[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Boa noite,
Estou afastado do mundo de roteadores tem uns bons 8 anos pra mais...
Atualmente tenho vivo fibra 300mb e o roteador deles não está suprindo minha necessidade em quesito de potência/qualidade de sinal.
O apartamento tem ~95m² (obviamente com obstáculos e paredes) e o ponto principal fica na sala (não centralizado no apto).
Estou em busca de um roteador para tentar resolver essa questão de cobertura, mas tentando manter uma velocidade adequada também.
Obs.: não queria colocar uma rede mesh. Estou achando muito caro pra pouco benefício.

Alguma recomendação de aparelho que fique abaixo de 300 reais?
Eu vi um da intelbras AX 1500 por R$187, mas estou receoso de ser um tiro no pé.
 
Boa noite,
Estou afastado do mundo de roteadores tem uns bons 8 anos pra mais...
Atualmente tenho vivo fibra 300mb e o roteador deles não está suprindo minha necessidade em quesito de potência/qualidade de sinal.
O apartamento tem ~95m² (obviamente com obstáculos e paredes) e o ponto principal fica na sala (não centralizado no apto).
Estou em busca de um roteador para tentar resolver essa questão de cobertura, mas tentando manter uma velocidade adequada também.
Obs.: não queria colocar uma rede mesh. Estou achando muito caro pra pouco benefício.

Alguma recomendação de aparelho que fique abaixo de 300 reais?
Eu vi um da intelbras AX 1500 por R$187, mas estou receoso de ser um tiro no pé.
pega essa bomba não
 
Boa noite,
Estou afastado do mundo de roteadores tem uns bons 8 anos pra mais..
pega essa bomba não
Pois é, eu fui mais por questão do preço.. pq se me frustrasse, ia sofrer menos kkkk
Tens alguma recomendação? Não espero nada muito profissional.
Queria uma cobertura de sinal boa para suprir todos os cômodos com velocidade, mas sem meter a faca no bolso.
 
Boa noite,
Estou afastado do mundo de roteadores tem uns bons 8 anos pra mais..

Pois é, eu fui mais por questão do preço.. pq se me frustrasse, ia sofrer menos kkkk
Tens alguma recomendação? Não espero nada muito profissional.
Queria uma cobertura de sinal boa para suprir todos os cômodos com velocidade, mas sem meter a faca no bolso.
 
Obrigado! Eu estava revendo as postagens anteriores e vi que você recomendou o redmi ax3000 e o ax5400.
Como os valores estão relativamente próximos, tens alguma preferência?
Porque penso também em comprar algo que tenha um tempo de vida de 4 anos pelo menos, para não ficar defasado da tecnologia rapidamente.
 
Obrigado! Eu estava revendo as postagens anteriores e vi que você recomendou o redmi ax3000 e o ax5400.
Como os valores estão relativamente próximos, tens alguma preferência?
Porque penso também em comprar algo que tenha um tempo de vida de 4 anos pelo menos, para não ficar defasado da tecnologia rapidamente.
o ax5400 vc vai ter uma longevidade melhor no hardware
 
Ajuda para quem tem o TP-Link Archer AX53. Na página da TP-Link diz que o mesmo suporta DFS.

Queria confirmar com algum dono desse modelo quais canais 5GHz que estão disponiveis para uso, e tenho interesse especificamente nos canais 52 à 144 (UNII-2 e UNII-2 Extended, abaixo, que deveriam ser suportados nos roteadores que dizem ter suporte DFS).

80211ac_channels.png
 
Ajuda para quem tem o TP-Link Archer AX53. Na página da TP-Link diz que o mesmo suporta DFS.

Queria confirmar com algum dono desse modelo quais canais 5GHz que estão disponiveis para uso, e tenho interesse especificamente nos canais 52 à 144 (UNII-2 e UNII-2 Extended, abaixo, que deveriam ser suportados nos roteadores que dizem ter suporte DFS).

80211ac_channels.png
Tenho o AX53 e posso confirmar que ele possui esses canais. Eu nunca tinha percebido porque deixo a seleção de canais no automático.

canais-wifi.png
 
Pessoal me ajuda. To pensando em comprar o roteador da xioami ax3000t por conta do desconto que vai ter. Esse roteador tem a função de vpn, porem, não especifica quais protocolos aceita. E eu só vou comprar o roteador por conta da vpn que quero instalar diretamente pra distribuir o sinal já protegido. Minha duvida é a seguinte, esse roteador tem como colocar a openvpn? Eu tenho assinatura da kaspersky que fornece um login e senha pra instalar openvpn no roteador. Porem, se ele for padrão L2TP já vai começar a dar dificuldade pra estar instalando. Alguém que entenda de roteador e saiba dos modelos da xiaomi pode me dar uma luz? Sei que a maioria nem sabe que tem essa função de vpn no roteador, mas creio que alguém aqui ja deve ter mexido. Muitooooo obrigado pela ajuda desde já!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal me ajuda. To pensando em comprar o roteador da xioami ax3000t por conta do desconto que vai ter. Esse roteador tem a função de vpn, porem, não especifica quais protocolos aceita. E eu só vou comprar o roteador por conta da vpn que quero instalar diretamente pra distribuir o sinal já protegido. Minha duvida é a seguinte, esse roteador tem como colocar a openvpn? Eu tenho assinatura da kaspersky que fornece um login e senha pra instalar openvpn no roteador. Porem, se ele for padrão L2TP já vai começar a dar dificuldade pra estar instalando. Alguém que entenda de roteador e saiba dos modelos da xiaomi pode me dar uma luz? Sei que a maioria nem sabe que tem essa função de vpn no roteador, mas creio que alguém aqui ja deve ter mexido. Muitooooo obrigado pela ajuda desde já!
Aliás, além do openvpn quero saber se ele também suporta o wireguard. Se alguém tiver essa informação e puder ajudar eu fico agradecido!
 
Última edição:
Pessoal me ajuda. To pensando em comprar o roteador da xioami ax3000t por conta do desconto que vai ter. Esse roteador tem a função de vpn, porem, não especifica quais protocolos aceita. E eu só vou comprar o roteador por conta da vpn que quero instalar diretamente pra distribuir o sinal já protegido. Minha duvida é a seguinte, esse roteador tem como colocar a openvpn? Eu tenho assinatura da kaspersky que fornece um login e senha pra instalar openvpn no roteador. Porem, se ele for padrão L2TP já vai começar a dar dificuldade pra estar instalando. Alguém que entenda de roteador e saiba dos modelos da xiaomi pode me dar uma luz? Sei que a maioria nem sabe que tem essa função de vpn no roteador, mas creio que alguém aqui ja deve ter mexido. Muitooooo obrigado pela ajuda desde já!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aliás, além do openvpn quero saber se ele também suporta o wireguard. Se alguém tiver essa informação e puder ajudar eu fico agradecido!
Nunca pesquisei sobre, mas meu AX3600 Global tem L2TP e PPTP.....Seja lá o que isso signifique
i59WMiY.png


No geral, acho que wireguard vai ser complicador existir em firmware de fabrica, ao menos em roteadores comercial populares, ao menos de momento tbm

Openwrt tem como instalar o cliente do wireguard...Coisa que o AX3000T tem

EDIT: Aparentemente TP-Link tem wireguard......Mas é bom ver o emulador de firmware que eles normalmente tem e ver a função lá
 
Última edição:
Pessoal me ajuda. To pensando em comprar o roteador da xioami ax3000t por conta do desconto que vai ter. Esse roteador tem a função de vpn, porem, não especifica quais protocolos aceita. E eu só vou comprar o roteador por conta da vpn que quero instalar diretamente pra distribuir o sinal já protegido. Minha duvida é a seguinte, esse roteador tem como colocar a openvpn? Eu tenho assinatura da kaspersky que fornece um login e senha pra instalar openvpn no roteador. Porem, se ele for padrão L2TP já vai começar a dar dificuldade pra estar instalando. Alguém que entenda de roteador e saiba dos modelos da xiaomi pode me dar uma luz? Sei que a maioria nem sabe que tem essa função de vpn no roteador, mas creio que alguém aqui ja deve ter mexido. Muitooooo obrigado pela ajuda desde já!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aliás, além do openvpn quero saber se ele também suporta o wireguard. Se alguém tiver essa informação e puder ajudar eu fico agradecido!
o amigo acima já lançou a real, wireguard e openvpn vai ser dificil encontrar em roteadores "domesticos", vai ter q ver algum modelo bem especifico

meu AX3000 tbm só tem pptp e l2tp

vc pode partir pra instalação de openwrt ou entao pegar mikrotik (o routeros v7 da suporte pro wireguard e demais protocolos)
 
Nunca pesquisei sobre, mas meu AX3600 Global tem L2TP e PPTP.....Seja lá o que isso signifique
i59WMiY.png


No geral, acho que wireguard vai ser complicador existir em firmware de fabrica, ao menos em roteadores comercial populares, ao menos de momento tbm

Openwrt tem como instalar o cliente do wireguard...Coisa que o AX3000T tem

EDIT: Aparentemente TP-Link tem wireguard......Mas é bom ver o emulador de firmware que eles normalmente tem e ver a função lá
Opa, muito obrigado pela atenção! Que pena que os modelos novos da xiaomi não possuam padrão de vpn mais moderno, esses padrões antigos alem de não serem seguros são muito mais lentos. EU peguei um archer ac20 que eu tinha aqui e instalei o openwrt, nele não foi tão dificil como nos videos que vi no ax3000t, porem, mesmo instalando eu acabei não conseguindo usar direito o openwrt, nem configurar a conta e senha eu consegui. hahah
 
Última edição:
Olá pessoal, só passando aqui para agradecer a ajuda de vocês. Depois de árias indicações e aproveitando os preços da semana do consumidor decidi pela compra de um Deco X50 como roteador. Está direto após o modem, sem bridge, mas já melhorou e muito a qualidade da conexão que antes caia muito quando tinha muitos aparelhos conectados e principalmente jogando. Agora, o WiFi, PELO AMOR DE DEUS, tem um alcance absurdo mesmo com muita alvenaria e diversos aparelhos a volta.
Único contra é ter apenas 3 portas de ethernet, mas nada que um switch não possa resolver.
 
Pessoal, tenho ax88u, quais os melhores canais (com mais potência) para wifi 2.4 e 5ghz?
em 2.4 acho que todos vão operar a 29.9dBm a 20MHz e 27.33dBm a 40MHz de largura.

em 5GHz os melhores canais são do 36-48 se for importado.
Se for nacional, 149-161 (até 2021 a anatel limitava a homologação dos roteadores para 23dBm de potencia em 5.2GHz canais 36-64)

 
O desempenho do Xiaomi AX3000T é melhor do que o AX1800 (RM1800, versão cilíndrica preta)? O AX1800 possui cinco núcleos (quatro de processamento e uma NPU), enquanto o AX3000T possui um processador mais novo, mas só tem dois núcleos. Sem contar que o AX3000T parece que tem suporte OpenWRT.

Alguém?

Edit: No firmware do roteador Xiaomi só aparecem as opções Native, Static e NAT6, sendo que o IPV6 só funciona com a opção NAT6, mas com isso todos os dispositivos acabam usando um único IP público IPV6.
Para contornar isso, tenho que colocar o roteador como repetidor, assim funciona o IPV6 normalmente, mas perco muitas funções do roteador e o gerenciamento passa a ser feito exclusivamente pelo defasado equipamento da operadora.

Alguma maneira do IPV6 funcionar na opção "Native" do roteador? Algo que eu possa questionar o provedor?
 
Última edição:
O desempenho do Xiaomi AX3000T é melhor do que o AX1800 (RM1800, versão cilíndrica preta)?
Depende.. O CPU do AX3000T é Dual Core 1.3GHz e o AX1800 é QUADcORE 1.2GHz.
Se a aplicação que for usar no roteador roda num único core, o AX3000T será sensivelmente melhor. Se for multi-core, o AX1800 se sairá melhor..
 
Depende.. O CPU do AX3000T é Dual Core 1.3GHz e o AX1800 é QUADcORE 1.2GHz.
Se a aplicação que for usar no roteador roda num único core, o AX3000T será sensivelmente melhor. Se for multi-core, o AX1800 se sairá melhor..

Eis a questão...

Grato, amigo.
 
Concordo. Tenho ambos modelos rodando OpenWrt.

Abaixo alguns dados:
  • Wifi:
    • O AX6S é 4x4 (com 6 antenas) enquanto o AX3000T é 2x2 (com 4 antenas).
    • Potência (com OpenWrt): em 5Ghz/BR ambos tem a mesma potência (500mW), enquanto em 2.4Ghz o AX6S é mais potente (500mW contra 400mW do AX300T).
    • O AX3000T suporta Wifi6 nas duas bandas (2.4 e 5.0Ghz), enquanto o AX6S suporta Wifi6 apenas na banda 5.0 Ghz.
  • Hardware:
    • Ambos tem 256MB de RAM
    • Ambos tem 128MB de storage (flash)
    • Ambos tem 4 portas Ethernet Gigabit (1 WAN + 3 LAN)
    • Ambos tem CPU ARM Cortex A53 dual-core @1300Mhz (MT7981B no AX3000T e MT7622 no AX6S)
Em resumo:
  • AX3000T tem preço mais baixo, e suporta Wifi6 nas duas bandas, porém o wifi é 2x2.
  • AX6S é um pouco mais caro e suporta Wifi6 apenas em 5Ghz, porém o wifi é 4x4 e em 2.4Ghz tem uma potência maior que o AX3000T.

Então concordo contigo, porém para quem tem muitos dispositivos Wifi e usa mais 5Ghz então o AX6S pode ter uma leve vantagem por ter Wifi 4x4 (porém o preço é mais alto e sinceramente não sei se faria muita diferença mesmo...).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo