seu, mobo com mesmo chipset, mas uso com uma 4070 ti e conector PCI-E5. Aqui não tive nenhum problema quando está tudo em stock. Único problema que tive foi quando tentei fazer undervolt. Antes dessa fonte, eu estava usando uma XFX XFR2 de 750W e também com zero problemas. Se for uma questão como você disse da entrega de energia nos conectores PCI-E de 8 pinos, é algo bem preocupante. Qual o TDP dessa RX590?
Opa, obrigado pela resposta. TDP de 175w.
Queria muito ter uma placa com conector PCI novo pra testar mas infelizmente não tenho, acho que realmente seria o teste mais importante né.

Pra mim não tá fazendo sentido algum funcionar com uma CX600M antiga e não com essa MAG..
 
Opa, obrigado pela resposta. TDP de 175w.
Queria muito ter uma placa com conector PCI novo pra testar mas infelizmente não tenho, acho que realmente seria o teste mais importante né.

Pra mim não tá fazendo sentido algum funcionar com uma CX600M antiga e não com essa MAG..
Eu não lembro direito, mas sei que no anuncio diz que ela entrega 600W no conector novo, porém tinha que ver se tem informação de quanto ela entrega nos conectores PCI-E 8 pinos, daí iria matar a charada se ela entrega o que você precisa pra RX590.
 
Eu não lembro direito, mas sei que no anuncio diz que ela entrega 600W no conector novo, porém tinha que ver se tem informação de quanto ela entrega nos conectores PCI-E 8 pinos, daí iria matar a charada se ela entrega o que você precisa pra RX590.
Porra, inteligente pra caramba!! Como eu descubro isso? É essa informação aqui? Desculpa sou leigo em fontes.

Achei só isso no manual..
71hbjHP.png


E aqui os erros que tive:
VThCri9.png
 
Vc usou o mesmo cabo PCIe (6+2) em todos os testes? Antes de partir para uma próxima possibilidade, tente trocar o cabo, pode ser apenas um cabo com alguma inconsistência nos "espaguetes"... raro, mas possível!

Sobre a fonte CORSAIR CX 600M, apesar de antiga, possui boa eficiência e excelente desempenho, além de usar componentes internos de primeira linha e entregar honestamente tudo oq é prometido em sua etiqueta.

Sobre a fonte MSI A850GL, apesar de já vir no novo padrão ATX12V v3.0 e com o famigerado novo cabo 12VHPWR do capeta, utiliza componentes internos de segundo e terceiros escalões e não apresentou um desempenho muito bom nos reviews encontrados pela web... além disso, tem informações conflitantes já em sua embalagem alegando possuir "3X Power Excursion" que já foi provado ser uma afirmação mentirosa.

Resumo: Para seu sistema com i7+RX590 uma fonte de 550W é suficiente para segurar, inclusive com margem de segurança. Eu confiaria mais numa velha e honesta CORSAIR que numa nova e duvidosa MSI.
PS: Eu estou cético com essa nova leva de fontes e digo que, enquanto eu puder manter e usar a boa e velha fonte ATX12V v.2.4 e fugir das LIXOSAS ATX12V v3.0... vou fazer isso com todas as minhas forças... talvez na Rev 3.1 as ATX3 comecem a me convencer...
 
Vc usou o mesmo cabo PCIe (6+2) em todos os testes? Antes de partir para uma próxima possibilidade, tente trocar o cabo, pode ser apenas um cabo com alguma inconsistência nos "espaguetes"... raro, mas possível!


Resumo: Eu confiaria mais numa velha e honesta CORSAIR que numa nova e duvidosa MSI.
Caramba.. assustei com teu relato sobre a MAG. O que me fez comprar ela foi 10 anos de garantia, aí nem pensei 2x.

E sim, usei o mesmo cabo, boa ideia! Único teste de cabos que fiz foi testar as duas "ramificações" dele (ele começa com um negocinho e divide em dois, testei os dois, crash em ambos).
Vou tentar tua ideia de usar cabo diferente, veio mais 1 pelo menos (to só tomando coragem pra tomar mais crash.. psicológico ficou abalado).

WJLW1Q4.png


Aqui os slots que to usando:

image.png.efc917a641fb2626e1bc4a2cd0a3db09.png

Testei em 2 slots diferentes da fonte (tem 4 no total), não sei se vale tentar em outros..

Obrigado pela resposta
 
Caramba.. assustei com teu relato sobre a MAG. O que me fez comprar ela foi 10 anos de garantia, aí nem pensei 2x.

E sim, usei o mesmo cabo, boa ideia! Único teste de cabos que fiz foi testar as duas "ramificações" dele (ele começa com um negocinho e divide em dois, testei os dois, crash em ambos).
Vou tentar tua ideia de usar cabo diferente, veio mais 1 pelo menos (to só tomando coragem pra tomar mais crash.. psicológico ficou abalado).

WJLW1Q4.png


Aqui os slots que to usando:

image.png.efc917a641fb2626e1bc4a2cd0a3db09.png

Testei em 2 slots diferentes da fonte (tem 4 no total), não sei se vale tentar em outros..

Obrigado pela resposta
Eu sou Fã da MSI, gosto dos produtos dela, é a marca da minha Placa-Mãe... mas toda marca vende produtos de primeira linha e de segunda linha... oq está matando é q estamos passando uma transição de revisão no padrão de fontes e tudo que é novo é mais suscetível a falhas... costumo dizer que a primeira leva de produtos é "beta tester".
Ao invés das empresa gastarem e pagarem pra alguém testar suas tecnologias e produtos, eles fazem a gente pagar pra testar os produtos deles kkkkkk
Sobre a qualidade da MSI, mesmo que utilize componentes de segunda linha, não desacredita ela, tanto que os 10 anos de garantia foram oferecidos pela marca, sinal de que ela confia em seu produto... mas a MSI não foi honesta nesse produto em específico... basta uma breve pesquisada pelo Google e veja os testes e reviews, vai encontrar gente elogiando e gente criticando (pode ser questão de lotes também).
Mas oq mais me intrigou foi o motivo de vc ter trocado de fonte... vc já tinha uma Corsair de qualidade... ela estava apresentando algum problema, instabilidade ou algo que te fizesse trocar de fonte? Pergunto, pois, tirando o novo cabo, qualquer fonte anterior é capaz de tocar as GPUs que precisam desse novo conector.
 
Mas oq mais me intrigou foi o motivo de vc ter trocado de fonte... vc já tinha uma Corsair de qualidade... ela estava apresentando algum problema, instabilidade ou algo que te fizesse trocar de fonte? Pergunto, pois, tirando o novo cabo, qualquer fonte anterior é capaz de tocar as GPUs que precisam desse novo conector.
Excelente explicação, muito obrigado. Faz bastante sentido, tava bem por fora, nem sabia que era troca de geração de fontes (acho que é o deve motivo de ter tão pouca fonte por aqui). Agora é ver como resolver.. to realmente achando que o problema é mesmo a fonte.

Sobre a troca, ela tava absolutamente perfeita! Troquei por dois motivos:

1) Minha CX600M tem literalmente 11 anos de uso muito intenso (eu não desligo o computador, deixo compilando a noite, etc), nem acredito que ela ainda tá viva, aí não quis arriscar. Como vc muito bem falou, realmente, essa fonte é mttttttttttt boa. Peguei a MSI mais por salvaguarda do que por qualquer coisa.. e devo pegar uma RTX 40XX em breve pra stable diffusion.

2) Infelizmente a CX600M não tem cabo suficiente/precisa de adaptador pra alguns sockets da z790 aqui (tem dois sockets do processador, uso placa pci-e de som, gpu, não tinha entrada suficiente.. incrível que mesmo com adaptador funcionou perfeitamente....)
 
Excelente explicação, muito obrigado. Faz bastante sentido, tava bem por fora, nem sabia que era troca de geração de fontes (acho que é o deve motivo de ter tão pouca fonte por aqui). Agora é ver como resolver.. to realmente achando que o problema é mesmo a fonte.

Sobre a troca, ela tava absolutamente perfeita! Troquei por dois motivos:

1) Minha CX600M tem literalmente 11 anos de uso muito intenso (eu não desligo o computador, deixo compilando a noite, etc), nem acredito que ela ainda tá viva, aí não quis arriscar. Como vc muito bem falou, realmente, essa fonte é mttttttttttt boa. Peguei a MSI mais por salvaguarda do que por qualquer coisa.. e devo pegar uma RTX 40XX em breve pra stable diffusion.

2) Infelizmente a CX600M não tem cabo suficiente/precisa de adaptador pra alguns sockets da z790 aqui (tem dois sockets do processador, uso placa pci-e de som, gpu, não tinha entrada suficiente.. incrível que mesmo com adaptador funcionou perfeitamente....)
Essa fonte é super confiável... sobre os dois conectores para o processador (EPS 4+4), se vc não for fazer overclock, pode usar apenas um, basta ler o manual da placa-mãe e ficar atento em qual dos dois conectores deve conectar a fonte...
Sim, 11 anos é estrada... entendo que qualquer equipamento canse... mas lembre que um PC nunca trabalha em 100% de carga e uma fonte dessas foi testada num ambiente severo de temperatura e com cargas de até 110%, antes de ser certificada... eu de vc, analisaria se as linhas dela estão apresentando queda de tensão, e se estiverem OK, manteria ela por enquanto e tentaria trocar essa MSI, pois quando for pegar uma RTX 40xx (se for uma 4070 pra cima) vai possivelmente precisar de uma nova fonte. Eu continuaria usando a Corsair até trocar a GPU.
 
Eu concordo com o Asiqueira ali, prefiro confiar em um projeto mais consolidado do mercado do que nessas fontes com o padrão novo. O ATX 3.0 é um regresso em questão de proteções, tem muita marca falhando em outras coisas pra poder atingir o padrão.

Agora sobre essa fonte, mesmo sendo uma Tier C ou B na melhor das hipóteses, ela foi testada pelo hardware busters, e pelo preço é uma fonte decente, não era pra apresentar esse tipo de coisa só pela qualidade dela. Então ou a sua unidade veio com defeito, ou ela tem alguma falha de projeto em certas condições.
https://hwbusters.com/psus/msi-mag-a850gl-pcie5-850w-psu-review//

O que eu sei é que essa fonte é baseada na plataforma GPX da CWT, e existe esse aviso pra fonte com esse projeto nas tier lists:
High wattage (=>750W) CWT GPX based units have problems with failing burn-in test under sub 100VAC input, don’t use in countries with sub 115VAC mains (JonnyGURU).

Ou seja, se você usa na rede 127v, pode ser a causa do seu problema, apesar que a tensão teria que estar bem baixa pra potencialmente causar isso.

A única coisa que notei é que a linha 12V da fonte é um pouco alta, porém isso é esperado em fontes atx 3.0 pra lidar com a queda de tensão nos transientes em sobrecarga. O que você pode fazer é rodar o hwinfo enquanto usa o PC e ver como está a linha 12V na aba de sensores da placa-mãe, pra ver se por exemplo não tá muito alta ou até diferente desses 12.1V que seria o esperado em média.
 
Eu continuaria usando a Corsair até trocar a GPU.
Ver se consigo achar mais adaptadores, é a decisão correta mesmo. Devo ir pra uma RTX 4060 16gb, vou arriscar ver se roda na MSI. Obrigado pela aula!
O que eu sei é que essa fonte é baseada na plataforma GPX da CWT, e existe esse aviso pra fonte com esse projeto nas tier lists:
High wattage (=>750W) CWT GPX based units have problems with failing burn-in test under sub 100VAC input, don’t use in countries with sub 115VAC mains (JonnyGURU).
Obrigado pela informação! Aqui tá plugado em 110/127v c/ filtro de linha (clamper), fiação é nova (apartamento pequeno). Teria que medir a tensão na rede continuamente pra saber.. não tenho aparelho pra isso (tenho multimetro mas é bem simpleszinho) 🥲

To usando a MAG por +/- 12 horas hoje, tá estável com o power limit na gpu.

Aqui os números do HWINFO, tá bom isso?

mYjYWFB.png


Achei esses da GPU também, tão por volta de 11v pelo power limit de 85% (acho eu?).

813fHhS.png


-------

Minha teoria atual é que a placa com TDP de 175W, reduzida a 85%, fica com exatos 148.75W. Pelo que andei pesquisando, alguns cabinhos novos PCI-E 6+2 (8) aguentam exatamente 150W - tem gente que diz que é mito e gente que diz que é real. Mandei email pra própria MSI, ver se eles dizem algo..
 
Última edição:
Eu peguei uma rog thor 2 justamente pelo padrão pci-e 5.0 e na minha 4080 é só alegria, eu pensei anteriormente em pegar uma fonte da msi mais fiquei meio com pé atrás, sempre usei corsair/cooler master e só tive problemas uma vez com uma corsair hx750i.
Eu acho que é necessário observar quando se compra uma fonte, os reviews a respeito dela, não duvido que msi tenha modelos tier A, mais não parece ser o caso dessa MAG ai.
 
Minha teoria atual é que a placa com TDP de 225W, reduzida a 85%, fica com exatos 148.75W. Pelo que andei pesquisando, alguns cabinhos novos PCI-E 6+2 (8) aguentam exatamente 150W - tem gente que diz que é mito e gente que diz que é real. Mandei email pra própria MSI, ver se eles dizem algo..
Além da energia proveniente do cabo PCIe 6+2, não se esqueça que existem 75W de energia abastecida pelo slot PCIe
 
Ver se consigo achar mais adaptadores, é a decisão correta mesmo. Devo ir pra uma RTX 4060 16gb, vou arriscar ver se roda na MSI. Obrigado pela aula!

Obrigado pela informação! Aqui tá plugado em 110/127v c/ filtro de linha (clamper), fiação é nova (apartamento pequeno). Teria que medir a tensão na rede continuamente pra saber.. não tenho aparelho pra isso (tenho multimetro mas é bem simpleszinho) 🥲

To usando a MAG por +/- 12 horas hoje, tá estável com o power limit na gpu.

Aqui os números do HWINFO, tá bom isso?

mYjYWFB.png


Achei esses da GPU também, tão por volta de 11v pelo power limit de 85% (acho eu?).

813fHhS.png


-------

Minha teoria atual é que a placa com TDP de 225W, reduzida a 85%, fica com exatos 148.75W. Pelo que andei pesquisando, alguns cabinhos novos PCI-E 6+2 (8) aguentam exatamente 150W - tem gente que diz que é mito e gente que diz que é real. Mandei email pra própria MSI, ver se eles dizem algo..
Cair pra 11.810V tá meio baixo, porém não ao ponto de dar qualquer problema. Nunca dá pra confiar totalmente em medição por software, mas eu diria que as tensões não parecem estar problemáticas. Porém nesse seu caso a fonte está funcionando, então ainda é possível que por algum motivo ela esteja caindo pra menos que isso quando dá algum problema. Geralmente quedas assim podem ser coisas entre os cabos e a placa modular.

Já no sensor da GPU, creio que a leitura esteja incorreta, pois não acho que a placa conseguiria funcionar nessa tensão aí. Nesse caso dá pra ignorar, nem sempre os sensores funcionam corretamente pra medir as tensões, e se um resultado é muito estranho e fora dos limites, provavelmente está errado.

Sobre o cabo, o slot da placa-mãe fornece por volta de 75w de energia também, e o cabo complementa, então somando slot com o cabo fica dentro do tdp dessa placa de vídeo sem problemas.

Fontes possuem uma proteção chamada OCP (Over Current Protection) que serve justamente pra limitar o quando de corrente passa pelo cabo, pra evitar que passe mais energia do que o cabo aguenta, então é possível que a fonte esteja armando o OCP.

Porém não existe muito um valor limite, esses 150w são uma estimativa média, mas o quanto a fonte vai entregar depende da fabricante. Geralmente o cabo suporta bem mais que isso, esses 150w têm uma boa sobra e não deveriam dar problema chegar perto desse valor, a menos que a própria fonte decida ativar a proteção por conta disso.
 
Além da energia proveniente do cabo PCIe 6+2, não se esqueça que existem 75W de energia abastecida pelo slot PCIe

Sobre o cabo, o slot da placa-mãe fornece por volta de 75w de energia também, e o cabo complementa, então somando slot com o cabo fica dentro do tdp dessa placa de vídeo sem problemas.
Caramba galera vocês manjam muito, meus comentários/teoria não faziam nenhum sentido então, não entendo nada de fontes como dá pra ver. Não fazia mínima ideia que o slot fornecia 75w.. minha conta tá completamente furada então.

