• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O que está acontecendo com os TI's das empresas?

Então o problema é a ferramenta deixar as pessoas lançarem lixo e não a pessoa que lançou o lixo?

DtmuS-RW0AU5sPJ.jpg

-----
Ferramentas são ferramentas, elas não tem culpa se o executor é incompetente, toda e qualquer outra discussão fora disso é bullshit.
A maioria dos desenvolvedores são incompetentes, então uma ferramenta que não permite que essas pessoas lancem lixo é essencial.
Uma das maiores propagandas de rust é justamente isso aí.
This. Rust é assim. Até a casa branca está fugindo de C/C++ onde é possível fazer merda pra Rust/Java e outras linguagens memory-safe onde é impossível ou muito difícil faze rmerda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aí o dev tem que entender e saber desenvolver com tudo isso em mente, o QA tem que testar e criar automação com tudo isso em mente,a equipe que vende pro cliente é um bando de bosta que não entende nada além do que decorou pra vender, gerente de projeto é um bosta que não entende nada, os caras acima do PM conhecem e entendem menos ainda, e só seguem a manada como o bando de gado super pago que são... é frustrante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu sinceramente entendo o povo que ainda desenvolve pra cobol e não quer sair disso. :cereal: :haha:
Tem gente voltando pro monolito... é tudo modinha kkk
 
A maioria dos desenvolvedores são incompetentes, então uma ferramenta que não permite que essas pessoas lancem lixo é essencial.

This. Rust é assim. Até a casa branca está fugindo de C/C++ onde é possível fazer merda pra Rust/Java e outras linguagens memory-safe onde é impossível ou muito difícil faze rmerda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem gente voltando pro monolito... é tudo modinha kkk
pois é, tudo dependendo da moda que o chefe quer seguir, é uma palhaçada mas né.... :haha:
 
A maioria dos desenvolvedores são incompetentes, então uma ferramenta que não permite que essas pessoas lancem lixo é essencial.

This. Rust é assim. Até a casa branca está fugindo de C/C++ onde é possível fazer merda pra Rust/Java e outras linguagens memory-safe onde é impossível ou muito difícil faze rmerda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem gente voltando pro monolito... é tudo modinha kkk
Mas a questão não é somente a linguagem, hoje tem muita merda sendo feita pq o desenvolvedor não tem experiência e não sabe o que esta fazendo.

Trabalho com oracle e uso muito pl/sql, mas não adianta nada disso quando o dev junior faz 6 unions numa consulta pq tem que passar 6 parametros que recebe num filtro da tela. Num banco pequeno de homologação até da pra passar, mas em produção rodando numa base com milhões de linha e centenas de usuários fica complicado.
 
Mas a questão não é somente a linguagem, hoje tem muita merda sendo feita pq o desenvolvedor não tem experiência e não sabe o que esta fazendo.

Trabalho com oracle e uso muito pl/sql, mas não adianta nada disso quando o dev junior faz 6 unions numa consulta pq tem que passar 6 parametros que recebe num filtro da tela. Num banco pequeno de homologação até da pra passar, mas em produção rodando numa base com milhões de linha e centenas de usuários fica complicado.
Realmente. E do jeito que as empresas querem "mover rápido", muitas vezes esses dev jr acabam subindo essas porcarias em prod sem nem passar por um code review. Aí acontece isso, temos produtos lentos e quebrados...
 
Isso quando o cliente não fala "vamos fazer só um MVP rápido", aí o negócio é feito de qualquer jeito e o MVP vira produto final :haha:
 
Hot take, mas eu acho que é por causa da escolha de tecnologia utilizada. Vendeu-se a idéia de que Javascript é lindo pois você pode fazer "o front e o back com a mesma linguagem". O problema é que é uma MERDA de linguagem. Além de ser lenta, consome muita memória e o pior é que permite desenvolvedores a fazerem merda.
Além disso, muitos aplicativos de celular E DESKTOP hoje são feitos com Javscript por trás (React Native e Electron, por exemplo). Hoje é tudo feito com Javascript, então é tudo lento, ruim e quebra.
To trabalhando (por conta) em um par de apps mobile, comecei com Python e Kivy mas o negócio é muito truncado ... E comecei a explorar outras opções.

Acabei caindo no JS e React ... Tem uns elitistas da programação adoram cagar na cabeça de todas essas alternativas que estão surgindo pra falar que nada é melhor que C, não importa o cenário ou o uso e coisas assim. Mas no fim a performance só se torna crítica de fato quando tu ganha escala, não?

Uma coisa é tu ter um app em JS que milhões de pessoas usam, outra é ter uma aplicação de escopo bem especítico, pra uso individual ou pra equipes pequenas. Precisa chegar a um certo ponto para que a economia de um par de bits importe. Ou não?

Quais as melhores linguagens pra app mobile na sua visão?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Há uma pressão retardada de querer mexer em algo que está funcionando,
Então os sistemas em Cobol nunca deveriam ser atualizados?
 
To trabalhando (por conta) em um par de apps mobile, comecei com Python e Kivy mas o negócio é muito truncado ... E comecei a explorar outras opções.

Acabei caindo no JS e React ... Tem uns elitistas da programação adoram cagar na cabeça de todas essas alternativas que estão surgindo pra falar que nada é melhor que C, não importa o cenário ou o uso e coisas assim. Mas no fim a performance só se torna crítica de fato quando tu ganha escala, não?

Uma coisa é tu ter um app em JS que milhões de pessoas usam, outra é ter uma aplicação de escopo bem especítico, pra uso individual ou pra equipes pequenas. Precisa chegar a um certo ponto para que a economia de um par de bits importe. Ou não?

Quais as melhores linguagens pra app mobile na sua visão?
É bem possível fazer um app bom em React Native, só olhar o Discord por exemplo. O app deles roda bem, nunca tive problemas nem lag. Mas eles também tem 700+ funcionários, eu não sei quantos são engenheiros. Eles tem recursos pra gastar e fazer o app ficar bom. Mesma coisa o Spotify, eles tem 300+ devs só pro app de Android, mas o deles é nativo (Java/Kotlin). Normalmente quem tem grana pra gastar vai ter um app bom apesar da tecnologia escolhida.

Mas também olha a quantidade de lixo que aparece, tem muita página web disfarçada de app que dá nojo de usar. Nada funciona direito. Tive que instalar um aqui pro porteiro eletrônico que ao clicar nos botões não existe feedback nenhum (nem do toque, e nem que a página está carregando). E o serviço bosta deles só retorna 500 sem falar qual é o problema.......

E esses apps, tanto ReactNative como Electron só rodam bem hoje porque o hardware evoluiu MUITO pra aguentar esse tranco. Não é a toa que alguns apps precisam de uma versão 'lite' pra rodar em dispostivos mais fracos. Facebook mesmo tem uma versão lite.

Pra app mobile eu sou suspeito pra falar porque sou dev mobile há 10 anos. Mas eu ficaria entre Flutter ou Kotlin Multiplatform.

--
Só pra ilustrar, eu li um artigo uma vez (posso até procurar a fonte se quiser) mas a pessoa tava dizendo que a empresa dela refatorou o código de Node.JS no backend pra Rust.
Antes, pra aguentar o tranco eles precisavam de 5 t3.large (ou xlarge) na EC2 (AWS) e depois do refactor, eles conseguem a mesma performance com 1 t3.nano.

Tabela que eu acabei de tirar do site da AWS: https://aws.amazon.com/ec2/instance-types/t3/
NamevCPUsMemory (GiB)Baseline Performance/vCPUCPU Credits earned/hrNetwork burst bandwidth (Gbps)EBS burst bandwidth (Mbps)On-Demand Price/hr*1-yr Reserved Instance Effective Hourly*3-yr Reserved Instance Effective Hourly*
t3.nano20.55%65Up to 2,085$0.0052$0.003$0.002
t3.micro21.010%125Up to 2,085$0.0104$0.006$0.005
t3.small22.020%245Up to 2,085$0.0209$0.012$0.008
t3.medium24.020%245Up to 2,085$0.0418$0.025$0.017
t3.large28.030%365Up to 2,780$0.0835$0.05$0.036
t3.xlarge416.040%965Up to 2,780$0.1670$0.099$0.067
t3.2xlarge832.040%1925Up to 2,780$0.3341$0.199$0.133

uma t3.large custa 16 vezes mais que uma t3.nano, então o custo deles foi de $0.4175 pra $0.0052, uma queda de mais 90% nos custos.

(Posso estar fazendo cálculo errado, eu não sou backend e não sei se é assim que calcula o custo de uma máquina na EC2)

--
No fim eu entendo o porque muita empresa adota JS ou Python... são linguagens mais fáceis, tem mais desenvolvedores (e naturalmente tem mais desenvolvedores ruins também), então é mais fácil contratar. São mais dinâmicas e permitem que elas "movam rápido" pra entregar o MVP logo. Mas no fim do ciclo esses produtos deveriam ser reescritos em linguagens mais performáticas.

E quando falamos de linguagens performáticas isso não quer dizer escovar bit. Só de sair de uma linguagem interpretada pra uma compilada já faz uma diferença boa.
Golang é tão fácil quanto JS, mas é fortemente tipada e é muito mais performático.
Rust é mais rápido ainda, e apesar de ter ainda mais controle sobre os dados, não é necessário ficar escovando bit pra ter performance.
 
É bem possível fazer um app bom em React Native, só olhar o Discord por exemplo. O app deles roda bem, nunca tive problemas nem lag. Mas eles também tem 700+ funcionários, eu não sei quantos são engenheiros. Eles tem recursos pra gastar e fazer o app ficar bom. Mesma coisa o Spotify, eles tem 300+ devs só pro app de Android, mas o deles é nativo (Java/Kotlin). Normalmente quem tem grana pra gastar vai ter um app bom apesar da tecnologia escolhida.

Mas também olha a quantidade de lixo que aparece, tem muita página web disfarçada de app que dá nojo de usar. Nada funciona direito. Tive que instalar um aqui pro porteiro eletrônico que ao clicar nos botões não existe feedback nenhum (nem do toque, e nem que a página está carregando). E o serviço bosta deles só retorna 500 sem falar qual é o problema.......

E esses apps, tanto ReactNative como Electron só rodam bem hoje porque o hardware evoluiu MUITO pra aguentar esse tranco. Não é a toa que alguns apps precisam de uma versão 'lite' pra rodar em dispostivos mais fracos. Facebook mesmo tem uma versão lite.

Pra app mobile eu sou suspeito pra falar porque sou dev mobile há 10 anos. Mas eu ficaria entre Flutter ou Kotlin Multiplatform.

--
Só pra ilustrar, eu li um artigo uma vez (posso até procurar a fonte se quiser) mas a pessoa tava dizendo que a empresa dela refatorou o código de Node.JS no backend pra Rust.
Antes, pra aguentar o tranco eles precisavam de 5 t3.large (ou xlarge) na EC2 (AWS) e depois do refactor, eles conseguem a mesma performance com 1 t3.nano.

Tabela que eu acabei de tirar do site da AWS: https://aws.amazon.com/ec2/instance-types/t3/
NamevCPUsMemory (GiB)Baseline Performance/vCPUCPU Credits earned/hrNetwork burst bandwidth (Gbps)EBS burst bandwidth (Mbps)On-Demand Price/hr*1-yr Reserved Instance Effective Hourly*3-yr Reserved Instance Effective Hourly*
t3.nano20.55%65Up to 2,085$0.0052$0.003$0.002
t3.micro21.010%125Up to 2,085$0.0104$0.006$0.005
t3.small22.020%245Up to 2,085$0.0209$0.012$0.008
t3.medium24.020%245Up to 2,085$0.0418$0.025$0.017
t3.large28.030%365Up to 2,780$0.0835$0.05$0.036
t3.xlarge416.040%965Up to 2,780$0.1670$0.099$0.067
t3.2xlarge832.040%1925Up to 2,780$0.3341$0.199$0.133

uma t3.large custa 16 vezes mais que uma t3.nano, então o custo deles foi de $0.4175 pra $0.0052, uma queda de mais 90% nos custos.

(Posso estar fazendo cálculo errado, eu não sou backend e não sei se é assim que calcula o custo de uma máquina na EC2)

--
No fim eu entendo o porque muita empresa adota JS ou Python... são linguagens mais fáceis, tem mais desenvolvedores (e naturalmente tem mais desenvolvedores ruins também), então é mais fácil contratar. São mais dinâmicas e permitem que elas "movam rápido" pra entregar o MVP logo. Mas no fim do ciclo esses produtos deveriam ser reescritos em linguagens mais performáticas.

E quando falamos de linguagens performáticas isso não quer dizer escovar bit. Só de sair de uma linguagem interpretada pra uma compilada já faz uma diferença boa.
Golang é tão fácil quanto JS, mas é fortemente tipada e é muito mais performático.
Rust é mais rápido ainda, e apesar de ter ainda mais controle sobre os dados, não é necessário ficar escovando bit pra ter performance.

Pra terem saído de 5 large pra 1 nano, tinha coisa MUITO errada
 
Pra terem saído de 5 large pra 1 nano, tinha coisa MUITO errada
Sim, boa parte pode ser atribuída a terem melhorado o código durante a refatoração. Mas é mais fácil vender o blog quando colocam os resultados impressionantes kkk

Mas também um adendo: Só o fato deles terem optado por Rust já melhora o código pois você é forçado a pensar diferente, é forçado a tratar os erros, é forçado a pensar na topologia dos dados, como vão se encaixar na memória etc.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo