[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 88 33.1%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 55 20.7%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    266
tem a galera que pega 14900k/ks para ser obrigado a comprar uma solução de Water Cooler de 360mm topo de linha ou maior e melhor para dar conta dos 300 Watts, claro que os Ryzen se beneficiam muito de soluções de refrigeração mais topo de linha, no entanto, os WC costumam dar problema em algum momento e isso é fato, infelizmente. Ao contrário do que se tem no imaginário, os Ryzen 7000 já estão estáveis nessas últimas versões de BIOS em memória DDR5 enjoadas e focadas apenas em Intel
 
Quem quer gastar dinheiro de forma irresponsável que precisa de apoio coletivo pra se sentir melhor, né. Só não quero ficar com um equipamento inútil, cores a mais inúteis, como o @igormp disse, e ainda abrindo mão de um desempenho a mais em jogos. (Sabendo disso td agora, seria uma escolha errada e burra. Não só um gasto desnecessário)
qualquer processador atual 8/16 com 32Gb resolvem suas necessidades, todo encondamento está sendo feito pela sua nVidia.
dependendo do grau de edição de vídeo, que talvez 64Gb e mais cores fossem mais adequado.
7950X3D para isso seria overkill, 7800X3D vai atender tranquilamente. Um 7700X já estaria bom e um 7900X acima.
 
cara... o 7800X3D é o MELHOR PROCESSADOR para jogos... ele tanka até 8K... e vai aguentar até a futura RTX-6070 FACIL, na pior da cituaçao ele empata com o 14900K EM JOGOS
o 7900X3d e o 7950x3d é a mesma situaçao... eles sao piores que o 7800x3d em JOGOS... e tem uma performance igual a um 14700K oq realmente se o seu propósito é jogos nao compensa
e se vc quer 1440P o 7600X tem o mesmo desempenho do 5800X3d em jogs e tudo mais... um excelente processador
o meu processador é o 7800X3d e to MUITO feliz com ele... uso uma 4070 para FULLHD e meu processador chega no máximo a 30%... um gargalo BRUTAL de GPU... oq quando eu fazer upgrade para uma possível 6070 vou ter processador de sobra AINDA... oq to muito feliz por um procesador tao forte assim

Eu tava com a mesma dúvida que você no começo do ano, eu tava entre o Ryzen 7 7800XD3 e o Ryzen 9 7900X. O ganho de desempenho do 7800X3D é grande principalmente no 1080p, mas quanto mais você sobe as configurações menor é a diferença de performance.

No final eu peguei um 7900, principalmente pelo uso profissional e porque eu pretendo jogar em 1440p e 2160p, pelo uso menor de energia fora a diferença quase desconsiderável de performance entre ele e o 7900X. Eu levei em consideração que as lojas aqui no Brasil tão metendo a faca no 7800X3D de uma forma que o 7900 fica entre 300 e 500 reais mais barato que ele

Se você só pretende jogar um Warzone acima de 144 FPS então qualquer processador da linha 7000 vai dar conta, até o 7700X passa tranquilo dos 200FPS no 1080p numa 4070. O ponto é que até o 7800X3D existe uma relação de custo x benefício em relação a jogos e aplicações casuais, passou disso você vai ter uma CPU que faz a mesma coisa que as que estão na faixa do 7800X3D, consumindo absurdamente mais e custando consideravelmente mais.
Eu não sei qual a sua filosofia nesse aspecto, mas eu acho um absurdo você gastar muito numa faixa de preço de um PC entusiasta e ficar preso nos 1080p

Como você pretende usar simultaneamente várias aplicações diferentes o 7950X3D é uma opção bem melhor, mas eu vou ser sincero com você, pagar 3.300 num processador e você não usar ele pra trabalhar eu acho um desperdício. Eu recomendaria você ponderar o 7700/7700X e o 7900/7900X e investir mais numa placa de vídeo mais perto do high end e em 32 GB de RAM operando no máximo que a sua placa-mãe suporta. Uma RTX 4070/4070 Ti Super, uma 4080, uma 7900XT ou uma 7900 XTX, mas pra ficar só jogando Warzone nos 1080p enquanto streama você tá focando nuns processadores muito overkill

De todo jeito é nvenc, então uso fica um pouco irrelevante.

Obrigado. Quando escrevi 1080p, eu estava pensando mais para Warzone e outros FPS, se/quando necessário. Meu setup atual já é antigo, então perco um pouco a noção do quanto se exige. Vou focar no 1440p mesmo.