Acho que últimos testes pra fazer são (?):

- Trocar cabo pci-express 6+2 e verificar conexão pela milésima vez - li que é melhor ligar no "principal" e não no que fica pendurado (tem 2 cabeças de 6+2)
- Tirar um dos conectores de energia do processador (vai que ajuda em algo..)
- Gravar o HWINFO pra ver pra as tensões/etc antes de dar crash (notei que boa parte dos crashes davam assim que eu saia do benchmark)
- Configurar PCI na placa-mãe pra gen3 (tá no modo "auto", sei lá se gen5 talvez dê mais energia/bug).
- (idealmente) Colocar uma 4060/4070 e ver no que dá.
- (talvez) testar rx590 no slot pci-e debaixo

Obrigado novamente, fazer os testes amanha cedo pra não acabar com o humor hoje à noite/perder o sono.
 
Caramba galera vocês manjam muito, meus comentários/teoria não faziam nenhum sentido então, não entendo nada de fontes como dá pra ver. Não fazia mínima ideia que o slot fornecia 75w.. minha conta tá completamente furada então.

Acho que últimos testes pra fazer são (?):

- Trocar cabo pci-express 6+2 e verificar conexão pela milésima vez - li que é melhor ligar no "principal" e não no que fica pendurado (tem 2 cabeças de 6+2)
- Tirar um dos conectores de energia do processador (vai que ajuda em algo..)
- Gravar o HWINFO pra ver pra as tensões/etc antes de dar crash (notei que boa parte dos crashes davam assim que eu saia do benchmark)
- Configurar PCI na placa-mãe pra gen3 (tá no modo "auto", sei lá se gen5 talvez dê mais energia/bug).
- (idealmente) Colocar uma 4060/4070 e ver no que dá.
- (talvez) testar rx590 no slot pci-e debaixo

Obrigado novamente, fazer os testes amanha cedo pra não acabar com o humor hoje à noite/perder o sono.
Se ainda está nos 7 dias, o melhor seria devolver a fonte mesmo. A gente levantou aqui várias hipóteses mas vai ser bem difícil descobrir o real motivo. Dependendo de onde você comprou daria pra pegar outro modelo, apesar de ainda ter a chance de ser apenas algum defeito dessa unidade aí.

Se for pra fazer outros testes, o que daria pra fazer é alterar um pouco o ângulo do cabo atx 24 pinos da placa-mãe, já vi tensões caindo por causa do ângulo desse cabo em outras fontes, mais recentemente relatos nas xpg core reactor.

A RX 590 é gen3, não tem como usar uma geração acima do que ela suporta, então a config parece estar certa.
 
Mestres, me ajudem aqui, por favor. Acho que não é a fonte e sim essa porra de placa mãe chinesa.

Olhem o crashlog do HWINFO64, rodando OCCT stress test por 2 minutos, com PL1=PL2=175W (pra durar mais), resto stock:

yKGiBR1.png


TUDO ESTÁVEL!!! Ai do nada, crasha.
Se é a fonte, teria queda de voltagem/amperagem antes de crashar, correto ? Ou não da nem tempo de logar isso? Alguém sabe essa resposta? Sei lá, se cair a voltagem/power, o HWINFO tem tempo de logar antes do PC reiniciar ou nem da tempo?

Esse é o teste definitivo, só não sei interpretar.. obrigado. Nao tem absolutamente nada instável de energia. Processador gelado (63c num 14700k). GPU não passa de 69C tb. Memtest rodei por 12 horas, perfeito. Ou é placa mãe, ou é fonte ou é software/driver. Infelizmente fonte não ta no periodo de arrependimento mas placa-mãe tá (e vai dar uma dor de cabeça do caralho).. acho que vou voltar a MOBO, que cacete, to ficando louco (e pobre) com isso, bebe aqui pra sustentar e n consigo trabalhar.


Coloquei MAG no meu 4770 com a RX590 com OC puxando 265W. Total de 125W do 4770 mais 265W da GPU. Fonte tá boa... Pqp. Pouca diferença pro 14700k com PL em 125W que também travava.
É essa bosta de placa mãe chinesa OU alguma problema do w11/driver.
 
Última edição:
resolvi essa m* depois de 5 dias de testes


hwinfo64 tem problema de incompatibilidade com a MAXSUN. FILHOS DA PUTA DO CARALHO


Achei que era a bosta da placa mae,, CULPEI A PORRA DA FONTE (QUE EH BOA) ate comprei uma mobo nova!!!!!!!!!!!!! quem iria imaginar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! fiz mais de 50 horas de teste FACIL, perdi cabelo, perdi trabalho, mulher queerndo me matar, bebe chorando aqui. tudo pq instalava a porra de um programinha inofensivo que explodia o sistema ao pegar as temperaturas. qd tinha desistido da vida, reinstalei essa bosta de w11 pela ultima vez, falei " bora deixar o caralho do stress test rodando por 15 horas, FODA-SE". ai NAO TRAVOU. abri a merda do hwinfo64 pra ver as temperaturas e 1 minutos depois.. crash

/thread
 
resolvi essa m* depois de 5 dias de testes


hwinfo64 tem problema de incompatibilidade com a MAXSUN. FILHOS DA PUTA DO CARALHO


Achei que era a bosta da placa mae,, CULPEI A PORRA DA FONTE (QUE EH BOA) ate comprei uma mobo nova!!!!!!!!!!!!! quem iria imaginar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! fiz mais de 50 horas de teste FACIL, perdi cabelo, perdi trabalho, mulher queerndo me matar, bebe chorando aqui. tudo pq instalava a porra de um programinha inofensivo que explodia o sistema ao pegar as temperaturas. qd tinha desistido da vida, reinstalei essa bosta de w11 pela ultima vez, falei " bora deixar o caralho do stress test rodando por 15 horas, FODA-SE". ai NAO TRAVOU. abri a merda do hwinfo64 pra ver as temperaturas e 1 minutos depois.. crash

/thread
Caraca que zica hein, espero que seja só isso mesmo e tenha resolvido.

Mas não entendi uma coisa, você já usava o hwinfo direto o tempo todo antes de começar os problemas? Achei que você só tinha instalado depois que já estava com os problemas.

Coincidentemente esses dias atrás vi um tópico antigo aqui no fórum que um cara teve o mesmo problema que os seu, o hwinfo causava instabilidades e crashs e resolveu desinstalando. Eu uso só o portátil e nunca cheguei a instalar, mas creio que não mude nada.
 
Mas não entendi uma coisa, você já usava o hwinfo direto o tempo todo antes de começar os problemas? Achei que você só tinha instalado depois que já estava com os problemas.
Em todo pc é uma das primeiras coisas que instalo. Nos PCs antigos nunca deu problema!
Nossa nunca iria imaginar que era essa desgraça (e nem vcs que tem muito mais conhecimento que eu), nunca mais instalo esse negócio corno...... agora tá 100% estável, qualquer benchmark no loop infinito, por horas, não trava.

Valeu por toda ajuda e pela paciência!! No fundo a MAG é boa, eu que sou uma anta... (ou esse programa é o caralho dos infernos)
Descobri que era o HWINFO64 com certeza absoluta quando mudei o refresh dele pra 10ms e travava o computador instantaneamente... desinstalei, resolvido.
 
Em todo pc é uma das primeiras coisas que instalo. Nos PCs antigos nunca deu problema!
Nossa nunca iria imaginar que era essa desgraça (e nem vcs que tem muito mais conhecimento que eu), nunca mais instalo esse negócio corno...... agora tá 100% estável, qualquer benchmark no loop infinito, por horas, não trava.

Valeu por toda ajuda e pela paciência!! No fundo a MAG é boa, eu que sou uma anta... (ou esse programa é o caralho dos infernos)
Descobri que era o HWINFO64 com certeza absoluta quando mudei o refresh dele pra 10ms e travava o computador instantaneamente... desinstalei, resolvido.
Interessante. Várias vezes quando alguém teve instabilidades já recomendei remover programas de terceiro como wallpaper engine, vpn e coisas do tipo, mas programas como hwinfo nunca me liguei muito que poderia dar esse tipo de coisa ou que o cara já poderia estar rodando direto. Vou começar a botar isso na lista.

Dando uma olhada por cima, aparentemente o hwinfo causando esse tipo de instabilidades geralmente está relacionado a placas-mãe com RGB, geralmente algum conflito com o controlador ou software do RGB.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo