Mas tem uns workaround pra evitar o launcher da EA, vou até procurar e depois posso ver de te mandar via MP, tem algo a ver com adicionar ele como jogo Non-Steam ou algo parecido, então tem um argumento que tu adiciona no launcher e ele lança direto, vou procurar com mais calma e te mando.
Isso aí é pura histeria e zoeira do nosso lado, que muito "youtuber" e "influencer" de fanboy usa pra ficar falando o meu é melhor que o seu e lá, lá, lá, lá. Mas é algo muito mais simples, até comentado pela própria DF em alguma das lives deles, Xbox usa DX 12 e PS5 uma API proprietária, que essa gurizada mais desavisada fala que é Vulkan, ela tem como base o OpenVK, mas é tão diferente que é outro animal completamente diferente, é igual falar que o OS do PS é BSD só porque é baseado e é tão modificado que se tornam dois OS's distintos.
Isso posto é óbvio que os caras vão desenvolver pro console com maior base instalada e depois portar pros outros, eles utilizam ferramentas de port fornecidos pela própria MS, a MS desenvolve pra Sony, gurizada esquece que Minecraft é da MS, mais recente Fallout, Doom, Wolfenstein. Nisso a MS tem SDK's de PS pra desenvolver jogos pra ele, sendo assim ela desenvolveu essas ferramentas, porém os graus de otimização aí vai de cada dev. Pois devido as políticas que eu vejo acho um milagre os jogos rodarem até bem no SX/SS vendo que a política é essa, só ver quando era o contrário no PS3 vs 360.
Outro conceito de desavisado é achar que a versão de console é uma versão de PC portada, essa é super engraçada. Versão de PC é desenvolvida quase que completamente a parte, é algo que a MS gostaria que mudasse, já até tentou com aquele padrão UWP e tals, mas ainda não deu muito certo, muito também pela dominância das ferramentas da NVidia. Então sai mais fácil desenvolver pra PS e portar pra caixa. Acho muito estúpido as pessoas saírem falando como que algo sai pro PS um ano ou anos depois e sai melhor, porra é sério ?
Óbvio que vai sair melhor, essa versão está saindo tempos depois, eles lançam e depois aproveitam as melhorias e colocam na versão nativa da caixa. Mas por que não fazem logo, ou no mesmo dia ? Porque não é pastel, os caras tem janela de lançamento e tem que corrigir bugs até a última hora, depois de lançado vão pegar as melhorias e recompilar a versão antiga inteira e lançar, mas pra gurizada da internet é igual copiar e colar num txt e lançar, ser ignorante é triste, agora querer permanecer na ignorância é pior ainda(não falando de ti
@Rubim ).
Quanto a essa parada do CEO da Shift dar um PS5 pra dar pra cada funcionário isso aí foi em 2021 eu acho, notícia velha pra caralho, ao meu ver é aquela frase, "me diga que você é um fanboy sem dizer que você é um fanboy". O cara procurou a Sony e não o contrário, a anos ele vem fazendo pitch pra esse projeto, aí a Sony faz aquele contratinho maroto de exclusividade e o cara assina sem nem pensar duas vezes($$$), eu já falei várias vezes e não mudo de ideia, até o PC tá sendo prejudicado por essas políticas da Sony, mas tá tudo bem na fanboylandia, então.
Pra mim um artista de verdade e independente quer que sua obra alcance o máximo de pessoas possível, e um dev de jogos deveria ser assim, mas tá tudo tão politizado e monetizado que tá sufocando e matando esse mercado, triste ver essa decadência. Por isso por mais bacaninha que seja sejamos francos, se tirar a gostosura da prota será que sobra muita coisa, será que estaria tendo essa repercussão toda ? Podem falar o que quiser da CD, mas ela e a Larian são exemplos que deveriam ser seguidos, CD deu seus deslizes mas foi corrigir, e a Larian fez história, isso sim pra mim são as últimas demonstrações de luz no fim do túnel nessa indústria saturada. No mais um beijão no coração de todos/todas/todes uma excelente semana e que estejam todos bem e suas famílias.