Em questão de longevidade, acho que estarei bem servido independentemente da escolha, mas não tenho intenção de mexer no PC nos próximos 3 anos pelo menos, aproximadamente.

qualquer processador atual 8/16 com 32Gb resolvem suas necessidades, todo encondamento está sendo feito pela sua nVidia.
dependendo do grau de edição de vídeo, que talvez 64Gb e mais cores fossem mais adequado.
7950X3D para isso seria overkill, 7800X3D vai atender tranquilamente. Um 7700X já estaria bom e um 7900X acima.
tem esse vídeo do Peperaio onde testa em alguns jogos o desempenho dos principais processadores


por exemplo, no Alan Wake 2, um jogo pesado segundo a galera diz, o i9 14900k não se justifica, mas o povo compra, então vemos que os Ryzen 7000 ficam bem posicionados e também os Ryzen 5000, mas hoje em dia o legal é 1440p ou não faz sentido pagar caro em placa-de-vídeo, e sempre observando as mínimas de quadros gerados para ter uma experiência mais estável durante as partidas dos jogos.

E processadores com mais núcleos vão exigir refrigeração melhor, o i9 14900k para ter o seu máximo tem um custo alto na refrigeração. Mas considerando também a produtividade e o AVX512 que tem no Ryzen 7000 e está desativado em Intel, a vantagem está um pouco no lado da AMD por não exigir tanta refrigeração e ter uma possível maior longevidade. Agora o custo alto na plataforma AMD, no caso de placa-mãe AM5 não é algo tão negativo porque estão vindo melhores e mais estáveis do que na geração AM4 que iniciou com muitos problemas sendo resolvidos apenas com novas gerações, já as memórias DDR5 é uma questão da estratégia da empresa uma vez que um novo padrão pode ter melhorias ao longo do tempo, mas as boas DDR5 chegaram muito caras aqui e as melhores nem começaram a aparecer.

tem muita coisa que GPU faz bem melhor do que o processador, então é aproveitar essa situação de concorrência melhor entre os processadores para pegar o equipamento mais adequado. Comprei uma B650E e é uma baita placa-mãe que me atende muito bem, mas quem precisa de mais pode ir de x670 ao observar a qualidade do equipamento e o que vem nele. No entanto, essa puxada de qualidade no AM5 exigida fez os fabricantes cobrarem cada centavo, porque eles sabem que vai ser um equipamento mais durável com o risco de ultrapassar os quatro anos, coisa que foi complicado para as primeiras AM4 que vieram capadas até nos modelos mais topo de linha.

Recommended System Requirements (Alan Wake 2):
  • Video Card: GeForce RTX 3060 or Radeon RX 6600 XT
  • Processor: AMD Ryzen 7 3700X, or Intel equivalent
  • Memory: 16 GB RAM or higher
  • OS: Windows 10/11 64-bit
  • Hard Drive Space: 90GB SSD
 
tem esse vídeo do Peperaio onde testa em alguns jogos o desempenho dos principais processadores


por exemplo, no Alan Wake 2, um jogo pesado segundo a galera diz, o i9 14900k não se justifica, mas o povo compra, então vemos que os Ryzen 7000 ficam bem posicionados e também os Ryzen 5000, mas hoje em dia o legal é 1440p ou não faz sentido pagar caro em placa-de-vídeo, e sempre observando as mínimas de quadros gerados para ter uma experiência mais estável durante as partidas dos jogos.

E processadores com mais núcleos vão exigir refrigeração melhor, o i9 14900k para ter o seu máximo tem um custo alto na refrigeração. Mas considerando também a produtividade e o AVX512 que tem no Ryzen 7000 e está desativado em Intel, a vantagem está um pouco no lado da AMD por não exigir tanta refrigeração e ter uma possível maior longevidade. Agora o custo alto na plataforma AMD, no caso de placa-mãe AM5 não é algo tão negativo porque estão vindo melhores e mais estáveis do que na geração AM4 que iniciou com muitos problemas sendo resolvidos apenas com novas gerações, já as memórias DDR5 é uma questão da estratégia da empresa uma vez que um novo padrão pode ter melhorias ao longo do tempo, mas as boas DDR5 chegaram muito caras aqui e as melhores nem começaram a aparecer.

tem muita coisa que GPU faz bem melhor do que o processador, então é aproveitar essa situação de concorrência melhor entre os processadores para pegar o equipamento mais adequado. Comprei uma B650E e é uma baita placa-mãe que me atende muito bem, mas quem precisa de mais pode ir de x670 ao observar a qualidade do equipamento e o que vem nele. No entanto, essa puxada de qualidade no AM5 exigida fez os fabricantes cobrarem cada centavo, porque eles sabem que vai ser um equipamento mais durável com o risco de ultrapassar os quatro anos, coisa que foi complicado para as primeiras AM4 que vieram capadas até nos modelos mais topo de linha.

Recommended System Requirements (Alan Wake 2):
  • Video Card: GeForce RTX 3060 or Radeon RX 6600 XT
  • Processor: AMD Ryzen 7 3700X, or Intel equivalent
  • Memory: 16 GB RAM or higher
  • OS: Windows 10/11 64-bit
  • Hard Drive Space: 90GB SSD

pra que esse textão?
não me referi em nada a jogo em especifico ou qq tema de sua resposta.
nao entendi para que ou por que está fazendo essa propaganda toda do qto o AMD é "bom",
da para rebater um monte de coisa ai, mas nem vou perder tempo e nem iniciar flame war.
se tu curte AMD, bom pra vc.
 
Última edição:
Na WAZ é por importação tb 31 dias uteis, e na GIGANTEC esta em falta...
Tem na GK Infostore 2800 no pix...tem também o 7 7900 que tá bem mais barato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu peguei uma MSI x670 pro wifi... modelo básico e que veio a dar uma série de problemas que digo no final do posto, enviei para a garantia na PICHAU, onde eles entortaram os pinos e me devolveram com a recusa da garantia, entrei em contato com a MSI e expliquei a garantia [placa mae com pino torto NAO TEM GARANTIA] porém a MSI viu minha situaçao e disse... LHE DAREMOS GARANTIA, NOS ENVIE O PRODUTO QUE LHE FAREMOS UM DEPÓSITO no valor da NOTA FISCAL, e no meio tempo eu provei a falha da pichau fazendo eles me pagarem a placa QUE ELES ESTRAGARAM... e por este motivo eu recomendo a MSI, cuja marca eu nao saio NUNCA MAIS, pq pelo menos se o produto nao funciona, a garantia funciona, hj eu possuo uma MSI B650 mag tomahowk, oq no forum ja me falaram para pegar uma mag ou acima,

os defeitos da minha x670 pro wifi, internet nao funcionava via CABO nem WIFI, memórias ram com curto-circuito, processador dava super aquecimento, saídas frontais USB do meu gabinete nao funcionavam, USB,s em geral com curto-circuito [periféricos nao funcionavam legal] em fim... vários problemas [na época eu tava sem placa de vídeo, oq nao testei as saídas PCI-e que tem muitos relados de que nao funcionam tbm neste modelo]
eu acompanhei a sua saga nas páginas anteriores, to pendendo a pegar a MSI B650 EDGE WIFI ou a ASUS TUF B650 GAMING WIFI ou a ASUS TUF X670 GAMING PLUS. Estou monitorando os preços, a MSI é a mais cara das 3 citadas, vou esperar até a semana do consumidor pra ver se tem alguma alteração nos preços.
 
Última edição:
Bom dia pessoal. Estou montando um PC e estou com uma dúvida interminável do inferno para escolher entre 2 cpus:

Vou imaginar um cenário de maior uso que faço num PC algumas vezes:
Jogo no alto em 1440, às vezes algum fps, tipo Warzone, aí em 1080 mas buscando 144fps, Streamando em 1440, shadowplay de fundo, Spotify e umas boas abas abertas no navegador. Tudo isso ao mesmo tempo.
Faço algumas edições de vídeo por semana.

Supondo que o gasto a mais não importe, 7800x3D ou 7950x3D seria o mais adequado?
Pelo que li bastante, o 7800x3D tem um desempenho maior em jogos, mas e nesse cenário?
Fico preocupado no caso de um Warzone da vida. Se manter na faixa dos 144fps com tudo isso rodando ao mesmo tempo. Dois PCs nem cogito.

Eu consideraria um R9 7900 ou o 7800X3D. 7950X3D é bem overkill e só vale pra uns casos bem específicos. Tipo alguém que quer compilar projetos usando os 32 threads, mas quer jogar Dota/League Of Legends/CS2 com fps alto.
Eu só peguei porque surgiram oportunidades de upgrade, migrei do R9 3950X -> R9 7900X -> R9 7950X3D gastando uns 700 reais total, porque vendia os kits anteriores. Mas o meu 3950X continuava excelente pros meus usos mesmo quase 4 anos depois.

Todos esses processadores "high-end não premium" de hoje em dia (R7 7800X3D, R9 7900, i5-13600K) são excelentes e vão te satisfazer bem. Alguns são melhores que outros em algumas tarefas, mas na prática são bons em tudo.

sabe dizer se o vSoC poderia pegar 1.35v com segurança, eu sei que 1.40v queimou a unidade testada no gamers nexus, então ficou limitado em 1.30v, mas memórias ruins exigem muito desse componente. A Controladora de Memória pega 1.440v aproximadamente e eu coloco em 1.40v no máximo. Já tensões ultra baixas no vSoC somente com uma refrigeração muito boa, tipo usando um WC de 360mm

Não pode não, o vSoC é outra tensão, e o valor máximo considerado seguro hoje em dia é 1.3V. Antes das BIOS mais novas, algumas placas-mãe estavam usando valores maiores, principalmente ASUS.
Nos dois processadores AM5 que eu tive, eu testei 1.18V (sem nenhum Vdroop) de VSoC eficou estável.
 
Última edição:
Não pode não, o vSoC é outra tensão, e o valor máximo considerado seguro hoje em dia é 1.3V. Antes das BIOS mais novas, algumas placas-mãe estavam usando valores maiores, principalmente ASUS.
Nos dois processadores AM5 que eu tive, eu testei 1.18V (sem nenhum Vdroop) de VSoC ficou estável.
sim, mas 1.18v ou até um pouco menos é bem mais estável com WC de 360mm nos Ryzen 7000 com dois CCDs
 
Obrigado, eu percebi este lance da bios que é coisa um pouco passada, só fico meio com o pé atrás pq as placas da asus q tive, tiveram problemas. E eu acho eles meio relaxados para RMA. Vi aqui no tópico que a maioria tem ASUS, então não deve tá tão ruim assim. Eu não estou descartando nenhuma marca (exceto gigabyte), estava determinado a pegar a AsRock steel legend e desencanei pela falta de porta sata (só tem 2, é antigo eu sei, mas eu tenho alguns hds aqui em casa e não queria deixa-los sem uso). A MSI me atraiu pela garantia e achei a placa com specs legais. Esta X670 Prime tem bastante especs? Vi que é uma linha mais básica, mas confesso que nem cheguei a olhar no site as caracteristicas das placas desta série.
Então, ela é considerada uma linha mais de entrada mesmo. Eu saí de um R9 3900x + X570-E Strix pra esse combo atual. Até o momento nada a reclamar e tudo funcionando perfeitamente, memorias em EXPO II e etc.
Realmente a construção das Strix aparentam ser mais premium que essa Prime, porem como eu queria um setup branco, algumas portas sata (pelo menos 4) e PCIe 5.0 (???) as opções acabaram se limitando.

Quando comprei a x570 eu peguei primeiro uma Aorus, porém tive uns bugs na Bios que deu uma desanimada, aí fiz a troca pela Strix que me surpreendeu positivamente em relação a Aorus. Então resolvi "continuar no time" Asus.

A que eu peguei é a x670e Prime PRO WIFI e não a mais comum (Prime X670-P). A construção entre as duas tem uma diferença grande, principalmente em questão de specs, acabamento e visual.

De início eu estava pendendo pra ir de STRIX x670E-A que é branca, tem umas specs e construção mais premium que a Prime Pro, porém acabei vendo que PRO MEU USO seria colocar uma grana desnecessária.
Fiz um investimento alto na geração anterior com Strix na x570-E, por fim não utilizei nem metade dos recursos dela. Dessa vez decidi pegar algo um pouco mais barato e colocar a diferença do valor pro update de VGA que devo fazer nos proximos meses.
 
@NeoConker, pessoal vem conseguindo melhorar muito os resultados com 128GiB, mas com certeza o usuário da imagem tem WC topo de linha, e o detalhe na memória de 5600MTs em OC para 6200MHz
1709681059102-png.2649842

source by overclock.net
 
@NeoConker, pessoal vem conseguindo melhorar muito os resultados com 128GiB, mas com certeza o usuário da imagem tem WC topo de linha, e o detalhe na memória de 5600MTs em OC para 6200MHz
1709681059102-png.2649842

source by overclock.net

Tinha visto resultados parecidos...

Esse cara conseguiu esse resultado usando um 7950X não 3D, só em janeiro qdo saiu essa BIOS com o Agesa 1.1.0.1.
E no print tem a memo, é uma das mais escolhidas, a Kingston 6000C36, ai o povo dar uma apertada nela mas só no CAS os demais timming ficam stock.
O bom foi ele ter conseguido 6200 com 1.35V, a maioria, até com menos GBs acabam espetando 1.435v pra ficar estável.
 

AMD Ryzen 9 7900X3D agora disponível por US$ 389​


O preço baixo recorde.
o4VIK4E.png

Principais varejistas dos EUA, desta vez apresentando a CPU de desktop AMD Zen4 com 3D V-Cache. Parece que o 7900X3D acaba de registrar seu preço mais baixo.

Amazon e Newegg reduziram o preço do AMD Ryzen 9 7900X3D. Esta é a segunda vez que fazem isso desde o início do ano. Este processador de 12 núcleos passou por ajustes de preço sem fim, sendo lançado a US$ 599 e caindo rapidamente para US$ 500 em 2023 e US$ 450 dólares este ano. No mês passado, atingiu o preço mais baixo de US$ 410 e, posteriormente, de US$ 400.

O preço atual é de US$ 389, que é um corte de preço que o reduz oficialmente para menos de US$ 400 pela primeira vez desde o lançamento, e agora US$ 210 a menos do que era quando foi lançado.

Ofertas AMD Ryzen 9 7900X3D (links afiliados)​

pioDciL.jpeg


Como os preços de ambos os varejistas são iguais, pode-se supor que esta foi uma promoção planejada e algo em que a AMD estava envolvida. Atualmente, não está claro quanto tempo isso vai durar e se este é o último corte de preço para este processador. O Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos atualmente é vendido por US$ 369, o que torna este negócio ainda mais interessante dada a diferença de 20 dólares e a diferença de 4 núcleos. Naturalmente, o 7800X3D ainda deve ser uma escolha melhor para fins de jogos puros.

EIciMOZ.png
 
Galara, tudo bem?

Estou me preparando para montar meu primeiro PC Gamer ainda este ano, e já decidi que vou utilizar a platarforma AM5 da AMD. Apesar de eu já estar pesquisando os principais componentes, a montagem propriamente dita só poderei fazer a partir do segundo semestre.

Diante disso, acham que valerá apenas aguardar os Zen5 e já montar a plataforma mais atualizada ou compensará ainda os Zen 4? O que fariam se estivessem no meu lugar?
 
Última edição:
Ainda tá caro.
O 7900X3D é um bom processador sim, mas por 450 tu levava o kit completo com o 7800X3D. Difícil defender ele sozinho por 380~400.
Se sair um combo de 7900X3D + placa-mãe + memórias por 500, já fica bem mais interessante.
 
Ryzen 9000 com novo chipset X870E e melhoria de 40% em relação a geração anterior.
Novas CPUs e placas-mãe vindo no fim desse ano.
 
Galara, tudo bem?

Estou me preparando para montar meu primeiro PC Gamer ainda este ano, e já decidi que vou utilizar a platarforma AM5 da AMD. Apesar de eu já estar pesquisando os principais componentes, a montagem propriamente dita só poderei fazer a partir do segundo semestre.

Diante disso, acham que valerá apenas aguardar os Zen5 e já montar a plataforma mais atualizada ou compensará ainda os Zen 4? O que fariam se estivessem no meu lugar?
se pode esperar, ok. Mas tem opções boas hj, mas ainda caras tb graças ao real fraco frente ao dolar.
Ainda tá caro.
O 7900X3D é um bom processador sim, mas por 450 tu levava o kit completo com o 7800X3D. Difícil defender ele sozinho por 380~400.
Se sair um combo de 7900X3D + placa-mãe + memórias por 500, já fica bem mais interessante.
todo desconto é bom, mas se desconta demais desestimula melhorias. Se as vendas não forem boas logo, podem até atrasar o lançamento de novidades já que há um impacto negativo na percepção de aceitação no mercado
Ryzen 9000 com novo chipset X870E e melhoria de 40% em relação a geração anterior.
Novas CPUs e placas-mãe vindo no fim desse ano.
em que aplicação? 40% onde perde por 40% leva a empate, e mesmo em relação ao Zen4, pode ser o máximo obtido na melhor situação possível. E se precisar de uma refrigeração ainda mais robusta? E se surgirem mais bugs por ser uma arquitetura nova do zero? O Intel Haswell já não era novidade e mesmo assim veio bugado, e as requentações mais recentes forçando o clock de vulcão. Caramba, ainda que o Zen4 seja mais eficiente o consumo é alto pra caramba!
 
O preço dos Ryzen 7000 anda caindo, mesmo por aqui. O 7900 que comprei há 2 meses já está 200 reais mais barato na mesma loja em que comprei (gigantec).
Com exceção do 7800X3D que está geralmente sem estoque.
 
em que aplicação? 40% onde perde por 40% leva a empate, e mesmo em relação ao Zen4, pode ser o máximo obtido na melhor situação possível. E se precisar de uma refrigeração ainda mais robusta? E se surgirem mais bugs por ser uma arquitetura nova do zero? O Intel Haswell já não era novidade e mesmo assim veio bugado, e as requentações mais recentes forçando o clock de vulcão. Caramba, ainda que o Zen4 seja mais eficiente o consumo é alto pra caramba!
relaxa brother, é só rumores por enquanto, não tem leak e nem print de benchmark expostos ainda.

pessoal cria tempestades sem ver nuvem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O preço dos Ryzen 7000 anda caindo, mesmo por aqui. O 7900 que comprei há 2 meses já está 200 reais mais barato na mesma loja em que comprei (gigantec).
Com exceção do 7800X3D que está geralmente sem estoque.
caiu preço do 7900X3D para $389, está $20 mais caro que o 7800X3D lá fora....mas no BR...
 
Última edição:
relaxa brother, é só rumores por enquanto, não tem leak e nem print de benchmark expostos ainda.

pessoal cria tempestades sem ver nuvem.
ainda bem que até agora não tiveram o trabalho de fazer um print falso, como era de costume, e a gente na lupa vendo a letrinha torta kkkk e depois vinha a grande decepção. E você acha que se fosse bom assim eles iriam segurar? Metiam a faca no preço pra US$ 1.200,00 por estar no topo dos topos, nada de esperar lançar placa x870 e quem quisesse que corra nas atuais.

caiu preço do 7900X3D para $389, está $20 mais caro que o 7800X3D lá fora....mas no BR...
provavelmente estoque alto dessas lojas parrudas. Agora um reposicionamento oficial de corte pode significar ganhos de desempenho bem mais modestos do Zen5
 
ainda bem que até agora não tiveram o trabalho de fazer um print falso, como era de costume, e a gente na lupa vendo a letrinha torta kkkk e depois vinha a grande decepção. E você acha que se fosse bom assim eles iriam segurar? Metiam a faca no preço pra US$ 1.200,00 por estar no topo dos topos, nada de esperar lançar placa x870 e quem quisesse que corra nas atuais.


provavelmente estoque alto dessas lojas parrudas. Agora um reposicionamento oficial de corte pode significar ganhos de desempenho bem mais modestos do Zen5
Eu particularmente acho que a AMD vai vir chutando o preço para depois fazer os cortes.

O corte de preço do 7900X3D é pela Amazon e Newegg.
 
uma coisa é fato, ter tantos núcleos hoje em dia é interessante quando deixamos a máquina fazendo várias coisas ao mesmo tempo, nem dá pra sentir que outras tarefas são feitas e, claro, isso também jogando de um HDD para outro sem afetar o SSD/M.2, fica bem interessante.

e para quem quer brincar de Chat GPT (alguém aí já brincou com isso?):
How to run a Large Language Model (LLM) on your AMD Ryzen™ AI PC or Radeon Graphics Card

tá, mas não é exclusividade desses processadores AMD, basta ter AVX2.
 
Sem-t-tulo.png




Pessoal, como eu poderia melhorar essa leitura? a escrita nao faço ideia de quanto é pq no trial não mostra.
As memorias são 2x16 ADATA XPG LANCER CL32, porém estou usando em 6200, pq aparentemente em 6400 não estava estavel.

 
Sem-t-tulo.png




Pessoal, como eu poderia melhorar essa leitura? a escrita nao faço ideia de quanto é pq no trial não mostra.
As memorias são 2x16 ADATA XPG LANCER CL32, porém estou usando em 6200, pq aparentemente em 6400 não estava estavel.

Veja se não é o FLCK alto que está causando instabilidade mas creio que os resultados estejam aceitáveis para um processador single CCD.

Nitro mode está ativado?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo